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Israel, Jordania e Egito - 22 dias - Outubro/Novembro 2010 - com fotos


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Salve Moçada!

 

Não da pra fazer uma aventura alucinante e acabar esquecendo de detalhes depois!!!

Então aqui segue meu diário de bordo da minha aventura pelo Oriente Médio

um especial agradecimento a todos os lunáticos (me incluo) que gostam de rodar o mundo e partilhar suas experiencias nessa comunidade fantástica!

 

Claro, teve um plano inicial:

http://www.mochileiros.com/israel-jordania-e-egito-22-dias-t46446.html#p494244

 

:arrow: 1ºdia (23/10) Curitiba / Rio de Janeiro / Londres

:arrow: 2ºdia (24/10) Londres / Tel Aviv

:arrow: 3ºdia (25/10) Tel Aviv

:arrow: 4ºdia (26/10) Tel Aviv / Jaffa

:arrow: 5ºdia (27/10) Haifa - Mt Carmel

:arrow: 6ºdia (28/10) Haifa - Baha`i Gardens / Akko

:arrow: 7ºdia (29/10) Jerusalem - Free walking tour

:arrow: 8ºdia (30/10) Jerusalem - Masada / Mar Morto / Jerico

:arrow: 9ºdia (31/10) Jerusalem - Holy city tour

:arrow: 10ºdia (01/11) Jerusalem - Diversos

:arrow: 11ºdia (02/11) Jerusalem / Eilat / Aqaba

:arrow: 12ºdia (03/11) Aqaba/Wadi Musa - Petra

:arrow: 13ºdia (04/11) Wadi Rum

:arrow: 14ºdia (05/11) Wadi Rum / Aqaba / Nuweiba / Dahab

:arrow: 15ºdia (06/11) Dahab - Snorkeling no Blue Hole / Passeio de Camelo / Quad ride

:arrow: 16ºdia (07/11) Sinai - Escalada do Mt. Sinai e Ida Cairo

:arrow: 17ºdia (08/11) Cairo - Giza / Saqqara / Memphis

:arrow: 18ºdia (09/11) Cairo - Museu Egipcio

:arrow: 19ºdia (10/11) Aswan

:arrow: 20ºdia (11/11) Aswan - Abu Simbel / Felluca trip

:arrow: 21ºdia (12/11) Kom Ombo / Edfu / Luxor

:arrow: 22ºdia (13/11) Luxor - Vale dos Reis / Templo de Karnak

:arrow: 23ºdia (14/11) Cairo - Londres - Rio de Janeiro

:arrow: 24ºdia (15/11) Rio de Janeiro - Curitiba

 

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1º dia

 

Saida de Curitiba para o Galeao planejada/realizada pontualmente as 19:15.

chegada como planejada no terminal 2 as 20:45... haveriam 5 horas ateh a saida do voo pra Londres, o que eu acabei por dando gracas a Deus.

tava indo pro embarque internacional e vi um amontoado gigante de pessoas na frente... bom, ateh ai tudo bem, bem cara de Brasil

O problema eh que a fila demorou uns 40 minutos pra comecar a andar e ateh eu passar pelo controle de passaporte e raio-x, foram DUAS HORAS E MEIA. NUNCA antes na historia desse pais (sic) se viu uma situacao tao ridicula... do excesso de gente da PF no controle de passaporte (a cada 10min eles revezavam de funcao) e apenas 2 trabalhando no raio-x. uma vergonha

pelo menos todos estavam motivados, rindo e fazendo piada o tempo inteiro da situacao.

Claro, que com a demora 50% das pessoas tavam na condicao de "last call" e comecou o maior vuco-vuco.

somente depois da fila se dissolver e a PF ver a situacao ir pro brejo eles colocaram mais gente nos raios-x.

a copa promete :P

bom, passando a lenga-lenga fui pro free-shop soh pra comparar preco e depois fiquei comendo mosca esperando o tempo passar.

 

1:35 o voo da TAM decolou. o jantar foi incrivelmente pessimo (pelo menos o vinho era bom)

robin hood na tela, e o sono me dominou.

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2º dia

 

Acordei aos berros de um piazinho q durante o meio da noite se alojou na poltrona do outro lado do corredor ::cool:::'>

o cafeh da manha foi decente e ja estavamos sobrevoando a Espanha.

