Ir para conteúdo

PARIS 10 DIAS REVELLION 2013/2014


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pesssoal....

 

vou contar minha viagem que acabei de fazer....espero ajudar vcs :)

 

Embora eu tenha feito viagens para vários lugares, ex: londres, paris, suiça, tudo na mesma oportunidade, desta vez, fizemos diferente....ficamos 10 dias somente em Paris....o que foi ótimo!!

Bem, nossa historia é a seguinte:

Nos programamos para passarmos o revellion de 2013/2014 em Paris (do dia 29/dez à 09/jan) com um casal de amigos e uma outra amiga (estávamos em 5). Assim fechamos um pacote na CVC somente para passagens, seguro viagem e hotel, o que parcelamos em 10 vezes, de forma que qdo viajamos, já estavam pagos. Geralmente a gente fecha por conta, mas desta vez, ficou mais barato pela CVC.

O problema é que inicialmente íamos ficar no hotel Monseau etoile (rue de levis, 64- prox ao metrô villers), só que na semana da viagem a CVC unilateralmente e na ultima hora nos colocou no hotel Unic renoir St Germain( 56, rue de monteparnasse)....fique doida da vida, afinal eu já tinha estudado horas a fio o nosso roteiro, saindo daquele hotel primário, qual o metrô devíamos pegar, etc...mas enfim, eu não queria estragar a viagem tão sonhada e que estava só começando...

Pegamos o avião (TAP) em Guarulhos no dia 29/12/2013 às 17:45h ( estava 30ºC) e chegamos em Portugal no dia 30/12 às 06:45, dai ficamos fazendo uma hora no aeroporto ( que é muito bonito por sinal), até as 9h, horário de partida de nosso vôo para Paris.....pois bem, chegamos em Orly aeroport às 14:30 +_ ( já estava 5º C afff), confesso que não curti muito a TAP, a comida é bem ruim, o pior que já comi até agora... sem falar nos vídeos que só tem com legenda, o que me deu enjoo....e as aeromoças não são tão simpáticas...

Bom, chegando em Paris fomos atrás de uma van para nos levar ao hotel, já que éramos em 5 e + as 5 malas grandes, não podia ser um carro comum.

Pagamos 15,00 euros cada um e a Van nos deixou na porta do hotel, com um motorista peruano muito simpático e já aproveitamos e fechamos com eles o retorno do hotel ao aeroporto,( mais 15,00 por pessoa), ahh o trajeto de aeroporto até nosso hotel é de +_ 20 min.

Obs: é possível fazer este trajeto de metrô que é + barato ( estação villejuf louis Aragon), só que estávamos muito cansados e com malas grandes, então optamos pela van mesmo...

Chegamos no hotel e de cara não gostei muito....totalmente pequeno, apertado, desde o elevador, até o corredor, o quarto, o banheiro, enfim....um aperto, a gente fica esbarrando nas coisas ao andar, sem contar que o chuveiro fica mais na agua fria do que quente, ( a moça disse que o aquecedor não da conta e que devíamos tomar banho na hora fora de pico) mas a Tv pega record, o local é limpo, bem localizado (perto do metrô Edgar guinet e tb da estação montparnasse bievenue), e o atendimento da recepcionista Carine e da Samia, foram ótimos, super atenciosas, pacientes e simpáticas, (falam espanhol), além disso o café da manhã (incluído ) serve croissant, pão, queijo, café, suco de laranja, iogurte, e um pão doce...então, como nada na vida é perfeito, preferi relevar a parte boa...

Assim que chegamos no hotel, deixamos as malas, trocamos de roupa, e fomos almoçar.... fomos comer um delicioso crepe em uma das inúmeras creperias que tem nas ruas de Paris, fica na Av. montparnasse e o lugar se chama Alberto, pagamos 7,20 euros no crepe de queijo com ovo, delicioso, tb tem o de nutela com banana e outros sabores, depois disso fomos bater perna pelas ruas, se perder, ou melhor, se achar nesta maravilhosa cidade, no qual, conhecemos lojas, farmácias, mercados, tomamos um chocolate quente, comemos um grouffe (waflles) e meus pés já estavam exaustos, principalmente por conta da viagem. Assim +_ umas 20h, ( que no Brasil eram 17h, pois o fuso é de 3 horas no horário de verão do Brasil), eu resolvi voltar pro hotel, tomar um banho, desfazer as malas e descansar....e tb por conta do frio que fazia (3º C)..

