Ir para conteúdo

Mochilão pela Itália (Milão, Como, Verona, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, Siena e Roma) - Maio e Junho de 2014 - Com fotos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala ae galera mochileira!!!! Este relato é da viagem que fiz com minha esposa para Itália, Croácia e Hungria em Maio e Junho de 2014. Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em escrever e publicar o relato, mas não acredito que as informações estejam muito desatualizadas, tendo em vista que a viagem foi há menos de um semestre... Neste ano já tínhamos planejando ir para a Tailândia, Camboja e Vietnam (passagens já até compradas), mas devido a uma troca de emprego da minha esposa, tivemos que cancelar nosso planos e tivemos só 3 semanas antes do embarque para programar nossa viagem... Começamos a pesquisar passagens baratas e achamos uma promoção relâmpago da British Airways para Milão, sendo a ida e volta por U$800,00!!!!! Não pensamos duas vezes... compramos logo e começamos a montar o roteiro a partir desta cidade... Após pegar muitas informações aqui no Mochileiros.com e no Lonely Planet, fechamos o roteiro, que ficou assim:

 

Dia 1 – 23/05 – Saída do Brasil para Milão

Dia 2 – 24/05 – Chegada em Milão (fim da tarde)

Dia 3 – 25/05 – Milão – Lago di Como - Milão

Dia 4 – 26/06 – Milão – Verona – Veneza

Dia 5 – 27/06 – Veneza

Dia 6 – 28/05 – Veneza – Florença

Dia 7 – 29/05 – Florença

Dia 8 – 30/05 – Florença

Dia 9 – 31/05 – Florença – Pisa – Lucca – Pisa

Dia 10 – 01/06 – Pisa – Siena

Dia 11 – 02/06 – Siena - Roma

Dia 12 – 03/06 – Roma

Dia 13 – 04/06 – Roma

Dia 14 – 05/06 – Roma

Dia 15 – 06/06 – Roma

Dia 16 – 07/06 – Roma – Dubrovnik (Croácia)

Dia 17 – 08/06 – Dubrovnik

Dia 18 – 09/06 – Dubrovnik - Zadar

Dia 19 – 10/06 - Zadar

Dia 20 – 11/06 – Zadar - Plitvice

Dia 21 – 12/06 – Plitvice - Split

Dia 22 – 13/06 – Split

Dia 23 – 14/06- Split – Roma – Budapeste (Hungria)

Dia 24 – 15/06 – Budapeste

Dia 25 – 16/06 – Budapeste

Dia 26 – 17/06 – Budapeste

Dia 27 – 18/06 – Budapeste – Milão (Itália)

Dia 28 – 19/06 – Milão – Brasil

 

Para fins de organização, neste post vou colocar o relato apenas da parte da ITÁLIA... A parte da Croácia e Hungria fica nos seguintes:

 

Tendo em vista que cada pessoa tem seu estilo de viajar, vou fazer algumas considerações quanto ao nosso estilo de viagem bem como o que eu achei válido, e o que trocaria em uma nova oportunidade na viagem.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

ESTILO DE VIAGEM: Este foi o quinto mochilão que fiz com minha esposa. No geral, nosso estilo de viagem é mais cultural, buscando visitar sítios arqueológios ou pontos históricos das localidades, além de buscar vivenciar ao máximo a cultura dos locais... Não temos o costume de ficar pegando baladas durante a viagem por acabar comprometendo os passeios do dia seguinte... Tempo é dinheiro!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

 

TEMPO NAS LOCALIDADES: em geral, buscamos otimizar o tempo em cada lugar, sem ficar demorando além do necessário em cada cidade, e nem ficar aquele passeio corrido demais... No geral, achei que acertamos satisfatoriamente nossa escolha, porém faria 02 alterações.

VENEZA - Ficaria 01 dia a mais. Logo que descemos da estação de trem, já ficamos tão encantados com a cidade, que percebemos que merecia um dia a mais... Mas para quem estiver com o tempo corrido, 01 dia inteiro de passeio dá para aproveitar e conhecer os principais pontos da cidade... Não ficou corrido... Conseguimos ver tudo o que queríamos, mas 01 dia mais para passear aleatoriamente pelos canais teria sido bom.

ROMA – tiraria 01 dia... A cidade é muito legal, com muitos prédios históricos... Mas a cidade é muito grande, ou seja, o trânsito está sempre muito denso, as pessoas estão mais na correria e sem paciência... Enfim... No último dia, já estávamos cansados de Roma...