Londres no horizonte, com um sol bonito raro de se achar. Pouso clockwork as 15:27.

Como eu esperava, o Heathrow eh tao grande ou capaz de ser maior que o Charles de Gaulle, mas me pareceu menos confuso e melhor planejado (dificil imaginar que um dia teremos algo assim). o raio x for bem tranquilo e soh me perguntaram se brasileiro nao precisava de visto pra Israel

 

a meta no Heathrow era denovo ver precos no free-shop e se possivel comprar uma camera nova (a minha, muito gente boa, resolveu dar mal-contato no LCD no dia anterior da viagem)

tinha tempo pra caramba, o voo pra Tel-Aviv sairia soh as 22:30. comparei uns precos e resolvi comprar. nem a pau arriscar tar no meio de um lugar alucinante e a camera miar, aproveitei pra pegar uma menor q a minha e que cabia no bolso.

de resto, tudo muito caro... um dos lounges do terminal 5 tem sofas de couro muito uteis para viajantes cansados. dormi um pouco e depois fiquei de papo com uma mexicana q eu descobri q tava indo fazer a Jesus trail (um trek pelos lugares onde Jesus passou)

 

O voo atrasou um pouco, mas a comida tava ABSURDA (nao era soh minha fome - um frango apimentado mto bom e de sobremesa uma mousse de raspberry) e ao meu lado foi um israelense voltando da China. 2 vinhos + Predadores na telinha, 2h de sono.

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3º dia

 

as 4:00 da matina estavamos pousando... o Aeroporto Internacional Ben Gurion eh bem moderno, de uma arquitetura diferente.

Ja de cara eu comecei a perceber o tamanho do abacaxi q eu vo descascar nessa trip... logo nos corredores antes do controle de passaporte pq a maioria das placas estavam em Hebreu ou em Arabe. algumas em ingles mas nao todas.

Entao veio a fila do controle de passaporte. grande, mas nada grotesco.

eu ja tava preparado pra me fazerem 40 bilhoes de perguntas, me levarem pra uma salinha e eventualmente me espancarem :P

a mulher me perguntou de onde eu vinha, meu proposito de viagem, o porque de ser israel, quais lugares e por quanto tempo -

respondi direto num ingles sem vacilo e disse q ia pra Jordania e Egito na sequencia. A mulher liberou... (ueh? soh isso???) carimbado o passaporte, ela me deu um papelzinho pra entregar pro seguranca na saida. O Cara perguntou da onde eu vinha e me encaminhou pra um otro cara (pronto, porrada), que por sua vez foi muito educado e perguntou as mesmas coisas. Especificamente do que eu queria fazer em akko (tuneis templarios, porto velho). tb falei q tinha um primo q morou em israel, dei o nome e a cidade dele e foi o suficiente -"have fun" disse me o cara. enfim, muy susse.

feliz da vida, fui pegar minha mochilona e ela tava PRESA na fu**ing esteira (sim, presa pela alca) - tive que dar 2 voltas ao redor da esteira, suar horrores e me sentir um palhaco ateh ela soltar.

Saquei uns Shekels no ATM e um taxista veio me oferecer o transporte. TODO MUNDO SABE que taxista de aeroporto eh pilantra, mas eu tava tao podre, mas tao podre q nao procurei outro. acabei pagando INS 180 (ou 50 doletas) por algo q seria 30 doletas normalmente ou de trem (mto mais cansativo) seria INS 14. ah danesse.

 

bueno, de frente pro hostel (gordon inn, pertin da praia), as 5 da matina, o cara atende e diz q nao tem cama, que ele poderia ficar com minha bagagem e eu poderia voltar e fazer check in as 14:00. (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) - porra, na minha reserva eu DISSE q chegaria as 5 da manha.

ah, quer saber? to podre, mas vivo, em israel e uma trip alucinante pra curtir... como diz o ditado "ja que esta no inferno, da um abraco no capeta"... vo dormir a noite... e fui caminhar na praia.

