Ir para conteúdo

Haiti e Republica Dominicana (Santo Domingo e Punta Cana) (FOTOS)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos, sempre peguei várias contribuições por aqui, e me ajudaram muito em viagens por aí, resolvi contribuir agora.

 

Estou a trabalho no Haiti e neste meio tempo, em alguns dias de folga, pude viajar para a Republica Dominicana, já que é muito caro retornar ao Brasil, e são apenas poucos dias por mês.

 

Haiti

 

A situação neste país é crítica, definitivamente não recomendo que você venha para cá a passeio ainda. O país é muito pobre, o mais das Américas. Abalado pelo terremoto de 2010. Está sob intervenção de tropas da ONU. A capital Port Au Prince é muito desorganizada, com um transito infernal, bairros violentos, e sem qualquer infra-estrutura. Exceto que você seja aqueles mochileiros malucos, que querem visitar todos os países do mundo.

 

1475988_10200976863090181_1558646799_n.jpg

80% da capital ainda não possui sequer saneamento básico.

 

Há porém, lugares bonitos aqui sim. O litoral é banhado pelo mar do Caribe e Antilhas, muitas belas praias. Há uma cidade chamada Cap Haitien que possui alguns resorts, geralmente acessados por Cruzeiros. Voce pode chegar até lá saindo aqui da capital num voô da Tortug Air (USS 80,00). A capital Port Au Prince não possui táxis regularesl. Somente moto-taxi (sem capacetes, obvio) e carros particulares de "taxis" não credenciados. É dificil circular aqui. É interessante que você tenha um guia. Se deseja mesmo conhecer a Capital, 2 dias seriam suficiente. Próximo a capital há resorts, o litoral é muito bonito, como na Rep Dom. Pude conhecer o Kaliko Beach Club e Indigo Club, praias fechadas. Costumam servir exclusivamente estrangeiros que por algum motivo têm de trabalhar aqui (como o pessoal da ONU por exemplo). ::dãã2::ãã2::'> Para chegar a Port Au Prince, você pode sair de Santo Domingo de ônibus, a viagem dura cerca de 08h a 10h. A empresa se chama Capital Coach Line, com saídas diárias as 08h e as 10h. O ônibus deixa você no terminal ao lado da Embaixada Norte Americana, ou noutro "terminal" no bairro "nobre" de Pettion Ville, onde há alguns hotéis razoáveis.

 

1531769_10201057279140532_1620050654_n.jpg

Curtindo um mar do Caribe. Só que não.

 

Santo Domingo

 

É a capital da Rep Dom. Com 2 milhoes de habitantes. Nos lembra muito o Rio de Janeiro misturado com São Luís. Foi a antiga capital do "mundo novo" descoberto por Colombo. O ideal é passar 2 a 3 dias apenas por aqui. Não há praias, é banhado apenas pelo litoral com pedras. Você pode conhecer a Zona Colonial por exemplo, em apenas 1 dia, caminhando. Há construções antigas, fortes, igrejas, etc.

 

1525283_10201181676610391_792458369_n.jpg

Para quem gosta de História, um prato cheio.

 

Há ainda de interessante na capital o Acuario Nacional e o Parque Dos Ojos, cujo é mais fácil acessar de táxi. Dois lugares interessantes para se visitar. Os táxis não possuem taximetro, muitas vezes nem estáo identificados como táxi. Combine sempre antes o preço da corrida. A vida noturna é pouco agitada. Na Zona Colonial é relativamente seguro caminhar a noite. Melhor se for em grupo. Há uns poucos restaurantes, pizzarias. Há um bar com DJ chamado Onno`s. Único lugar agitado que eu vi. O Hard Rock Café localizado lá, não apresentou movimento. Me disseram que o bom é de sábado. Não pude conferir. As boates de fato, e agitos ficam na Avenida Venezuela, também não tive tempo de conferir.

 

1044254_10201181676450387_192270636_n.jpg

Forte de Santo Domingo.

