Ir para conteúdo

Polônia, Ucrânia, Lituânia, Letônia, Estônia, Suécia, Finlândia e Rússia - 22 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Fala, galera!

Entre os dias 10/08 e 02/09 eu e mais dois amigos vivenciamos uma aventura irada pelo leste e norte europeu. Como estamos desde 04/08/14 em intercâmbio na espanha, onde moraremos até agosto do ano que vem, aproveitamos o fim das férias espanholas para dar uma volta por uma região pouco visitada por brasileiros.

A ideia da viagem surgiu ainda no Brasil, mas com o foco na Rússia. Nisso, comecei com os meus devaneios e fui montando um roteiro bem aberto, mas que não incluía a Suécia e a Ucrânia.

 

Mas calmaí, por que ir nesse bando de país que ninguém vai?

Olha, um dos amigos que foram comigo, o João, já conhecia bastantes países europeus. Eu e a Thaís não conhecíamos nada, mas nós dois curtimos lugares exóticos e que se tem pouca informação (no caso, Ucrânia, Lituânia, Letônia e Estônia). Não é fácil, por exemplo, achar um roteiro aqui no mochileiros com esses países. Então, por que não?! =)

 

Roteiro

 

10/08 21:30 - Barcelona -> Cracóvia

11/08 - Cracóvia

12/08 - Cracóvia - Òswieçim - Cracóvia

13/08 - Cracóvia; de noite trem noturno para Lviv, Ucrânia

14/08 - Lviv; de noite ônibus noturno para Varsóvia, Polônia

15/08 - Chegada em Varsóvia e baldeação para Vilnius, Lituânia; chegada às 16h

16/08 - Vilnius - Trakai - Vilnius

17/08 - Vilnius; ônibus para Riga, Letônia, às 14h

18/08 - Riga

19/08 - Riga; ônibus para Tallinn, Estônia, às 17h

20/08 - Tallinn

21/08 - Tallinn; cruzeiro para Estocolmo, Suécia, às 18h

22/08 - Estocolmo

23/08 - Estocolmo; cruzeiro para Helsinki, Finlândia, às 17h

24/08 - Helsinki

25/08 - Helsinki; ônibus para São Petersburgo, Rússia, às 21:30

26/08 - São Petersburgo

27/08 - São Petersburgo

28/08 - São Petersburgo

29/08 - São Petersburgo; trem noturno para Moscou

30/08 - Moscou

31/08 - Moscou

01/09 - Moscou

02/09 - voo para Barcelona às 06:30

 

Gastos

Separamos 50 euros cada um para cada dia da viagem, que deveriam ser (e foram) minuciosamente respeitados. Houve países como a Polônia, a Ucrânia (principalmente) e a Lituânia em que essa quantia dava tranquilamente, mas em outros, como a Suécia, passamos perrengue!

Quanto às passagens, compramos a ida de Barcelona para Cracóvia e a volta de Moscou para Barcelona pela Vueling, a low cost espanhola. Pagamos 267 euros, que poderia ter sido mais barato caso não quiséssemos, cada um, despachar um mochilão.

O restante dos traslados foram comprados todos no dia que deveríamos nos locomover. Nesses países não tem vantagem comprar antes, o preço é o mesmo, mesmo para trens.

 

Reservas

Saímos de Barcelona somente com o 2 noites reservadas no nosso primeiro destino, a Cracóvia. Queríamos deixar o roteiro bastante aberto, para caso mudássemos de ideia (como ocorreu).

 

Dia 01 - 11/08

Bom, chegamos no pequeno aeroporto de Cracóvia de madrugada e passamos a noite por lá mesmo, já que economizaríamos uma noite em albergue e porque, bem, não tinha transporte para a cidade! :lol:

Quando amanheceu, pegamos o bus 292 em frente ao aero e fomos até o ponto final, que é na estação ferroviária Glowny, a principal da cidade. De lá, o tram 50 nos levou até a rua Jozefa Dietla, bem entre o Kazimierz (bairro judeu) e a old town, e fizemos o check in no hostel Atlantis. Super recomento, hein! O hostel fica num prédio soviético bastante decadente no exterior, mas os quartos e banheiros são bem ajeitados. O staff de lá foi muito receptivo co ma gente e dois, inclusive, falavam português, mesmo sendo poloneses! :)

No dia 11, fomos pra main square, belíssima, e aproveitamos o free walking tour que tinha acabado de começar.

