Ir para conteúdo

Mergulho com tubarões. Conte sua experiência!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pessoal:

 

Para vocês relatarem experiências de mergulho com tubarões.

 

O mergulho com tubarões é uma das maiores emoções que um mergulhador Scuba pode ter debaixo d'água. ::hahaha::

 

Começando pelas minhas:

 

Fora os tubarões lixa que encontramos em naufrágios no Nordeste do Brasil, minha única experiência anterior foi com tímidos e pequenos tubarões limão em Noronha. Eles fugiam a vista dos mergulhadores.

 

Em Outubro passado fui para a Polinésia e nunca vi tanto tubarão junto.

 

Eles ficam nas entradas/saídas dos atóis, especialmente esperando a maré vazante fluir através deles, esperando suas presas.

 

Cardumes de black tip (galha preta) ficam na boca dos canais (passes). Uma vez parei e contei 27 na ilha de Raiatea. No passe Tiputa em Rangiroa é incrível o nº deles. Também Rangiroa é o 2º maior atol do mundo. É incrivel a quantidade d'água e velocidade com que ela flui através dos 2 únicos passes deste atol gigantesco. É um excelente drift dive. Não sabemos para onde olhar: se para a raia manta passeando graciosamente, se para o redemoinho de barracudas ou para centenas de peixes multicoloridos, tudo ao mesmo tempo! Mas, sem dúvida, são eles, os tubarões, que mais despertam o interesse.

 

O encontro mais emocionante foi num passe em Bora Bora. Quatro enormes white tip (galha branca) nadando em círculos ao redor do grupo, a uma distância entre 3 a 5 metros. A fileira de dentes mais externa (eles tem várias fileiras) era protuberante e apontava para fora da boca. Os bichinhos eram tão largos que acho que não conseguia abraçar um deles. Nestas horas me arrependo de não ter uma filmadora ou máquina subaquática. Mas estão para sempre fotografados em minha memória.

 

Os white tip também deitam e descansam no fundo. Algo que pensava que não faziam, pois li que tubarões não podem parar de nadar.

 

No Tahiti não vi tubarões adultos, porém vi uma reentrância na parede de coral que os dive masters chamavam de berçario de tubarões. Avistei pequenos tubarões lá dentro.

 

Acredito que as empresas de mergulho joguem restos de peixe em alguns pontos de forma que quando os sharks ouvem o barco chegar com turistas e lançar âncora, eles vão para o local. Senão não teriam motivo para estarem ali tão curiosos em torno dos mergulhadores. Algumas pessoas condenam esta prática. Não vou me posicionar quanto a isto, pois não tenho conhecimento técnico para opinar. Mas que é formidável vê-los de perto isto é!

 

Poste sua experiência!

 

Peter

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

meu primeiro tubarão foi fazendo snorkeling, em Bali.

 

Fazendo snorkeling, vi em Bali, em Sipadan (Sabah, Borneo, Malasia) e em Perhentian (Malásia). Belize também.

 

Mergulhando, vi em vários lugares. Vi sopa de tubarão (tanto tubarão dentro d'água que parecia uma sopa) em Sipadan, na ilha de Bornéo, Malásia (Sabah).

 

Nas Filipinas, mergulhei várias vezes numa caverna embaixo da ilha Gato (saindo de barco da ilha Malapáscua, norte de Cebu). Eram pontas brancas.

 

Em Malapáscua, vi também o thresher (aquele de cauda bem longa). Várias vezes.

 

Em Sipadan, vi o zebra (ou leopardo), que vi de novo na Tailãndia (Ko Phi Phi).

 

Pontas negras e enfermeiras (nurse), vi em vários lugares, fazendo snorkeling, ou mergulhando (México, Belize...).

 

Em Fiji, vi o touro (não foi de uma gaiola, não: vi o bicho de frente).

 

Limão vi em Rangiroa, Fakarava e Moorea. O cinza de recife vi em vários lugares, incluindo estes da Polinésia Francesa, Fiji...

 

Adoro ver tubarão na água. Se estiver fazendo snorkeling, tenho um medinho de dar as costas. Mergulhando, tudo bem, medo nenhum. Chego bem perto, devagar, se o bichinho não ficar com medo e "correr" de mim. Sou contra tocar em bicho, mas já sucumbi aos charmes de um tubarão e meti a mão. Tenho foto para provar. Como disse, sou contra tocar nos bichos, para não os assustar e para evitar acidentes. Só toquei uma vez.

 

Tenho muita foto e filme de tubarão, pois mergulho com câmera.

Link para o comentário
  • Membros

Essa deve ser minha próxima "Aventura". Se não rolar a América do Sul, devo estar indo pra África do Sul no final do ano, fazendo trabalho voluntário. Além de poder trabalhar com uma organização que trabalha com a preservação do Tubarão Branco, parece que vou ter direito a uns mergulhos de graça. O negócio é o seguinte: eu MORRO de medo de tubarão. Hiperbolismos a parte, eu não posso vê-los nem na TV que já fico agoniada. O jeito que eu encontrei de dar um jeito nesse probleminha é enfrentar na raça mesmo hahahaha. Foi a mesma coisa com o medo de altura, enfrentei e agora não paro mais de "me jogar" por aí! Só espero não encontrar um tubarão sacana que nem esse: http://www.youtube.com/watch?v=5liBLNOFM-A hahahaahaha.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Amanda: bela maneira de enfrentar/curar uma fobia.

 

Nossa! Os fotógrafos nem puderam tirar fotos devido a "nuvem"!

 

Africa do sul é muito bom para ver o White shark. Outra coisa muito boa é que é perto de Moçambique e Tanzania, que tem excelentes points de mergulho.

 

Abs, peter

Link para o comentário
  • Membros

Olha aqui algumas fotos.

 

O primeiro é um ponta branca que encontrei descançando em Rangiroa (tem uma foto de Rangiroa também, vista do avião). Numa das fotos do ponta branca dá para ver que tinha outro "fotógrafo", também bem pertinho. Logo depois o tubarão fugiu. Mas era bem fotogênico.

 

Depois tem as do zebra (ou leopardo), tiradas em janeiro deste ano.

 

20110511064038.jpg

 

20110511064054.jpg

 

20110511064107.jpg

 

20110511064119.jpg

 

20110511064131.jpg

 

20110511064142.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ótimas fotos Alien, apesar de não terem flash.

 

Deu vontade de pegar na cauda do galha branca? Dizem que ele é bem nervosinho...

 

Vi també galha branca descançando no fundo mas, salvo engano, em Raiatea.

 

Vc mergulhou em lugares de sonho para qualquer mergulhador scuba.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
  • Membros

Obridaga, Peter.

 

É, dá vontade de pegar. Eu sou contra pegar, mas que dá vontade, dá. Já peguei, mas não neste daí. Tenho foto da minha mão no bicho. Adoro tubarão. E polvo. Adoro polvo. Tem muito nas Filipinas.

 

Eu mergulho pouco, mas escolho a dedo aonde ir, pois o esporte é caro para os meus meios (sou professora). Quando o lugar não é "aquilo tudo", guardo o dinheiro para mergulhar em outro canto.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...