Ir para conteúdo

México colonial e pacífico


Posts Recomendados

  • Membros

Cidade do México

24/10

A viagem começou por volta das 4h no aeroporto de Manaus com escala na Cidade do Panamá. A chegada ocorreu por volta de 13 horas no enorme aeroporto Benito Juarez na Cidade do México. A espera pela bagagem e as providências na imigração não tomaram muito tempo, pegamos um taxi e fomos para o Hotel Plaza Florencia localizado na Zona Rosa. Deixamos as malas no hotel e saímos para explorar as redondezas e almoçar em uma taqueria. Escolhemos o hotel na região seguindo o conselho de um amigo e acertamos, é uma área bem movimentada, com muitos bons restaurantes e lojas. Fomos a um mercado de artesanatos de pratas que são vendidas a preços bastante bons. Dali seguimos pela imponente avenida Paseo de La Reforma caminhando até o Zócalo. A caminhada é bem longa, mas vale a pena porque no caminho pode se ver uma grande quantidade de monumentos e prédios históricos, na chegada a enorme praça que eles chamam de Zócalo circundada pelo Palacio Nacional e Catedral Metropolitana. Já era noite quando retornamos à região do hotel, jantamos e fomos dormir.

25/10

Neste dia acordamos, café da manhã no hotel. Pago a parte porque não fazia parte da reserva, porém barato, apesar de ser um bufê muito bom. Caminhamos até um moderno shopping da região onde pegamos o Turibus para um passeio pelas principais atrações da cidade que eram o centro histórico, Polanco, Chapultepec, Condessa, dentre outros. Este passeio durou cerca de 3,5 horas. Descemos na parada inicial e almoçamos por lá, em seguida fomos para o Zócalo visitar o Templo Maior. Trata-se da antiga cidade de Teochititlan que foi aterrada logo após a conquista dos espanhois para a construção do Zócalo e que na década de 60 virou sitio arqueológico. Ao lado das ruínas existe um museu que vale a pena ser visitado e onde se encontra história em maiores detalhes. Em seguida visitamos a enorme catedral metropolitana, na saída pegamos um taxi triciclo verde que fica na praça, achamos que era uma espécie de riquixá, mas o motorista tinha um motor para ajudar. Fomos até o Palacio de Belas Artes onde estão expostas as obras do famoso pintor mexicano Diego Rivera, incluindo o mural o “Homem Controlador do Mundo”. À noite fomos ao Bairro chique de Polanco, andamos pela Bestbuy mas os preços não eram bons, depois fomos aoshopping Antara próximo, almoçamosm uma pizza na Sbarro e voltamos ao hotel no Turibus.

26/10

Este dia tiramos para visitar o Bosque de Chapultepec e as atrações da região. Este bosque fica no início do Paseo de La Reforma, ambos foram construídos na época do imperador Maximiliano, século 19. Fomos caminhando porque a distância era relativamente curta do hotel. Começamos pela visita (duas horas) ao Museu Nacional de Antropologia que conta com uma excelente coleção de artefatos da história mexicana e é muito bonito e bem organizado. Saímos depois para um passeio nas imediações do museu e logo depois fomos para o Bosque Chapultepec que é realmente muito bem conservado e bonito. Caminhamos ao Castillo de Chapultepec para uma visita. Trata-se da residência dos imperadores do México antes da proclamação da república, onde estão expostas a história deste período. Saímos à tarde com bastante fome, por exigência da minha esposa procuramos um restaurante já que ela estava enjoada de fast food, no bairro da Condessa. Depois fomos andar pela Zona Rosa, pelas lojas e ruas.

27/10

Contratamos neste dia um passeio turístico que iniciou com a Villa de Guadalupe, que é o equivalente mexicano a nossa Aparecida do Norte. Como era domingo as igrejas principais estavam super lotadas com este pessoal extremamente religioso. Seguimos para uma loja de “artesanias” com pedras onde compramos uma bela máscara Azteca para nossa estante, eles serviram também algumas tequilas gratuitas que acho que eram para animar os possíveis compradores. Almoçamos. Após a visita fomos fazer uma visita a um dos principais pontos turísticos de todo o México e talvez o de maior interesse para nós: Tehotihuacan. Trata-se de das ruínas de uma antiga cidade Azteca, que foi abandonada sem um motivo conhecido, no século 16 para a contrução de uma nova cidade onde hoje está o Zócalo.ela foi fundada em 100 A.C. e na época que foi abandonada, possivelmente por problemas climáticos. Foi a maior cidade do mundo, 250 mil habitantes. Possui uma grande esplanada (avenida dos mortos) com várias construções, sendo duas das maiores pirâmides do mundo a pirâmide da Lua e do Sol (a maior).

