Ir para conteúdo

Aurora Boreal e Rússia com grana curta


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia galera da mochila!

Não sou mto de fazer relatos das minhas viagens, às vezes por falta de tempo, às vezes (maioria) por preguiça.

Contudo, resolvi dessa vez sentar e escrever um pouco sobre a minha última empreitada, para mostrar para galera que sonha em ver a Aurora Boreal que com um pouco de planejamento é possível fazer essa viagem no estilo mochila!

 

Irei colocar todas as passagens que precisei, bem como as hospedagens. Os valores serão colocados na moeda da compra e também naqueles que vieram na fatura já convertidos em real, dando assim um valor mais palpável para quem precisa de um total aproximado. Isso porque se você for ver a cotação da Coroa Norueguesa, por exemplo, estará na faixa de 3 NOK/1 BRL, contudo, nas casas de câmbio a melhor cotação que achei foi 2,5 NOK/1 BRL e no cartão de crédito ficou 2,7 NOK/1 BRL.

 

Essa diferença, embora pequena, tem um considerável impacto no valor final...então não dá para se basear dividindo os preços por 3, como muito gente faz.

Não vou fazer nada muito detalhado. Será apenas um relato superficial com o intuito de dar uma dimensão do que é possível fazer com pouco dinheiro.

Então vamos lá.. Meu roteiro englobou Noruega, Suécia e Rússia, parando um dia em Amsterdam.

 

PASSAGEM AÉREA - Fui de KLM. Escolhi essa companhia, pois o preço estava bom e porque iria voltar de Moscow. Paguei R$ 2.438,00 (ida GRU/OSL e volta SVO/GRU). Um outro atrativo por escolher a KLM foi a possibilidade de passar um dia em Amsterdam, vez que o voo sai de Guarulhos às 19 horas e chega na Holanda às 11:50. Como o voo par Oslo é só as 20:50, você tem uma tarde inteira para aproveitar; tempo mais do que suficiente para ter uma boa idéia de Amsterdam!

 

Uma ressalva: esses tempos tinha promoção para Europa por 1.500 dilmas. Então daria para baixar em mil pilas o valor total da viagem, o que eu considero algo muito significativo no valor total!

 

NORUEGA: CHEGADA EM OSLO E PARTINDO PARA STAVANGER.

Cheguei em Oslo dez e pouco da noite. Como meu voo para Stavanger era às 7 da manhã, optei por dormir no aeroporto mesmo. Foi tranquilo, ainda mais para quem já está acostumado a fazer isso! Valor da passagem pela Norwegian U$ 54,00. Inicialmente eu iria de trem, o qual sairia às 22 e chegaria às 7. Mas como o preço era o mesmo, optei pela via aérea..o bom do trem é que você dorme melhor. Para quem quiser dar uma olhada em preços e horários www.nsb.no.

Do aeroporto em Stavanger, precisava ir até o porto, pois fui para fazer a trilha do Preikestonlen. Em suma o trajeto é: Porto Stavanger/Ferry para Tau/Chega em Tau e pega ônibus para o início da trilha.

 

Para chegar ao porto peguei um onibus de linha que para em frente ao portão de saída do aeroporto. O onibus é o número 09 e custou 27 NOK. Ele pára um milhão de vezes, porém é 4 vezes mais barato do que o ônibus direto. Você desce no ponto final, em frente ao terminal de ônibus da Cidade; de lá é uma caminhada de uns 10 minutos até o local de embarque para Tau.

 

A balsa para Tau custou 45 NOK cada perna e demora 40 minutos para fazer o trajeto. Chegando lá, o ônibus que leva ao Preikestolen já está esperando na saída da própria balsa, então é bem de boa..não tem como se perder. O ônibus saiu 150 NOK ida e volta; comprei pela internet no tide.no, porém como era baixa temporada daria para comprar no próprio ônibus. Os horários da balsa e ônibus podem ser conferidos no site da empresa.

O onibus te deixa no começo da trilha, onde tem um hostel. Lá também tem banheiros gratuitos, um café/restaurante uma loja de souvenir.

 

STAVANGER PARA ODDA - TROLLTUNGA E SEUS 22 QUILÔMETROS.

De Stavanger eu precisava chegar em Odda, uma vila no meio da Noruega de onde se parte para a trilha do Trolltuga. Para chegar lá, peguei um ônibus na estação em Stavanger com direção à Aksdal, 210NOK. É uma parada no meio da estrada; de lá outro ônibus, agora em direção à Odda, por também 210NOK.