 

LOCOMOÇÃO NAS CIDADES: sempre que possível gostamos de utilizar o transporte público dos locais onde visitamos... Além ser muito mais barato, acaba permitindo visualizar melhor o cotidiano e a cultura do lugar... Em toda a Itália achamos o transporte público bastante eficiente, intuitível, confortável e acessível. Sempre que não havia uma máquina de auto-atendimento, bastava procurar uma tabacaria para comprar os bilhetes de metro, trem ou ônibus.

 

LOCOMOÇÃO ENTRE AS CIDADES: fizemos todos os trajetos de Milão até Roma (exceto de Siena para Roma) utilizando trem. Achamos o sistema de transporte ferroviário italiano muito organizado e eficiente. Ele é administrado pela TRENITALIA (http://www.trenitalia.com). Pelo site é possível checar os horários e preços das passagens. No geral buscamos pegar os trens regionais, que são mais baratos, porém mais lentos (mas nada que atrapalhe a viagem). Além disto, estes trens regionais não permitem que a passagem seja comprada pela internet com grande antecedência, além de não permitir a reserva de assento. Não tivemos problema algum quanto a isto... Na verdade todos os trens que pegamos estavam até bem vazios... O único trajeto que pegamos um trem rápido foi o de Veneza para Florença, pois não havia trem regional neste trajeto. De Siena para Roma, o melhor era pegar um ônibus, tendo em vista que a estação de trem era muito afastada da cidade...

 

ACOMODAÇÃO: como qualquer mochileiro, buscamos escolher o local mais barato e mais bem localizado o possível. Como somos casados, acabamos não optando mais por quartos coletivos com banheiros compartilhados, para termos um pouco mais de privacidade. Além da localização, o principal item que olhamos é a limpeza do local... Em geral, se há a opção de tirar o café da manhã para o preço ficar mais em conta, assim o fazemos, comprando nosso “café”em algum mercado na cidade. Sempre faço a busca e as reservas de hotéis pelo BOOKING.COM... Nunca tive problemas com o site e as reservas. Como fizemos as reservas todas meio em cima da hora (2 a 1 semana antes de sair do Brasil), não encontramos acomodações muito baratas como nas outras viagens que fizemos... A seguir vou listar os locais onde ficamos em cada cidade, com os respectivos preços e nossas impressões:

- MILÃO: Hotel Bolzano (62,00 euros, sem o café da manhã). Muito bem localizado, próximo da estação central de trens e da estação de metro. Quartos limpos, bem mobiliados e espaços. Bom custo benefício.

- VENEZA: Hotel Regit (em Mestre), por 80,00 euros a diária, sem o café da manhã. A cidade de Mestre é a cidade no continente logo antes de Veneza (10 minutos de trem, que custa 1,25 euros)... O hotel ficava a menos de 5 minutos da estação. Quando fomos procurar hotel em Veneza, praticamente todos os lugares estavam cheios... Só achávamos quartos com várias camas e banheiros compartilhados, e ainda assim muito caros (entre 70,00 e 90,00 euros)... Optamos por ficar em Mestre, em um hotel praticamente em frente à estação de trem. Achei ótima a escolha... O hotel era novo, com cama muito confortável e banheiro bem espaçoso. Pelo que pesquisei, se pegássemos um hotel com a mesma qualidade em Veneza mesmo, não pagaríamos menos que uns 130,00 euros...

- FLORENÇA: Mia Palace (75,00 com café da manhã). Tivemos o mesmo problema de Veneza na hora de procurar. Este B&B era novo, bem familiar, sendo uma casa que foi adaptada... Muito confortável, limpo e organizado. Não era nem perto nem longe da estação de trem. Gastamos por volta de 20 a 30 minutos a pé para chegar lá com as mochilas...

- PISA: Bed & Tower (69,00 sem café da manhã). Não gostamos nem do quarto nem da limpeza... De manhã acabou a água quente. ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: Não recomendo este B&B.

- SIENA: Piccolo Hotel Il Palio (72,00 euros com o café da manhã). Somente a localização boa, bem perto da Piazza Gramsci. Quarto bem velho com mobília bem surrada. De noite acabou a água quente, ficando assim até o dia seguinte. ::Cold:: A gerente ficou de nos fazer um estorno da nossa diária, o qual, mesmo reclamando muito via e-mail, até hoje estou esperando. Não recomendo. Além de ter qualidade ruim, achei desonesto.

- ROMA: Palma Residence ( 85,00 sem café da manhã). Quartos bem simples, mas limpos. Localização boa, perto da Estação Termini, com lavanderia e super mercado perto. Tinha uma cozinha comunitária. Tendo em vista que em Roma tudo era mais caro, achei o custo benefício razoável.