28/11

Neste dia resolvemos vasculhar mais o centro histórico, tínhamos planos de visitar mais alguns museus, mas na segunda eles fecham na cidade. Outro ponto é que na chegada havia uma exposição de livros no Zócalo o que prejudicava muito a visão dos monumentos. Neste dia as barracas já haviam sido removidas o que ajudou a tirar boas fotos do local. Visitamos o Palacio de Hierro, loja chique de departamentos, subimos no mirante da Torre Latinoamericana para umas foto onde deu para ter uma noção de quanto é grande esta cidade. Almoçamos em uma outra loja de departamentos muito popular no México, a Liverpool, depois retornamos ao hotel, fechamos a conta e fomos para a rodoviária.

 

OAXACA

29/11

Chegamos a Oaxaca às 10:30h da noite. Pegamos um taxi e fomos para o hotel Villa del Sol. No dia 29 acordamos bem cedinho e pegamos um taxi para caminhar no centro histórico (Zócalo). Lá tomamos um delicioso café mexicano no restaurante Tito´s. O Zócalo de Oaxaca é muito bonito. Existem vários restaurantes em volta da praça principal. Depois passeamos pelas ruas do centro e no mercado de Abastos. É um mercado bem típico com muitas frutas, legumes e é claro pimenta. Também é possível encontrar outros tipos de artigos, como roupas e os chapolines que são grilos fritos que eles gostam de comer com limão e pimenta. Voltamos ao Zócalo e almoçamos em um ótimo restaurante na praça. Após o almoço fomos passear nas ruas acima da praça onde estão localizados os museus e galerias de arte. Lá estão localizados a maior parte dos casarões coloniais, muito bem conservados e bem coloridos. Paramos em uma loja de artesanatos e compramos umas molduras para retratos bem coloridas. Como já estava próximo do feriado do dia dos

mortos (1/11), que é muito comemorada no país e principalmente em Oaxaca, assistimos a um desfile de fantasias e também a peças elaboradas por estudantes em uma praça pública. Lanchamos e uma cafeteria e voltamos para o hotel.

30/11

No dia seguinte contratamos um passeio para Mitlan. Saímos às 10h e a primeira parada a maior árvore do mundo, um Tule, com altura de 40m e perímetro do tronco de 52 m, impressionante. Em seguida fomos visitar as ruinas de Titlan e em seguida à uma fábrica de tapetes artesanais, onde recebemos uma explicação bem detalhada sobre todo o processo de fabricação. A cor vermelha é obtida pelo esmagamento da cochinia, que é uma praga esbranquiçada que ocorre nos cactos. Impossível não comprar um tapete. Almoçamos em um restaurante típico da região inclusive com uma dança indígena. A seguir houve uma visita a uma cascata de estalagtites no alto de uma serra com uma bela vista do vale. Para finalizar fomos a uma fábrica de mezcal que a bebida que representa o México ( a tequila é a mais conhecida no exterior).

01/11

No último dia em Oaxaca fizemos um passeio ao Monte Alban que é o principal passeio turístico na região. É uma antiga cidade Zapoteca em ruínas, muito bem preservado, com um belo museu (embora pequeno) e uma gift shop. Em seguida fomos a uma fábrica artesanal de figuras de madrira. Almoçamos em um restaurante típico novamente e provamos o mousse de mezcal, muito gostoso. Partimos para visitar um antigo convento colonial do século 16. Construção bastante interessante onde catequisavam os índios em um pátio aberto sem portas para agradar ao gosto destes indígenas que não gostavam de locais fechados. Em seguida, fomos a casa de Dona Rosa que descobriu a arte de produzir em barro negro. Após esta visita fomos para o hotel e em seguida seguimos para Acapulco de ônibus. O ônibus era bem confortável mas a viagem foi muito longa (12h) porque o caminho passava por Guernavaca. Sugerimos avião neste trajeto.

 

Acapulco

2/11

Em Acapulco ficamos em hotel (Holliday Inn) na baia de mesmo nome com uma bela piscina e bem em frente a praia. Chegamos por volta das 11h na cidade. Pegamos um taxi e fomos para o hotel, apesar da diária contar apenas a partir de 15 h nos permitiram ocupar o quarto. Deixamos as malas tomamos um banho e fomos almoçar em um restaurante mexicano na costaneira. Andamos pelas lojas e depois pegamos um taxi fusquinha para o Zócalo. Não é tão bonito quanto o de Oaxaca e é bastante popular também. Voltamos para o hotel e ficamos na piscina para descansar. À noite saímos pela costaneira para passear no sentido oposto (Diamante) e jantamos em uma loja de departamentos a Samborns.