 

Tel Aviv eh uma cidade... feia, mas muito interessante. Muitos predios velhos caindo aos pedacos na orla maritima, e fora dela, parece um apinhado de predinhos de 3 andares sem manutencao externa nenhuma - MAS, nem tudo eh feio: tem muitos predios de arquitetura bauhaus (bem diferente, quem nao conhece da um look no google).

minha primeira impressao foi a estrutura em si da orla, com varios recifes artificiais e uma disposicao interessante de piscinas privadas/marinas/bares. tambem me impressionou a quantidade de gatos de rua (cachorro soh com dono) vivendo em harmonia com pombos e corvos (MUITOS corvos, nenhuma gaivota) constatei ainda que as israelenses em sua maioria nao sao nada feias, tem mais idoso que em copacabana, e que frescobol eh paixao nacional.

 

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Praia!

 

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Arquitetura Bauhaus

 

andei e parei durante umas 6 horas, indo a Jaffa (cidade ao sul) porto velho de tel aviv (isso sim eh alucinante, transformaram todos os armazens em uma especie de zona boemia, como se fosse um deck gigante cheio de cadeiras pras pessoas se esticarem) mercado das pulgas (uma 25 de marco bem primitiva). alias, eh tudo assim... quase nao se ve shopping center pro comercio.

 

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The Old Original Port

 

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The Old "New" Port

 

de tarde fiz meu check inn mais cedo, tomei o melhor banho do mundo e fui tomar um banho de mediterraneo (agua bem quente na minha opiniao, pra um outono)

 

agora a noite nao sei o q vou fazer. conheci umas francesas, 2 russos, 1 brazuca e um japa no hostel e vou la ver o q rola (embora esteja dormindo em peh)

 

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4º dia - Jaffa/Tel aviv

 

acabei nao fazendo nada de noite.

acordei as 10 da manha, pra me recuperar da pedrera da trip.

o cafeh da manha foi realmente bizarro... eu bobo esperava pao queijo e leite e encontrei atum, tomate, cebola, homus (pasta de grao de bico), babaganouj (pasta de berinjela), batata e berinjela frita (!!). Leite soh de cabra, cafeh era em poh e o suco era de `pomegrenate`, algo vermelho e ruim q lembra groselha.

Tambem tinha uma gororoba vermelha q parecia bife a role mas COM certeza nao era, e eu nao encarei... enfim, aproveitei e ja fiz um prato brutal pra durar ateh de noite.

 

tinha visto no dia anterior na recepcao do hostel um folder de aluguel de bicicletas... (achei bala a ideia de passar o dia de bike, poupando tempo e andando distancias maiores). Fui ateh o lugar e custava NIS 50,00 (+-25 reais) pro dia todo. fechou.

 

Bike eh bem usado por aqui, e eh uma maneira de fugir do transito. Diariamente, 350.000 carros vem de cidades ao redor pra trabalhar aqui, entao da pra imaginar a zona (mas nem de perto Sao paulo ou Lima, e muito menos india).

 

fui ateh o Old harbour no norte, passando no caminho pela praia religiosa (murada e isolada), algo curioso - mulheres e homens alteram o dia de banho aqui, e normalmente com roupas. e eh verdade, depois fui a peh num recife e vi a mocada de burca e tudo no meio da agua. Continuando de bike, desci todo o caminho rumo sul a cidade-irma de Tel-Aviv chamada Jaffa - o porto mais antigo registrado pela humanidade (4000 AC), porto de entrada na terra santa dos peregrinos e base inicial das investidas cruzadas na terra santa.

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praia religiosa

 

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vista de Tel Aviv, de Jaffa

 

a cidade em si nao tem absolutamente NADA, o bisu mesmo eh o porto e arredores. tem uma barreira da entrada do porto (bem original, em pedacos) e uma montanha logo ao lado, com um monasterio e algumas ruinas romanas (e um portico bizarro fake estilo MAIA em cima do morro). Dei por vista a cidade e voltei pra tel-aviv.

 

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Mesquita em Jaffa

 

fiquei morgando na praia o resto do dia e fui devolver a bike. nada mal.

