Ir para conteúdo

30 dias em Israel ... experiência ímpar


Posts Recomendados

  • Membros

Fui a Israel sem qualquer programação, sem guia, sem nada e foi mágico..

Na verdade fui selecionada pra fazer um curso no país e fui informada 1 semana antes. Mas nesse período tive experiências incríveis e muitas dicas para compartilhar, dos 33 dias (29/04 a 02/06) que passei lá.

Minha viagem incluiu Tel-AViv, haifa, Akko, jerusalém, Nazareth, Cafarnaum, Mar Morto, Eilat, Petra e Rosha Nikra.

1. Vôo: fui de de El Al, dia 29/04, vôo super tranquilo, direto a modo SP-Tel Aviv (Ben Gurion), serviço muito bom, mas é claro que a modo Israelense (sério, sem muita simpatia, mas educado). Ah! e sempre temos que pedir "english please". Daí tá tudo tranquilo..

 

Ah! A El Al é a compania aérea mais segura do mundo, portanto prepare-se para a revista tanto no Brasil e pior ainda quando sair de ISarel. Pois apesar de ter carta de recomendação do Ministério das Relações Exteriores de Israel fui entrevistada 2 vezes, e tive minhas 5 bolsas todas revistadas (C O M P L E T A M E N T E). Isso só porque fui a Jordania.

 

Dica importante: O pessoal dos outros países que também foram a Israel, todos , sem exceção, foi maltratados quando estiveram em Madrid. Portanto, vôo via Madrid não é uma boa.Também tenho boas referencias dos vôos via Frankfurt e Istambul

 

2. No aeroporto (BEN GURION): o aeroporto é bem grande, mas na chegada é só seguir o fluxo que dá tudo certo. Na imigração tive problema novamente por nao ter visto de estudante, mas depois que leram minha carta do Ministerio ficou tudo certo. Eles tem pessol que fala espanhol no aeroporto.

Após conseguir passar pela imigração é a vez de buscar as malas e sair junto ao portao de desembarque que sai bem de frente para a porta de saida do aeroporto, saindo vc pode pegar uma TAXI AMAL para ir a outras cidade (Jerusalém e outras) e a Tela Aviv, pq Ben Gurion não fica em Tel Aviv!

Para ir a Tel Aviv, pode ir de taxi (140 shekels ou mais ou menos 40 dólares!) ou de trem (há estação no aeroporto, no andar debaixo) que custa 14,40 skekels ( 1shekel= 0,47 reais ou 1 dolar = 3,85 shekels), bem mais economico!

 

Agora atenção! Ha um vôo da EL AL que chega na sexta feira= as 15h... não é bom pra quem chega com pouco dinheiro, porque chegamos em pleno shabbat, e daí meus caros não há trem, e temos que pagaro taxi normal, não AMAL (coletivo).

 

3. TREM: Ben Gurio - Tel - Aviv = 14.40

Ben Gurion - haifa = 37,40

Tel Aviv - haifa = 28,50

 

4. ONIBUS INTERMUNICIPAL:

Tel Aviv - Eilat = 73 shekels

Haifa - Eilat = 75 shekels

Tel Aviv - Jerusalem: 17 shekels ou 22 shekels de taxi Amal

 

5.Shabbat: ah .. o shabbat.. para os nao judeus é um pouco complicado de se adptar, pois o shabbat (significa sábado) é o Domingo dos judeu, pois ao contrario dos católicos eles guardam os sábados. O problema (para nós ocidentais) é que é relamente guardam o shabbat e fecham tudo, literalmente TUDO de sexta (15h) até sábado a noite . Não tem nem trasnporte público na maioria das cidades. El tel AVIV há o Taxi AMAL no. 10 que funciona no shabbat pelo dobro do preço. Também estão funcionando as lojas AM PM, o Mc Donalds e tudo o que não é judeu. Então a dica buscar os locais m prou muçulmanos no shabbat.

Mas não ha problema nenhum pra quem estiver hospedado perto da praia, pois Tel AVIV é otima para caminhar, é além disso é pequena e fácil de caminhar (dificil é decorar o nome das ruas).