 

ALIMETAÇÃO: era um dos pontos no qual buscávamos economizar... Em geral comprávamos nosso café da manhã no dia anterior para tomarmos no hotel, na hora do almoço fazíamos um lanche, e a noite jantávamos em algum restaurante. No geral comíamos pizza ou alguma outra massa, o que era bem em conta e autêntico do país... Em Roma, passávamos no Super Mercado, compramos salada pronta e uns pratos resfriados e comíamos no próprio hotel. Em média gastamos 40,00 euros por dia quando comíamos em restaurantes, para 02 pessoas.

 

Feitas esta considerações iniciais, vamos ao relato propriamente dito!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

24/05/14 – Dia 01 – Chegada em Milão

 

Praticamente o dia inteiro foi de viagem. Chegamos em Londres do vôo de Guarulhos por volta das 7:00 local. Nossa conexão era somente 14:50... Ou seja... Chá de aeroporto... ::dãã2::ãã2::'> Depois de ficar sentado, caminhar, ficar sentado, caminhar de novo, encontrar um antigo professor no aeroporto, fazer um lanchinho, chegou a hora do vôo, que acabou saindo com um atraso de uns 30 minutos. Chegamos em Milão, no aeroporto de Malpensa, e foi bem tranqüilo passar pela imigração e pegar as bagagens... Tudo muito eficiente. Procuramos o ônibus para ir para a Estação Central de Milão, o qual ficava logo na porta número 4. Compramos com o motorista o bilhete, que custou 10,00 euros para cada (o trajeto é relativamente longe, por volta de 01 hora). Tinha a opção de ir de trem também, mas que sai com menor freqüência... Preferimos o ônibus para poder já ir vendo a cidade, e por já ter um saindo logo. O ônibus nos deixou logo do lado da Estazione Centrale. Dali fomos para o hotel a pé... era bem perto. Estávamos extremamente cansados... Tomamos um banho e fomos jantar no Mc Donalds do lado da Estação... Eu sei que é quase um “crime” isto, mas estávamos mortos de cansados, sem um pingo de paciência de procurar um restaurante e ficar esperando comida, etc... Voltamos rápido para o hotel e fomos dormir.

 

25/05/14 – Dia 02 – Domingo – MILÃO – LAGO DI COMO – MILÃO

 

O objetivo deste dia era conhecer o Lago di Como, ao norte de Milão, perto da fronteira com a Suíça. A idéia era deixar para passear em Milão na volta, no fim da viagem... Acordamos cedo, e saímos do hotel por volta de 09:00. Pegamos o metro na estação bem pertinho dele e fomos para a estação CADORNA, de onde sai o trem para COMO. Tinha umas máquinas de comprar os bilhetes, mas acabamos preferindo comprar em uma tabacaria na estação mesmo. Pagamos 4,50 euros em cada bilhete... No total foram 04, sendo 02 idas e 02 voltas. Compramos nosso café da manhã na estação de trem mesmo...

Com aproximadamente 01 hora de viagem o trem chegou na estação de Como... Não me lembro bem o nome completo da estação, mas além de ser a última, tem o nome “Nord” nela... Algo do tipo Como Lago Nord... Na dúvida, é a última... Logo que se desce, já se dá de cara com o lago em meio às montanhas... Vista bem legal... Da estação saímos para explorar o lago pelo lado direito... Fomos para este lado pois era o lado da Furnicular, a qual queríamos subir... Chegando na porta da mesma, uma decepção... A furnicular estava em manutenção todo o mês... Bom... fomos então continuar nossa caminhada... Fomos seguindo a margem no mesmo sentido... Confesso que estava achando legal a vista por onde íamos andando, mas estava “levemente” frustrado... esperava algo a mais... Chegou uma hora que não dava mais para seguir, tipo uma rua sem saída... Fizemos então o sentido inverso... Começamos a ouvir uma música clássica... fomos então indo em direção a ela... Após cruzar a estação de trem, vimos que o calçadão para o outro lado era muito mais arrumado... Ahhhhhh... Agora sim o lugar estava fazendo jus a tudo o que ouvimos!!!!! O calçadão tem várias praças, todas muito bonitas, e a vista das montanhas vai ficando cada vez melhor também... Assim que chegamos em uma das primeiras praças, estava acabando a apresentação de música clássica que havíamos ouvido... Continuamos caminhando ao longo do lago, parando em vários bancos à sombra para descansar e apreciar a vista... Foi tudo muito agradável! Fizemos um lanche em uma lanchonete com uma vista muito bacana!

DSC_1041.JPG.52efcebb00aa63a6e49bad1624ce423e.JPG

Na volta para a estação, resolvemos explorar um pouco a cidade... Entramos na Catedral, a qual é magnífica!!!!! Várias estátuas renascentistas, lindos vitrais e obras de tapeçaria... Tudo muito bacana.