 

1546227_10201181707491163_218854907_n.jpg

Calçadão da Zona Colonial

 

Hospedagem: Fiquei hospedado no hostel Bettys Guest House, muito bem recomendado no Hostelworld.com, porém não curti muito o local. Um sobrado na zona colonial que foi transformado em hostel, apenas o segundo andar, onde fica "tudão" num cômodo. As camas, o fogão, a geladeira, imagine. USS 18,00. Não curti. Numa outra oportunidade fiquei no Hostel Casa Grande, esse sim com jeito de hostel, com 3 andares, porem poucos hospedes. Fica também na Zona Colonial, ao lado do calçadão. USS 15,00.

 

Seguindo para Punta Cana: destino mor dos turistas aqui, você deve pegar o Ônibus da Empresa Bávaro Express. No site estão os horários. O preço são RDS 400,00 (USS 10,00). Não vendem a passagem antecipado, portanto chegue pelo menos 1h antes do horário desejado. O ônibus não sai da rodoviária, e sim do escritório da própria empresa. Solicite ao taxista ir até até. Um táxi da Zona Colonial até o ponto da saída custou RDS 300,00. O ônibus para no Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) e depois segue parando defronte os principais resorts, até o ponto final. Certifique-se onde você deseja descer, e peça informações. Os pontos são "no meio do nada" e costuma ser dificil conseguir um táxi na rua. Há porem muitos moto-táxi. O pessoal é mau-encarado, mas você que é normal usarem esses moto-taxi aqui. Você muitos gringos na garupa de motos. As corridas costumam ser RDS 100,00. Há uma espécie de mini-onibus que circula nas principais avenidas, sempre cheio, e o preço é RDS 150,00.

 

Hospedagem: Punta Cana é conhecido pelos resorts all inclusive. Há vários por lá, praia principal das russas (ah, as russas, lindas! ::otemo:: ), canadenses e norte americanos. Muitos brasileiros também. Dependendo a época do ano, você pode conseguir um bom preço num desses resorts. Vale a pena! O hostel por lá custa USS 22,00. Em dezembro conseguimos um resort por USS 54,00 a diaria por pessoa, do quarto triplo. Nos resorts all inclusive, a comida e bebida são liberadas 24h, há shows, boate, bar na praia, na priscina, cadeiras de praia, enfim, você não gastará mais nada. Vale a pena dependendo a época do ano. Considerando que no Hostel voce tem que comprar comida, bebida, e pagar para curtir algo a noite. Faça as contas.

 

Ifa Vilas Bavaro: o que apresentou melhor custo beneficio. Resort 4 estrelas, boate bacana, piscinas, shows noturnos, restaurantes temáticos a la carte, buffet, os quartos eram modestos, mas quem se importa. Confortáveis. Foi lá que paguei USS 54,00. Alguns grupos de brasileiros por la.

 

1525664_10201024747647265_1786144292_n.jpg

Mar do Caribe, sem igual.

 

Occidental Grand Punta Cana: Resort 5 estrelas, bem compacto tambem, com as piscinas, praia e restaurantes proximos. Os show a noite lá eram otimos. Os quartos muito bons. Não vi nenhum brasileiro por lá exceto eu. Há uma boate anexo de entrada free, porem bebidas a parte. O agito fica no saguao do hall de entrada, onde costuma ficar um DJ, e é ao lado dos bares free. Em janeiro paguei USS 110,00 a diária lá, quarto sozinho.

 

1010546_10201181707251157_774342567_n.jpg

Occidental

 

Bávaro Princess: quase ao lado do Occidental, 5 estrelas. Ganhei uma diária lá grátis. Costuma ser mais caro que o Occidental É um resort enorme, é cansativo andar por lá, e você se perde. Andava com um mapa no bolso. Alguns carrinhos de golf passam pelas estradinhas, mas pode demorar. Porem a comida é muito boa nos restaurantes a la carte e nos tematicos. Mais recomendado para casais este aqui, Quarto enorme, com direito a banheira de hidromassagem.

