Ir para conteúdo

Travessia pela Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e México em 35 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Foram 35 dias de aventuras e emoções, com muitos mergulhos, vulcões, cavernas, ruínas Maias e praias paradisíacas. Minha travessia na América Central iniciou em Costa Rica, depois na sequência passando pelos melhores lugares turísticos da Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e México. A primeira parada foi em La Fortuna em Costa Rica, conhecer o vulcão Arenal que infelizmente está com suas lavas secas já há uns 4 anos. Fui para Puntarenas conhecer as belas praias de Montezumas e a Reserva do Parque Nacional de Cabo Blanco no Oceano Pacífico. Fiz uma saída de barco para fazer um snorkel na Isla Tortuga. A grande atração foi a companhia dos golfinhos e a passagem por baixo da Pedra Furada. A Isla Tortuga é habitada por inúmeros pássaros, iguanas e veados. Na hora do nosso almoço é comum eles aparecerem em busca de resto de alimentos deixados pelos turistas. Depois subindo mais para o norte conheci a Praia de Tamarindo, que apresenta belas construções comerciais e condomínios. Parti para a Nicarágua e fui para a Isla Ometepe, que fica no meio de um enorme lago. O belo visual fica por conta do vulcão Concepción. Resolvi alugar uma moto para poder conhecer seus 240 km de ruas. Um dos grandes atrativos dessa ilha é o “Ojo d´água”, que é uma piscina natural formada pelas nascentes das montanhas. Águas cristalinas e um visual espetacular para quem quer descansar ou fazer um mergulho relaxante. Depois resolvi conhecer a praia de San Juan del sur pela própria recomendação do povo local. É pequena, mas bem aconchegante e lotada de turistas americanos.

 

Depois fui para Honduras conhecer a Ilha Roatan no mar caribenho. Fiquei hospedado na Praia badalada de West End. Fiz uma travessia de 3 km com meu snorkel até a Praia West Bay e depois outra travessia de 3km até a Praia de Sand Bay. Foi sensacional, água cristalina, muitos peixes e corais. Também fiz uma saída para um mergulho de cilindro que foi próxima a Praia de Sand Bay, percorremos um labirinto formado pelos imensos corais. Tinha lagostas e tartaruga. O caribe tem o segundo maior recife de coral do mundo depois da Austrália. A variedade das espécies de algas, peixes e crustáceos é muito grande. Simplesmente encantador a beleza desse lugar, a visibilidade é em média de uns 30 m.

Próximo à fronteira de Honduras com a Guatemala visitei as ruínas Maias de Copán. Alguns setores dessa ruína foram descobertos há poucos anos, significando que ainda há muito para descobrir.

 

Depois de passar a fronteira de Honduras com a Guatemala cheguei em Antigua, uma Cidade colonial cheia de museus e igrejas. Decidi subir o vulcão Pacaya que está ativo há 53 anos e localizada a 2 horas de carro dessa Cidade. Foi sensacional o contato tão próximo das lavas vulcânicas. Dá para avistar a fumaça saindo do topo do vulcão. Assaram uns marshmallow nas lavas , foi impressionante a beleza desse lugar.

 

Depois fui conhecer San Pedro la Laguna, que é um dos povoados localizados na orla do lago Atitlán, rodeado por montanhas e vulcões. Um cenário incrível! Subi o vulcão San Pedro, que está inativo já várias décadas, mas o visual que temos lá de cima é espetacular. Há vários Hostels bastante animados, com salão de jogos e discoteca.

Semuc Champey em Lanquin na Guatemala é imperdível. O fundo de calcário do rio originou travertinos gigantes formando esse cenário espetacular. Formações essas típicas de cavernas. São lagos sequenciais ligados pelo transbordo das águas cristalinas formando um visual muito bonito. As plantas aquáticas e peixes contribuem para aumentar o charme desse lugar maravilhoso. Depois fui para Flores conhecer Tikal a maior ruína Maia da América Central. O ideal é chegar cedo, pois a Ruína é imensa composto de vários setores de visitação.

 

Meu próximo destino foi a ilha de Caye Caulker em Belize. Este é o único País da América Central em que o idioma oficial é o inglês, no resto dos países é o espanhol. Tem um pôr do Sol lindíssimo na ponta da ilha e um pequeno naufrágio onde vive um enorme cardume de peixes anjos, raias e o peixe leão. Fiz o famoso mergulho em blue hole , incluindo o half moon wall e o aquarium. Foram sensacionais, tive a grande experiência de chegar perto dos tubarões. O medo bateu, pois eles são grandes e agressivos. Mas ao mesmo tempo fui contagiado por uma sensação de felicidade por estar tão perto desses temíveis predadores. Esse foi o único lugar do caribe em que avistei tubarões. No entanto, há uma outra espécie que é o tubarão-gato, este tem uma boca de peixe e um bigode por isso esse nome. Eles são bastante dóceis e é comum avistá-los em várias partes do mar caribenho. Nesse mergulho foi incluído um almoço numa ilha cheio de ninhos de gaivota, iguanas e ermitões.