DSC_1079.JPG.d78595590a9873140331904f91cff09b.JPG

Demos mais uma volta na cidade e resolvemos voltar para Milão umas 17:00. Na chegada, resolvemos ir caminhando até a Duommo para ver o movimento da cidade... Logo ao lado da estação de Cadorna, fica o Castelo Sforzesco. Passamos pelo meio dele e de lá seguimos para o Duommo... Para um domingo a tarde/noite, a rua estava bem movimentada... Na Piazza do Duommo estava sendo preparado o palco para uma apresentação da Orquestra Filarmônica!!!! Pena que a apresentação não seria neste dia... Fiquei imaginando poder assistir a este espetáculo ali de graça, com aquele cenário... Fica para a próxima... Apreciamos um pouco a catedral por fora (já estava fechada para entrada), entramos na Galeria Victorio Emanuelle, e voltamos para a região do hotel. Compramos as passagens para Verona para 08:30 no dia seguinte, jantamos em um restaurante com uma comida muito boa e relativamente barata... O nome era Niko`s, bem perto do hotel, na região da estação. Deixamos as mochilas “pré-prontas” para o dia seguinte e fomos dormir.DSC_1128.JPG.10ea6c3489435279680bb61c269fefbb.JPG

DSC_1018.JPG.c0ea6c8a05a50349923dfeaf8fa28278.JPG

DSC_1108.JPG.745088d1a0f4d404a046cf5c0e4b10fe.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores

26/05/14 – Segunda Feira – MILÃO – VERONA – VENEZA

 

O planejado para este dia era chegar em Verona, deixar as mochilas no guarda-volumes da estação e sair para explorar a cidade, indo de tarde para Veneza. Acordamos bem cedo, ainda cansados, fizemos o check-out, tomamos nosso café da manhã no Mc Café da estação e pegamos o trem para Verona... Após umas 02:00, chegamos na estação de Verona, e como planejado, deixamos as mochilas (6,00 por volume... Caro!!!!!!). Olhamos os horários dos trens para Veneza, para podermos controlar nosso passeio... Decidimos que pegaríamos o trem das 15:36... Pegamos então o ônibus para ir da estação para o centro de Verona... A distância não era muito grande (pelo GPS, deu uns 2 km), acho que dá para ir a pé tranquilamente... Mas preferimos ir de ônibus mesmo... Descemos na Piazza Bra, onde já fica a Arena Romana, um antigo Anfiteatro Romano, do Secúlo I A.D. Muito bonito e bem conservado... Eu já tinha lido no Lonely Planet que nas segunda-feiras as atrações de Verona ficam fechadas de manhã... Dito e feito... Fomos então passear pela cidade, e decidimos voltar às 13:30 para a Arena.DSC_1150.JPG.299abc6de00077a9f71e733adf7e3d01.JPG

Fomos caminhando pela Via Mazzini até a Piazza Erbe... A cidade é bem legal.... A Piazza Erbe é bem maneira... rola uma feirinha nela com artesanato e comidas italianas. DSC_1157.JPG.ed65f858af3324fb08e39cfb9743c0b4.JPG

Demos uma volta nas redondezas, passando pela Piazza Signori, Casa de Julieta, e por fim voltamos para a praça, onde fizemos um lanchinho comprado na feira aos pé de uma escadaria. De lá fomos até o Castelo Vecchio, atravessamos o seu interior e a ponte, apreciando a vista do rio do outro lado...

DSC_1233.JPG.c2fb95185ed7c987e12a2a0e0fae5f4e.JPG

Voltamos para a Arena Romana e desta vez entramos na mesma... Achei até legal o interior, mas sinceramente achei que não valeu o preço (8,00 por pessoa)...

DSC_1246.JPG.35c4932493f7878d3c3a28d956a51347.JPG

Pegamos o ônibus na mesma rua onde descemos mais cedo (do lado oposto), voltando para a estação Central. Compramos os passagens para Veneza Mestre para 15:36. Nosso hotel não era em Veneza propriamente dita... Ficamos em Veneza Mestre, que é a cidade logo antes de Veneza, no continente... Como planejamos e fizemos as reservas com menos de 3 semanas, os preços dos hotéis disponíveis em Veneza estavam extremamente caros (tipo 90 euros para um quarto com várias camas e com banheiro compartilhado)... Resolvemos pegar um hotel bem perto da estação de Mestre, que tem trens praticamente a cada 10 minutos para Veneza, ao preço de 1,25 euros... No final, achei que foi uma ótima escolha....