Obs: neste dia gastei (eu e meu marido) um total de 100,00 euros.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

31/12/2013

Logo cedo, tratamos com a moça do hotel para reservar os pacotes turísticos (eles intermediam com uma agencia que fica no metrô St. Michel), mas o pessoal do hotel fazem só a reserva, depois fomos pessoalmente la na agencia pagar o pacote e foi bom, pq la perto tem umas lojinhas maravilhosas e baratas, comprei boina por 10,00, chapéu por 12,00..

assim, la na agencia nós garantimos um passeio de Paris iluminada à noite+ show do mouling rouge por 109,00 euros por pessoa, e reservei tb o castelo de versailles por 36,00 por pessoa, sendo que o ônibus sai da agencia e volta pra agencia (não leva até o hotel). Eu não consegui reservar com a agencia o passeio da eurodisney pois já tinha acabado, não tinha pra nenhum outro dia..

Como estávamos por ali, fomos na catedral de notre dame, que é bem pertinho....mas a fome bateu forte e então descobrimos um restaurante muito bom (não lembro o nome) fica na rua da igreja mesmo (tem uma barra de cachorro quente na frente dela, que pertence ao restaurante)....assim que fomos indo para o fundo do restaurante, cresci o olho no prato de um cliente que comia um ribsteak com pommes frite ( bife com batata frita), não tive dúvida, e pedi o mesmo prato...adorei...uma delicia, a porção é generosa e paguei 19,00..mas deve pedir bem passado, pois mesmo eu pedindo, veio meio mal passada :/

Cabe observar que para esses trajetos todos eu comprei na maquina no metrô um ticket para 1 dia todo ( não importa qtas vezes vai usar no dia), e paguei 11,00.

À noite, a simpática e prestativa atendente do hotel ligou diretamente na eurodisney e reservou o passeio por 87 euros, e o ônibus pega a gente na place du chatelet, perto do metrô chatelet....o passeio é o dia todo.

Sei que tem a possibilidade de irmos sozinhos até a eurodisney de metrô, só que optamos ir direto de ônibus com eles da eurodisney pq dava quase na mesma o preço de passagem + ingresso...

Bom, voltando ao roteiro do dia, de tardezinha fomos jantar no restaurante que tb fica na av. montparnasse (esqueci o nome, mas fica perto do hotel), o qual eu pedi um spaguetti à bolonhesa que veio uma porção super generosa (nem aguentei comer tudo), por 16,00 e meu esposo pediu um poulet fermier avec pomme frites (coxa ou asa grande de frango com batata frita), que tb saiu por 16,00...detalhe: todo o lugar que vc for comer, a agua é servida de graça pelo restaurante (mas é torneiral) assim, teve vários lugares que acabei ficando só na agua mesmo, pois o refri não é bom, é bem diferente do nosso...outra vez pedi uma scheppes que mais parecia agua com gas, não gostei 

Bem, como era noite de revellion, após o jantar nós fomos para o passeio de barco do rio sena ( bateaux parisiense), dividimos um taxi ( eu, meu esposo e os amigos que estavam com a gente), ficou 15,00 euros e nos deixou na porta do local.....daí pra frente foi ótimo!! Fizemos um mini cruzeiro de 1:40h no rio sena, conhecendo os principais pontos, e quando foi à meia noite, vimos de dentro do barco (na parte aberta), a torre Eiffel se iluminar toda, e alguns pouquíssimos fogos rs rs eles não comemoram como nós, é algo básico, só a iluminação da torre, música, champanhe e os cumprimentos, mas mesmo assim, foi sem dúvida alguma, o melhor revellion da minha vida! Que coisa linda!! Mas se vc curte azaração, bagunça, fogos, não espere isso de Paris...

Cabe observar que este pacote do revellion no rio sena nós compramos pela internet (no Brasil mesmo) com 1 mês de antecedência, no site próprio da bateaux parisiense.