3/11

No segundo dia de Acapulco fomos passear na praia de depois ficamos um tempo na picina. A tarde minha esposa passou mal e assim permanecemos no hotel. À noite resolvi tomar uma cerveja, comprei algumas Tecates muito boas e uma Sol com tomate e pimenta que é horrível. Fechamos a noite na beira da picina tomando uma tequila Sunrise no Happy Hour (hora feliz para eles).

4/11

Neste dia fomos visitar o Forte San Diego que é da época dos espanhois, onde está localizado um museu sobre a história da cidade, muito bom e bem conservado. Descobrimos que Acapulco foi na época um importante entreposto comercial da Espanha com o oriente, razão pela qual o forte foi construído.À tarde alugamos um taxi para um sightseing, ao que parece este tipo de passio não é bem organizado pelas agências de turismo locais. O motorista nos levou para uma visita aos principais pontos para apreciação da paisagem, a uma capela bem no ponto mais alto da região, depois fomos visitar a casa do Tarzan (.... ) que se encontra dentro do hotel Flamingo que tem uma bela vista para o Oceano. Me lembrei de uma entrevista antiga do ator. Passamos também pela antiga casa do pintor Diego Rivera que tem um painel bonito na parede. Esta casa está fechada e será transformada em museu . Em seguida fomos ao imperdível show dos mergulhadores (clavadistas) de Acapulco. São meninos bem jovens e o lugar é bem bonito embora perigoso. Fechamos a noite jantando no famoso Zorritos.

5/11

Acordamos cedo e tomamos o café no Vip´s, passeamos pela orla e almoçamos no Applebees. À tarde passeamos pelo bairro Diamante onde está localizados os Hoteis mais luxuosos da cidade e nos dirigimos ao aeroporto, rumo a Puerto Vallarta. O vôo começou às 18:10 com escala na Cidade do México, chegamos às 13:30h.

 

Puerto Vallarta

6/11

Ficamos hospedados no melhor hotel da viagem, no excelente Westin, resort muito confortável, bonito e com um café da manhã fantástico. Neste dia passamos a manhã curtindo o hotel e a piscina. À tarde fomos passear no centro histórico e no calçadão da praia que abriga várias lojas e bares.

7/11

Neste dia passamos a manhã na picina. No início da tarde saímos para um passeio bem radical com a Vallarta Adventures Outdoor. Este passeio iniciou com um passeio de barco desde a marina perto do hotel até um ponto no lado oposto da baia. Lá estava esperando dois caminhões

onde distribuíram o pessoal e que nos levou morro acima (o motorista era muito brincalhão). Chegamos no local onde passeio iria realmente iniciar, recebemos todos os equipamentos de segurança e as respectivas instruções de uso e outras de caráter geral. Subimos em umas mulas e encaminhamos morro acima para o início da tirolesa. Foram várias a maior com 250 metro e a 50 metros de altura, inclusive um delas feita de cabeça para baixo. Depois rapel em dois trechos direto para dentro do rio de água bem gelada. No final a descida em um tobogã de águagigante de gelar a barriga. No total foram 7 horas de passeio.

8/11

Neste dia passamos a manhã no hotel, à tarde fomos ao centro ver as lojinhas, fizemos algumas comprar, passeamos pela praia e pelo calçadão, muitas fotos do por do sol e depois paramos em um barzinho em frente ao mar para uns drinques. Foram muitos mojitos, tequilas sunrises e cervejas coronas. A minha esposa ficou bastante animada ao ponto de dançar na pracinha sob os aplausos e sorrisos dos transeuntes. Fechamos a noite do Señor Frogs que é um barzinho bem famoso até fora do México.

9/11

Neste dia curtimos o hotel, saímos de ônibus rumo a Guadalajara no ônibus de 16:30h, chegando às 23h.

 

Guadalajara

10/11

Ficamos hospedados no Hotel Morales, que fica localizado em um prédio bem antigo no centro histórico da cidade. O hotel é bem charmoso, com pessoal bastante atencioso e bons serviços. Neste primeiro dia fizemos um passeio turístico para Tonalá e Tlaqueplaque que ficam no subúrbio de Guadalajara. A primeira trata-se de uma rua com uma quantidade enorme de lojas de artesanatos dos mais variados, com um gosto um pouco popular, porém interessante. Já Tlaqueplaque possui lojas bem mais sofisticadas, lá almoçamos em um bom restaurante com show de mariachis que são bastante típicos da cidade.

11/11

Neste dia fomos a um passeio por Chapala que se situa no subúrbio de Guadalajara e abriga o maior lago natural do México. No caminho passeamos pela cidade e depois passamos pelo Rancho de Vicente Fernandes que é o cantor mariachi mais popular do México. Ele cria cavalos e também possui uma loja de artesanatos de couro e lembranças do cantor. Em Chapala fizemos um passeio de 30 m pelo lago e depois uma volta pelo comércio do bairro. Em seguida fomos para o povoado de Ajijic onde moram estrangeiros aposentados, principalmente dos EUA, em busca do clima perfeito do local. Almoçamos no restaurante Iguana com uma bela vista do lago e uma boa comida.

