Ir para conteúdo

10 coisas que aprendi mochilando pela Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Viajar é a maior terapia do mundo! Vale a pena economizar cada centavinho, tirar algumas futilidades da sua vida para encarar uma estrada com a mochila nas costas. Ano passado larguei meu emprego para passar 3 meses mochilando pela Europa. E 82 dias viajando por 11 países (Itália, Grécia, Croácia, Alemanha, Holanda, Bélgica, Irlanda, Inglaterra, França, Espanha e Portugal) é pouco! Ainda há muito que conhecer, mas não diminui a lindeza dessa experiência, que essa tenha sido só a primeira de muitas! :)

 

DSC_4684.JPG.a94c263071a8f827e2d9b8a43bb6f444.JPG

 

1 - Conhecer outras culturas faz você se encontrar melhor na sua, valorizar mais aquele lugar que te ampara desde que você nasceu. Seja sua pátria, sua família, seus amigos, seu amor, estar longe traz uma nova e mais ampla perspectiva, literalmente abre seus olhos. É como se você pudesse “ver de fora” sua vida e dar um novo sentido a ela. Tudo fica mais claro.

2 - É importante ter um roteiro? Sim, mas não fique preso a ele. Tenha uma ideia de onde quer ficar, por quanto tempo, mas permita que ele sofra mudanças de acordo com o desenvolvimento da viagem. Em alguns lugares você poderá ficar mais e outros (financeiramente) terá que ficar menos. De qualquer forma, tudo será perfeito como deveria ser.

3 - As diferenças culturais existem, mas gente linda você encontra em qualquer parte do mundo. O que me pareceu é que europeus são bem atenciosos e realmente prestam atenção em você, abrem a casa, o coração, te dão moeda na rua se percebem que você não está conseguindo trocar uma nota de 5 euros por moedas. Esse é o diferencial de conhecer o mundo de perto e pela televisão: você percebe que tem mais gente disposta a distribuir amor do que aparece nos noticiários.

DSC_2608.JPG.5aba5761f42e05d34b4446ee23b1c8bb.JPG

4 - Ir ao Coliseu, à Torre Eiffel, ao Big Bem e muitas outras coisas são bacanas, e você vai fazer. Mas lembre-se: um mochileiro faz muito mais que isso. Conheça as pessoas, entenda um pouco dela ao conhecer sua cultura. Ouvir é um exercício essencial numa viagem. Se permitir entrar no mundo daquela pessoa e enxergar seu cotidiano, e perceber que bem lá no fundo, nossas diferenças não são tão grandes assim.

5 - Busque aprender alguma palavrinha da língua oficial do país (porque aprender os dialetos fica um pouco mais complicado). Seja um “bom dia”, um “obrigado” os moradores locais ficam felizes ao ver seu esforço em falar a língua deles e serão até mais simpáticos porque vai soar fofinho a sua tentativa de falar a língua deles.

6 - Compre sua comida no mercado, mesmo que você não seja um chef de cuisine, é bem econômico e fará você recorrer menos ao fast food (quando o dinheiro estiver mais curto). Uma das qualidades de um mochileiro deve ser “se virar com o que tem”.

7 - Aprenda com o mochileiro europeu: você não precisa de muita vaidade pra carregar uma mochila nas costas, outra na frente, uma bolsa e outra mala. Você precisa de conforto e pode andar descabelado sem problemas. Ah, leve a menor quantidade de roupa possível, porque depois de alguns meses qualquer peso se transforma em um monstro nas suas costas. E use uma roupa até não agüentar mais, pois lavanderia não é lá a coisa mais barata do mundo e não é sempre que você poderá perder seu precioso tempo nela.

DSC_6609.JPG.46b144c768b755c8abd83624064c4549.JPG

8 - Permita-se quebrar tabus. Franceses vão falar com você em inglês quando você estiver perdido. Italianos falam com a mão, “brigam” pra te dar a direção certa e até levam você onde você quer chegar: não se assuste pelo “falatório”, eles são uns amores! Pelo menos no verão, os ingleses param sim para te dar informação (e ainda te colocam no ônibus!). A ainda pouco falada Croácia é uma país incrível e com pessoas mais incríveis ainda! O povo irlandês é super receptivo, principalmente ao te ver focada no mapa e sem sair do lugar.

9 - Ande de trem! É uma forma muito bacana de conhecer a Europa e ver muitas belezas ao longo do caminho, conhecer pessoas comuns que estão indo estudar em outro lugar, ou passar férias. Mesmo que rápido, ver cidades pequenas e tão bonitas e pensar “na próxima viagem, desço por aqui.”

10 - Aprenda a fotografar. Não perca tempo fotografando tudo e vivendo pouco a sua viagem. As memórias fotográficas são muito importantes, mas o que você está vendo e vivendo, ninguém vai te trazer de volta. Aproveite pra ver o mundo com as lentes e mais ainda sem elas. Fuja da síndrome do oriental e fotografe o suficiente, sem exageros.

