Ir para conteúdo

África do Sul, Moçambique e Suazilândia. 4 meses.


Posts Recomendados

  • Membros

Em agosto de 2013 viajei sozinho para passar 4 meses na África. Comecei pela África do Sul, passei para Moçambique, fui a Suazilândia e voltei a África do Sul, onde estacionei por mais de 2 meses.

 

Voei pela South African Airways, de Guarulhos a Joanesburgo. Custou 2.400 reais, o que é um pouco caro, mas pelo menos foi direto.

 

Resumo: 10 dias na África do Sul, pouco mais de 2 semanas em Moçabique, outras tantas na Suazilândia e o restante do tempo de volta a África do Sul.

1 Real fazem 4 Rand (o dinheiro sul-africano) e pouco mais de 10 Meticais (o dinheiro de Moçambique). A moeda da Suazilândia se chama emalangeni e é pareada com o Rand.

 

* * * ÁFRICA DO SUL * * *

Cheguei em Joanesburgo e já tinha arranjado um transfer para o hostel. É uma boa ideia marcar um transporte com o hostel/hotel antecipadamente já que transporte público em JHB é praticamente inexistente. E, nessa cidade, tudo é longe de tudo! Me custou R100.

Me hospedei no Lakeview backpackers, que mais parecia uma casa de condomínio fechado na Barra da Tijuca, mas era limpo, confortável, barato (R100 por noite) e tinha até piscina, mas fazia um frio desagradável e nem mergulhei.

Joanesburgo é a capital do país e também a cidade mais rica de toda a África. Dá pra imaginar que tem muita coisa legal pra fazer.... mas não! é perigosa (pelo menos foi o terror que me puseram) e muito espalhada, o que significa que se você não dirige, não vai conseguir ir a lugar nennhum. Por fim, eu e dois outros hóspedes nos juntamos e pagamos um taxi para nos levar ao museu do apartheid, e às torres Orlando, em Soweto. Esse museu valeu os R600 que gastamos nesse dia pelo taxi.

 

Parti logo para Nelspruit. A cidade em si nada demais... Mas é dessa cidade que partem os safaris para o Parque Kruger. Fiz um de um dia por R1450, é caro mas é algo que todo turista ali tem que fazer! Acabei não vendo nenhum dos grandes predadores, mas pelo menos vi um rinoceronte, que é bem raro. Valeu! Fiquei no Funky Monkeys (ótimo hostel, R130) e ali conheci um italiano, com quem aluguei um carro e fomos ver o Blyde River Canyon. Vale muito a pena.

 

Acabei tendo que ficar mais tempo em Nelspruit porque existe aí um consulado de Moçambique. Esperei 3 dias para que meu visto ficasse pronto, foi bem fácil e custou R180 (é mais barato para brasileiros! gringos tinham que pagar R990). Peguei um ônibus da Greyhound por R300 e em 3 ou 4 horas já estava em Maputo.

 

* * * MOÇAMBIQUE * * *

Maputo, capital de Moçambique, é uma cidade grande, movimentada, interessante, cara e muito, muito suja. Adorei! Fiquei no Fátima Backpackers (MT500), um dos 3 hostels que existem lá. Vale a pena ver o mercado do Xipamanine, a estação de trem projetada por Gustav Eiffel (o mesmo da Torre), o Museu da Revolução, diversas galerias de arte, restaurantes bons e em conta escondidos pela cidade. As "chapas", como são chamadas as vans, levam para qualquer lugar da cidade bem barato. Elas sempre estão super cheias mas nunca totalmente lotadas!

Duas dicas importantes: A polícia de Moçambique é a mais corrupta do mundo! Tenha sempre seu passaporte no bolso, e mesmo assim podem encher o saco, pedindo propinas. A internet é quase inexistente mas, e aqui vai um segredo, se você for a universidade Eduardo Mondlane, é possível acessar o wifi grátis e rápido!

 

De Maputo fui a Tofo, uma cidadezinha a beira do Oceano Índico. Cheguei lá depois de 10 horas de exaustiva viagem com um ônibus organizado pelo hostel e me hospedei, é claro, no Fátima de Tofo por MT400. Da varanda do hostel é possível ver baleias dando saltos no mar... impressionante! depois de alguns dias relaxando voltei pra Maputo. Acabei que tinha feito amigos na cidade e fui ver um espetáculo de dança contemporânea na embaixada da França. Sempre tem algo para fazer em Maputo!

 

Depois de alguns dias, peguei, custando 70 Rands, uma "chapa" e fui em direção à...

 

* * * SUAZILÂNDIA * * *

Chegando em Mbabane, tive que pegar uma van para o hostel, que ficava no Vale Ezulwini. Legends Backpackers (E120), ótimo hostel. Por ali tem muita coisa pra fazer: Ir ao Parque Nacional, fazer trilhas ao Execution Rock, banho de cachoeira, visitar uma aldeia tradicional suázi, ir a House of Fire (uma night/balada), a fábrica de vidro Nwengya, fábrica de velas. Peguei carona na estrada até o Mlilwane Wildlife Sanctuary e fiz um safari a pé sensacional!

 

Por sorte eu estava lá bem no fim de semana do festival Umhlanga (em inglês Reed Dance). Milhares de meninas solteiras e virgens se reunem no palácio real (Ludzidzini Royal Village) e fazer uma dança para o rei do país. Foi algo muito interessante de se ver!

 

Depois disso segui para Piggs Peak, no norte, para ver a Suazilândia rural. A viagem demorou umas 2 horas e foi barata, em uma van. Dormi num "guest-farm" chamado Sobanto por E100 por noite. Ao chegar fui convidado para um casamento tradicional na vila. Eu era o único branco e o único que tinha uma camera fotográfica. Me tornei o fotógrafo do casamento! Uma experiência inesquecível! - algumas fotos podem ser vistas aqui (legendas em inglês) http://imgur.com/a/TcYhE#0

 

Voltando para Ezulwini, conheci dois alemães que me deram carona de volta para a África do Sul.