12/11

Este dia tiramos para visitar a cidade, seus museus, principais igrejas e o enorme mercado San Juan de Dios. Passeamos pela avenida Chapultepec com seus bares e restaurantes e fizemos um lanche da excelente local cafeteria Borra del Café. À tarde fomos ver as corridas de touro que é um espetáculo muito apreciado pela elite da cidade e fica localizada na Plaza dos Toros bem perto do Estádio de futebol que foi a sede dos jogos do Brasil nas copas de 1970 e 1986. Não ficamos até o final porque as touradas são um tanto violentas e não fez o nosso gosto.

13/11

Neste dia passeamos pelo centro da cidade, fizemos algumas compras, à tarde partimos de ônibus para Querétaro, nosso último destino.

 

Querétaro

14/11

Ficamos hospedados no charmoso Hotel boutique La Higa del Alfredo. Trata-se também de um prédio bem antigo localizado no centro histórico da cidade. Além do charme o hotel está bem localizado e possui um grupo de empregados muito gentis. No primeiro dia tomamos um delicioso café no restaurante Las Monjas também um charme, próximo do hotel e fomos paa um passeio para a Peña del Bernal. Trata-se do terceiro maior monólito do mundo, perdendo para o nosso pão de açúcar que é o segundo. Não foi possível avistá-lo no início porque nest dia chegou uma frente fria e a temperatura que nesta viagem oscilou do fresco para o calor, esteve perto dos 5 graus celcius. Depois disso visitamos um povoado e comemos um sanduiche que eles chamam de gorditas e fizemos umas comprinhas. Depois desta visita fomos a vinícola Dona Dolores para vinhos espumantes exportados para a Espanha. Almoçamos e fomos visitar mais um povoado colonial.

15/11

Neste dia fomos a San Miguel de Allende que foi a mais interessante visitada em Queretaro. Trata-se de uma cidade colonial muito bem conservada com muitos casarões e igrejas antigas, bem como um mercado de artesanatos bem grande. Comemos churros que é muito parecido com o feito no Brasil e assistimos ao gosto do futebol pelo mexicano vendo a sua seleção ganhar da Nova Zelandia por 5x1. Depois fomos a um povoado onde começou a independência com o herói nacional Miguel de Hidalgo. Seguimos a um povoado vizinho, Dolores de Hidalgo, visitamos um museu dedicado à independência e tomamos um sorvete de abacate (tinha também de tequila e porco mas não nos animou). À noite fomos ao restaurante italiano Di Vino chique e caro (o primeiro da viagem) onde tomamos um bom vinho e comemos um risoto de funghi delicioso. Voltamos ao Hotel e tomaos um vinho que compramos na vinícola no dia anterior, ótimo desfecho do dia.

16/11

O último dia na cidade nós tiramos para explorar suas ruas, prédios históricos, comprar alguns livros e fazer um tour de ônibus pela cidade. A cidade é muito bonita e bem cuidada tendo sido por um período a capital do México. No tour que fizemos de ônibus percebemos o quanto a saudade do Brasil já estava forte. A guia local muito falante explicava todas as nuances da luta pela independência a qual prestamos muito pouca atenção. Curioso que depois de explicar todos os detalhes a moça não tinha mais assunto e resolveu dar receitas de comidas mexicanas. Almoçamos em um excelente restaurante na Plaza da Independência com garçons vestidos com as cores do México. À tarde pegamos um ônibus direto para o aeroporto na Cidade do México. Ficamos hospedados no Ramada Inn perto do aeroporto, apesar de bastante cômodo pela localização não gostamos. No dia seguinte acordamos cedo e voltamos para o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Oi, adorei seu relato, pois não fez o roteiro tradicional e decidiu visitar as cidades coloniais de Querétaro e San Miguel de Allende. Infelizmente por causa do tempo não pôde conhecer a cidade de Guanajuato, é bem linda e charmosa, vale a pena ficar ao menos dois dias nela.

 

Só uma correção, Teotihuacán não foi uma cidade asteca, na verdade não se sabe qual foi a cultura que se desenvolveu nesse lugar, talvez foram otomíes, mazahuas, totonacas, olmecas, etc., mas com certeza não foram astecas, pois eles chegaram a essa área 500 anos depois da queda de Teotihuacán. Mas é verdade que os astecas puseram o nome a essas ruinas, pois eles achavam que só Deus pôde construir essa cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...