 

GOPR0277.JPG.534a054e589eed9289a5857b318b96aa.JPG

 

Depois de já termos ouvido bastante no tour, procuramos um lugar pra comer e então tivemos nossa primeira refeição típica de várias que tivemos na viagem. Essa primeira foi pork chops (tipo um bife de porco à milanesa) e repolho refogado. E, claro, cerveja.

De tarde fomos ao outro lado da cidade, ao castelo Wawel. É gratuito pra entrar e há uma igreja bem interessante e merece a visita. Esse dia foi um dos poucos que pegamos calor por toda a viagem, de forma que o "chafariz" pra galera se refrescar no jardim do castelo nos aliviou muito! hahah

 

DSC_0129.JPG.ae7e2b90d235ffb8d3ca391f2d85f3c8.JPG

 

598dbd3382c4d_IMG_1226(01).jpg.82af44815d32dc03117b5e8641d12098.jpg

 

Continuamos nosso trajeto e passamos por uma praça com uma fonte onde as crianças se refrescavam. Foi bem bacana de ver e fotografar. Depois, seguimos para o hostel pra dar uma cochilada, tomar um banho e sair de noite.

Lá pras 23h, fomos ao bar Alchemia, no Kazimierz, e nós 3 concordamos que foi o melhor bar que já estivemos! A decoração interna é toda decadente, com velas derretidas, móveis antigos, teias e lamparinas fracas que pouco iluminam o ambiente. Tomamos umas Tyskies (cerveja polonesa) e, do lado de fora, conhecemos 3 poloneses e fizemos amizade. Infelizmente não tiramos fotos com eles, mas fica o abraço pro Tomasz, pro Radoslaw e pro Krzysztof!

 

IMG_1285.JPG.627a9826237b92a2d45c1262514de29b.JPG

 

Dia 02 - 12/08

 

Fomos ao tão famoso, por razões erradas, campo de concentração de Auschwitz. Aviso a vocês que todos os hostels na Cracóvia fazem esse passeio, mas se você for por conta sai muito mais barato. Sendo assim, fomos à estação de trem e compramos passagens para Óswieçim (Auschwitz é a escrita dessa mesma cidade em alemão). A ida e volta do trem custa 19 zlótys, ou 4,5 euros, a viagem leva uns 75 minutos e da estação de trem de Óswieçim chega-se a pé ao campo. Sugiro que essa daytrip comece cedo, já que as filas para entrar no campo são grandes. Ficamos mais ou menos uma hora esperando e não foi ruim, pois do lado de fora há placas que contam histórias das famílias que sobreviveram ao holocausto e te prendem a atenção o suficiente pro tempo passar rápido. Entrando no campo/museu até às 15h é obrigatória a contratação de um guia (8 euros), que nós julgamos muito necessária pra saber de tudo com detalhes. Após às 15h, pode-se entrar livremente, sem pagar nada, mas não recomendamos.

Esse passeio começa em Auschwitz I, nos blocos de tijolos, e depois há um transfer gratuito que leva até Aushwitz II - Birkenau, que é aquele campo aberto com o barracões horrorosos que a gente está acostumado a ver nos filmes.

 

Em Auschwitz I, como vocês imaginam, é pior do que a gente vê nos filmes. O lugar pra sempre vai inspirar sofrimento e desespero. As salas com objetos deixados pelas vítimas como malas, óculos, sapatos e brinquedos sã ode arrepiar. Pior mesmo é a sala com cabelos de mulheres, que tinham suas cabeças raspadas para que seus cabelos servissem de enchimento de colchões e para a confecção de juta.