 

continua... :arrow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Transporte público em Isarel: Israel tem um serviço de trasnporte públiconto muito, mas é caro para os padrões brasileiros (pelo menos eu acho). Tanto onibus de linha quanto os taxis coletivos/sharut (micros amarelos) custam 5,80 shekels em Tel aviv e 6,20 em Haifa. Tanto em Tel Aviv quanto em Haifa, uma passagem dá direito a reutiliza-la uma vez mais. Entretanto nunca consegui utiliza-la em Tel Aviv.

 

Tel -Aviv

Meus primeiros dias em Tel Aviv não foram muito bons, pois era shabbat e,claro, estava tudo fechado. Minha primeira dificuldade foi hotel, pois reservei o hostel Gordon in e quando cheguei lá eles disseram que não havia vagas e me mandaram para outro hotel. Detalhe: os hosteis e hoteis em tel Aviv são caríssimos! Entratanto estavam mais caros pra mim, pq estava sozinha e não usava quartos compartilhados.

Meus hoteis foram:

1. Mugraby hostel: tem clima legal, bem hoots, os quartos não são bons, mas são limpos. Eu não gostei pq é caro (80 dólares as diária), e vc não consegue dormir de tanto barulho da rua, pode-se ouvir tudo! sem contar que o hotel é uma ruína dolado de fora..

2. Sun City hotel: 78 dólares, quarto privativo, com café da manhã. Hotel muito bom! quarto legal, limpo, trasnquilo, com tv, split e banheiro privativo. Café da manhã muito bom também. Ah ! e o melhor de tudo: a duas quadras da praia, perto do mercado Carmel, Dzengof (shopping), pode -se ir a pé para quase tudo, tem onibus bem pertinho, além de bares e rstaurantes.

Fica na Alenby 42.

Dica importante: no hotel a diária é mais cara, mas pelo site de hotel www. inisrael.co.il (ou algo muito parecido) vc consegue descontos muito bons! (diferença de quase 20 dólares!).

 

Eu caminhei muito, mas muito por Tel Aviv, pq é muito agradável de se caminhar, vc pode ir até o Mercado Carmel. Uma especie de feira ao ar livre, muito organizada, que vende de tudo, de lembran'cas de Israel, roupas a roupas e especiarias do oriente. Eu adorei ver o movimento e a dinamica do local. Vale muita a pena pechinchar sempre!

 

Yaffo tamb'em 'e imperd'ivel! 'E uma cidade, muito, muito proxima de tel aviv. Na alenby vc pega o onibus numero 10 que vai direto a Yaffo e desce ou no in'icio da cidade ou mais em cima para vir caminhando at'e a 'area comercial. caminhe pela cidade, pois ha ruas bem antigas, estreitas, por onde hj est~ao diversas galerias de arte e lojas de j'oias, h'a tamb'emparques , igrejas, monumentos de Napole~ao Bonaparte (d'a at'e pra tirar um foto abra'cada com ele), com um visual lindo do Mediterraneo.

N~ao pode perde de ir ao mercado das pulgas, vc consegue pre'cos muito bons se pechichar. Principalmente se for no fim da tarde...

 

Praia. ah ! a praia 'e linda! um por do sol perfeito! Os israelenses s~ao muito saud'aveis , constumam exercitar-se muito, ent~ao sempre h'a pessoas caminhando, correndo, de bicicleta, coms eus cachorros, com crian'cas... principalmente no shabbat! Ah e eles s~ao apaixonados por frescobol. Se tiver disposi'cao , d'a pra caminhar pelaorla da praia , rumo ao sul, passar pelo Parque charles Clore (em frente a uma sinagoga) onde os mu'culmanos passam o fim de semana e chegar at'e yaffo.

 

Infelizmente n~ao tenho dicas sobre a noite de Tel Aviv... que 'e muito famosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Oi Bya!

Adorei ler o teu relato!

Eu estou exatamente na metade de uma viagem de 2 meses e meio em Israel...

Minha trip está maravilhosa, não tenho absolutamente nada a reclamar, Tel Aviv é uma das cidades mais interessantes e seguras que já vi na minha vida. Estou completamente apaixonada.

Se tiver mais dicas sobre o que fazer durante o dia por aqui (eu tenho sempre algumas horas livres durante o dia), serão super bem vindas.