Chegamos em Veneza Mestre por volta das 17:40. Fomos caminhando para o hotel... Apesar de ele ser bem perto da estação, o cansaço já era grande... Não havíamos descansado bem desde nossa saída do Brasil... Nossa idéia inicial era tomar um banho e partir para Veneza para jantar por lá... Como estamos mortos, resolvemos ficar por Mestre mesmo... Após tomarmos um banho e dar uma leve relaxada, procuramos algum restaurante nas redondezas do hotel.... Achamos todos caros (média de uns 18 euros por prato, sem as bebidas)... E adivinha o que “jantamos”??? Sei que não tem nada a ver com Itália, mas acabamos de novo no Mc Donalds da estação... rápido e barato... rsrsrsrs... Conseguimos ir para a cama umas 21:00.

DSC_1210.JPG.957de349f6ef1973d40ba7815829b2b1.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores

27/05/14 – Terça-feira – VENEZA

 

Finalmente acordamos bem descansados!!!!! Nada como uma boa noite de sono! Fomos tomar nosso café da manhã na estação de Mestre. Compramos nosso bilhete para Veneza nas máquinas de auto-atendimento. Com uns 10 minutos de viagem já estávamos na estação de Veneza Santa Lucia. Já saindo da estação, a vista é encantadora!!! O Grande Canal, como se fosse uma avenida, com um vai e vem de barcos, e várias pessoas andando nas calçadas... Incrível!!! Resolvemos dar um pouco de gás para chegar à Piazza de San Marco, uma vez que havia lido que ficava muito cheia... Não fomos com muita pressa, mas tbm não muito devagar... A idéia era visitar logo ela, e depois ficar passeando pelas ruas de Veneza com bastante calma. Há várias placas nas ruas da cidade, mas mesmo assim você acaba se perdendo... e isso é bem legal!!!!! Parece um labirinto!!!! Você vai caminhando crente que na rua vai ter uma saída, ou uma pontezinha, e dá de cara com uma parede, ou um canal!!!! Fica até engraçado!!!!!

DSC_1300.JPG.17fa68a349b04a689298328245987018.JPG

Acabamos chegando na Piazza San Marco por volta de 10:30... Estava cheia, mas não “transbordando” de gente. Queríamos entrar na Basílica de San Marco... Já tinha lido no Lonely Planet que é proibido entrar com mochilas, e que em uma rua do lado pode-se deixar a mesma gratuitamente por até 01 hora. Logo do lado da porta de acesso à Basílica há um painel mostrando a localização do lugar para guardar a mochila. Deixamos lá e fomos para a fila... A mesma não estava muito grande... Não deu mais do que 10 minutos de espera (durante o decorrer do dia passamos ali outras vezes e não vimos a fila muito maior...). No Lonely Planet também dizia que não podia entrar com bermuda ou os ombros de fora, mas não vimos ninguém sendo barrado por causa disto... Na verdade, vi um pessoal entrando de bermuda sem problema algum... Para o pessoal com os ombros de fora na entrada eles fornecem tipo um pano para a pessoa se cobrir. O interior da Basílica é muito bonito... Tendo sido inspirado na Igreja dos 12 Apóstolos de Istambul, lembra bastante a Aya Sophia, com mosaicos em estilo bizantino... Valeu a visita. Saindo de lá, resolvemos comer e dar uma descansada antes de voltar a passear. Após comermos um sanduíche em um café um pouco mais afastado da Piazza de San Marco (que é absurdamente cara), voltamos para a mesma, para subir o Campanário. O bilhete custou 8,00, sendo a subida de elevador... Apesar da vista ser muito bonita de lá, achei que não valeu o preço... Impressão pessoal...

DSC_1352.JPG.e788e0e5fbf5d552d7efccc191639f1c.JPG

De lá resolvemos partir para o Palácio Ducalle. A entrada custou 12,00 euros... Caro, mas achei que valeu cada centavo... Repleto de obras de arte, e salões bem luxuosos, achei a visita imperdível!!! Gastamos umas 3 horas lá dentro... Na saída resolvemos tomar um gelatto ali na própria Piazza San Marco... Enquanto saboreávamos o sorvete, no café do lado da sorveteria alguns músicos começaram a tocar... Ouvimos algumas músicas de Vivaldi e para fechar o repertório, Nessum Dorma!!!! Ah... imperdível!!!! Pagamos apenas com calorosos aplausos!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Nesta hora resolvemos fazer o passeio de gôndola... O primeiro lugar que procuramos era meio que de frente ao Palácio Ducalle... O preço era de 80,00 por 40 minutos. Ficamos tentando pechinchar e nada... Todos os gondoleiros diziam a mesma coisa... que o preço era tabelado por toda a cidade e que eles não poderiam fazer mais barato... Tentei ver se podia fazer um passeio de 20 minutos por 40,00 e novamente não obtive sucesso... Resolvemos tentar dar uma procurada em algum canal mais para dentro da cidade... Em um canal, perguntei a um gondoleiro se ele poderia fazer os 20 minutos pelos 40,00, e ele disse que não, mas que poderia fazer os 40,00 por 60,00... Ainda achei caro, mas como sabia que não voltaria tão em breve a Veneza, resolvemos fechar por este preço... O passeio foi legal... o cara foi passando por vários canais menores, cruzando pontes, e meio que na metade, foi até o grande canal, cruzando até a Ponte Rialto... Mesmo sendo um pouco caro, achei que valeu a pena... Se tiver o dinheiro, aconselho a fazer o passeio... principalmente se estiver com mais pessoas (o preço é rateado e fica mais em conta!)