Seguimos pelos blocos, passamos por um onde se encontravam as celas escuras e as de inanição (algumas delas realmente tem marcas de unha do lado de dentro da porta, como eu tinha ouvido falar antes de ir), e também pelo muro de fuzilamento. Achou pesado? No fim do tour em Auschwitz I você ainda entra numa câmara de gás. Nem dá pra ficar muito tempo, a atmosfera é extremamente pesada!

 

DSC_0147.JPG.52afa2d955ffc49b259cd64e0ff01fb4.JPG

 

598dbd35c3add_DSC_0166(01).JPG.09a3e24057afe6428d41745472509f22.JPG

 

Voltamos para a entrada do museu com a guia e fomos para Auschwitz II com o shuttle bus do museu. Acho que o II, de certa forma, é mais chocante do que o I. O primeiro é mais um museu, com salas que mostram os dados de quantos morreram e de onde vinham, mas o II é o campo mais sofrido, com barracões extremamente frios e insalubres, e também onde a maioria dos presos foram mortos.

 

DSC_0183.JPG.11fd598f601293137b77621f73f05fe5.JPG

 

Essas ferrovias, hoje felizmente desativadas, eram a parada final dos trens que chegavam com centenas de pessoas de diversas partes da europa. Algumas padeciam durante a viagem, que podia levar até duas semanas! :( Logo após saírem dos vagões, os oficiais da SS faziam a seleção. Jovens de menos de 14 anos, idosos e deficientes eram mortos no mesmo dia e o restante ia trabalhar no campo.

No fim da linha do trem há as principais câmaras de gás, aquelas que foram explodidas pelos alemães no término da guerra. As ruínas ainda estão lá.

Eu sinceramente prefiro deixar só a foto acima pra ilustrar Auschwitz II, por duas razões: 1) as fotos não vão mostrar nem 10% do que é esse lugar e; 2) não quero que vocês vejam as fotos e se deem pro satisfeitos. É preciso, sim, ir e conhecer esses lugares e saber do que o ser humano é capaz.

 

Essa daytrip leva praticamente o dia todo, pois só o passeio nos campos consome em torno de 6 horas, fora as pouco mais de duas horas de ida e volta (juntas) de e para Cracóvia, então reservem um dia inteiro.

 

Dia 03 - 13/08

 

Nos restava pouco a explorar na Cracóvia, então fomos na famosa fábrica do filme "A Lista de Schindler" (sim, fica na Cracóvia ::lol4:: ), que fica do outro lado do rio. Por dentro a fábrica virou um museu, e não achamos muito interessante entrar pois parece que está bem mudada desde a época do filme. Voltamos pro lado da old town, almoçamos e fizemos hora no hostel até o nosso trem noturno para Lviv, Ucrânia.

 

Inicialmente, sairíamos da Cracóvia e iríamos para Varsóvia, sem passar pela Ucrânia. No entanto, vimos que Varsóvia isso tudo e ficamos na dúvida se íamos para Gdansk, litoral polônes, ou Lviv, grande cidade ucraniana próxima da fronteira com a Polônia. Por causa da chuva e do frio que começaram repentinamente, achamos melhor ir para a Ucrânia do que para uma cidade com mar sem poder aproveitar. Além disso, era um carimbo a mais no passaporte. ::otemo::

Decididos, compramos a passagem do único trem diário que conecta as duas cidades por 42 euros em cabine com triliche. Não sei se havia como ir em uma cabine mai simples ou em poltronas, porque a vendedora do guichê, apesar de super solícita, pouco falava inglês! hahaha ::tchann::

 

Bom, entramos no trem e tivemos umas garrafas de água e uns croissants gratuitos. Achamos um super luxo, pois eu e a Thaís nunca havíamos viajado de trem e o João já, mas nunca em cabine. Beleza, "jantamos" e caímos no sono.

