Ir para conteúdo

1 mês de intercâmbio em Toronto (c/ French Canada+Niagara) + NY(5 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, esse é o meu primeiro relato aqui no site e eu espero conseguir passar todas as informações importantes pra quem tem vontade de ir estudar ou conhecer essa cidade incrível que é Toronto. ::otemo::

 

Planos de Intercâmbio:

Eu sempre tive vontade de fazer intercâmbio, estudar fora, conhecer novas culturas e pessoas do mundo inteiro. Pra realizar esse meu sonho resolvi contratar uma agência, a world study, que resolveu todos os tramites de retirada de visto, contato com a escola e a família. Isso facilitou minha vida, porém saiu um pouco mais pesado no orçamento.

 

Valores:

1 - R$ 6.594,50 pagos pra agência de intercâmbio parcelado de 8x (esse valor é referente a: R$ 500 de visto múltiplas entradas + Escola ILAC (4 semanas de curso) com 30aulas/semana, acomodação em casa de família e 3 refeições/dia R$ 5.197,50 + Seguro de viagem R$ 414,00 + Assessoria world Study R$ 483,00)

 

2 - R$ 2.079,24 passagem aérea (ida dia 04/07 e volta dia 07/08) saindo de Belém até Toronto, a companhia foi a Delta (fiz bel-brasilia pela gol que é parceira da delta e bsb-atlanta-toronto com a própria delta).

 

3 - R$ 3.700 (valor aproximado) - 1630 dólares canadenses (levei 865 em cash + 765 no cartão pré-pago). Esse valor em real é aproximado pq eu comprei aos pouquinhos. Um mês comprei 300, no outro 250 e assim até chegar ao valor de 1630CAD. Peguei cotação de 2.18, 2.2, 2.25 e até 2,37, essa variação ocorreu durante os 6 meses anteriores a viagem, que foi quando comecei a comprar os dólares (lembrando que no cartão eu já peguei o iof de 6,36% - Fiz as contas e vc paga 0,142 centavos por dólar no cartão pré-pago, ou seja, se vc compra 100 dólares, paga quase 15 reais de imposto...imagina se vc comprar 1000 dólares pra cima...UM ABSURDO TUDO ISSO DE IMPOSTO!!!). ::ahhhh::

 

4- R$ 2.205 comprando 908 dólares americanos (592USD em cash + 316USD no cartão pré-pago) -- (Mais uma vez: esse valor em reais é aproximado pois peguei varações do dólar). Desses 908 dólares, eu paguei 100 dólares na passagem de ônibus TORONTO-NY (ida e volta) + 250 dólares pro hostel por 4 noites, o que sobrou foi pra gastar com alimentação/passeios/compras...

 

Total: R$ 14.578.74

 

Passado o susto do valor, vamos ao que interessa: Toronto ::love::::love::::love::

 

TRANSPORTE

 

O sistema de transporte público de Toronto é muito bom. Ele é chamado de TTC, composto por metro, ônibus e streetcar (bondinho). Os 3 meios de locomoção são integrados, pagando uma passagem vc pode usar 1 ou até os 3 para chegar ao seu destino. Uma passagem (tbm chamado de Token) custa 3 dólares. Mas se vc for utilizar bastante o transporte público, o mais indicado é comprar o metropass pois vc pode usar o TTC quantas vezes quiser (o mensal custa CAD133,75, o semanal custa CAD39,25 e o diário custa CAD11).

OBS1:O Monthly Metropass só vende até o 4º dia últil em todas as estações, depois vende na Bloor-Yonge e Davisville até o 15º dia do mês.

OBS2: O metro é composto por 2 linhas: Amarela (Yonge-University-Spadina line) e Verde (Bloor-Danforth line) e é bem fácil de usar. As duas juntas possuem 63 estações. Toronto tbm pode ser acessada pelas linhas roxa e azul (vc provavelmente nunca usará elas, pois ficam bem longe, servem pra ligar as cidades ao redor que formam a grande toronto).

OBS3: Se vc for trocar de linha, pode usar a St. George, a Bloor-Yonge ou a Spadina que são as 3 estações que conectam a linha verde a amarela. A Spadina não é muito aconselhável pq ela é a maior em tamanho, pra sair de uma linha para a outra tem que andar uns 200m. Enquanto que na St. George e na Bloor-Yonge vc só precisa descer (ou subir, obviamente) um lance de escada. A linha verde fica embaixo e a amarela no andar de cima.

OBS4: O metro não funciona 24h. Geralmente as 1:30 da madrugada ele para. Ai só buzão mesmo pra salvar! Mas é bom checar, antes de ir pra balada, no site do TTC os horários. https://www.ttc.ca/index.jsp

OBS5: O ttc tem um aplicativo que vc pode baixar de graça, ele informa os horários dos ônibus e as rotas. Se não quiser baixar o app, é só acessar o site que tem tudo.

OBS6: Vc pode conseguir mapa em qualquer estação, é de graça. Qualquer dúvida, é só parar e perguntar pra alguém. Os canadenses são super prestativos ::otemo::

Aliás, não se assuste se antes de vc pedir ajuda, alguém chegar e perguntar se pode lhe ajudar. Durante 1 mês em Toronto, isso aconteceu comigo 3 vezes. Canadenses ::cool:::'>

 

IMG_20140807_072733434.jpg.5dc63ae69aafa22797e60b3168d62fe9.jpg

IMG_20140722_153825249_HDR.jpg.b408c039c4d93dda3d85bc1321699d90.jpg

 

O QUE FAZER:

- O principal ponto turístico de Toronto é a CN Tower. Ela é gigantesca e imponente. Dá pra ver de vários pontos a cidade. Quando vc está andando pelas ruas e menos espera, tá lá a CN Tower. O preço é um pouco salgado, 32CAD + Taxas (13% ::ahhhh:: ). Esse valor eu acho caro se comparar com o Cristo Redentor que oferece uma vista até mais bonita (Desculpa Toronto, mas tbm amo o RIO ::love:: ).

