Ir para conteúdo

Lagos de Plitvice, um dos melhores motivos para ir a Croácia


Posts Recomendados

  • Membros

IMG_3039.jpg.ceca0bac26f3c8210da9c49e4e11eb9f.jpg

📷 Clique aqui para ler o texto original com fotos.

Sabe aquelas listas de “Lugares para conhecer antes de morrer”? Bom, esse é um deles!

Estávamos em Zagreb (capital da Croácia) e o planejado era passar o dia no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Pesquisei bastante antes de ir, uns diziam que o melhor era ficar hospedado lá por uma noite pra conseguir ver tudo, outros defendiam que um bate-volta era suficiente, ficamos com a segunda opção. Suficiente não foi, pois não chegamos a ver tudo (o lugar é enorme!), mas acho que foi realmente a melhor opção. De carro o trajeto dura aproximadamente 1:30.

Acordamos bem cedo, passamos em um café perto do hotel (onde descobri que “jabuka” é maçã em croata rsrsrs) e partimos pra estrada. No caminho é possível ver marcas de balas em muitas das casas que ainda não foram reformadas, os croatas preferem investir primeiro na parte de dentro das casas (especialmente com sistemas de aquecimento), por isso é normal que muitas delas por fora estejam inacabadas mas por dentro sejam maravilhosas.

Em uma determinada parte da estrada fica o museu a céu aberto da guerra (independência da Croácia, de 1991 a 1995), uma grande área com casas completamente destruídas, aviões e tanques de guerra. Um lugar tenso, que realmente impressiona, vale a pena parar alguns minutos por lá.

 

Ao chegar na região do parque, há uma enorme placa onde você pode escolher entre algumas opções de trilhas de acordo com o tempo que pretende ficar e a dificuldade da trilha, escolhemos a nossa e depois de alguns minutos de caminhada já estávamos perdidos! A ideia das trilhas é ótima, mas faltam placas e as que tem são um pouco confusas (essa da foto por exemplo), então acabamos indo aleatoriamente, o que não foi nenhum problema, pois conseguimos ver grande parte das coisas. Ah, apesar do croata ser uma língua incompreensível pra nós, lá quase todos falam inglês, eles estão em uma crescente no turismo então donos de lojas, funcionários de museus, parques, restaurantes etc realmente se esforçam para atender bem os turistas.

 

Nosso primeiro contato visual foi nada menos que este ai! Ou seja, já nesse momento deu pra entender o motivo do parque ser patrimônio nacional da UNESCO. E vale avisar que as fotos não conseguem captar nem metade das cores e tons perfeitos deste lugar.

 

Confesso que fiquei meio medrosa andando nas estreitas passarelas, mas ai passavam grupos e mais grupos de velhinhos andando tranquilamente, muito mais rápido que eu… tive que fingir que estava tudo tranquilo né?! Rsrsrs

É o tipo de lugar que pede calma e contemplação, cada passo dado é uma nova paisagem, entre águas de um azul indescritível, bosques de árvores multicoloridas, calmas piscinas naturais, cavernas, paredões e pequenas cachoeiras, um dos pontos altos do parque é a grande queda, uma enorme cascata onde se concentram muitas das pessoas espalhadas pelas diferentes trilhas.

 

 

Tudo estava realmente maravilhoso, mas o tempo começou a virar (fomos em abril, estava um sol delicioso mas, bem frio!), decidimos pegar um dos barquinhos de travessia para conhecer o outro lado, ali as coisas já eram mais “selvagens”, estava muito mais vazio, começava a chover e ficar escuro, estávamos perdidos de novo e começava a bater um leve desespero. Nesse momento eu só pensava no que um croata havia nos dito no dia anterior; se vocês virem um urso, corram para baixo pois eles tem as patas da frente mais curtas e vão rolar caso tentem ir nesta direção. =0 Sim, porque havia a real possibilidade de existirem ursos soltos no local! (Rara, mas havia) Tem um ponto no parque onde se pode observar-los (de longe), mas acabamos não tendo tempo de ir lá. Ah, ainda uma última coisa sobre eles, em croata, a tradução para “Urso” é “Medo”… propício não?