O problema veio depois, pq eu tinha lido na internet e o povo tb confirmou que os metrôs ficariam aberto a noite toda por conta da festividade...mas isso não aconteceu e foi a maior confusão, pq às 1:00 da manhã não tinha ônibus, nem metrô e os taxis estavam todos ocupados, além de que, eles não param na rua, só no ponto deles....e o pior é que o metrô tava fechado e os guardas da estação diziam que a estação mais prox estava aberta.....dai então, a gente andava uns 10 ou 15 min e chegando la, a noticia de que estava fechada, só abriria as 5:00 da manhã, mas que a outra estação mais perto estava aberta, e então, novamente fomos na outra estação em +_ 15 de caminhada, e, novamente, a noticia que estava fechada e só abria as 5h da manhã...

Isso causou um desconforto pois tinha muita gente na rua, tentando transporte, uns estavam deitados na estação esperando até as 5:00 da manhã, enfim, super chato, ou seja, depois de mais de 1 hora andando igual barata tonta sem destino, acabamos indo à pé pro nosso hotel, que deu +_ uns 45 minutos de caminhada....assim, no total, acho que caminhamos quase duas horas, pq chegamos no hotel às 3:00 da manhã...

Obs: neste dia gastei (eu e meu marido) um total de 442,00 euros, incluindo comida, metrô, passeios da agencia, comprinhas na loja, janta, taxi) fora o barco que eu já tinha pago antecipado no cartão de credito...

DSC02435.JPG.e59e28ad5790a87f61afc66895868f32.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

01/01/2014

Depois de todo o cansaço e dor no corpo todo de tanto andar ontem.....nos demos ao luxo de acordar tarde (até perdemos o café da manhã do hotel), saímos pra rua +_ 12h..tomamos um café no pomme de pain, que fica no bv du montparnasse, pertinho do hotel, (igual a franquia do nosso pão de queijo aqui) tomei um café com leite, 1 croissant e 3 donuts, o marido pediu um chocolate quente com um pedaço de pizza e um grouffes ( wafles) de nutela, e tudo ficou em 14,00.

Comprei o metrô pra dois dias seguidos e ficou em 17,50 euros, comprei uma agua na maquina que tem dentro do metrô e paguei 2,00 euros...depois comprei na rua, numa banca de jornal, um cartão telefônico para ligar pra mamis e sogra, ficou em 7,50 euros que pode ser usado por 60 min se for celular e 80 min se for fixo...usei a viagem toda e ainda sobrou (recomendo ratearem com os amigos se forem em grupo)

Descemos na estação Charles de gaulée etoile para irmos no arco do triunfo, andamos na champs elisée (fomos na louis vitton e no cabaré lido), tb fomos na av. victor hugo, e tb na bv de frougroud, ( acho que é assim que se escreve rs rs) que é a rua das grandes grifes, como Chanel, YVSL, Valentino, Cristian Louboutin, etc...etc...dai andamos na rue de rivoli, fomos tomar um lanche na famosa e maravilhosa padaria e casa de chá “Angelina”, tinha uma fila razoável de uns 20 min de espera, mas valeu muito a pena, o lugar é lindo, a comida é deliciosa e não é caro....eu pedi com o marido 4 croissants e dois chocolates quente + 2 pains au chocolate, e ficou tudo por 34,00 euros, ainda ganhei + 3 croissant na faixa que acabei trazendo pro hotel, pois não aguentei comer tudo rs rs....na saída, fui surpreendida com a presença da Fatima Bernardes la com os filhos....super simpática, e linda, conversou rapidamente conosco e se despediu...

Depois disso, o marido e o casal de amigos quiseram andar mais pelas ruas e ir na roda gigante que tinha la, mas eu tava cansada e com a rinite super atacada, então acabei voltando pro hotel e eles ficaram ( e tb pq eu queria escrever pra vcs todos os detalhes do meu dia rs ) .....no caminho de volta, eu comprei por alí um protetor de ouvido, aqueles que parece uma tiara com um fone de ouvido de pelúcia rsrs super quentinho e paguei 6,00...cheguei no hotel, tomei um banho e fiquei mexendo no roteiro dos demais dias....