DSC_1413.JPG.d98de0238183b3d169c125e96086c0b2.JPG

Começamos a dar uma passeada ao longo da calçada ao sul da Piazza San Marco quando começou a cair uma chuva forte... Ficamos em baixo de uma marquise por mais ou menos uns 30 minutos, quando a chuva deu uma enfraquecida... Jantamos pizzas, passamos em um super mercado para comprar água e nosso café da manhã do dia seguinte... Voltamos para a Estação Santa Lucia, para pegarmos nosso trem para Mestre. Desde este momento já ficamos com saudade desta cidade incrível... Um dia a mais teria caído muito bem...DSC_1455.JPG.48609c4a06e5f04b3bf53e8e4a7d4a8d.JPG

DSC_1265.JPG.5e97b369b2d362bae36ba2f1b1a7729f.JPG

DSC_1367.JPG.a6018f70853653327ecfffc4ee209b94.JPG

DSC_1395.JPG.1c6023159440b8ef482923fd80b84bb7.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores

28/05/14 – Quarta Feira – VENEZA – FLORENÇA

Acordamos, tomamos o café da manhã no quarto com o que tínhamos comprado no super mercado no dia anterior. Fizemos o check out no hotel e fomos para a estação de mestre. Como havíamos comprado o bilhete pela internet e não era um trem regional (havia os lugares selecionados), não havia necessidade de validar os tickets. Bastou apenas que ocupássemos os lugares previstos e, quando o funcionário passou conferindo os bilhetes, mostramos o papel impresso. Chegamos antes do almoço em Florença, e fomos caminhando para o hotel (uns 20 minutos com as mochilas). Fizemos o chek-in, tomamos um banho, deixamos as malas e partimos para passear. No caminho aproveitamos para almoçar às margens do Rio Arno. De lá seguimos até a Piazza de La Signoria. A praça por si só já é bem legal, sendo bem grande, com vários cafés em volta e o Palácio Vecchio em uma de suas pontas. Meio que de frente dele fica a Loggia de La Signoria, com várias esculturas incríveis! Mesmo algumas não sendo as originais, vale muito a visita, principalmente porque é gratuito!!!! ::otemo:: Ficamos um tempo bom lá (acho que 01 hora), curtindo a praça e as esculturas.

DSC_1500.JPG.2d8a11b1fb99f625e74635e3b29b6cfa.JPG

De lá passamos pela Ponte Vecchio, e na sequência fomos para a Piazza Michelangelo, que, por ser um dos pontos mais altos da cidade, tem uma vista muito bonita... Queríamos ver o por do sol, mas como este só ocorreria ãs 20:45, ficamos até umas 19:30 apenas... Valeu a visita... Lugar legal para ficar curtindo tomando um sorvete e conversando sentado em um banco ou na escadaria mesmo. De lá procuramos um lugar para jantar, e de lá fomos para o hotel.

DSC_1558.JPG.05c2d863302d9e7eea1f268a2df8a90c.JPG

DSC_1483.JPG.9dcab53f88355384c7746b99d0888e43.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores

29/05/14 – Quinta Feira – FLORENÇA

 

Para este dia havíamos planejado visitar o Duommo (catedral), tentando subir o campanário ou o domo, e visitar a Galeria Ufizzi (já havíamos comprado os ingressos pela intenet, só havendo o horário de 13:15 para tal). Acordamos e após tomar o café já partimos para visitar o Duommo. Chegamos por volta de umas 09:30 na praça onde fica a catedral. Logo que chegamos, havia uma fila média para entrar... Ficamos um pouco assustados, mas não demorou mais que uns 15 minutos... Foi até bom para ficarmos apreciando a fachada da igreja que é muito bem decorada e bonita...

