Ir para conteúdo

Turquia e Itália: 20 dias em Outubro e Novembro 2013 - Parte 1 (Turquia)


Posts Recomendados

  • Membros

Eu fiz essa viagem com meu namorado nas duas últimas semanas de outubro e primeira semana de novembro de 2013. Foram 10 dias na Turquia e 10 dias na Itália. No meu blog (http://viagemcomthatha.wordpress.com/) a viagem está bem detalhada com muitas fotos e dicas. Vou fazer um resumo aqui para ajudar a todos, assim como esse site me ajudou.

 

A decisão de unir esses dois países foi uma questão de interesse: ele queria conhecer a Itália e eu queria ir na Turquia. Divisão justa: metade para um e metade para outro país.

 

Nessa primeira parte, vou relatar os 10 dias dedicados a Turquia. Para referência, na época o câmbio entre Real e Turca Lira era em torno de 1 para 1.

 

Nosso vôo de ida foi Rio de Janeiro - Londres - Istambul. O roteiro foi:

 

18/out Vôo às 22:50 saindo do RJ – Londres – Istambul

19/out Chegada em Istambul às 23:00

20/out Istambul

21/out Istambul

22/out Istambul

23/out Istambul e vôo às 17:00 para Denizli – Pamukkale

24/out Pamukkale e ônibus às 16:00 para Selçuk – Éfesos

25/out Éfesos e trem a noite para Izmir

26/out Vôo às 07:00 para Kayseri – Capadócia

27/out Capadócia

28/out Capadócia

29/out Vôo às 07:00 para Istambul e depois Roma

 

Viajamos em Outubro, quando já estava começando a ficar mais frio. O clima estava ótimo. Em Istambul era friozinho e com um casaco leve ficava ótimo. Pamukkale e Éfeso fez calor. A Capadócia foi o lugar mais frio que fomos, principalmente a noite, quando fazia realmente muito frio.

 

Deslocamentos Internos:

 

De Istambul para Pamukkale fomos de avião. O aeroporto mais perto é Denizli e fizemos o trajeto com Turkish Airline, ao custo de 94 TL. Para chegar na cidade, pegamos o ônibus do aeroporto até Pamukkale (no meio do caminho é preciso sair e pegar uma van).

 

De Pamukkale para Éfesos fomos de ônibus até Selçuk, cidade base mais perto, ao custo de 25 TL (compramos no dia mesmo, na rua principal de Pamukkale). Depois seguimos de trem desde Selçuk até Izmir (custo de 5,75 TL), onde pegamos um vôo no dia seguinte.

 

Voamos de Izmir até Kayseri, pela Sun Express, ao custo de U$S 45. Contratamos um transfer desde o aeroporto de Kayseri até Goreme, cidade base para explorar a Capadócia.

 

Hotéis em que Ficamos:

 

Istambul: Istanbul Sydney Hostel por 30 euros a diária do casal, com café da manhã

Pamukkale: Ozbay Hotel a um custo de 24 euros o casal, com café da manhã

Selçuk: Paris Hotel com diária a 18 euros o casal, com café da manhã

Izmir: Caylan Hotel com diária de 30 euros o casal, sem café da manhã

Goreme: Safran Cave Hotel a um custo de 75 euros o casal por dia, em um hotel caverna maravilhoso, com café da manhã

 

Istambul

 

Primeiro Dia: Conhecendo Sultanhamet

 

Começamos conhecendo a Aya Sofia. Seu nome em grego (“Hagia Sophia”) significa santa sabedoria. Originalmente foi construída em 360, para ser uma Igreja Católica, pelo filho de Constantino e queimada em 404, reconstruída em 415 e novamente destruída em 532. A partir desta data até 537 foi reconstruída por Justiniano para se tornar a maior Igreja de Constantinopla, uma construção realmente imponente, reforçando o poder do catolicismo no império. Em 1453, quando Istambul foi conquistada pelos otomanos, a grande construção foi transformada em mesquita. Por fim, em 1934, Atartuk transformou Aya Sofia em museu. Custo: 25 TL.