 

1549552_10201181691330759_1490759932_n.jpg

Bar na piscina e tudo mais. Bavaro Princess

 

Bavaro Hostel: voltando nossas origens de mochileiro, fiquei num albergue la. Quarto compartilhado USS 22,00. Fica na praia de Bavaro. Voce tem que achar uma fresta entre os diversos resorts, para ter acesso a praia. Mas fica 2 quarteiroes de lá. Nada de mais, fica no quarto andar de um predio, há 3 quartos compartilhados, 2 banheiros e cozinha coletiva.

 

1557657_10201181691050752_1841163373_n.jpg

Praia de Bavaro.

 

Isla Saona: é um passeio que vale a pena, você pode contratar por diversas agencias. Cerca de USS 80,00. É a ilha onde foi filmado o filme lagoa azul, piratas do caribe. Os barcos saem pela manha, com open bar, e almoço. Na volta, se der sorte, você poderá voltar com os golfinhos ao lado do barco.

 

Juan Dolio e Boca Chica São as primeiras cidades com praia, próximo a Santo Domingo. Possuem belas praias, mas são mais conhecidas pelo turismo sexual. Fiquei 1 noite no Resort Coral Costa Caribe. Muito barato por sinal, porém era uma Vila Mimosa (RJ) ou Rua Augusta (SP) ou Fuso Horário (RN) com open bar. Não recomendo.

 

Para voltar a Santo Domingo, pegue o mesmo ônibus, Bavaro Express, vá até o Cruce de Friusa (o terminal fica ali bem escondido, tem que perguntar). Chegue com antecedëncia, o ônibus para proximo ao Aeroporto de Las Americas em Santo Domingo. Mais duvidas só perguntar ai. Valeu.

 

USS 1 = 42 RDS em média. Ambos são facilmente aceitos em qualquer lugar. Procure sacar no Banco Popular que não cobra taxa de saque.

 

Mulheres viajando sozinhas, cuidado. Aqui você vê muitas gringas que vêm pelo turismo sexual também. Se os dominicanos lhe insinuarem algo, diga que seus maridos ficaram no hotel dormindo. O país é muito machista também.

 

Há um agente de turismo na Rep Dom, que presta serviços aqui para os militares há alguns anos já. Ele consegue bons preços nos resorts de Punta Cana ou Hoteis de Santo Domingo. Boa parte do pessoal compra os pacotes aqui com ele. Senhor Efrain Beras (efrainberas@hotmail.com) solicite a ele um orçamento, diga que é do Exército Brasileiro. Ele também agencia transportes (do aeroporto em SDQ para Punta Cana por ex, etc). Viajei uma vez por um pacote agendado por ele. Sem problemas. Peguei o voucher da reserva no escritório dele em Santo Domingo e só paguei na volta.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Lucas... boas dicas!!

 

Estou pensando em ir a Porto Principe em setembro, estarei em Santo Domingo...

 

O que voce me diz?

 

Queria conhecer um pouco, talvez dois dias no maximo... de um dia para o outro.

 

Fico meio cabreiro porque sempre vejo pessoas falando que e perigoso etc. Mas e possivel ficar de um dia para o outro sem riscos rs...

 

Se puder me dar algumas dicas... O que fazer... transporte ida e volta para Santo Domingo... etc.

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
UMA DICA! Se voce ficar num resort, e for ficar mais dias em Punta Cana, Quando fizer o check out procure ficar com a pulseirinha (bracelete) de identificação do resort no braço. Assim, você poderá retornar lá (caminhando pela praia por exemplo) e usufruir do resort (comer e beber de graça, ir na boate). Acabei ficando no hostel, mas voltava ao resort todo dia para "usufruir" dos resorts. Jeitinho brasileiro.

 

Puxa vida, esse jeitinho brasileiro nem me surpreende mais, sinceramente o que me surpreende mesmo é a cara de pau e a falta de vergonha na cara! Aliás, nem isso já me surpreende mais!

Aí quando falam mal dos brasileiros lá fora é xenofobia, racismo, preconceito...