 

Outra coisa interessante eh a quantidade ABSURDA de helicopteros militares (transporte e ataque) q passam diariamente do norte pro sul e vice versa na frente de tel aviv. Eu contei soh hj em 3h 40 bichinhos.

nao sei qual o proposito, mas me da a entender que as forcas armadas se fazem presente no cotidiano nas pessoas... inclusive eh supernormal vc tar num bar e ter um grupo de militares ao seu lado bebendo, meninada fardada armada com metralhadora, mulheres inclusive. da pra dizer q achei meio bizarro quando vi um casal fardados e armados com metralhadoras se beijando...

imagina se rola aquela DR na hora errada...hahahaha

 

De noite comi um Falafel (ontem comi um Shabich, muito bom) que eh tipo um sanduba vegetariano bem picante, e muito gostoso. da pra satisfazer com NIS 15.00.

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promoção de skol!!

 

agora preciso correr q meu hostel nao tem vaga amanha e eu ainda nao encontrei um em Haifa/Akko. peh na estrada denovo.

 

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5º dia - Haifa

 

Consegui reservar na noite anterior um hostel superbom perto do porto de Haifa, bom acesso a tudo (YES)

minha noite foi uma catastrofe... o ar condicionado do quarto nao funcionou, entao precisava ficar coma janela aberta... e por sua vez com um barulho do diabo da rua. tava tranquilo ateh eu descobrir que meus earplugs tinham sumido ><

 

de manha, um cafeh reforcado e um busao pra estacao central de Tel Aviv pegar um busao pra Haifa as 10:20

1 horinha depois +- cheguei na estacao certa de Haifa (quase desci na errada) do lado do porto.

la eu tinha combinado de encontrar a Sabrina, brasileira que eu conheci aqui no forum que tambem tava dando um giro na cidade.

 

Haifa eh uma cidade ao Norte de Tel-Aviv, maior zona industrial de israel e de uma beleza incrivel... nao tanto das praias como tel-aviv, mas o conjunto com o Mt St Carmel, bem urbanizado, se erguendo 600m acima do nivel do mar

larguei as tralhas no hostel (Port Inn, superperto do porto, muio bem estruturado) e fomos tentar ir nos famosos Jardins Baha`i (para quem nao conhece, a feh Baha`i eh uma das religioes mais novas do mundo, admiravel pela sua tolerancia com as demais e visao progressista) mas eles estavam fechados pra visitacao... ficou pro dia seguinte

 

Plano B em acao, fomos dar um giro e tentar conhecer o Monasterio Stela Maris, das Carmelitas (do monte St Carmel, claro :P).

no caminho, passamos no meio de uma zona residencial, vendo de perto o dia a dia das pessoas, sentadas lendo seu jornal ou treinando seus cachorros... joia de se ver e vivenciar :)

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Monte St. Carmel

 

o plano B comecou mal, pq o monasterio era no alto da montanha e fomos por baixo... por sorte tinha um teleferico (podre, caindo aos pedacos e com uma porta nada confiavel) e chegamos rapidinho la em cima. la em cima o plano B morreu pq nao parecia estar aberto a visitacao... entao ficamos perdidos numa zona meio escolar cheio de aluno saindo da escola. Descobrimos o onibus certo e vazamos para estacao central.

 

la eu me despedi dela e fui tentar descobrir como voltar. perguntei para algumas pessoas q foram um tanto quanto hostis e depois uma linda menina armada com uma M16 me ajudou a pegar o busao certo.

 

dei uma volta na colonia alema (sim, eles montaram uma colonia no inicio do seculo passado aqui pra preparar a terra santa pra volta de Jesus, mas foram expulsos na segunda guerra) e parei pra comer num lugar de boa aparencia, cujo dono muito simpatico (joseph) foi sem duvida a pessoa mais receptiva ateh agora... e preparou um sanduba realmente alucinante de homus com frango, pimentao, cebola e chili... fantastico mesmo (pra quem interessar, eh na Allenby street, nome tipo Meeting Point)

 

ja no hostel fiquei de papo com um casal de americanos em uma lua de mel ao redor do mundo (muito massa!!!)

dia seguinte eh dia corrido: Ir nos jardins, em Akko (ao norte) e pegar a rota pra Jerusalem

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6º dia- Haifa/Akko/Jerusalem

 

Acordei propositadamente tarde, pq o dia prometia e a visita aos Jardins guiada soh comecaria meio dia, do portao de cima.