 

Logo depois, atravessamos a praça e fomos à Mesquita Azul. Esta mesquita foi construída entre 1609 e 1617 por ordem de Ahmet I com o grande objetivo de superar a beleza da Aya Sofia. Eu até tentei, mas não consegui escolher a minha preferida! Um fato interessante é que ela foi construída com 6 minaretes, que era a mesma quantidade de minaretes que a mesquita de Meca tinha na época. Quanto mais minaretes, mais poderosa é a mesquita. Como nenhuma pode superar a de Meca, construíram mais um minarete nela! Custo: de graça.

 

Partimos para terceira visita do dia que foi na Cisterna da Basílica, construída em 537 por Justiniano para ser o reservatório de água do império. O local foi fechado e redescoberto quando alguns habitantes, “milagrosamente”, conseguiram tirar água de seus poços com peixes, inclusive! O ambiente é um encanto com as luminosidade baixa e o som ambiente. As colunas foram construídas a partir de material roubado de alguns locais e, por isso, temos duas colunas com caras de medusa. Custo: 10 TL.

 

Resolvemos dar uma caminhada, conhecendo as ruazinhas do centro, entrando nas lojas de souvenir e provando o Turkish Delish. Acabamos chegando ao Parque Gullane para dar uma descansada. Depois voltamos à praça para conhecer a região do Hipódromo (fica ao lado da Mesquita Azul). Este foi o centro da vida política e social do povo durante milhares de anos.

 

Fomos à noite conhecer a região de Beyoglu onde está a Praça Taksim e a rua Istikal Caddesi. Essa região é a mais animada de Istambul, super moderna, com todas as lojas internacionais que conhecemos, cheia de gente em pleno domingo às 22 horas. Para chegar até lá de Sultanahmet fomos de tram até Kabatas e pegamos outro tram que leva direto a praça Taksim.

 

 

Segundo Dia – Mesquitas e Bazares

 

Nossa primeira atração do dia foi a Igreja de Chora ou Museu Kariye. A decisão de incluí-la no roteiro ocorreu depois de vermos que era uma das atrações mais recomendadas da cidade pelo Tripadvisor. Nosso guia da Lonely Planet também recomendava muito irmos. Então, vamos lá! Primeiro fomos de tram de Sultanahmet até Eminonu (para saber os detalhes sobre transporte em Istambul, veja aqui). A partir dali, fomos de ônibus. Em Eminonu há um terminal de ônibus e você precisa pegar algum que vá até Edirnekapi (pode ser 31E, 37E, 38E ou 36KE). Demoramos algum tempo para descobrir como pagar a passagem de ônibus! Tentamos comprar dentro do ônibus e o motorista, sem falar nadica de inglês, só disse que não e pronto. Aí começamos a perguntar a alguns turcos mais novos e ninguém indicava o lugar certo. Depois de uns 20 minutos, um senhor apontou para um quiosque branco, que fica na rua e que tinha uma certa fila (é fácil reconhecer) e pronto. Compramos um cartão que você escolhia quantas viagens queria. Garantimos logo a volta e pronto! Subimos no ônibus e 10 minutos depois chegamos (passa numa telinha o nome de cada parada, super fácil saber quando chegou). A Igreja de Chora, também chamada de Igreja Fora das Muralhas, quando construída, em 527 d.C. por Constantino, ficava fora das muralhas da antiga cidade (sim, Istambul era cercada!). Esta igreja também foi transformada em mesquita e, atualmente, é um museu. O que faz dela encantadora são os mosaicos dourados e afrescos do seu interior, todos relacionados a temas bíblicos. Nós passamos um bom tempo com os olhinhos voltados ao alto admirando cada uma das imagens. Custo: 15 TL

 