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vidalpesca

 

Quando fiz o check out, perguntaram se iria ficar em PC, ou retornar ao Brasil. Sugeriram que voltasse, para acompanhar algum show noturno (cada dia é um diferente), caso quisesse. Isso em ambos os resorts, como em 99% dos casos, o hospede ja está indo embora, é pouco provável que volte, e/ou que se disponha a caminhar um bom tempo pela praia, para retornar ao resort. Tendo em vista essa "sugestão" aproveitei que você fica com as pulseiras dos resorts, e retornei lá, para curtir uns drinks de cortesia e etc. "Jeitinho brasileiro" e cara de pau sim, afinal, de graça até injeção na testa. Se no seu ponto de vista isso foi errado; uma pena. Mas deixo a dica aos demais "cara-de-pau"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Lucas... boas dicas!!

 

Estou pensando em ir a Porto Principe em setembro, estarei em Santo Domingo...

 

O que voce me diz?

 

Queria conhecer um pouco, talvez dois dias no maximo... de um dia para o outro.

 

Fico meio cabreiro porque sempre vejo pessoas falando que e perigoso etc. Mas e possivel ficar de um dia para o outro sem riscos rs...

 

Se puder me dar algumas dicas... O que fazer... transporte ida e volta para Santo Domingo... etc.

 

Valeu!!

 

Cara, honestamente não recomendo que você venha. É perigoso circular pela cidade de Porto Principe, sobretudo para "turistas" viajando sozinhos. Como eu falei, há poucas coisas interessantes de se ver aqui. A cidade pouco possui energia elétrica, ou rede de esgoto. Há vários pontos perigosos de criminalidade. Mas caso esteja disposto... vindo de Santo Domingo, você deve pegar o ônibus da Empresa Capital Coach Line (saída diária as 08h e 10h). USS 35 (ou 65 ida e volta). O ônibus te deixa aqui ao lado da Embaixada Americana, não há táxis no local. Apenas moto-taxi. E sobre dicas de hospedagem, também não sei infomar, há aquelas opções de "hoteis"no litoral aqui próximo (Kaliko e Indigo) dê uma olhada na internet e facebook. Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Lucas, tudo bem?

Eu e meu esposo viajaremos em julho para República Dominicana e estamos organizando uma ida a Porto Príncipe de ônibus pela Caribe Tours. Já li em vários sites que a situação é caótica mas temos um projeto de viajar pelo menos por 101 países (temos até um blog sobre isso: Projeto 101 países) e acredito que se não visitarmos o Haiti agora dificilmente teremos essa oportunidade novamente. Pretendemos passar somente 2 dias no hotel BestWestern que fica em Petion Ville. Não queremos arriscar as nossas vidas e por isso tenho procurado pessoas que morem no local para nos ajudar. Você conhece alguém de confiança que poderia sair com a gente? Estávamos pensando em contratar alguém que morasse na cidade e pudesse nos levar em alguns lugares. Pensei até em mandar um e mail para o hotel para saber se eles prestam esse serviço.

Aguardo retorno.

Abraços

Gabriela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Gabriela. Aqui na base militar há alguns haitianos que nos prestam serviço, acompanhando as patrulhas como guia e intérprete. Creio que possa ser uma boa solução. Eles falam portugues muito bem, aliás. Se virar por aqui sozinho, realmente é dificil. Se desejar posso verificar com algum deles, e passar os contatos para que voces acertem algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Interessante o tópico, minha ideia é rigorosamente idêntica à da Gabriela. 101 não é uma meta para mim, mas Rep. Dominicana devem ser os países 51 e 52 da minha lista!

 

Vou à "Isla Hispaniola" em 26/12 e volto em 03/01. Passarei 7 noites por lá e a minha ideia hoje é:

 

1 noite em Santo Domingo

2 noites em Punta Cana

1 noite em Santo Domingo

2 noites em Port au Prince

1 noite em Santo Domingo

 

As duas noites em Port au Prince por razões de segurança (vou sozinho) seriam restritas à Petionville (onde o ônibus tem parada) e a minha opção de hospedagem inicial seria o Best Western.

 

Certamente vou querer suas impressões quando retornar do Haiti em julho, Gabriela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...