Ir para conteúdo

Itália em 16 dias quase sozinha: Roma, Nápoles, Sorrento, Florença, Pisa, Luca, Siena, San Gimignano e Veneza


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal, tudo bem?

Eu sempre leio tantos relatos bacanas aqui no Mochileiros e já faz um tempinho que quero compartilhar algumas viagens com vocês. A primeira escolhida é a minha querida ::love:: Itália, terra de meu avô e que sempre quis muito conhecer!

 

Recentemente fiz um blog de viagens (visitem: http://www.ciaoviaggio.com) mas a ideia aqui no Mochileiros é relatar o que fiz diariamente, bem como transportes utilizados e hoteis onde me hospedei. Vamos lá? ::lol3::

 

Decisão da viagem:

 

Retomamos o contato com os primos italianos da minha mãe por acaso e uma viagem que eu estava planejando com uns amigos para NYC acabou miando...com um primo e a esposa super solícitos a nos receberem lá na Itália (eles moram no Sul) pensei: É agora!!! :lol:

Dos meus 20 dias de férias, decidi passar cerca de 15 na Itália, com o intuito de conhecer esses parentes e também fazer um tour básico pelo país da bota...hehehehe

 

Passagem

Em Novembro/12 consegui comprar as passagens com milhas (30 mil cada trecho) para Março/13.

Vendo pelos sites das cias aéreas, só visualizava ofertas que solicitavam mais milhas. Entrei em contato com a Tam e consegui fechar SP - Roma (com conexão em Munich) e Veneza - SP (conexão em Zurich - não existem voos diretos de Veneza ao Brasil), o que foi uma ótima decisão, caso contrário eu perderia praticamente 1 dia de viagem para voltar a Roma para pegar o voo ao Brasil (sem contar em mais gastos também).

 

Sobre ir sozinha

A ideia inicial era chegar em Roma e fazer a cidade sozinha por 4 dias inteiros (mais o da chegada), de lá partir a Nápoles e ficar com minha família para então ir a Florença, onde eu encontraria um amigo que mora em Londres. No fim das contas, ele não conseguiu ir e fiquei meio receosa, afinal, eu nunca tinha viajado sozinha antes (será que me sentiria muito só? Triste? hahahaha). Eu já havia feito reservas nos hoteis em quartos double (todos através do Booking) e logo passei a enviar emails informando que iria apenas eu, para conseguir mudar para um quarto single e pagar menos.

Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Roteiro

 

Meu roteiro foi o seguinte:

18/03: Chegada em Roma

18/03 a 22/03: Roma

22/03 a noite: Partida a Nápoles. Meus primos foram me buscar na estação para irmos a cidade onde moram, Gragnano, famosa pelas massas italianas! ::otemo::

23/03 a 26/03: Sul da Itália. No dia 26/03 a noite, partida para Florença

27/03 e 28/03: Florença

29/03: Pisa e Luca

30/03: San Gimignano e Siena

31/03: Partida para Veneza

02/04: Retorno a São Paulo

 

Todos os deslocamentos foram feitos com trem - comprei as passagens daqui do Brasil pelo site da Trenitalia, exceto os trens regionais, que comprei na hora (falarei mais adiante).

Link para o comentário
  • Membros

Chegada em Roma - Dia 1

Cheguei em Roma por volta das 11 horas (horário local) e meu hotel era perto da estação mas não exatamente ao lado (umas 2 quadras) e eu já havia lido a respeito de transportes para o centro (existe uma opção de pegar um trem que te deixará em Termini ou ônibus). Eu me dei ao luxo de pegar um táxi, pensei:"Poxa, já comprei a passagem com milhas, estou cansada da viagem...", sem contar que, afoita do jeito que sou, eu já queria aproveitar esse primeiro dia de viagem...hehehehe....eu costumo me "adaptar na marra" ao fuso horário local, então....nada de descanso ainda!! ::lol4::

Não sei se pelo cansaço ou o que, distração minha (exatamente o tipo de coisa que digo para as pessoas NÃO fazerem), eu aceitei um táxi que se oferecia próximo à porta de saída do aeroporto. O motorista tinha uma van e me cobrou, nada mais nada menos do que EUR 80 pra me deixar no hotel...CHOREI ::essa::

