Ir para conteúdo

Noruega e "5h de Istambul"


Posts Recomendados

  • Membros

Agora em Julho de 2014 fui para a Noruega, passando por Istambul.

 

Ambos os países não precisam de visto. Viajei pela Turkish Airlines, a melhor companhia que já voei na vida! E com a passagem mais barata que encontrei.

 

Na Noruega fiquei em Larvik (sul da Noruega) na casa de familiares. Depois fui para Bergen, e de lá fui para um passeio no qual vi uma das coisas mais lindas minha vida: Os Fjord (Fiordes).

 

Fjords são locais na Noruega no qual o mar adentra, em alguns lugares, até quase 80km para dentro do continente. Mas o grande barato, e que gera a beleza estonteante é que não há praia, mas sim paredões de pedras, muitas vezes com neve no topo, e muita vegetação verdinha e vasta, que vão até o mar e para debaixo dele. Pra se ter uma ideia da profundidade, quando estive lá nesse m~es de Julho, vi 2 Transatlânticos Holandeses atracados nos Fjords!!!

 

Além disso, a cidade de Bergen é muito linda! à beira do mar gelado da Noruega, é uma cidade predominantemente universitária, com bares, baladinhas, e muito agito.

 

Em Oslo, a capital, vê-se de tudo, parques, festas, agito, organização, museus, um porto lindo e maravilhoso, a Ópera (lindíssima e de arquitetura bastante intrigante e deslumbrante).

 

Larvik é uma cidadezinha no litoral de Oslo também, muito charmosa e aconchegante.

 

Em Gol, há algo como um platô de montanha (não maiores que 1.000 m) chapado, praticamente plano. nessa região há muitos chalés de montanha, em grande parte familiares. Há na Noruega a tradição de as famílias terem chalés de Inverno (nas montanhas) e verão (no litoral). Mas há alguns hotéis e pousadas que oferecem as mesmas experiências dos Chalés Noruegueses.

 

A Noruega é bastante curiosa. Estive lá por 15 dias em Julho passado. Era verão. E por conta da posição geográfica da Noruega, somada à inclinação da terra e seu movimento de rotação e translação, no verão a Noruega tem uma média de 20 horas de sol por dia (alguns dias fomos à praia ás 22:00 h com temperaturas em torno de 25 graus).

 

Já no inverno é o contrário, alguns lugares tem apenas 2 horas de sol por dia, o resto é uma penumbra seguida de noite escura e fria (alguns lugares mais próximos do círculo polar podem atingir temperaturas de -30 graus).

 

impressionante ver na Noruega como TUDO FUNCIONA! Ônibus, Metrô, Trem, todo o sistema público de serviços é MUITO EFICIENTE!

 

Mas cuidado com os horários dos transportes (todos eles) você pode comprar uma passagem de trem e ela marcar o horário de partida de estação para, por exemplo, 13:27. O TREM VAI SAIR DA ESTAÇÃO EXATAMENTE 13:27, nenhum segundo depois! Se voc~e não se programar, você perde o trem!

 

Mas não se preocupe, as cidades são pequenas! Mesmo Oslo é possível de ser atravessada de ponta a ponta em menos de 30 minutos. Larvik, por exemplo, pode ser cruzada em exatos 4 minutos!

 

O grande problema da noruega é que TUDO É ABSURDAMENTE CARO! As Coroas Norueguesas, comparativamente com o Real, é mais "FRACA" (pegue as Coroas e divida por +- 3,5 para ter o valor em Real). Mas não se compra nada com 1 Coroa, por exemplo.

 

Um cafezinho Custa R$ 10,00. Um jantar para dois, em um bom restaurante, pode sair algo em torno de R$ 350,00 (os dois)...

 

Por isso, leve bastante dinheiro. Recomendo levar tudo em Real (alguns euros ou Dólares para trânsito em Aeroporto) e troque tudo no Aeroporto de Oslo por Coroas.

 

Na volta para o Brasil, eu e minha noiva tínhamos uma conexão de 15 horas em Istambul. Decidimos pegar o metrô (que sai de próprio Aeroporto Ataturk Havalimani) e ir para Istambul jantar à beira dos Bosphorus.

 

Fomos até a estação Sultanahmet e aproveitamos para conhecer a Mesquita Azul! Que é linda!! Só não pudemos entrar por que o horário de visita acaba todo dias às 18:30.

 

Depois disso fomos andando por dentro de um parque (que esqueci o nome) e fomos até o Bósforo, onde tivemos um por-do-sol paradisíaco e depois jantamos em um restaurante ouvindo o mar!!!

 

 

Atenção: na Turquia, negocie e tente sempre o melhor preço, quanto mais você negociar, melhor o preço que vc conseguirá (em qualquer lugar!!). Rapazes acompanhados, fiquem atentos, os garçons VÃO CANTAR SUA MULHER!!!! mas é pura e mais ingênua brincadeira!!!! Levem na esportiva!!!

 

 

Depois do jantar compramos algumas coisas e voltamos ao Aeroporto.

 

Ah, atenção com os bondes em Istambul: eles são apertadinhos e LOTADOS!!!!! Quando você está na estação e o bonde chega, você quase que não consegue entrar de tanta gente! E depois que entra, quase não consegue sair, de tão lotado e apertado.

 

No Aeroporto de Istambul, na área dos portões de embarque, há um Free Shop somente de artigos e produtos Turcos!!! Comprei várias loucas e bibelôs lindíssimos para meu apê, bem como o tradicional doce de goma turca: Turkish Delight.

 

 

Foi uma viagem inesquecível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...