 

1471771_10152615712067445_5836334986010158602_n.jpg.d908da778934ce4681cc20f9c03207d7.jpg

 

10544783_10152615712162445_5051650312680787444_n.jpg.29c74c81983c8aced5c0f0420eead0c2.jpg

 

Na nossa cabine, além de termos girado o trinco na porta, havíamos colocado aquele "pega-ladrão" pra garantir, pois ouvimos que há muitos roubos nos trens noturnos desse canto da europa. Acontece que quando o trem parou na imigração polonesa, dois guardas gigantes abriram o trinco com a chave deles (eles sempre tem uma chave mestra) e abriram a porta com tanta força que arrombaram o pega-ladrão! Acordamos num pulo e entregamos os nossos passaportes. O da Thaís foi rapidinho, um dos guardas olhou e carimbou. Já o do João, não sei por que motivo, ele ficou olhando um tempaço, daí carimbou e devolveu. Enquanto isso, o outro guarda carimbou o meu. O trem voltou a se mover e logo depois parou na imigração ucraniana. Eis que chega uma guarda loira, pega nossos passaportes azuis, sai futucando tudo e fala "ohhh, no visa??"! Acho incrível como eles nunca sabem quais países precisam e quais não precisam de visto! A louca não falava nada em inglês e simplesmente sumiu com os nossos passaportes por uns 10 minutos. Da nossa cabine, escutamos ela e outros guardas falando "braziliens" e rindo, mas não sabemos do que exatamente. Minutos depois aparece um outro guarda, que parecia ser o comandante, e pergunta onde estavam as nossas malas (era só ver que estavam do lado da triliche, a cabine era pequena). Apontamos e ele desapareceu. Chega um terceiro guarda, que sabia um pouco - bem pouco - de inglês, e pergunta o que faríamos e quanto tempo ficaríamos na Ucrânia. Respondemos tudo e pronto, a loira voltou com os passaportes, perguntou pela "menina brasileira" e entregou os 3 para a Thaís. O trem voltou a se mover e nós continuamos em silêncio até a tensão passar. Foi foda, mas enfim estávamos na Ucrânia! ::mmm:

 

Dia 04 - 14/08

 

A dificuldade de comunicação começou assim que botamos o pé fora do trem. Na estação de Lviv, fomos ao guichê de informação internacional e queríamos saber se havia transporte direto para Vilnius, nosso próximo destino. A amada não entendeu nada, falou "no english" e continuou sentada. Eu, claro, falei em inglês que se era o guichê internacional, tinha que ter alguém que falasse inglês. Ela saiu e voltou com uma mulher que sabia marromenos inglês. Falou que não sabia se tinha transporte. Nesse meio tempo, o guichê turístico abriu e a mulher de lá, super fofa e atenciosa, nos informou de tudo. Assim sendo, deixamos as mochilas no locker e fomos de tram pro centro. ::otemo::

 

598dbd367cc3d_lviv01.jpg.459ac492421bb66c90f791faab748d3d.jpg

 

598dbd368394f_lviv02.jpg.eb7f47ddb45231f1b13b74cbdfa3b9a7.jpg

 

598dbd36be96f_DSC_0236(01).jpg.6dc68aa6534701645f1a55eea0057837.jpg

 

Eu e João achamos Lviv uma bela surpresa, muito interiorana, apesar de ser uma das maiores cidades da Ucrânia. As pessoas, no geral, foram bem solícitas e utilizavam mímica pra gente se entender, hahaha! ::lol4::

Rodamos pelo centro, vimos um casal fazendo book de casamento e outro muito bêbado numa rua (mal sabíamos que veríamos muitos no decorrer da viagem) e almoçamos por apenas 4 euros com prato principal e 1 litro de cerveja cada um!!! Num determinado momento fomos abordados por uma nativa de meia idade, que poderia ser a mãe de qualquer um de nós três, que começou a falar ucraniano conosco. Falamos que não entendíamos e logo nso desconfiamos de algum golpe. Ela não sabia inglês, mas de alguma forma entendemos que o filho dela falava inglês e ela do nada pegou o celular dela, ligou pra ele e passou pra eu conversar! hahahahahaha! Eu falei com o filho que não sabia o que ela queria com a gente pois não a entendíamos, mas que ela era muito simpática, e ele respondeu que ela adorava falar com estrangeiros ::tchann:: fofa! hahaha Uma palavra que ela falou muito na conversa foi algo como "shurushukaita", mas acabamos não descobrindo o que significa.