Resolvi pensar:"Calma, faz de conta que o valor tá incluso na passagem aérea"hahahahaha, pra não passar mais nervoso. Bom, ao menos o motorista foi super bacana, eu comentei que estava fazendo aula de italiano, ele me falava sobre a Itália, sobre os bairros onde passávamos e me dava dicas. Quando passamos pelo Coliseu, minha nossa...quase chorei de emoção...rs :)

Já fui logo fazer o check in no hotel, Hotel Azzurra, que ficam em Trevi. Trata-se de um 2 estrelas simples, mas eu adorei! Logo que entrei fui super bem recebida pela recepcionista, que me mostrou o mapa da região, indicando o metrô, mercadinhos e restaurantes. Depois de ajeitar minhas coisas no quarto... RUAAA....nada de dormir...rs

Nesse dia resolvi apenas caminhar, conhecer algumas Piazzas, explorar Roma aos poucos.

Fiz todo o roteiro a pé, com meu "mini guia"feito por mim mesma e o mapinha da cidade: a primeira parada foi a Fontana di Trevi (Minha nossa!! Como eu sonhava em conhecer esse lugar, que, até por ser próxima ao hotel, eu praticamente a visitava todos os dias...rs). Da Fontana, meu próximo destino foi a Igreja de Santa Maria Sopra Minerva, e seu "céu estrelado":057.JPG.3842154c684d1199bfcdd40fb95f64c0.JPG

Acreditem em mim: a foto não é fiel à beleza...todas as minhas tentativas de fotos sairam borradas ::essa::

O bacana é que antes de chegar a essa igreja eu passei por outra super charmosa, de San Ignacio, sem contar naquelas ruelas super charmosas de Roma, adoro!!

Segui em frente para conhecer o então famoso Panteon: , construído originalmente em 27 aC e onde está o túmulo de Vittorio Emanuelle. Lá é possível alugar um audio guia, se você quiser. A pracinha em frente ao Panteon é bem bacana, com vários cafés e restaurantes.048.JPG.1e52444b0982b83c4170df72aa36fc16.JPG

Do Panteon, é fácil ir conhecer a Piazza Navona, onde fica a Embaixada do Brasil na Itália: mais uma vez sou surpreendida pela beleza dessas fontes romanas (como eles gostam de fontes, não??)rs 082.JPG.399ec9bc9312fe500a07d20ce32f525e.JPG

Cansaço bateu e voltei ao hotel - antes, passei ao mercadinho para comprar umas coisinhas para deixar no quarto. Precisava descansar para estar bem disposta para o dia seguinte, em que eu conheceria o Coliseu!! ::otemo::

064.JPG.fb2c141baffa1c2eb6d1f308ec95fa36.JPG

Link para o comentário
  • Membros

Dia 2: Roma

 

Antes de ir para Roma, uma dúvida me atormentava: onde comprar o Roma Pass? Eu sabia que poderia ser comprado online, mas você só pode retirá-lo no local específico onde selecionou no ato da compra, o que achei bem ruim. Li muitos relatos dizendo que era fácil comprar nas tabaquerias em Roma mas fiquei meio insegura: vou achar as tais das tabaquerias? hahahahaha...Sim, relaxe...elas estão por toda parte. No final das contas, eu consegui comprar o Roma Pass no próprio hotel e recomendo muito! (Fiz um post com mais infos. sobre o Roma Pass no meu blog, aqui: http://wp.me/p4vIew-2r

Logo cedo fui ao Coliseu, basta descer na estação de metrô de mesmo nome e atravessar a rua. Você logo verá a entrada e agradecerá MUITO por por ter comprado o seu Roma Pass - praticamente não existia fila, ao contrário de quem deixou para comprar o ingresso na hora. Por ser a primeira atração turística em que usei o Roma Pass, o ingresso é "grátis". :D

086.JPG.10b13fc31c29c9925ab3c815895c92cd.JPG

Sem comentários sobre o que achei do Coliseu: pensar em tudo o que aconteceu naquele local e ter a oportunidade de estar lá era algo indescritível para mim. Já ouvi algumas pessoas falarem que não se sentiram bem, por ser um ambiente muito "carregado", mas eu fiquei bem. Gosto muito de história e estar lá era a realização de um sonho!