Um abraço, e espero que tenhas amado Israel tanto quanto eu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Transporte público em Isarel: Israel tem um serviço de trasnporte públiconto muito, mas é caro para os padrões brasileiros (pelo menos eu acho). Tanto onibus de linha quanto os taxis coletivos/sharut (micros amarelos) custam 5,80 shekels em Tel aviv e 6,20 em Haifa. Tanto em Tel Aviv quanto em Haifa, uma passagem dá direito a reutiliza-la uma vez mais. Entretanto nunca consegui utiliza-la em Tel Aviv.

 

Tel -Aviv

Meus primeiros dias em Tel Aviv não foram muito bons, pois era shabbat e,claro, estava tudo fechado. Minha primeira dificuldade foi hotel, pois reservei o hostel Gordon in e quando cheguei lá eles disseram que não havia vagas e me mandaram para outro hotel. Detalhe: os hosteis e hoteis em tel Aviv são caríssimos! Entratanto estavam mais caros pra mim, pq estava sozinha e não usava quartos compartilhados.

Meus hoteis foram:

1. Mugraby hostel: tem clima legal, bem hoots, os quartos não são bons, mas são limpos. Eu não gostei pq é caro (80 dólares as diária), e vc não consegue dormir de tanto barulho da rua, pode-se ouvir tudo! sem contar que o hotel é uma ruína dolado de fora..

2. Sun City hotel: 78 dólares, quarto privativo, com café da manhã. Hotel muito bom! quarto legal, limpo, trasnquilo, com tv, split e banheiro privativo. Café da manhã muito bom também. Ah ! e o melhor de tudo: a duas quadras da praia, perto do mercado Carmel, Dzengof (shopping), pode -se ir a pé para quase tudo, tem onibus bem pertinho, além de bares e rstaurantes.

Fica na Alenby 42.

Dica importante: no hotel a diária é mais cara, mas pelo site de hotel www. inisrael.co.il (ou algo muito parecido) vc consegue descontos muito bons! (diferença de quase 20 dólares!).

 

Eu caminhei muito, mas muito por Tel Aviv, pq é muito agradável de se caminhar, vc pode ir até o Mercado Carmel. Uma especie de feira ao ar livre, muito organizada, que vende de tudo, de lembran'cas de Israel, roupas a roupas e especiarias do oriente. Eu adorei ver o movimento e a dinamica do local. Vale muita a pena pechinchar sempre!

 

Yaffo tamb'em 'e imperd'ivel! 'E uma cidade, muito, muito proxima de tel aviv. Na alenby vc pega o onibus numero 10 que vai direto a Yaffo e desce ou no in'icio da cidade ou mais em cima para vir caminhando at'e a 'area comercial. caminhe pela cidade, pois ha ruas bem antigas, estreitas, por onde hj est~ao diversas galerias de arte e lojas de j'oias, h'a tamb'emparques , igrejas, monumentos de Napole~ao Bonaparte (d'a at'e pra tirar um foto abra'cada com ele), com um visual lindo do Mediterraneo.

N~ao pode perde de ir ao mercado das pulgas, vc consegue pre'cos muito bons se pechichar. Principalmente se for no fim da tarde...

 

Praia. ah ! a praia 'e linda! um por do sol perfeito! Os israelenses s~ao muito saud'aveis , constumam exercitar-se muito, ent~ao sempre h'a pessoas caminhando, correndo, de bicicleta, coms eus cachorros, com crian'cas... principalmente no shabbat! Ah e eles s~ao apaixonados por frescobol. Se tiver disposi'cao , d'a pra caminhar pelaorla da praia , rumo ao sul, passar pelo Parque charles Clore (em frente a uma sinagoga) onde os mu'culmanos passam o fim de semana e chegar at'e yaffo.

 

Infelizmente n~ao tenho dicas sobre a noite de Tel Aviv... que 'e muito famosa.

 

Boa noite Bya,

 

Estou indo em maio para Israel ficar 9 dias liquidos as cidades que irei são (Tel aviv, Jerusalem, Tiberiades, Haifa, Nazaré, Mar Morto, Cesarea e Mar da galileia) qual o roteiro que vc recomenda, tipo cidades mais proximas que há a possibilidade de visitar 2 ou mais em um dia? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...