Obs: neste dia gastei (eu e meu marido) um total de 108,80 euros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

02/01/2014

É muito importante (eu sempre faço isso em todas as minhas viagens) , vc levar uma caderneta e anotar TUDO o que vc gasta no dia...isso mesmo....TUDO...desde o cafezinho até o ingresso mais caro...assim, vc tem controle de qto ta gastando, se seu $ vai dar, e serve de dicas pra outras pessoas que vc pode repassar, assim como estou fazendo agora....

Hoje o dia foi mega máster cansativo, tiramos o dia para subir escadas rsrs logo cedo fomos na catedral de notre dame, onde pegamos uma fila de 1 hora para subirmos nela :roll: e termos uma vista panorâmica que vale à pena a espera...o problema é subir 400 degraus, isso mesmo, eu não digitei errado, são exatamente 400 degraus de uma escada caracol super estreita, que tive que parar algumas vezes para descansar, pois não tem elevador... ::dãã2::ãã2::'> e depois, claro, desce tudo de novo 

Saímos de la, pegamos o metrô e fomos almoçar perto do arco do triunfo em um restaurante que minha colega quis ir, pois o médico dela recomendou...chama “Le relais de entrecoute”, e fica na rua marbeuf...comemos o prato do dia, pois é só isso que eles servem....ou seja, todo mundo do restaurante come o mesmo prato, que no caso de hj era um bife com batata frita e salada, que saiu por 25,80 euros, achei um absurdo de caro e não era gostosa a comida...não recomendo à ninguém que queira comer bem pagando pouco...fica a dica.

Após o almoço, fomos para o arco do triunfo, paguei 9,50 euros e advinhem, mais escadas....enorme....caracol tb....fiquei tonta e exausta, mas valeu a pena tb...que vista maravilhosa...saimos de la e pegamos o metrô p/ a sacre-couer, tiramos foto do entardecer e descemos uma rua maravilhosa, que parece a 25 de março.....tem de tudo nas lojas e são muito mais baratas do que qqer outro lugar.....(qdo vim pra ca em 2010 tb fui nessa rua e comprei presentes pra todo mundo dessas lojas), super recomendo ::otemo::

Confesso que hoje estou verdadeiramente exausta, cansada, e com o nariz trancado por causa da rinite (muita friagem), ::Cold:: mas ainda saimos pra jantar raclete no restaurante “Les fondus de la raclete” que fica perto do hotel

Obs: aqui em Paris escurece muito cedo....5:30h já fica escuro como se fosse umas 19h no Brasil...

Neste dia gastamos ( o marido e eu) um total de 198,00 euros

DSC02469.JPG.c61d47edc373745a51a112ece560aaf7.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

03/01/2014

Hoje de manhã fomos ao panteão, um monumento em que estão as memórias de pessoas falecidas na guerra.... o problema é que nos perdemos um pouco, (embora tenhamos descido na estação odeon que é a + próxima) e paramos para ver varias lojas que tem na avenida à caminho do panteão, então acabamos não ficando muito tempo lá, tirei umas fotos e fomos logo para o próximo roteiro: o museu do louvre....esse sim, ficamos a tarde toda...o museu é gigante, mesmo que fique dois dias acho que não da pra ver tudo....então demos preferencia para as mais conhecidas....o valor da entrada é 9,50 euros e vc pode sair e depois voltar se quiser ( no mesmo dia, claro) a estação + prox é a palais royal-musée du louvre.

A noite foi o + legal de todos: fomos ao mouling rouge...uauu não imaginava que seria tão legal o show....vale MUITO a pena ir, mas sugiro que reservem antes, ou pelo site ou pela agencia que falei, pois a fila dobra a avenida e vc ainda corre o risco de não conseguir.. nós reservamos pela agencia, e pagamos 109,00 euros por pessoa, sendo o ingresso do show, o traslado até o hotel e tb um passeio de paris iluminada.....o passeio durou das 21:30 até 22:30h e o show foi das 23:30h até às 00:15h, com direito à uma champanhe...foi tudo de bom!