159.JPG.a8c148f2a126a1bbaf056f0148973906.JPG

120.JPG.d0531a3301da84bef2239863f0fc9f1c.JPG

 

Do Coliseu, fui direto ao Foro Romano (Coliseu + Foro são debitados como uma atração única no seu Roma Pass). Assim: achei fantástico estar no Foro, andar por aquelas ruínas, imaginar quantas decisões importantes já foram tomadas naquele lugar mas senti falta de mais sinalização e organização. O espaço infelizmente me pareceu meio "abandonado", uma judiação...ainda mais por ser um lugar aberto, os restauros precisam ser constantes. É preciso muita imaginação e guia de turismo em mãos para imaginar o que já foi aquilo tudo!

216.JPG.f2aad51ef92b2a183b0a9ecdfc519b88.JPG

 

Levei a manhã toda para fazer o Coliseu e Foro, e isso porque cheguei cedo. Não esqueça de usar protetor solar, usar um bom tênis e levar sua garrafinha de água, porque lá não tem onde comprar.

 

Saindo, procurei algum lugar próximo para almoçar (nem me lembro mais aonde fui...rs) e depois segui ao Monumento Vittorio Emanuelle (dá para vê-lo do Foro Romano, é muito perto). No caminho, vi a Igreja de São Cosme e Damião, muito linda!

 

 

Ali no Monumento, comprei o ingresso do elevador que leva ao topo, recomendo muito - a vista de Roma é linda! Logo a frente fica a Piazza Venezia, marco zero de Roma.

Saindo do Monumento, fui aos Museus Capitolinos (é praticamente atrás dos Museus capitolinos, mas eu me atrapalhei toda pra achar ::lol4:: ), usando a minha segunda entrada free do Roma Pass. Eu queria ver "Remo e Romulo"e "Medusas" mas essa infelizmente havia sido emprestada a outro museu :(

De lá, vi mais uma igrejinha linda (sei lá em quantas eu entrei em Roma hahahahaha) e depois voltei pro hotel, exausta!! Precisava estar bem descansada para o que viria no dia seguinte: Vaticano!! :D

242.JPG.b99f1cd3451dfcb9a5436b116611b6fb.JPG

269.JPG.487ecdd671bdb953a159e35eb2a1df60.JPG

Link para o comentário
  • Membros

Dia 3: Vaticano

Opa...acordei empolgadíssima para conhecer o Vaticano...peguei o metrô na estação Trevi e desci na Ottaviano...saindo da estação, não tem erro...só seguir em frente (estarão todos indo na mesma direção..rs)...até que você verá um murão...do lado direito, o Museu do Vaticano e do lado esquerdo, a Basílica de San Pedro. A estação de metrô não é muito pertinho não, tem que caminhar algumas quadras.

Fui primeiro a Basílica, eu queria subir as escadarias ao topo (a sedentária aqui que vos escreve conta todo o perrengue no meu blog: http://wp.me/p4vIew-1x) ::lol4:: pois bem...de frente a Basílica, no lado esquerdo tem a bilheteria do ingresso para subir a Cúpula: são cerca de 500 degraus e dois tipos de ingresso - um que faz o primeiro trecho, cerca de 200 degraus de elevador e o restante de escada e um ingresso em que você faz tudo de escada. Eu comprei o primeiro porque achava 500 degraus muita coisa para uma pessoa sedentária como eu, mas, sinceramente, é besteira, gente! Os primeiros são super fáceis, são degraus espaçados, daqueles que você meio que caminha (sei disso porque no final desci tudo de escada). Não me lembro ao certo os preços, mas era algo em torno de EUR 5.

Depois de pagar todos os meus pecados e pensar, diversas vezes:"O que eu fui inventar?? O que estou fazendo aqui??" hahahahahaaha, cheguei toda esbaforida, com a sensação de ter todos os meus pecados redimidos e sou presenteada com essa cena aqui ó:

392.JPG.ae2ea50fd24af4a39cdf64bd0c05eac1.JPG

Só encarando a subida íngreme pra ver essa cena, gente!! Apesar do sufoco, de achar que não conseguiria, eu recomendo demais (menos para quem é cardíaco, ou tem problemas sérios nos joelhos).