Acabei combinando com a Anna e o Tommy (o casal americano) e fomos juntos. Como subida era tensa e longe entao iriamos de Metro (o unico de Israel, e tem somente 5 estacoes - parece mais um teleferico subterraneo)

 

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metro de Haifa

 

na saida do metro, cade meu lonely planet (guia mochileiro gringo e minha bussola aqui)???????????? MEU DEUS DO CEU! deixei no metro!!!!

o trem ja tinha saido e tive q esperar ele chegar la embaixo pra descobrir q nao tava no trem. PORRA, paguei 168 NIS em tel aviv (uns 80 reais) e perdi em 2 dias. pronto! que merda... enfim, apos 15 minutos de odio/desespero comigo mesmo resolvi deixar pra la e fui ver os jardins.

Dificil descrever: eh o segundo lugar mais sagrado dos Baha`i e eles cuidam muito bem do lugar (eh mantido por voluntarios de todos os cantos do mundo). arquitetonicamente brilhante, com uma 'shrine' no mio, onde esta enterrado o seu primeiro profeta.

programa imperdivel, MESMO.

 

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Jardins Bah'ai

 

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Jardins Bah'ai

 

o tempo era curto, entao me despedi dos americanos e fui pro hostel pra descobrir o meio mais rapido pra chegar em akko.

Quando eu chego la, pra minha surpresa e feh na humanindade, MEU GUIAAA!!!! alguma boa-alma achou o recibo do hostel dentro do livro na estacao de metro e FOI LA DEVOLVER!!! qual a probabilidade de alguem fazer o mesmo no brasil?? bueno, feliz da vida, peguei um Sherut (uma lotacao) pra akko pro 11 pilas e 1h depois tava la.

 

Akko eh a Acre dos Cruzados, o primeiro porto a ser conquistado e vital em questao de suprimentos para os cruzados na terra santa. a cidade um si eh basicamente dividida entre a area judia (fora das muralhas) e arabe (dentro das muralhas - o porto e metade eh cercado por muralhas) e eu posso dizer q nunca vi zona maior na minha vida que uma cidade murada.

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uma viela aleatória

 

Os caras expoem todos os seus produtos nas vielas, uma gritaria cheia de peixe fresco (ou nao), frutas tropicais, gatos copulando e criancas jogando futebol pelas vielas.

Nao eh dificil imaginar q em 3 minutos eu nao fazia mais ideia de onde eu tava (descobriria mais tarde q jerusalem eh BEM pior). valeu a pena pq eu tava com a camisa do brasil e passei na frente da casa de um cara q saiu alucinado querendo conversar comigo, falar q amava o braza q isso e aquilo. chamou o moleque dele q tava com uma camisa do brasil e mostrou o muro do otro lado da viela q ele pintou nossa bandeira... o cara queria pq queria q eu entrasse e tomasse um cha com ele

 

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Brasil!

 

passada a festa subita, dei uma volta pelo porto murado (massa), tuneis templarios (massa tb, qse tive q andar de joelhos dentro) e pela cidadela (construida por um mercenario albanes em 1600`s). de longe a cidadela parecia o mais massa, mas dentro eh mal iluminada, com pocas setas e NENHUM visitante. Eu, claro, me perdi e quase sai pelo esgoto quando entrei no buraco errado...HAHAHAHAHAHAHA.

 

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Muralha do Porto

 

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arabes lunáticos

 

na volta, eu perdi qse 45min tentando achar o lugar do sherut de volta - e acabei descobrindo que, quem aqui NAO fala ingles, normalmente eh imigrante russo - foi um parto conseguir informacao e um cara teve que "desenhar" em hebraico o nome haifa pra q eu identificasse qual van pegar. o bom eh que estava escuro e essas placas nao sao iluminadas por dentro.

deu certo, voltei pro hostel em Haifa e peguei um busao pra Jerusa!