Voltamos de ônibus, fazendo o caminho exatamente contrário. Saltamos em Eminonu e fomos conhecer a região. Começamos pela Mesquita Nova, que fica super perto do ponto do tram. Logo ao lado está o Bazar das Especiarias. Este mercado também é chamado de Bazar Egípcio pois fazia parte da rota das caravanas que vinham da Índia e da Ásia com especiarias rumo ao Egito. Depois deste bazar, subimos até o Grand Bazaar. Este é o bazar mais famoso da Turquia, é enorme, dividido por ruas e setores e existe desde 1461. Ali há de tudo: lenços, jóias, tapetes, louças, narguilês, souvenirs diversas e tudo que você possa imaginar. Há muitas mercadorias de qualidade e outras nem tanto. Para conhecer tudo, você precisaria de mais de um dia inteiro.

 

Após nos recuperarmos um pouco prosseguimos caminhando até a Universidade de Istambul e a Mesquita Süleymaniye que fica ao lado.

 

 

Terceiro Dia: Palácio e a Ásia

 

Para começar fomos ao Palácio Dolmabahçe, localizado ao lado do Bósforo. Para chegar fomos de tram até Kabatas e caminhamos mais uns 5 minutos. O complexo é formado pelo palácio e pelo harém, além de todo o jardim. A visita é sempre guiada e tivemos que esperar uns 30 minutos até começar a próxima visita em inglês (só há opção em inglês ou turco). Na alta temporada, o intervalo entre os tours é menor.

 

Depois de uma manhã dedicada ao Palácio, fomos conhecer Uskudar, do lado asiático. Fomos de ferry (3 TL cada viagem) que saía de um local bem perto do Palácio. Fomos andando pela orla, vendo a Mesquita de Semsi Pasa e chegando até um quiosque com almofadas para sentar e admirar o lado europeu e a Torre de Leandro, um farol.

 

 

Quarto Dia

 

Começamos visitando uma das principais atrações que faltava: Palácio Topkapi. Ele começou a ser construído em 1453 por ordem do sultão Mehmet II, logo após conquistar Constantinopla. Serviu como residência dos sultões até 1850. É interessante observar que, ao contrário dos palácios europeus como os franceses ou espanhóis, o Topkapi tem o jardim no centro e as construções ao redor. O Palácio é dividido em quatro pátios e mais o Harém (ingresso a parte). Para mim foi uma das melhores atrações que visitamos. Amei! Preço: 25 TL Palácio + 15 TL Harém

 

Depois de algumas horas explorando este lugar tão intrigante, saímos para a última visita na cidade: a Torre de Gálata. Chegamos indo de tram até Karakoy. A torre foi construída em 1348 pelos genoveses para prevenir a área contra ataques inimigos. Subimos de elevador e depois mais dois lances de escada até o alto. A vista da cidade é demais do alto! Demos a volta toda observando ao longe as minaretes das mesquitas se destacando no horizonte. Preço: 13 TL