Bom, eu quis subir logo cedo porque teria menos pessoas, e foi a melhor coisa que fiz...a escada que sobe é obviamente a mesma que desce, e se com pouca gente já foi um sufoco, imagine com muitas então? Nem pensar!

Desci e fui conhecer a Basílica!! Linda demais, gente!! Fiquei super emocionada de estar lá dentro!

Bom, eu programei minha visita para uma 4a feira, dia em que tem a Audiência Papal (eu havia solicitado o ingresso para visitar - veja aqui como conseguir: http://wp.me/p4vIew-1i) só queeeeee...eu fui justamente quando foi escolhido o Papa Francisco e na 3a feira (dia anterior) ele celebrou a primeira missa lá na Praça San Pedro, logo, não teria a Audiência na 4a feira :| Como eu tinha comprado ingresso para o Museu do Vaticano só a tarde, fui aproveitar então o tempo livre para conhecer o Castel Sant Angelo.

O Castel Sant Angelo fica a apenas algumas quadras da Basílica, é só segui reto...a arquitetura é super bonita, começou a ser construído no século 2...mas, sinceramente, não achei que valeram meus EUR 10 de jeito nenhum!! Só fui mesmo porque estava com tempo sobrando. Almocei num dos retaurantes lá de dentro, pedi um risotto e não achei nada demais.

Nessa hora, começou a ameaçar a chover, e então comecei a voltar para ir ao Museu do Vaticano - dei uma paradinha para dar sinal de vida a minha mãe ::otemo:: e segui....gente, vá por mim: COMPREM O INGRESSO DO MUSEU ANTECIPADAMENTE! Sério: eu fui em Março, que era baixa temporada e a fila para comprar o ingresso era enorme!! Agora pensa que "legal" o povo debaixo de chuva esperando 2 horas para comprar o ingresso...comprando pela internet você acaba pagando uma taxa adicional de EUR 4, logo, cabe a você decidir o que vale mais a pena.

Bom, 15 minutos antes apresentei meu ingresso lá no começo da fila e entrei. Você entra num hall enorme onde vai trocar o voucher da internet pelo ingresso - existe também um guarda-volumes e você pode alugar o áudio-guia.

O Museu do Vaticano foi, sem dúvida alguma, o museu mais LOTADO que já fui na vida...e quantos grupos guiados, Meu Deus!!! Confesso a vocês que em alguns momentos foi meio estressante e andei como em "fila indiana"hahahahaha...e olha que curto museu, quem não gosta deve ser um martírio!

Você verá várias plaquinhs lá dentro indicando a "capela Sistina" e poderá optar por fazer o caminho mais curto, chegando logo nela, ou o mais longo, vendo outras exposições - eu obviamente optei pela segunda opção e não me arrependi!! O Museu é rico demais para ser resumido apenas à Capela Sistina!! ::otemo::

Até que então cheguei nela...lá é o único local em que não se pode fotografar...parece que vamos sair de lá com torcicolo, de tanto olhar o teto...hehehehehe....os seguranças ficam berrando o tempo inteiro "No photos, no photos!", minha nossa!! A Capela é lindíssima, Michelangelo só pode ser um gênio mesmo, mas posso falar?? Tem taaantas igrejas lindas na Itália também...não deixe de conhecê-las.

Saí do Museu EXAUSTA: afinal, nesse dia eu já tinha caminhado um bocado, subido à cúpula da Basílica, andado sei lá quanto no Museu...e, pra "ajudar", CHUVA quando saí do Museu...eu achava que não aguentaria mais caminhar até o metrô e depois caminhar de novo até o hotel...hahahahah :lol:

Acabei indo comer num Burguer King antes de chegar ao metrô, CONSEGUI (risos) chegar ao hotel, banho e CAMA! Ufa!! Dia intenso esse...

Link para o comentário
  • Membros

Roma - Dia 4

 

Oi, pessoal, tudo bem?? Como comentei com vocês, acho que nunca vi tanta igreja na vida como nessa minha viagem à Itália, mais precisamente a Roma...rsss.