DSC_1625.JPG.7439fee6ec99063565923da647ecfb5e.JPG

A entrada na Igreja é gratuita, devendo-se pagar 10,00 euros caso queira subir no campanário, no domo e visitar o batistério e a cripta (01 ingresso para as 04 atrações junto – o Museu estava em reforma...). Deixamos para comprar o ingresso quando saíssemos da igreja, uma vez que o mesmo tem duração para exatas 24 horas... No fim da visita à igreja, descemos na Cripta, onde compramos o ingresso conjunto, sem pegar ninguém na fila... Sinceramente não vi nada demais na cripta, mas como já estava incluído no ingresso, demos uma volta de uma 10 minutos e saímos... Já era perto de 11:30... Como nosso ingresso para a Ufizzi era para 13:15, resolvemos visitar logo o batistério, que é menor, e na sequência ir para a Ufizzi, deixando o campanário ou o domo para mais tarde. O BATISTÉRIO é muito bonito... Sua decoração interna é praticamente toda de mosaicos em estilo bizantino... Bem bacana mesmo... Valeu muito a visita! Lá detntro estava rolando uma exposição de 03 esculturas de profetas de Donatello. Apesar de o Batistério ser bem pequeno, ficamos entre uns 30 a 40 minutos lá dentro apreciando os mosaicos e esculturas...

DSC_1594.JPG.fd89ef822d2aa0aac26e7cb9937bc693.JPG

Como vimos que o tempo estava meio apertado para um almoço, resolvemos tomar só um gelatto mesmo e de lá partimos para a Ufizzi, chegando com uns 10 minutos de caminhada, por volta das 12:40. Na Ufizzi exitem 02 filas... Uma para quem comprou o ingresso pela internet, e outra para quem compra na hora... A fila para quem compra na hora não estava muito grande, mas deu para ver que ela andava ABSURDAMENTE devagar... Desta forma, eu recomendo bastante comprar antecipadamente o ingresso pela internet, para poupar tempo... Quem compra pela internet deve levar o voucher na bilheteria de número 3 e trocar pelo ingresso. Fizemos isto, e apesar de estar um pouco adiantado, a atendente disse que já poderíamos prosseguir para a entrada... Praticamente não havia fila para quem tinha a reserva on line, e acabamos entrando por volta de 12:50, 25 minutos antes, sem ficar mais que 1 minutor em uma "micro" fila. A galeria é bem bacana... As obras são no geral expostas em ordem cronológica, o que faz perceber o quão impressionante foi o Renascimento... É incrível ver o salto na qualidade das obras de Giotto comparadas com seus antecessores... Já o Médio e Alto Renascimento, dispensa comentários... A Sala de Botticelli é bem grande e bacana, tendo destaque O Nascimento de Vênus... Tem ainda a Anunciação de Da Vinci, Retrato de um Velho de Caravaggio, algumas de Rafael, etc... Enfim... VALE MUITO A VISITA... eu diria que é IMPERDÍVEL!!! Gastamos por volta de umas 03:30 lá dentro.

Saindo da Ufizzi resolvemos ir para o Campanário apenas, deixando o domo para o dia seguinte. A vista é bem legal e não cansa muito a subida... A parte final da escada é um pouco apertada, mas dá para ir bem sossegado...DSC_1662.JPG.16e84bdc912a4baae2466912e9fe2fbd.JPG

Depois do Campanário almoçamos/jantamos na Piazza de La Signoria, e depois voltamos passando pela Ponte Vecchio indo no super mercado logo a sudeste da mesma. Compramos uma comidas para jantar no quarto mais tarde.

DSC_1659.JPG.1c94c422f64f9f09b6e99c6ec1712381.JPG

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

30/05/14 – Sexta Feira - FLORENÇA

 

Após o café da manhã partimos direto para o domo do Duommo, uma vez que nosso ingresso expirava 11:00. Chegamos umas 10:20 e tinha uma fila entre razoável para pequena... o problema é que ele não andava praticamente nada... Perto de 10:50, conseguimos entrar. As escadas são mais longas que as do Campanário e bem mais apertadas e abafadas, mas a vista lá do alto vale a pena. Além da vista, um dos pontos altos é a pintura do domo, com cenas do Céu e Inferno... Tudo bem "ameaçador"... Olhando as pinturas lá de baixo, na visita à igreja, elas já são bem bacanas... De perto então, nem se fala... O tamanho real delas assusta, principalmente percebendo-se que o artista conseguiu manter a proporção em tudo... Muito bacana mesmo.