Saí de Stavanger às 20 horas e cheguei em Odda 01 da manhã.. Em Odda fiquei num dormitório no Trolltunga Hotel, por 200NOK. Muito bom o lugar! Ainda tem a vantagem que existe uma parada de ônibus na porta do hotel, te economizando andar os 1,5 quilômetros da estação de ônibus.

 

Como era baixa temporada, não havia ônibus que levasse até o início da trilha. O jeito foi pagar um taxi pela acachapante quantia de 700 NOK ida e volta para um trajeto de enormes 6 quilômetros!!

 

Sobre a trilha, é foda, é longe, é íngreme, não chega nunca, choveu, ventou, nevou, tinha lama..enfim, foi interessante!

Abaixo, algumas fotos.

troll.png.e8c6cc4d0e2b987e74a036caf9f5a472.png

 

trolle.png.40bf6692eb6ed6434410179c2bc56cc0.png

 

naer.png.93a016eae9e7daf89bf9a1ae535cb1df.png

 

De volta para hostel, sem sentir os joelhos, passei o resto do dia conversando com um norueguês que conheci no bar, o qual ficou me contando como importante da vida é o amor e que ele quer viver de amor para sempre! Ele não tem celular, nem facebook, nem assiste TV. Um pessoa deveras peculiar!!

 

ODDA PARA FLAM E O PASSEIO PELOS FJORDES.

Sem diminuir o ritmo, dormi algumas horas para pegar um ônibus em direção a Flam. Ah, todos os trajetos podem ser consultados em nor-way.no. Só digitar as cidades que o site te dá todas as combinações possíves de como chegar lá via ônibus.

Peguei o ônibus em Odda às 05 da matina em direlçao ao terminal de Arna, o qual fica na entrada de Bergen. Como previsto, estava chovendo demaaaaaais; uma coisa que achei interessante foi o fato de as pessoas agirem como se a chuva não existisse. Estar chvendo é algo tão contidiano nessa região que elas andavam na chuva tranquilamente e conversando.

De Arna, peguei ôninbus em direção à Gudvangen, que é um dos portos de onde saem o barco que cruzam os fjordes.

Tanto Odda/Arna quanto Arna/Gudvangen saíram 200 NOK cada.

 

O passeio que fiz foi pelo Naeroyfjord, durou cerca de duas horas e meia e custou 295 NOK pelo site visitflam.no. Algumas fotos na sequência.

 

Em Flam, peguei o trem rumo à Oslo. Demora umas 07 horas e sai 549 NOK, se comprar no site. Cheguei em Oslo meia-noite e como não havia mais trem para o aeroporto tive pagar um hostel para passar a noite, o que foi bom pois estava muito cansado da correria dos últimos dias. Achei um hostel bem barato há 3 quadras da estação de trem, 249 NOK. A região é mesio "estranha" para se andar de noite, mesmo sendo Noruega; muitas garotas de programas e pessoas fumando maconha.. mas foi de boa.

 

RUMO À TROMSO E FINALMENTE À AURORA!

Meu voo para Tromso estava agendado para às 13 horas. Como estava morto, aproveitei para dormir até às 10 e acabei nem vendo nada em Oslo =/

Trem para o aeroporto 90 NOK partindo de Oslo S e leva 20 minutos. Valor da passagem Oslo/Tromso/Oslo, U$ 130,00.

Chegando em Tromso, mais um estupro (como dizia uma menina que conheci lá): 45 NOK o ônibus de linha!

Em Tromso, eu fiz couchsurfing porque os preços dos hotéis são muitos altos. O mais barato que eu achei foi 500 NOK. Também optei pelo couchsurfing, posi como ia ficar 4 dias na cidade, ia ser legal conviver com uma nativo. Até numa aula na universidade eu fui! O piá era muito gente e valeu muito à pena ficar na casa dele.

 

Quanto à Aurora, escolhi fazer o passeio pela Artic Guide Service, 900 NOK na primeira vez e 700 NOK na segunda se for estudante. A galera é muito gente boa e indico a empresa! Eles me deixaram em casa depois do passeio me fazendo economizar 250 NOK de táxi, já que o passeio termina às 2/3 da manhã e não tem mais ônibus.

 

Uma coisa que eu não sabia é que em Tromso você pode usar o mesmo bilhete de ônibus no intervalo de uma hora..isso é muito útil se você vai ao mercado ou se precisar pegar mais de um ônibus. Vai ajudar a diminir, mesmo que seja um pouco, o rombo que a Escandinávia vai fazer no seu bolso!