Gastamos o total de 100,00 (incluindo uma saia que comprei, remédio da rinite, agua, etc)

DSC02534.JPG.47b4975c79d8be400c9d77acc559943d.JPG

DSC02550.JPG.9c573aaf30675759975acc9f3ad75e12.JPG

DSC02569.JPG.fd748f487e6467f7f3de5ca1d18bfdbc.JPG

DSC02601.JPG.7e909a944f1c387fc36371be09e9fc03.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

04/01/2014

Hoje pulamos cedo da cama, tomamos café as 7:15h pois tínhamos que estar as 8:30h no metrô chatelet, onde o ônibus da própria eurodisney nos buscou para o passeio ao Disney studio...pagamos 87,00 euros com a ida e volta inclusa...mas tem o RER que vai pra la e desce dentro no parque, mas leva +_ 1h (é fora de Paris) então, na final das contas, não ia dar muita diferença, optamos então pela mordomia de traslado..

Quanto ao parque, se vcs me peguntassem se devem ou não irem...eu digo...depende: se vc nunca foi pra Disneylandia e tem vontade, então eu digo...sim...deve ir....principalmente se tiver com crianças, pois o lugar é uma ótima animação...e tb para assanhar vcs de irem pra verdadeira Disney  porém, se já conhece Orlando, não vai valer a pena..pois tem +_ uns 20 brinquedos, como por ex: o elevador da torre assombrada, os carros de dublê, montanha do Aerosmith, e alguns outros...sem muitas novidades....

Passamos o dia todo lá, voltamos pro ônibus as 20h, que foi o combinado com a empresa, pois o parque fecha as 19h..

Detalhe importante: o clima lá é sempre menos do que em Paris, então, se por ex: tiver 7º C em Paris, certamente lá no parque estará uns 4 ou 5º C ( nosso caso), e sempre veja a previsão do tempo antes de agendar.....nós fizemos isso e nos precavemos da chuva rápida que caiu na parte da manhã 

acabamos comendo um lanche na rua do hotel e por hoje chega.....bora descansar as pernas que eles merecem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

05/01/2014

Hoje tiramos o dia pra descansar...acordamos tarde...lavamos o cabelo, secamos, fizemos chapinha rs rs almoçamos em um restaurante italiano que fica atrás da torre do montparnasse e fomos na igreja (CCB que na verdade é CCF rs) que fica fora de Paris, mais precisamente na estação RER chamada Cernay...entao voltamos a noite já...

 

Deixa eu registrar uma dica: procurem levar remédios na viagem, tipo...de dor de cabeça, intestino ( o meu não funcionou la rsrs), e principalmente dorflex...esse ultimo é item obrigatório na viagem.....vc toma à noite e acorda sem dor nas pernas, no corpo, enfim, acorda pronta pra mais um dia exausto e maravilhoso de aventuras.... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

06/01/2014

Hoje fomos visitar a torre do montparnasse, que é um ponto turístico obrigatório pra quem vem à Paris, o prédio garante um passeio no 56º andar (em 30 segundos) que da pra ver toda Paris de cima, coisa linda! O preço é de 14,00 euros por pessoa...de la é possível ver a notre dame, a torre, o palais royal, a sacre-coer, e muitos outros pontos....depois subimos até o 59º que é um terraço aberto, muito legal.... :D

Saímos de la e fomos bater pernas na galeria lafayette, descemos na estação do mesmo nome, ou seja, galeria lafayette, e já sai dentro da loja...o lugar é lindo, tem 7 andares, porém, é tudo MUITO caro....fora de realidade pra nós, pobres rsrs por ex: um vestido de 576 euros....uma blusinha simples de 299 euros... ::ahhhh:: .isso nos desaminou e fomos embora...então, fomos à pé até a ópera garnier, que é onde tem as apresentações de dança, musica, etc., tiramos fotos (pois os espetáculos são só à noite e, estavam todos esgotados).

