Ir para conteúdo

Nevado Sajama


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou nova aqui no fórum e por isso peço desculpas antecipadamente se um tópico parecido já foi discutido. Procurei por toda a parte e não achei um relato referente à subida do Sajama, na Bolívia, de 6500m. É uma escalada que eu estou a fim de fazer, em meio a outras coisas, em fevereiro de 2010 (sim, eu planejo com antecedência, hehe).

 

Enfim, vi que neste site aqui (http://www.hikingbolivia.com/c-huayna.html) eles têm guias para a escalada do Sajama, que leva quatro dias. No entanto, mandei um email e até agora nada. Sei que a subida do El Chachani, em Arequipa, não é recomendada pra esta época do ano, devido ao gelo derreter e tornar a escalada mais difícil. Portanto, pergunto:

1) Alguém já escalou o Sajama?

2) Relatos de como foi a subida (nível técnico, mal de altitude, etc)

3) Usaram guias? Quem foram?

4) Em que época foi a trip.

5) Se é muito, mas muito roubada tentar subir em fevereiro.

 

Como alternativa, pensei em escalar o El Chachani. No entanto, em todos os guias que eu achei, me disseram que a escalada em si começa aos 5000m. Meio brochante. Alguém tem alguma outra sugestão de montanha/vulcão acima de 6000m que possa ser escalado nessa épocas, de preferência com guias?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

malenkaya

 

Porque escolheu o Sajama ??

 

Tem algum conhecimento técnico de escalada em gelo, travessia em neve ou algo do gênero ??

 

Já esteve em altitude e como está seu condicionamento físico ??

 

Sabe lidar com frio/vento extremo e sabe utilizar corretamento os equipamentos necessários ??

 

Desculpe as perguntas, mas não posso te encorajar sem nem ao menos saber um pouco sobre vc.

 

Alta montanha é assunto muito sério. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Léo,

 

Eu morei 10 anos em Boston, ou seja, quase todas as escaladas que eu fiz foram em gelo. Eu tenho um bom conhecimento técnico, mas a montanha mais alta que eu escalei foi a Mount Robson, no Canadá, que chega apenas a 3954m. Isso durante o finalzinho do outono, ou seja: frio afu, o gelo tava bom, tinha um baita vento, mas tava numa direção que não nos atrapalhava.

 

A escalada do Sajama ou do El Chachani aconteceria ao final da nossa viagem, ou seja, estaríamos a um mês numa altitude de mais ou menos 4000m. Em termos de preparo físico, creio que não teremos problemas. É mais uma questão de eu não conhecer o local, nem o clima, muito menos a topografia, de não poder levar meu equipo (e de não ter equipo suficiente pra duas pessoas), enfim. Qualquer coisa pode virar roubada se não for pesquisada/planejada direito, e é por isso que eu gostaria de ter essas informações.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tudo certo ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Vai se sentir em casa, a não ser pelo vento mortal que sopra por lá e a altitude mesmo.

 

Mas como vai estar bem aclimatado, creio que não haverá problema.

 

O Sajama é uma ''montanha'' muito fácil, pois não tem nada de técnica. Mas o esforço físico é brutal.

 

Sabendo usar os equipos corretamente e possuindo-los é claro, vai ser tranquilo.

 

Eu não sei se te recomendaria ir sem um guia local, pois existem algumas gretas.

 

Tenta baixar um mapa pra GPS e vê se tem uma planta topográfica disso.

 

Se for contratar alguém, vai ter que ser em Oruro, pois sai bem mais barato que contratar em La Paz.

 

Pra te falar a verdade, acho sempre bom contratar algum serviço, pois não terá como carregar todo equipo necessário de avião pra Bolívia mesmo.

 

Fora que as coisas são bem baratas por lá. Se não me engano, custa uns 200 dólares cada pessoa. Isso com carregadores, cozinheiro e guia.

 

O deslocamento pra lá é ruim também.

 

Bem... Tirando o vento fortíssimo, o frio rasgante e a altitude elevada... Acho que não terá problemas não.

 

Cara... Não é por nada não. Com a sua experiencia, eu partiria pro Illampu ou Illimani, pois se gosta mesmo de Ice Climber, não vai gostar do Sajama.

 

O Illimani é vulcão também. Dá uma olhada no Parinacota também, pois ele sim é legal.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo,

 

Muito obrigada pela tua resposta. Dei uma olhada no Parinacota, e realmente, dever ser uma delícia chegar ao cume desse bicho. No entanto fica aquela coisa: meu negócio é mais técnico, por mim eu ficava horas, mas eu nunca subi cima dos 4000m em gelo. Já meu namorado curte escalar, mas nem tanto, e nunca escalou em gelo (mas subiu o Misti em 2007). Optamos por algo menos técnico, até porque, se necessário, dá pra dar um up no condionamento físico até lá. Agora, arranjar tempo pra fazer escalada técnica vai ser difícil (eu tô com uma fratura de estresse no pé e fico de molho até junho, e ele rompeu o tendão supraespinal e fica de molho até setembro).

 

Eu tenho uma leve impressão de que a gente vai acabar se aventurando no Nepal (já foste?) antes de voltar a escalar na América do Sul, mas já coloquei o Parinacota na minha lista de "coisas para fazer" (que já incluía o Illampu e Illimani.)

 

Obrigada mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que pena !! Esse é o preço por praticar esportes !! Tem sempre algo doendo, rompido ou fissurado. ::lol4::

 

Vcs são de qual estado ??

 

No Nepal ainda não fui, é um sonho que ainda vou realizar, mas quero chegar lá muito forte (fisicamente e psicologicamente), pra poder encarar os desafios.

 

O Illimani e o Illampu são bons lugares pra vc que tem experiência. Pro seu namorado, talvez o Illimani, mas Illampu nunca.

 

O Illampu é com certeza a melhor montanha da Bolívia.

 

O que precisarem, estarei aqui.

 

Grande abraço aos dois,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Leo,,, tudo certo?

Ja fui ao Sajama e a outras montanhas na Bolivia. No caso do Sajama cheguei a pouco acima do campo alto e me senti mal e desci. Vou amanha pra Bolivia e la pelo inicio de maio devo estar passando outra vez proximo ao Sajama (desta vez pretendo estar mais adaptado a altitude que da outra). A pergunta é: vc acha que necessito de botas plasticas? É que as que eu tinha vendi faz algum tempo e agora tenho uma da Asolo com encaixe de grampones. Tava pensando em ir com ela. É bem quente e tenho as meias, cobre botas e os grampones. Sera que é melhor tentar conseguir uma bota plastica em La Paz? To pensando muito em ir com essa que tenho. No Condoriri usei ela, mas era bem mais baixo, mas nao senti nada de frio.

 

Gde abraco !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha... Eu iria com ela pra qualquer montanha, mas não o Sajama. Vc que já foi lá, sabe que as mudanças climáticas são muito brutais.

 

O ideal seria vc alugar uma plástica e levar as duas, pois subir tudo com a plástica seria uma tormenta.

 

Sabe qual o modelo dessa sua Asolo ??

 

Mesmo sendo um ótimo modelo, não vale arriscar os dedos ou até os pés. E pra alugar é super barato.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...