 

Cheguei em Jerusa tarde (umas 21:30) ja pensando no bicho q ia ser achar o hostel dentro da parte murada no escuro...

peguei na estacao central o bus 20 q me deixou na entrada do portao de Jaffa (um dos 7 de Jerusalem). Como cheguei 2 dias antes da minha reserva, eh OBVIO que no meu hostel nao tinha mais vaga e no meu hostel plano B soh tinha vaga na VARANDA, ao RELENTO. bueno, mais uma aventura, resolvi encarar

mas foi demais ateh pra mim. Tava ventando horrores, nao tinha lencol, o edredom nao devia ser lavado ha anos e uns 30min depois comecou a chover. Catei minhas tralhas e fui dormir na recepcao, que ficou atulhada de gente (tinham 12 pessoas dormindo no terraco) Meu inicio em jerusalem foi pessimo, vamos ver se a sorte muda no dia seguinte

 

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7º dia - Jerusalem

 

claro que dormir na recepcao nao foi uma experiencia agradavel, mas foi muito melhor que dormir na varanda (hj consegui o dormitorio ::otemo:: )

de manha a prioridade maxima era conseguir grana, ja que meus shekels acabaram na passagem do busao e o cara do hostel reteu meu passaporte como garantia. Consegui trocar 100aum e depois consegui uma maquina ATM q aceitou saque do bradesco.

pago o hostel e com o pass na mao, fui me inscrever no free walking tour (pra quem nao conhece, eh um sistema bem utilizado na europa, com guias divertidos q vivem das gorjetas no final, cada um da o q pode) que comecou as 11h.

 

Jerusalem eh algo... seila, dificil de se descrever em uma palavra. Nao sou alguem religioso, mas a quantidade de historia q se respira nesse lugar eh embriagante. Uma mistura de historia viva nas paredes, nos lugares, que varia da placidez do quarteirao armenio para o clima de 25 de marco no quarteirao muculmano. Uma cidade que foi destruida e reconstruida 12 vezes e conquistada 39 vezes durante seus 4000 anos de existencia.

 

o tour comecou pelo quarteirao armenio (a Armenia foi o primeiro reino a se tornar cristao) que eh pura paz, passando em seguida pela igreja ortodoxa siria (a primeira seita crista que virou igreja), bem reclusa e nao adepta a turistas.

 

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um dos lugares da última ceia

 

na entrada do quarteirao judeu, uma vista para colunas e chao da epoca dos romanos (um dos destruidores/reconstrutores) e para a sinagoga em ruinas. O Bairro judeu nao eh uma bagunca, tem linhas retas e eh facil de navegar pq foi recentemente reconstruido(na guerra de 48 os jordanianos conquistaram e o puseram abaixo)

acabamos no muro das lamentacoes que nao eh exatamente "sagrado", mas eh o ponto mais proximo do antigo templo judaico. nao consegui ir la fazer uma oracao e colocar uma prece entre as pedras, mas tem tempo pra isso.

Hoje em especial era o inicio do shabbat, entao ortodoxos judeus estavam com suas melhores roupas (alguns com chapeu mto bacana, parecido com um de cossaco) andando as pressas pelas ruas com suas filhinhas vestidas que nem bonecas.

 

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O Muro das Lamentacoes

 

em cima do muro, temos o Domo da Rocha (aquela cupula dourada, cartao postal daki) brilhando aonde antigamente era o templo judaico, e hoje guarda a pedra que supostamente Maomeh ascendeu aos ceus. (coincidencia nao?) um pouco a direita lado da pra ver a mesquita de al-aqsa que eh onde ocorrem os servicos religiosos muculmanos habituais

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O Domo, de longe

 

Na entrada do quarteirao muculmano, comecou a 25 de marco, com zilhoes de vendedores espremidos nas ruelas em numero 8257358912 maior q em Akko. Uma passada rapida entre algumas construcoes otomanas (os turcos foram donos de Jerusalem de 1600 e algo ateh 1917) e seguimos rumo acima pela via dolorosa rumo a Igreja do Santo Sepulcro.

 

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"BEST PRICE FOR BRAZIL, COME AND BUY FRIEND!"

 

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A Cruz do Domo do Santo Sepulcro

 

Agora eu preciso descrever bem, pq a confusao eh grande. a Igreja de hoje eh um apinhado de 5 igrejas que foram construidas e destruidas ao longo dos seculos, entao ela nao tem formato de uma igreja (nave central, etc) e parece um labirinto. Tambem nao tem propriamente "dono". existem mais de 22 seitas cristas que controlam pequenos pedacos/servicos dela (a catolica eh apenas uma delas, tem a ortodoxa etiope, russa, grega, maronita, siria, ordem dos franciscanos, etc).