 

auroraef.png.989c51380f173810fac15ff53c32bbcc.png

 

TOTAL NORUEGA:

Avião Oslo/Stavanger - U$ 54,00/R$ 126,00

Õnibus aeroporto Stavanger - 27 NOK/R$ 10,00

Balsa Stavanger/Tau/Stavanger - 90 NOK/R$ 33,00

Õnibus ida e volta Preikestolen - 150 NOK/R$ 55,00

Ônibus Stavanger/Odda - 420 NOK/R$ 155,55

Hotel Odda - 200 NOK/R$ 70,00

Táxi até Trolltunga - 700 NOK/R$ 250,00

Õnibus Odda/Gudvangen - 420 NOK/R$ 155,55

Passeio Fiordes - 295 NOK/109,00

Trem Flam/Oslo - 549 NOK/R$ 204,00

Hotel Oslo - 249 NOK/R$ 92,00

Trem até Aeroporto em Oslo - 90 NOK/ R$ 33,00

Avião Oslo/Tromso/Oslo - U$ 130,00/ R$ 301,60

Passeio Aurora - 900 NOK/R$ 333,00

 

Rombo final - R$ 1927,71

 

Embora o valor seja alto, chegou a esse patamar porque eu quis fazer esse monte de passeio; se você quer ver só a Aurora, perceba que fica muito em conta, pois vai voar direto para Tromso. Sobre a Noruega, se você conhece a Europa e achou tudo caro, aqui é muito mais! É surreal o preço das coisas; um big mac, por exemplo, 50 dilmas; um imã de geladeira 40 NOK o que para mim saiu por 14 dilmas. É realmente um lugar caro para ir. Mas se você for ao mercado dá para comer sem precisar de um empréstimo... mas mesmo assim é tudo muito acima do nosso padrão!

Você também pode utilizar a carteirinha de estudante para comprar passagem de ônibus! Às vezes abaixa em 100 NOK o valor.

 

SUÉCIA: UM DIA EM ESTOCOLMO

Como os voos de Oslo para Rússia estavam muito caro, eu tinha a opção de ir para Helsinque e pegar o trem para São Petesbrugo ou ir para Estocolmo e voar de lá. Optei pela segunda opção, pois me falaram que Helsinque não tem nada para fazer e também porque queria muito ver o Vasa.

Fui de Oslo para Estocolmo de trem, 195 SEK comprado na interner no sj.se. O trem saiu às 15:41 e chegou lá pelas 22:00 na Stockholm C. Fiquei no City Backpack Hostel, uns 600 metros na própria rua da estação de trem. Esse albergue é aquele esteriótipo de albergue estilo filme. Muuuuito legal! Até aula de culinária sueca eu fiz lá.

Preço do dormitório U$ 35,00 a diária.

 

Estocolmo é uma cidade muito bonita, limpa, organizada..como qualquer lugar por aquelas bandas e não é tão caro como Oslo.

Aqui eu andei bastante, fui no Vasa Museum e aqueles outros pontos turístícos batidos.

 

Para chegar no aeroporto, fui de ônibus que sai da estação de trem. Saiu 110 SEK contra os 260 SEK do trem espresso. Chegou bem rápido (40 minutos), mas porque estava sem trânsito, visto ser 7 da manhã.

 

estok.png.14d7cd5fb6e0954d6023b5db376b7d8e.png

 

vassa.png.a2469fb048afef732d5d19d59c6fe98a.png

 

TOTAL SUÉCIA:

Trem Oslo/Estocolmo - 195 SEK/R$ 70,00

Noite no Hostel - U$ 35,00/ R$ 81,00

Ônibus aeroporto - 110 SEK/R$ 40,00

 

Rombo final - R$ 191,00

 

RÚSSIA: DANDO ALÍVIO PARA O BOLSO

Finalmente cheguei! Estava ansioso por essa parte da viagem... eu tenho uma fixação pela Rússia que nem eu sei o porquê. Até russo aprendi a falar sem ter um motivo.

 

Cheguei em São Petersburgo vindo de Estocolmo voando Aeroflot. Imigração de boa, não me perguntaram nada só me desejaram boa viagem (talvez por eu ter dado oi e bom dia em russo). Como é notório, a galera aqui não fala inglês, não se empenha muito em te entender e em muitos lugares as placas e informações estão escritas em cirílico. Saber pelo menos as letras te ajuda muito e evita você se perder e também nos restaurantes. Quis uma hora pagar de gatão e pedir um prato que só conhecia de ouvido e no final eram coisas que eu não comia além de vir acompanhado de cerveja escura, que eu não tomo. Se tivesse lido o cardápio não teria pego! Então vale à pena perder um tempo aprendendo as letras pelo menos..