 

598dbd371f1f0_DSC_0221(01).jpg.1f05e9cecc6d8e191d18e25fd350b0df.jpg

 

598dbd379f6d8_lviv03.jpg.74254eb19055af62260c266469eeea3e.jpg

 

598dbd3791397_IMG_1905(01).jpg.8085b86ddb101d363af08abca18f67bf.jpg

 

IMG_1861.JPG.1f3a48eeb5a118a0ba36aa7f7e135c5a.JPG

 

Voltamos pra estação de trem, pegamos as coisas e fomos de ônibus para a rodoviária, onde pegamos o ônibus para Varsóvia. A amadíssima vendedora não sabia UMA PALAVRA em inglês e foi super grossa com a gente porque não nos entendia. Foda-se, compramos a passagem (23 euros) e partimos. A viagem foi horrorosa, o ônibus não era ruim, mas era fraco, e houve um imprevisto entre o João e o motorista! ::lol4::

Como todo ônibus de viagem, havia banheiro para os passageiros e o João o utilizou. De repente o motorista para o ônibus e desce uma bronca no João por ter usado o banheiro (oi??????). Beleza, eu nem percebi nada porque estava dopado, tinha tomado dois dramins. Pelo que os dois me contaram, o ônibus voltou a se mover e minutos depois o motorista parou novamente e veio falando que o João teria que limpar (mas era só xixi, pra que isso? heheh) e daí a confusão começou: era o cara dando ordem em polonês, joão respondendo em português e eu acordando nesse meio tempo e xingando o motorista sem nem saber de nada hahahaha!

 

Enfim, após isso tudo e mais uma rodada de imigração, chegamos a Varsóvia na manhã do dia 15 e buscamos informação de como ir a Vilnius. Por sorte, meia hora depois passou um ônibus que fazia a linha Berlin - Riga e que servia pra gente. Esse, sim, era bom, com wifi, tomada, monitor individual, café e banheiro que podia ser usado! ::otemo::::lol4::

 

continua!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Gabriel !

Irado o roteiro !!!!

 

Cara, deixa eu tirar algumas dúvidas:

Vou a Europa agora em maio de 2015 com minha namorada, e um dos pontos que incluimos no roteiro foi Auschwitz.

 

Ainda não sei bem por onde entrar - se Londres ou Paris - mas após passar por Amsterdam e Berlim, vamos ao campo de concentração.

Você acha que da Alemanha vou ter dificuldade de ir a Auschwitz ?

 

Talvez seja melhor que entre na Polônia, em Cracóvia, e pegar o trem que vocês pegaram, não acha ?

 

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí, cara!

 

Então, eu iria para Cracóvia sim. A cidade é bem bonita e tem bastante coisa pra ver. Dá pra passar um dia inteiro e ver a maior parte e ir no segundo dia para Auschwitz.

Acho que não tem como passar por Auschwitz sem ir na Cracóvia vindo da Alemanha. O que rola é, no máximo, chegar na Cracóvia e já ir direto pro campo de concentração, mas não acho que valha a pena...

 

Deve ter algum trem que faz a linha Berlim-Cracóvia!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola!! Vou fazer o seguinte roteiro: 26/12 berlim x cracovia (de carro) . Cracovia x belim. 02/01 Berlim x sao petersburgo. Sao petersburgo x lituania x letonia x estonia x sao petersburgo (de carro). Depois vou para 07/01 helsink (trem) e finalizo em amsterdam 9/01. Alguem estara por estes lados. Compartilho a viagem de carro (sem custo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...