Bateu a fome, afinal já eram quase duas horas, foi aí que descobrimos um lugar maravilhoso pra almoçar...chama “ L’entracte opera”, fica de frente da opera garnier ( meio de ladinho), tem opção que agrada todo mundo: carne, peixe, frango, lanches....o lugar é bem bonito, o garçom que nos atendeu foi mega super simpático, era italiano e fez questão de falar português com a gente, brincou...enfim, uma graça....meus amigos pediram um hambúrguer com salada e fritas, e um sanduiche de frango com queijo gratinado, tb com fritas e saladas, que segundo eles, estavam delicioso...(pagaram 17,00 e 13,00 euros) meu marido pediu um prato chamado skirt steak, ( 15,00) e veio um bife com fritas e salada, tb com uma cara ótima e muito saboroso....eu estava meio sem fome, pedi uma omelete com salada, (13 euros) que tb veio divina....acho que foi o melhor lugar que comi até agora..... ::otemo::

Depois do almoço, o casal quis voltar pro hotel e descansar, tirar um cochilo... eu e o marido fomos caminhando até o palais royal, que jardim lindo... ::cool:::'> e depois fomos caminhando até o centro George Pompidou...no caminho tem uma rua com lojas bem baratas....

Ai sim, bateu o cansaço, pegamos o metrô de volta pro hotel e chegamos às 17h....tomamos um banho, arrumamos as malas que à esta altura já estavam bagunçadas no quarto :D tiramos o cochilo e saímos as 20:30h pra jantar fondue no mesmo lugar que fomos comer a raclete....chegamos às 23h, nem preciso dizer nada né? Fomos direto pra cama! rs

Obs: qdo forem comprar tickets do metrô, as vezes, dependendo de seu roteiro, não vale a pena pegar o passe do dia todo ( a menos se vc vai aproveitar muito do metrô neste dia), então, as vezes é mais barato comprar o múltiplo de 10 dias, que apesar de vir individualmente 10 tickets, sai mais barato a unidade, e vc pode usar outros dias, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

07/01/2014

Hj pegamos o metrô e um RER e fomos na “Maison de la radio”, quem ouve o jornal da jovem pan de manhã sabe do que to falando rs e pra quem não sabe, eu explico: tem um jornalista correspondente da jovem pam que sempre dá noticias da França, e ele diz: “ às margens do rio sena, aqui na Maison de la radio....” mas só tiramos foto de fora mesmo, pois não pode entrar no prédio .....e bem perto desta radio tem a estatua da liberdade, que é bem menor do que a que tem em NY, e esta é um presente dos americanos aos franceses...tiramos umas fotos la, e depois, fomos andando até o trocadeiro, uma boa caminhada, mas valeu a pena...uma dica: tem uns homens vendendo torres à preços mais baratos do que as lojas, e se vc chorar desconto eles fazem por metade do preço...e ainda dão chaveiros de brindes... :D

Por isso, repito: lembrancinhas da viagem e presentes devem ser compradas na rua da descida da igreja da sacre couer, é o melhor preço....mas se for comprar torre de ferro, o melhor preço é dos camelôs que ficam no trocadeiro....

Acabamos comendo um lanche nas barracas do trocadeiro e vimos lojas nas ruas...depois disso, fomos no parc du champs de mars, que é uma praça de frente da torre, la tinha um rapaz, que de tanto insistir, acabei fazendo uma caricatura por 10,00 euros...tiramos varias fotos e finalmente subimos na torre, que, compramos direto pelo site da torre eiffeil, adiantado, e pagamos 9,50 euros, o que, foi a melhor coisa que fizemos, pois a fila era de aproximadamente 2 horas, assim, só mostramos os tickets que levamos impresso e entramos direto....pegamos o anoitecer la em cima..... ::otemo::

Depois disso, tentamos jantar em um restaurante brasileiro que vimos na internet, pois estávamos cansados de crepe, pizza, baguete, croissant.... ::bruuu:: o restaurante que vimos chama-se corcovado e tem um menu bem atrativo...fica na rue du chateau, aqui mesmo no bairro que estamos hospedados (Montparnasse)....porém, depois de tanto andarmos à procura do dito cujo, eis a decepção: estava fechado, com um recado que só retornariam em 17/janeiro ::ahhhh:: fiquei com tanta raiva que até perdi a fome, ::vapapu:: como já estava exausta e com dor nos pés, resolvi dormir sem jantar mesmo....apenas tomei um iogurte que tava no quarto ( sobrou do café da manhã), e fomos dormir cedo, pois amanhã acordaremos cedo pra irmos ao castelo de versailles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...