 

 

* * * ÁFRICA DO SUL * * * [parte 2]

De carro, fomos até uma cidadezinha chamada Underberg, no vale de Drakensberg. Fiquei no Khotso backpackers por R120. É uma fazenda de ovelhas e, como não tinha nada pra fazer, me ofereci para ajudar nas tarefas. Interessante... Peguei uma van para Pietermaritzburg por R80, e fiz baldeação para Durban por outros R50.

Fiquei no Happy Hippo Hostel, por R140. Bom lugar, mas wifi era pago. Durban é uma cidade legal, com uma praia linda, cassinos e uma comunidade grande de indianos.

 

Fui com o BazBus, um serviço de transporte para turistas, bem caro (R500!) para Jeffreys Bay. É uma cidadezinha famosa entre os surfistas, com ondas perfeitas e tal - fora isso, nada demais. Fiquei no Island Vibe por R120. É o melhor hostel da cidade disparado! Tem festas todas as noites, aulas de surfe e outras atividades.

 

Após alguns dias, peguei uma van para Humansdorp e de lá, outra para Storms River. Não me lembro quanto custou mas foram uns R100 no total. Fiquei no Dijembe Backpackers por R120 com café da manhã! Ótimo hostel mas a cidade é pequena e não tem muito pra fazer, até porque o tempo estava péssimo. Minha intenção era fazer o bungee jumping da Bloukrans Bridge, que fica perto dali mas o clima não permitiu.

 

Parti para Cidade do Cabo. O ônibus que me levou até lá atrasou 5 horas e me custou R370.

 

Cidade do Cabo é a melhor cidade do mundo e se parece muito com o Rio de Janeiro, tanto na geografia quanto na atmosfera. Fiquei no Long Street Backpackers (R130), onde acabei me tornando barman em troca de acomodação. Também recomendo o Once in Cape Town, um hostel boutique bem legal.

Passei 2 meses na "cidade mãe", como é chamada e fiz amigos para a vida toda. Faça a trilha até o topo da Table Mountain, Lions Head, Devils Peak e Signal Hill. Além dos museus e galerias de arte, vá também as praias, ao V&A Waterfront, ao cassino em Goodwood, aos mercados e ao Mzolis, uma festa na favela de Gugulethu com braai, o churrasco sul-africano. Tem coisa pra fazer todos os dias.

Alugamos (e e uns amigos) um carro e fomos a Cape Point e ao Cabo da Boa esperança, passando pela Boulders Beach, onde vivem vários pinguins. Muito legal. Vale a pena também pegar um trem até Kalk Bay, uma vila a beira do mar bem simpática com boa comida.

 

Por fim, voei de volta a Joanesburgo, dormi no aeroporto e embarquei de volta para o Brasil.

 

* * *

 

Atenção: Brasileiros podem entrar na África do Sul sem visto por 90 dias. Passei 4 meses no total e acabei recebendo um carimbo de "overstay" no meu passaporte. Quando eu voltar a África do Sul, terei que pagar uma multa de R1500. Achei que saindo do país para Moçambique e Suazilândia iria "zerar" meus dias, mas não é o que acontece! Fique atento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo seu relato. Gostaria de incluir algumas informações:

— a vacina contra febre amarela é obrigatória e deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem;

— em Johannesburgo pode se visitar o Monte Cassino, Casa do Mandela no Soweto, Soccer City, Gold Riff, Lions Park e o Mandela Square;

— Kruger Park fica a 1 hora de Maputo, fica mais barato contratar um transporte em Moçambique;

— Moçambique é um país lindo, quem tiver oportunidade vale a pena conhecer as outras províncias como Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como escrevi no relato, Joanesburgo só vale a pena se você tiver acesso a um automóvel. Sem carro não tem como ver a cidade direito sem gastar uma fortuna em taxis. E eu nem sei dirigir!

 

Meu plano inicial era subir por Moçambique, Malawi, Zimbábue.... mas Moçambique era um pouco caro e eu tinha restrições orçamentárias!! aí voltei pra Suazilândia e África do Sul.

 

Eu logo fiz amizades com os gerentes do hostel e como já tinha experiência no ramo, fui convidado para trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Show de bola o seu relato...!!

 

estou planejando umas duas semanas na Africa do Sul para o proximo ano..

 

E animei em passar uns 2 ou 3 dias em Mocambique e mais 2 ou 3 na Suazilandia... por causa das tuas dicas...

 

 

Mas fiquei com umas duvidas que talvez possa me ajudar..

 

Quanto custa o transporte de Johannesburgo a Nelsprut?

 

E já em Johannesburgo tambem se pode conseguir o visto para Mocambique? Voce preferiu em Nelsprut por alguma razao em especial ou poderia ser em Johannesburgo tb?

 

EStou pensando em conhecer algumas coisas mais em Johannesburgo, tipo o Lion Park, o Gold Reef Park, Pretoria.... chegou a ir nestes lugares?` Valem a pena?

 

valeu mesmo...

abraco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Dica Valiosa de MOÇAMBIQUE: Na provincia de Inhambane, onde tem a praia do TOFO que vc foi tem Vilankulos e a ilha de BAZARUTO, um verdadeiro paraíso. Mais ao Norte tem a Ilha de Moçambique, muito interessante e ainda mais pra cima, Cabo Delgado com ilhas paradisíacas como as Quirimbas.

Caro é viajar de avião ( só tem uma empresa, que é do governo!!!), mas pra quem quiser encarar certo desconforto dá pra viajar de onibus, chapa...

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...