Nesse dia, comecei pela lindíssima Santa Maria Maggiore (fica na estação Vittorio Emanuelle de metrô, precisa andar um pouco) e achei um absurdo de linda!! Trata-se de uma das Basílicas Papais e começou a ser construída no ano de 432 dC.

Saindo de lá, voltei ao metrô para então descer na estação San Giovani e conhecer outra Basílica: San Giovani in Laterano - essa foi considerada a primeira Basílica Papal e o Papa Francisco celebrou uma missa lá logo após a sua posse. Se você tiver pouco tempo em Roma ou simplesmente não gostar de conhecer igrejas, eu indicaria essas 2 como as "Tops", além da Basílica de San Pedro, claro!

555.JPG.56d0ec4a57a2010ed73240557c1ce117.JPG

Na voltei, dei uma paradinha básica na loja da Coin hehehehhe (é uma rede de lojas super bacana na Itália, com vestuário, maquiagens, cosméticos, etc. Quem tiver interesse, fiz um post com dicas de compras em Roma, aqui: http://wp.me/p4vIew-1p). Desci na estação Spagna, para conhecer a Piazza di Spagna, que ganhou meu ::love:: !!!

E olhem só que legal: tinha uma noiva lá no meio da escadaria sendo fotografada...

593.JPG.2f80d5a05ee5d82c27b1a81623e349f7.JPG

O bairro já é um charme, aí tem a linda fonte e a escadaria que dá acesso a igrejinha Trinita dei Monte (ela é simples, uma graça) e a vista lá de cima é muito bacana. Logo em frente a Praça, você verá lojas de luxo, como Chanel, Miu Miu e por aí vai...hehehehehe...por mais que, assim como eu, você esteja mais para H&M do que para Chanel, recomendo caminhar por lá...as ruas são estreitas e lindas! E tem vários restaurantes legais nas travessinhas, almocei por lá mesmo e o preço era "normal", nada de abusivo pela localização não. Eu queria muito conhecer o Antico Café Grecco, que foi aberto no ano de 1760!! Pedi um capuccino e um tiramissú - paguei mais caro nisso do que no almoço hahahahahhaa, mas que queria demais conhecer esse lugar!! Parece uma viagem ao tempo...

Fui seguindo reto até cair (sem querer, juro), na Via del Corso, paraíso das compras! hahahahahahaha. Dei umas voltinhas por lá,comprei umas coisinhas, e deixei no hotel.

Depois peguei o metrô novamente para conhecer a Piazza del Popolo....é bonita, super espaçosa, cm várias pessoas lá sentadas comendo, conversando, se divertindo....mas assim: eu tinha acabado de vir da Piazza di Spagna, então não me encantou TANTO assim...hehehehe...de lá, eu iria conhecer a Galeria Borghese (já tinha ingresso comprado, só pode ser adquirido online - fiz um post para ajudar quem tiver interesse: http://wp.me/p4vIew-L). Meu ingresso estava marcado para as 15 horas e a ideia era ir a pé da Piazza del Popolo até lá! Gente, eu me perdi HORRORES!!! Pedia informação, poucas pessoas sabiam me ajudar, me indicavam um lugar, eu não chegava nunca, perguntava de novo, me indicavam outra coisa...o tempo foi ficando curto e eu me desesperando ::Ksimno:: Acabei pegando um táxi e, não sei se ele deu muitas voltas ou se era contra mão mesmo, mas demorou um pouco [para chegar a Galeria. O legal de lá é que, além de as obras serem muito bacanas e o museu super organizado, é com hora marcado e número limitado de pessoas por horário, então, nada de aglomerações, sabe?? Eu amei!! E como se não bastasse, a Galeria fica dentro da Vila Borghese, que é um parque em Roma, uma paz maravilhosa!!!

Voltei de lá andando até Trevi...foi uma "pernada" mas nem senti o tempo passar pois você atravessa um bairro super legal, arborizado...parei para comprar um gelatto e segui em frente..hehehehe.