Independente disso, talvez influenciado pela minha educacao crista, mas me deu uma "pira" diferente. entrei de gaiato numa cerimonia dos capuchinhos e eh tudo muito hipnotico dentro de la... rezando em latim de altar em altar, em niveis diferentes, baforando incenso e luz de velas... uma hora me peguei ja no clima cantando Ave Maria e Pai Nosso em Latim.

 

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Procissão capuchinha em latim

 

Fora isso o Santo Sepulcro em si, uma construcao imponente dentro da nave central q deve ter uns 25m de altura... tentei pegar a fila pra entrar nele, mas no way ... parece que metade da Polonia tava na igreja em peregrinacao

Outra coisa interessante eh que durante a cerimonia dos capuchinhos, um outro grupo de padres de outra igreja comecou a cantar do outro lado do Sepulcro em outra lingua... nunca tinha pensado num evento multicerimonial no mesmo lugar.

 

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O Sepulcro em si

 

 

bom, vou ter que voltar la pra ver melhor... amanha eh dia de Mar Morto, Masada e Jericoh!

 

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8º dia - Masada / Mar Morto / Jericoh

 

o pick up do Jaffa gate foi as 7:00, pegando na sequencia mais pessoas no Damascus Gate.

o grupo era de 10 pessoas, e a van algo pouco melhor que uma kombi velha...

ja no caminho pro mar morto (eh uma ladeira e tanto, jerusalem fica a uns 800m de altitude e o mar morto a -400m) a van quebrou e o motorista deu um "jeito" e ela voltou a funcionar, segundo ele um mecanico ia aproveitar a primeira parada pra consertar.

 

a primeira parada foi Qumran, um complexo de 11 cavernas aonde foram encontrados os manuscritos do Mar morto, partes originais da biblia hebraica, dos quais fazem os livros apocrifos(ou ocultos, que nao entraram na biblia).lugar bacana pra fazer rapel ou uma trekk, mas nada especial MESMO.

 

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Qumran

 

van consertada o proximo lugar seria uma das melhores praias de areia do mar morto, Kalia, que custaria 40 shekels pra boiar, se melar de lama, curtir a praia e tomar uma ducha de agua doce. MAS, como a van morreu de vez antes, tivemos q ir a peh pra Ein Gedi, a praia popular daqui, de pedra, mas tambem com uma estrutura razoavel montada.

 

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Lifetime experience!

 

Vo te falar que eh muito bizarra a agua do mar morto: ela eh quente e "macia"... e eh absolutamente impossivel de se afundar - pode-se ir boiando ateh a jordania ou fazer pose de iogue e meditar no meio da agua (very crazy). depois, fui ateh um poco de lama medicinal do lado sul da praia e me empapei de lama... HAHAHAHAHAHA, absolutamente fantastico.

fiquei igual ao tiao macaleh por uma meia hora e confesso q parece q sua pele fica mais leve e macia. Enfim, mar morto eh definitivamente uma lifetime experience q eu recomendo...

Van nova na area (uma BEM melhor, amem) e fomos rumo a Masada.

 

Masada eh uma cidadela enorme a beira do mar morto construida no alto de um plato (montanhas retas em cima) de 450m pelo rei Herodes (esse mesmo) para se refugiar em tempos de crise. Porem, ele acabou nunca precisando usa-la e em 66DC durante a revolta judia, foram os judeus que a capturaram e usaram como base de ataque contra os romanos - que por sua vez resolveram cercar a montanha e vence-los pelo cansaco.

Mas havia muita, mas muita comida e agua doce la em cima, pra durar alguns anos, e os romanos construiram uma RAMPA durante meses ateh la em cima pra conseguir invadir. na noite anterior a invasao, os judeus rebeldes preferiram se suicidar a virarem escravos. ta, chega de historia.

eh um lugar absolutamente incrivel, com uma vista impagavel da regiao e com inumeras ruinas bem conservadas. Pode-se subir/descer tanto a peh como de teleferico. eu desci a peh e foi jogo rapido, uns 30 minutinhos. tambem vale muito a pena

 

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Masada

 

a ultima parada seria a cidade de Jerico, uma cidades habitada continuamente ha 9000 anos, dentro da cisjordania e da autoridade palestina. Posso dizer com certeza que foi a maior decepcao da trip ateh agora.