20140729_182932.jpg.c35d84c8a21a734ebee612bd4e96ef81.jpg

Para ler esse e outros relatos e mais fotos é só ir no meu blog (http://ideiasmochileiras.blogspot.com.br/) e viajar junto comigo nos meus devaneios e nas viagens vividas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ellen, adorei suas dicas e concordo com elas, apesar de ainda ñ ter ido a Europa que tanto sonho.

 

Adorei o aviso no chão da rua de Londres, pelo visto do ingleses não são tão sem humor como as pessoas falam. :lol::lol:

 

Mas uma coisa sempre me intriga quando penso em mochilar pela Europa, é a grana (coisas de capitalistas) :lol::lol::lol: .

Não me importo com simplicidade, uso mochila e ando de ônibus no meu dia-a-dia mesmo, então tranquilo. Mas sempre leio as pessoas dizendo que conseguiram fazer um roteiro barato e etc... Mas penso que o "barato" é muito relativo entre as pessoas né.

Já que vc fez as viagens, tem como chutar um valor necessário para fazer um passeio pela Europa (alguns países claro) gastando o mínimo?

Meu estilo de viagem é a histórica e/ou cultural (ñ gosto de baladas, festas e muito menos tenho grana para cassinos e corridas de cavalos :lol::lol::lol::lol::lol: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ellen, adorei suas dicas e concordo com elas, apesar de ainda ñ ter ido a Europa que tanto sonho.

 

Adorei o aviso no chão da rua de Londres, pelo visto do ingleses não são tão sem humor como as pessoas falam. :lol::lol:

 

Mas uma coisa sempre me intriga quando penso em mochilar pela Europa, é a grana (coisas de capitalistas) :lol::lol::lol: .

Não me importo com simplicidade, uso mochila e ando de ônibus no meu dia-a-dia mesmo, então tranquilo. Mas sempre leio as pessoas dizendo que conseguiram fazer um roteiro barato e etc... Mas penso que o "barato" é muito relativo entre as pessoas né.

Já que vc fez as viagens, tem como chutar um valor necessário para fazer um passeio pela Europa (alguns países claro) gastando o mínimo?

Meu estilo de viagem é a histórica e/ou cultural (ñ gosto de baladas, festas e muito menos tenho grana para cassinos e corridas de cavalos :lol::lol::lol::lol::lol: )

 

Oiiiii!

 

Então, lá no blog eu tô colocando os gastos em cada post e no final farei um mais detalhado sobre meus gastos.

Sim, o euro é caro, mas até hoje muita gente fica surpresa com o qnto eu gastei por lá. Tbm não sou de balada (fui à 2 e só pq entrei de graça rs), gosto dos pontos turísticos básicos, de conhecer hábitos locais, como onde dá (ou seja o mais barato possível) e amo museus e tudo mais que contenha história e é caro por lá. Tive que escolher alguns e deixar outros pra depois. Bom, no total gastei 12 contos em 3 meses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ellen

 

bem legal seu texto, suas experiencias e sua forma de relatar suas vivencias..:)

 

Otimos seus relatos, seu blog tambem esta otimo..parabens...

 

;)

 

 

Obrigada! Fico muito feliz de receber um bom feedback. Tentando sempre melhorar os posts por lá e dividir minhas experiências da melhor forma possível! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Também aprendi umas coisinhas mochilando pela Europa. Foram 10 dias: Paris, Porto e Roma e a mais importante delas foi que quanto dinheiro se levar será gasto!

Sim! Podemos gastar pouco, procurar os locais mais em conta, comprar comida no mercado, mas se vc tiver dinheiro pra algo mais sofisticado, vai gastar! É muito legal sentar num restaurante francês e apreciar a culinária, bem diferente da italiana, que para mim é a melhor! =)

É uma delícia tb sentar num café, e claro, há muitos locais públicos ao ar livre que tb dá pra curtir só observando o ambiente.

Pra mim foi bem válida a experiência de viajar por algum tempo com uma mochila nas costas, e o transporte na Europa é muito bom, só usei ônibus uma vez, nas outras vezes avião e trem, que é a melhor opção sem dúvida, apesar de não ser a mais barata, mas tem coisas que vale o conforto.

O único problema de mochila é que eu fui comprando coisas pelo caminho e ela ficou muito pesada.

Quanto a roupas, realmente vaidade não rola, leve o mínimo de roupas possível, é bem tranquilo, principalmente se você não for no inverno, e uma dica muito muito útil, use tênis! Eu usei uma botinha sem salto aparentemente confortável, mas no decorrer dos dias ela começou a apertar meus dedinhos. Sofri um pouquinho.

Para as mais frientas como eu: fui na primavera, e para mim estava muito frio hahahaha. Leve uma meia mais grossa para colocar por baixo da calça, cachecóis e echarpes, luva e uma touquinha será bem útil. Não levei e senti falta, porque o vento gela a orelha da gente =)

No mais, Paris é deslumbrante, Porto é muito interessante e Roma é impressionante! Vale muito a pena conhecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...