 

Quanto ao dinheiro, a melhor coisa que fiz foi levar euros daqui e trocar por rublos. Paguei o euro 3 pila e lá a cotação do euro é 50 rublos.

Saindo do aeroporto, peguei um ônibus até o metro; valor 25 RUB, o que correpondeu a R$ 1,50. Ônibus parou no metro, e do metro fui andando até meu albergue. Metro custa 28 RUB

Fiquei no Soul Kitchen Hostel que também é sensacional, com a diária de RUB 816. O hostel é perto de tudo, tanto do metro quanto das atrações. Abaixo seguem algumas fotos dos lugares que passei.

 

Recomendo também comer no Teplo. Um restaurante bem legal e simplesmente com o melhor estrogonofe que eu comi na vida. Não é muito caro pelo nível do lugar (é de galera patrão). Um prato de Estrogonofe, um de arroz e purê de batata e mais duas cervejas de 350ML saiu 990 RUB, ou seja, 60 dilmas. Valor mais do que justo para se comer muito bem.

Mas também existem muitos restaurantes baratos com comidas muitos boas por 300 RUB o prato.

 

A maioria dos locais que visitei saiu 250 RUB e se tiver carteirinha paga menos. No google vocês podem encontrar os valores de entradas de todos os museus, catedrais e afins.

 

catrt.png.8d54878e6eb20e3af376aae03320db71.png

 

basil.png.2583350aa4fd327a653f48eef1bb8f0e.png

 

pete4gr.png.a40df4d861f2b23f378074a4b5b9224d.png

 

igreja.png.1282a345a387065d5c96e7a287911161.png

 

Após uns dias em São Petesburgo rumei para Moscou (mesmo esquema para ir ao aeroporto: metrô seguido de ônibus). Fui pela Aeroflot também num ingrato voo que saiu às 04 da manhã. Esperei o voo em Pulkovo que se mostrou um bom local para dormir; os bancos não possuem praços em todas as cadeiras, então é possível deitar e descansar. Também não havia mto barulho na noite que fiquei lá sendo possível descansar.

 

Chegando em Moscou, novamente peguei ônibus para chegar ao metrô. Foi 30 RUB o ônibus e mais 40 do metrô. Em moscou existe um trem que sai do aeroporto, porém custa 450 RUB, apenas 15 vezes mais caro. Ônibus é um saco por parar em todo lugar, por ter que ficar se equilibrando com a mala etc, mas como era 6:30 da manhã estava tudo vazio..foi be de boa.

O trânsito de Moscou é complicado..então se estiver com tempo curto, melhor ir de trem mesmo.

 

Fiquei no iVAN Hostel por 800 RUB a diária. O albergue é legalzinho...uma quadra do metrô e um quilômetro da praça vermelha em linha reta. Valeu a pena por isso.

 

museu.png.f9fd09bb85adc8c49db2015ec4aca00b.png

 

TOTAL RÙSSIA:

Avião Estocolmo/St. Petersburgo - U$ 141,00/R$ 327,12

Metro e ônibus até hostel em St. Petersburgo (ida e volta) - 106 RUB/R$ 6,40

Hostel St. Petersburgo - 816 RUB/R$ 50,00

Avião St. Petersburgo/Moscou - U$ 86,00/R$ 200,00

Metro e ônibus até hostel em Moscou (ida e volta) - 140 RUB/R$ 8,43

Hostel Moscou - 800 RUB/R$ 49,00

 

Rombo final - R$ 640,83

 

SÍNTESE DA VIAGEM:

Mesmo sendo um pouco corrido, deu para conhecer bastante coisa. Tirando os primeiros dias que fiquei um dia em cada lugar para fazer as trilhas, a viagem foi tranquila e deu pra aproveitar bastante a cultura local.

Como se pode verificar, o valor total da viagem foi R$ 5.917,54, estando inclusas todas as passagens aéreas, terrestres, as hospedagens e os passeios mais caros.

 

Por ser uma região excepcionalmente cara, não achei o valor tão alto assim, e considero que consegui ir para Escandinávia gastanto muito menos que alguns relatos que li por aqui.

 

Se você não quiser fazer os passeios que fiz na Noruega e se focar somente na Aurora Boreal e talvez dar passada em algum país na Europa ou mesmo na Rússia, o preço cai consideravelmente. No meu caso, ficaria R$ 3.903.00 (Russia + Tromso + Estocolmo)

Enfim, espero que esse breve apontamento ajude quem está querendo viajar para lá, dando uma base real de quanto pode ser gasto ou até mesmo economizado. Qualquer pergunta, estou à disposição!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...