 

O último País a visitar foi o México. Fui para Tulum e percorri suas praias de bike. A maior parte do litoral ficou com o acesso privativo por causa dos Hotéis e restaurantes construídos na orla da praia. Fiz snorkel no gran cenote , calavera , zazil ha e fiz um mergulho incrível de cilindro no cenote “Dos Ojos”. Cenote são cavernas submersas de formação calcária. Com apenas o curso básico “open water” é possível conhecer o labirinto e as belezas dos salões submersos cheio de estalactites e estalagmites. Essa caverna é uma das maiores e mais famosas da região.

 

Fui para a linda praia de Akumal, tem um famoso mergulho de snorkel bem próximo da praia onde habitam várias tartarugas. Mas infelizmente, todos os banhistas ficaram proibidos de entrar no mar devido aos fortes ventos. No entanto, em yal ku é um outro lugar que fica bem próximo da praia de Akumal, no entanto é protegido dos ventos pelas rochas e fica longe das marolas . Consegui chegar bem próximo dos pelicanos fazendo um mergulho de snorkel, também avistei vários cardumes de sardinha e tainha.

 

Depois fui conhecer Cozumel. A ilha é praticamente parada obrigatória para os imensos cruzeiros. Esses navios enormes enfeitam o belíssimo mar do caribe. O ideal é reservar a hospedagem com antecedência, pois a ilha é muito requisitada pelos turistas, foi difícil encontrar vaga nos hostels. Resolvi alugar uma bike e explorar suas praias. São 75 km de estrada asfaltada que contracenam com o mar azul cristalino. Existem muitas praias privadas cercadas pelos muros dos hotéis luxuosos.

Nesta ilha fiz um mergulho no palancar que fica na parte sul da ilha. Foi muito bonito, tinha enormes peixes anjos. O segundo cilindro usamos em paso del cedro. Me empolguei com a beleza desses corais e acabei agendando mais um mergulho. Dessa vez foi num lugar chamado Santa Rosa também no sul da ilha. Depois fomos para punta tunich , onde usamos o segundo cilindro, vimos umas barracudas enormes e vários cardumes. A correnteza estava muito forte, éramos empurrados, seguimos em sua direção sem precisar fazer esforço para nadar.

 

Como ainda tinha um tempo extra das minhas férias fui conhecer a ilha Holbox , um local onde recebe a visita dos tubarões baleias no período de junho a agosto. Infelizmente elas não estavam, mas a ilha é muito bonita com muitos coqueiros . Esta ilha fica localizada no Golfo do México. Aluguei uma bicicleta e fiz um belo passeio pela costeira.

Meu último destino foi a isla Mujeres em Cancun. Fiz 2 mergulhos excelentes em manchones 1e 2. O hostel também era muito divertido, com quadra de vôlei, salão de jogos para entreter o pessoal e todas as tardes e noites haviam festas. Aluguei uma bicicleta para conhecer a punta sur , lugar considerado postal da ilha. Cenário incrível formado pelas rochas que mais pareciam corais suspensos.

 

Para quem quiser deixei algumas fotos no meu facebook:

https://www.facebook.com/emerson.takami

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala IgorLPS, legal vc irá curtir!! Quando cheguei em Belize tive a sorte de um policial me acompanhar até um pensionato mais próximo da Rodoviária. O lugar é sinistro e perigoso. O ideal é pegar um taxi e pedir para o motorista te deixar num hostel ou alojamento mais próximo. Já de Belize para o México peguei um ônibus para Chetumal. Basta ter o passaporte e a carteira de vacina internacional da febre amarela que não terá problemas.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de editar a minha passagem pelas Praias de Montezumas, Cabo Branco, Ilha das Tartarugas, cachoeiras e outras Praias de Costa Rica. O lugar é mesmo surpreendente!!

 

Deixei no youtube para quem quiser ver!

 

À medida que eu for terminando de editar o resto da viagem irei postando aqui!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, gostei muito do seu roteiro, estou pensando em fazer costa rica, nicaragua e honduras ou apenas 2 paises...

Tenho 15 dias e não queria abdicar de conhecer a costa rica, mas aceito sugestões (quem sabe não mudo de ideia, rss).

Entre esses 3 paises que citei, qual gostou mais ???

E se você tivesse que escolher entre dois deles, quais escolheria ???

Mais uma perguntinha: voce foi de onibus entre um país e outro ?? Demora muito tempo ?? E tranquilo conseguir passagem na hora ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, Boa Tarde,

 

Em fevereiro estou indo fazer uma parte dessa sua trip, passando 21 dias entre Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Honduras.

 

Penso em sair de San José, Puntarenas, pegar o Ferry pra península de Nicoya e ir subindo até a Nicarágua.

 

Pessoal tem dito que a questão do transporte lá na península e em guanacaste é um pouco ruim, como foi sua experiência, conseguiu se deslocar de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...