DSC_1697.JPG.d946a521b7b2c5334e0bfb8ea14d9901.JPG

Após sairmos do Duommo, resolvemos ir na Galeria de La Academia. Não havíamos feito reserva on line, pois não tínhamos certeza se iríamos nela... resultado, pegamos uma fila de uns 30 minutos... Pagamos 6,50 euros na entrada... Nosso interesse em ir à galeria era ver o DAVID de Michelangelo. A escultura é realmente incrível! Valeu cada centavo!!! Há ainda outras esculturas e pinturas no museu, mas não tão impressionantes como as da Ufizzi... Gostamos também da escultura-esboço do Rapto de Sabine (a obra final e original fica exposta na Loggia della Signoria). Dentro da galeria não eram autorizadas fotos, sendo bem fiscalizado... Várias pessoas estavam tomando esporro!!!! ::toma::::toma::::toma::

Saindo de lá, resolvemos dar uma conferida na Santa Croce. No caminho aproveitamos para fazer um lanche. A igreja é bem grande, tendo em seu interior os túmulos de grandes celebridades, como Galileu, Maquiavel, Dante e outros... O interior é bonito, mas nada demais... Acho que se estiver com o tempo apertado dá para ser ignorada... Achei caro o valor para a entrada (6,00 euros). Saindo de lá resolvemos tomar um gelatto e eis que começou uma chuva forte e fria... Fomos para o Palácio Vecchio para nos abrigarmos. Quando a chuva passou, fomos ao mercado e compramos nosso jantar para o quarto e voltamos para o hotel. No dia seguinte iríamos embora de Florença.

DSC_1732.JPG.97775e57b8e0fac735a23250f7d08bd8.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores

31/05/14 – Sábado – FLORENÇA – PISA- LUCCA – PISA

 

Após o café da manhã, pegamos as mochilas e partimos a pé para a Estação de Trem. Pegamos o trem regional para Pisa Centrale por volta de umas 09:50 (há saídas a cada 20 minutos, custando 7,40 cada). Após 01:00 chegamos a Pisa Centrale, que estava bem cheia... Como nosso B&B era bem perto da Piazza del Miracoli, resolvemos partir para lá de ônibus... Compramos o ticket na tabacaria e fomos para o ponto, que fica do outro lado da rua de quem sai da estação, em frente a um hotel (se não me engano, Novotel). O ônibus que passa na região da Piazza Del Miracoli (onde fica a torre) é o LAM ROSSA (vermelho). Fomos para o B&B, deixamos nossa bagagem e fomos almoçar. Na sequência fomos para a Piazza Del Miracoli para ver a torre... Não sei se foi devido ao fato de ser por volta de 13:00 em um sábado, mas a praça, apesar de ser bem grande, estava absurdamente cheia... era difícil até de tirar fotos... Ficamos um pouco lá, e resolvemos não entrar nem no batistério, nem no Duommo, tampouco na torre. A multidão estava realmente incômoda...

Resolvemos partir para a Estação para seguir para LUCCA. Há trens a cada 30 minutos a 3,30 euros. A viagem deu por volta de uns 30 minutos... Chegando na estação fomos seguindo o fluxo das pessoas e facilmente achamos a entrada das muralhas para o interior da cidade... Lucca é uma cidade realmente adorável, bem tranquilinha... Nossa idéia inicial era alugar umas bicicletas para explorar as muralhas, mas acabamos resolvendo passear a pé pela cidade mesmo... Foi bem tranquilo passear a pé... Fomos passeando pelas ruas, parando em várias praças e igrejas, chegando até a Piazza Anfiteatro. A partir daí começamos a voltar bem devagar... Paramos em uma praça para almoçar (meio tarde já) e curtir o tranqüilo movimento da cidade...

DSC_1793.JPG.ff3d61a61d512f27d303972efc77bade.JPG

Quando o sol começou a baixar voltamos para a estação e pegamos o trem para Pisa. Voltamos a pé para o B&B. Fomos por um caminho diferente, passando pela Piazza Del Cavalieri, o que foi bem legal, uma vez que a rua estava fechada para carros e cheia de pessoas... Demos uma passada na Piazza Del Miracoli que finalmente estava vazia e mais tranqüila. Jantamos e fomos dormir.DSC_1805.JPG.5dcaf9af5ecd126678cfb2c07b02eba9.JPG

DSC_1771.JPG.536787ef58da53690828f934cd8d5bc6.JPG

DSC_1779.JPG.ba8c75de865bb142833a079116b3def0.JPG

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá! Adorei seu roteiro com sua esposa! Estou planejando ir em maio com o meu marido e você deu dicas ótimas!

Seria possível você dizer aproximadamente quanto gastou na viagem toda? Assim podemos planejar melhor tudo...

Muito obrigada pela atenção! ::otemo::

 

Olá Mirian! Muito obrigado... ainda estou acabando de postar o relato... está meio corrido este começo de ano, e por isto estou colocando aos poucos...

 

Então... quanto aos custos, excluindo as passagens aéreas, gastei na Itália um total de 2.285,00 euros... Se você quiser, posso te passar a minha planilha de excel, na qual que coloquei discriminado exatamente TUDO o que gastei... Eu tentei anexar ela no relato, mas parece não ser permitido pelo site... Se você quiser, posso enviar via e-mail...

 

Grande abraço, e ótima viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...