 

Bom, depois de pouco mais de 3 horas chegamos ao fim do passeio, pegamos o barquinho de volta para o local do estacionamento e saímos de lá com a certeza de termos conhecido um dos lugares mais incríveis do planeta Terra!

Ainda na Cróacia, estivemos também em Zagreb, Split, Baska Voda e Dubrovnik, é tanta coisa maravilhosa que não dá pra falar tudo de uma vez só, mas quero já neste primeiro relato agradecer a Marília, do blog Uma brasileira na Croácia, nos encontramos com ela e seu marido em Zagreb e posso dizer que sem eles a viagem não teria sido a mesma coisa!

 

 

Algumas informações úteis:

 

Site do parque: http://www.np-plitvicka-jezera.hr

Moeda: Kuna | 1,00 BRL = 2,43 HRK

Preços: Variam muito de acordo com a idade e época do ano, mas no site tem tudo detalhado.

Horários: O parque abre diariamente das 07:00 às 20:00 (mas os estacionamentos e os transfers de barcos tem outros horários)

 

Leve um lanche e água pois não há muitos pontos de venda por lá, e sinceramente, acho que nem vale a pena perder tempo com isso, levamos um sanduíche que comemos contemplando as águas azuis. 😃

 

📷 Clique aqui para ler o texto original com fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi Mari !

 

Não fui :o hahahaha A entrada no parque é 80 kunas normalmente, em Maio vira 120 e em Junho já tava 180, afffff Mas o fator limitante mesmo foi o tempo de ida e volta, acabaríamos perdendo o jogo da Copa :P

 

Desistimos de fazer o roteiro original, descendo de lá pra Split e Dubrovnik, verão demais, caro e cheio. No lugar, invertemos tudo, subimos ! Fomos pra Budapeste, encontramos uma das cidades mais legais que já fomos na vida e passamos 8 dias lá, hahahaha

 

Agora estamos em Belgrado e vamo q vamo ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal! Tenho uma duvida sobre os lagos Plitvice. Pelo meu roteiro consigo chegar lá de ônibus as 16:45 e sair no outro dia as 16:45

Qual seria a melhor opção? Ja chegar e conhecer parte do parque e continuar no outro dia ou ir só no dia seguinte mesmo? Porque não entendi como funciona os ingressos para lá.. se funciona o dia ou por hora.

Além disso vcs me recomendam um hotel ou hostel barato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal! Tenho uma duvida sobre os lagos Plitvice. Pelo meu roteiro consigo chegar lá de ônibus as 16:45 e sair no outro dia as 16:45

Qual seria a melhor opção? Ja chegar e conhecer parte do parque e continuar no outro dia ou ir só no dia seguinte mesmo? Porque não entendi como funciona os ingressos para lá.. se funciona o dia ou por hora.

Além disso vcs me recomendam um hotel ou hostel barato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Clara! Então, acho que chegando lá quase as 17h nem vale a pena pq o parque fecha as 19h, sugiro você começar no outro dia cedinho mesmo.

Eu quando fui comprei o ingresso por dia, pq não dormimos lá, mas vi no site oficial que tem um combo pra 2 dias, dá uma olhadinha aqui que tem sobre os valores e horários: http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/operating-hours-and-prices/

Como não ficamos por lá, não sei te indicar uma hospedagem, nós ficamos em Zagreb, pegamos um hotel por pontos então nem vou te indicar pq não deve ser tão barato rs. Lá nós conhecemos a Marília do blog http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com.br/ ela e o marido tem uma agência de turismo lá, e pelo blog ela responde as dúvidas de muita gente que está planejando, talvez ela saiba te indicar um lugar pra ficar ;)

Espero que tenha ajudado! Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá!!

Estou planejando um mochilão com o marido e vamos passar pela Croácia exatamente em meados de Abril, daí como não temos tanto tempo assim disponível bateu a dúvida: Vale a pena ir a Hvar nessa época ou apostar mais tempo em Zadar ou Dubrovnik ??

Tenho receio de separar tempo pra Hvar(por conta da travessia de Split) e acabar me frustando por não ter sol nessa época...

Abraços e obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...