A minha próxima parada foi a Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, que fica ao lado da estação Trevi de metrô. A igreja infelizmente estava fechada em obras mas fui conhecer o museu, que consiste nos ossários dos capuchinhos! Algumas pessoas podem achar mórbido, mas achei super interessante (pena que não podia fotografar!), diferente de tudo o que já havia visto! De lá já peguei o metrô para a estação Cavour, para conhecer a Igreja San Pietro in Vincoli - é nela que está a enorme estátua de Moisés, de Michelangelo!

680.JPG.d441168301c2a50acd0ebc88b106f710.JPG

Lembro que quando saí da estação de metrô Cavour, fiquei meio perdida para achar a igreja...vi um grupo de argentinos e começamos a abrir o mapa para descobrir..hehehehehe...até que vimos uma freira e perguntei....ela estava indo justamente pra lá...uhulll....nós a seguimos, é preciso subir uma escadaria para chegar a rua da igreja...(como tem escadas na Itália, meu Deus!!!!! Acho que é por isso que os italianos conseguem manter a forma, apesar da macarronada :lol: ).

Conheci a igreja, cansaço bateu e voltei pro hotel pra tomar um bom banho...mais tarde, saí para ver, pela centésima vez (risos) a Fontana di Trevi (tem que ir de dia e a noite!!) e fui comer uma pizza num restaurante lá perto, que se chama Spaghetteria L’Archetto, super gostoso. Pizzas, aliás, são uma boa opção para quem quiser economizar na Itália :)

Logo mais eu volto para falar sobre meu último dia em Roma, espero que estejam gostando do meu relato e qualquer dúvida é só falar ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Dia 5 - Roma (e último na cidade)

 

No meu último dia em Roma, aproveitei para dormir um pouco mais, fiz o check out e deixei minha mala no Hotel Azzurra...para minha falta de sorte, teve greve de metrô nesse dia ::hein: peguei um táxi até a Boca da Verdade, pois era bem longe do meu hotel. Achei super bobinho, na real...eu cheguei um pouco antes de abrir e tinham poucas pessoas na minha frente na fila, o que foi a sorte, pois minutos depois chegaram diversos japoneses vindos de excursão. Você paga o "ingresso"(se não me engano EUR 2), o funcionário tira uma foto sua e pronto! Não tem segunda chance não - se sua foto ficou horrorosa, como a minha, azar o seu! ::lol4:: Lá dentro fica a igrejinha super simples, a Santa Maria in Cosmedin, que "implorava"por reparos :(

 

Caminhei um pouco pela pracinha da frente e a ideia era voltar a pé, mas me perdi...chamei um táxi para me deixar na Sant'Andrea al Quirinale: além da linda igreja, é na Piazza de Quirinale que fica a residência oficial do Presidente da República...de lá, fui caminhando de volta a Fontana di Trevi, passei um tempão lá, acho que me "despedindo"de Roma (por via das dúvidas, joguei minha moedinha lá, né? hahahahahha).

736.JPG.3978ddfeac7499688d81bf45ec64ba65.JPG

 

A fome bateu e acabei arriscando num restaurante lá perto de Trevi mesmo e, para a minha surpresa, foi a minha melhor refeição em Roma - anotem: Baccano, na Via delle Muratte, 23.

 

Saindo de lá, dei mais uma passeada na Via del Corso e parei na Kiko para umas comprinhas: pra quem não conhece, a Kiko é uma marca de maquiagem italiana excelente e super em conta - vira e mexe tem promoção de máscara para cílios por EUR 3! Obviamente, as lojas estão sempre cheios e você sempre ouvirá alguém falando português lá dentro...hehehehhe

 

Voltei ao hotel para pegar minha mala e fui a estação Termini, para pegar meu trem a Nápoles - eu comprei a passagem meses antes pelo site da Trenitalia e consegui uma promoção na classe Business por EUR 19!! ::otemo:: Cheguei super cedo à estação...eu nunca havia andado de trem na Europa antes então achei melhor chegar cedo. Ruim é que não tinha lugar nenhum para sentar lá e eu já tinha ouvido tanta coisa ruim sobre Termini, que fiquei meio tensa de olho no painel apenas. Quem precisar comer por lá, tem várias opções de lanchonetes.