as ruinas nao foram devidamente escavadas, a cidade eh uma zona (cheia de rebanhos de bodes andado no meio da rua) e eles cobram precos RIDICULOS em cima dos turistas. Enfim, vo dar uma outra chance pra palestina visitando belem depois

 

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Jericó

 

na volta uma paradinha no monte das oliveiras pra tirar fotos de jerusalem (pessima ideia, tava um vento congelante) e depois fui pro meu novo hostel (o que eu ja tinha reservado), onde conheci uma galera muito broder e fiquei de papo ateh tarde da noite

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9º dia

 

Hoje era dia de holy city tour, pra adentrar mais a fundo nos detalhes da cidade e visitar o domo da rocha.

acabei encontrando 2 caras do hostel no memo tour e foi bom pra ficar trocando ideia.

 

Comecamos pela sala da ultima ceia, fora das muralhas, mas uma total suposicao claro (inclusive tem mais de uma, os ortodoxos sirios dizem q eh em outro lugar). o lugar em si eh bacana, com diversos elementos arquitetonicos cruzados e vitrais muculmanos da melhor qualidade.

Na sequencia, fomos a Tumba do Rei Davi, embora reconhecidamente aquele nao seja o local correto (eh na verdade um porao de uma sinagoga). Lugar feio e mal cuidado, nao recomendo.

Depois veio a parte mais esperada do dia... o Domo da Rocha... bem, depois de 37 minutos na fila sob um sol escaldante, conseguimos entrar no monte do templo... deixa eu explicar melhor: 30% da cidade velha eh composta de algo como uma praca, uma plataforma gigante de pedras, aonde ficava antigamente os templos judaicos e hoje tem o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa. Realmente o lugar eh gigantesco, com arvores que vc imagina ter varias centenas de anos. Quem nao eh muculmano nao pode entrar nem no domo, nem na mesquita desde 2000 (obrigado ariel sharon, que foi la e provocou o maior aue. Porem, ainda pode se observar por fora e eh tudo deslumbrante.

A Mesquita de Al-Aqsa tem inumeros elementos arquitetonicos dos cruzados (inclusive servia como quartel dos Templarios) e tem servicos religiosos como qualquer mesquita... Mas nao chega nem de perto, mas nunca no mesmo nivel da magnitude do Domo da Rocha. Sem sombra nenhuma de duvida foi a coisa que mais me impressionou ateh agora. o Domo eh um octogono brilhantemente decorado com arabescos e trechos do Corao, e sua cupula dourada eh recoberta de 80kgs de ouro, eh de tirar o folego. Dentro, diz-se que tem a pedra original, origem de todo o resto do mundo e onde Abraao quase sacrificou Isaac (cfme a tradicao judaica)e de onde Maomeh ascendeu aos ceus (cfme tradicao muculmana - embora ele nunca tenha ido fisicamente a Jerusalem).

 

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Al Aqsa

 

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Domo da Rocha

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detalhes Domo

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mais detalhes Domo

 

na hora do almoco fomos num "all you can eat" no final da via dolorosa - ABU SHUKRI ... o melhor falafel EVER. quem foi a jerusalem nao perca!!

 

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Via dolorosa

 

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Abu Shukri - comilança

 

depois fomos ao santo sepulcro, estudar um pouco mais em detalhes a disposicao das capelas e perceber melhor a diferenca arquitetonica de cada capela e a decoracao dos ortodoxos armenios e gregos eh riquissima, cheia de detalhes e pinduricalhos em todos os cantos. ahhhh eu quase me esqueco de mencionar... a igreja do santo sepulcro eh o lugar mais cheiroso q eu ja estive na minha vida... eh muito incenso sendo queimado, mas no chega a ser enjoativo

 

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detalhe Igreja Ortodoxa Grega

 

acabado o santo sepulcro, fui negociar nas lojinhas e conseguia altos descontos (tambem, os caras enfiam a faca a principio) escondendo o dinheiro e mostrando somente o maximo q eu podia dar... hahahaha foram 2h hilarias.

 

depois, bate-papo no hostel e a descoberta q a Dilma virou presidente. Boa sorte pra todos nos!

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