IMG_1128.JPG.ae57881cb6f019c2461bd8f1ab6fcfb3.JPG

IMG_1162.JPG.a0b219d9be48bbaf8b482a6d8aafb4ab.JPG

IMG_1182.JPG.4d11139c73ceee62f23e05392d7a19ab.JPG

IMG_1232.JPG.9360a3edecf64891eec70ab9fa6f0ae7.JPG

IMG_1265.JPG.c559e920e4a1a72a37ff885b05662df2.JPG

IMG_1276.JPG.5c34cc02c037bde1e5c5ead4aaee9137.JPG

IMG_1279.JPG.6c2fff24f8c3ef660d61d899a125ec76.JPG

IMG_1285.JPG.2697a95bdc6d7c57e601c500b8a2d36e.JPG

IMG_1323.JPG.5a05d869912cdbbfea5c47e40627be5a.JPG

IMG_1386.JPG.def2f740a4cb27e8ff2986d3ab90d5bf.JPG

IMG_1407.JPG.66caa86756a9755c3bb37af7b0662e69.JPG

IMG_1424.JPG.32d832d69743927e8e8eb6ff0df18a4b.JPG

IMG_1434.JPG.e96d7c1c8a354b1ec1c70521d7e06daa.JPG

IMG_1443.JPG.147c31351fa5ee943db9ad76ee9f7ae9.JPG

IMG_1494.JPG.b61c8425489f541a2eb005828afbb1cd.JPG

IMG_1526.JPG.02860e8f5502b34462235acdebac437c.JPG

IMG_1567.JPG.229720411a623a1a36374c1b74eacd93.JPG

IMG_1642.JPG.0a743ce0cbb69f605a20b5596d83d829.JPG

IMG_1711.JPG.b82477eedb30f54d279a4e5fc07c7765.JPG

IMG_1721.JPG.09099df6c92f43a7000caa4a668d19cb.JPG

IMG_1787.JPG.0e429d3438c843b3449e8f99a25ab5f4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Algumas Comidas Típicas da Turquia

 

- Kebab: esse prato está em todos os lugares e existem de todas as formas. Você pode pedir kebab enrolado no pão (durum kebab), no espeto (shish kebab) ou mesmo no praro (adana kebab é um dos tipos).

- Pottery ou Testi Kebab: prato típico da Capadócia, feito dentro de um pote de barro. O clássico é cozido durante horas na lenha.

- Pide: é a pizza turca. Tem de queijo e com carne (algumas vezes apimentada)

- Manti: um ravióli recheado de carne e com molho de iogurte e hortelã.

- Sigara Böreği: são uns enroladinhos folhados recheados de queijo.

- Meze: são pratos com diferentes comidinhas em porções pequenas, para se comer de entrada.

- Castanhas: em qualquer barraquinha se vende saquinhos de castanha quentinhas. Muito bom!

- Milho: você pode comer milho normal (estilo do Brasil) ou queimado (não provei porque gosto mesmo do normal!)

- Simit: roscas como os pretzels, que podem ser simples ou com nutella.

- Sanduíche de Peixe: esse sanduíche é vendido em Eminonu e bem típico de Istambul.

- Baklava: doces feitos de mel e castanhas, com pistache, chocolate e diversos outros sabores.

- Turkish Delight: doces mais gelatinosos, de frutas, castanhas, pistache etc.

- Çay: chá típico em todos os lugares.

- Éfesos: cerveja local

- Raki: parecido com um licor

- Suco de Romã: vendida em toda esquina. É uma delícia, mas eu preferiria se fosse gelada.

 

 

Onde Comer em Istambul?

 

- Albura Katishma: nós adoramos esse restaurante! Ele ficava na rua do nosso hotel e era bem indicado pelo Lonely Planet e pelo Tripadvisor. No final ainda descobrimos que o local do restaurante está sendo escavado e se descobriu uma antiga casa abaixo, a qual podemos visitar. Em relação as comidas, nossa entrada foi uma Mini Turkish Pizza. Depois, eu comi um prato típico otomano, chamado de The Harem’s Charm (carne com champignon, pimenta e envolta em berinjela) e o João comeu o Manti. Tomamos umas 3 Efes. Nossa conta total foi de 95 TL.

 

- Feira de Kadikoy: quando você estiver no lado asiático, não deixe de visitar a feira de produtos frescos da Kadikoy. Várias barracas de peixes, frutos do mar e frutas frescas. Não lembro exatamente o nome do restaurante em que sentamos, mas era dentro da feira. O lugar era simples, mas comemos bem demais. Nosso amigo turco pediu uns pratos para provarmos. Um deles era de camarão misturado com queijo e apimentado. Tomamos algumas Efes e a conta para três pessoas foi 93 TL.

IMG_1326.JPG.827d76b70e97907834147fcb38248bcb.JPG

IMG_1530.JPG.7ddab9e36da959271f4ea6d8960f56b0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...