 

Não precisei validar esse bilhete na maquininha, o mesmo precisa ser apresentado apenas na viagem de trem - não se esqueça de levar o cartão de crédito com o qual fez a compra do bilhete, pois poderá ser solicitado. O trem saiu sem atrasos e em 1 horinha eu já estava em Nápoles ::lol3:: Logo mais volto para contar sobre meus passeios no Sul da Itália!

Link para o comentário
  • Membros

Cheguei em Nápoles na 6a feira a noite e meu primo e a esposa foram me buscar na estação...essa minha viagem ao Sul teve o intuito de conhecer os irmãos do meu avô e meus primos, logo, não planejei nada turístico...o que conhecesse, seria lucro :)

 

Saindo da estação, meu primo perguntou se não teria problemas de irmos direto a Salerno, para conhecer um tio e seus filhos...claro que não me importei. Rodamos cerca de 1 hora e a estrada era muito boa! Chegamos a Salerno, conheci meu tio e a semelhança com meu avô me fez abrir o berreiro...hahahaha...faz parte! Conheci a casa, os filhos, os netos e fomos jantar. Fomos a um restaurante onde comi um dos melhores peixes da minha vida..Sério: eu não sou lá muito fã de peixe, meu avô comentava que lá no Sul se comia muito, então aqui vai a minha dica: Se for ao Sul da Itália, deixe a massa de lado um diazinho que seja para experimentar um bom peixe :)

 

Achei Salerno uma cidade super bonitinha, é muito famosa pelo seu porto. Meus primos me disseram que no Natal a cidade fica linda com sua decoração!

De lá, fomos a Gragnano, cidade onde mora meu primo e fiquei hospedada nesses 4 dias no Sul.

 

Dia 6: Nápoles

 

Logo pela manhã, meu primo fez questão de me levar a Nápoles: o pessoal lá do Sul tem um orgulho imenso da cidade, impressionante...Mas a minha primeira impressão da cidade foi péssima: me senti na Rua Direita, rua de comércio popular em São Paulo, com os vendedores ambulantes berrando, a esposa do meu primo falando para eu me atentar com a bolsa...Pensei: "Que perda de tempo vir a Nápoles. Não recomendo a ninguém" :(

 

Andamos um bocado e aí fomos almoçar num restaurante que meu primo gosta...arrumar uma vaga para estacionar nas ruas de Nápoles (assim como em outras cidades do Sul da Itália que visitei) não é pra qualquer um não, minha gente!! hahahahahaha. O que eu mais via eram carros batidos, de meras amassadinhas a batidas mais feias...o espaço entre os carros era mínimo, eu que odeio fazer baliza sofreria muito por lá...rs

 

Bom...estacionamos o carro e digamos que eu vi uma "Nova Nápoles" hehehehe...calçadão para pedestres e ciclistas, vista do vulcão Vesuvio, enfim...um lugar super agradável...e foi lá, em Napoles, onde comi a melhor pizza na Itália, no restaurante Antonio & Antonio (Via Partenope, 26 – Napoli)! De entrada, pedimos muzzarela de búfala e tomates, aliás...não deixem jamais de comer muzzarela de bufala no sul da Itália!!! Não tem igual aqui no Brasil, podem acreditar! A pizza era, se não me engano, o prato mais barato e era simplesmente divina!!

861.JPG.101d412bc36f26607ba83577aa0a4d46.JPG

 

De lá, voltamos a Gragnano para descansar um pouco pois a noite iríamos a um pub...não me lembro em que cidade era, o que me chamou a atenção foi que estacionamos o carro super longe e fomos andando...nada de vallet por lá...hehehehehe

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Julio, que bom que está gostando.

Sim, isso é verdade!! Ali no Coliseu foi onde mais vi pessoas vendendo "cacarecos", além de homens vestidos de gladiadores insistentemente se oferecendo para tirar uma foto com você. Fuja deles, já li alguns relatos de pessoas falando que eles cobram uma nota pelas fotos.

No Vaticano achei mais sossegado...mas o que me impressionou, em todos os lugares na Itália, foi o grande número de pessoas pedindo esmolas - minha prima me falou que isso piorou muito de 5 anos pra cá e em sua maioria são imigrantes...muito triste :(

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...