Tem um jeito de sair mais em conta. Comprando o citypass que custa 69.50CAD já com taxas. O Citypass inclui além da CN Tower, o Royal Ontario Museum, a Casa Loma, o Zoo e o Science Centre.

Ela tem uma parte de chão de vidro, e confesso que dá uma sensação esquisita quando vc tá nele. A vista é de toda Toronto.

IMG_20140711_153220630_HDR.jpg.3118723ce8fb1de55246dae4839fdd65.jpg

 

- A Casa Loma é um antigo castelo construído por um cara muito rico. É bem bonita por dentro (se vc gosta de ver como era a decoração antigamente dos castelos, vc vai gostar do passeio) e tem um jardim bacana pra sentar e relaxar. Ela serviu de cenário para vários filmes, inclusive X-Men. A estação de metro mais próxima é a Spadina (linha amarela e verde). Fecha 17h. O preço normal (fora do citypass) é 24CAD

 

IMG_20140715_150848613.jpg.4d78c72bcb81e56081ae67e05fc61e6f.jpg

IMG_20140715_162935385.jpg.0e4b971726fbbc50aa80753cb887a13f.jpg

 

- O Royal Ontario Museum é o principal museu de Toronto. Ele é bem peculiar pois consegue unir todos os tipos de coisa. De pinturas a esqueleto de dinossauros, passando por objetos históricos da Grécia antiga e do Egito. Tem um pouco de tudo. A arquitetura externa dele tbm é bem bonita.. A estação mais perto é a Museum (linha amarela). Começa a fechar 17h, até todo mundo sair, isso é quase 17:30.

IMG_20140722_171332750.jpg.5a7149db408770d676577291d2b16ad2.jpg

 

- Toronto Islands são várias ilhas pequenas localizadas no rio Ontario, bem à frente de Toronto. A principal e que todos vão é a Toronto Centre Island. Pra chegar lá é só pegar um ferry que custa 7 dólares, tem descer na union station pra poder chegar no porto que sai o ferry. Lá na ilha tem uma mini fazenda com animais. Muita área verde pra sentar, fazer um piquenique e praticar esportes. Sem sombra de duvidas, é a melhor vista da cidade. Na minha opinião, o melhor passeio a ser feito em Toronto. No verão anoitece depois das 21h, então tome cuidado pra não perder o último ferry que sai, se não to enganada, 23h. Lá no lugar que desembarca tem todos os horários de saída do ferry, é bom ficar atento e não esquecer da vida olhando aquela vista magnifica e perder o ultimo ferry (sim, quase aconteceu isso comigo ::lol4:: ).

IMG_20140716_204137729_HDR.jpg.16ea1d1a1e63ba279c13743676539499.jpg

IMG_20140716_213808338.jpg.3536d4bd662ebbe1768adb50ae3883ab.jpg

 

- Kensington Market é o bairro alternativo de Toronto. Cheio de brechós, barzinhos, lanchonetes caracteristicas do lugar e cheio de arte de rua. Impossível não se encantar. Pra chegar lá é só ir pra Spadina station, depois pegar o onibus que sai da estação. Vc desce na Chinatown e anda um quarteirão pra direita (no sentindo que vc ta vindo no ônibus 510). Aliás, recomendo fazer esse passeio conjunto. Vá pra Kensington primeiro. Coma, beba, tome sorvete (tem uma sorveteria incrível chamada Dolce Gelato), curta o ar diferente da região e depois vá para Chinatown comprar lembrancinhas para amigos e familiares, esse é o melhor lugar para comprar souvenir (ande e pesquise os valores pq o preço varia bastante. Vi um prato lindo com a imagem de Toronto por 15CAD, três lojas depois eu achei o mesmo prato por 9CAD).

IMG_20140724_162910397_HDR.jpg.97cce142c2cbf8afab2176b28409f5c6.jpg

IMG_20140724_154633935.jpg.d69eae718679dbb837754ee4dfe42fff.jpg

 

- A Praia nada mais é que o Rio Ontário. A água é bem gelada, mas se tiver um calor infernal (acredite, durante 1 mês eu peguei 4 dias que parecia que eu estava em Belém, nesse inferno amazônico :oops: ) aproveite e tome banho. A areia não é igual a nossa, ela foi colocada ali, é uma praia artificial. Mas ta valendo. Legal pra jogar vôlei, aproveitar o clima durante o verão 8) , reunir com os amigos.

IMG-20140726-WA0010.jpg.d9282335e18b8cbcd20afe4c13692e68.jpg

 

- Distillery District é um antigo complexo de fábricas que foi revitalizado, mas contém a arquitetura industrial vitoriana. Agora tem um monte de galeria de arte, restaurante, cafés. Lugar bacana pra passar um fim de tarde e tomar uma cerveja no Mill Street Brew Pub ::tchann:: (falando nisso, a idade que permite vc beber e ir a festa no Canadá é 19 anos e eles são bem rigorosos com isso. Pedem identidade toda a hora).

IMG-20140801-WA0011.jpg.24af2fd60ed10e99da4e5676a966c683.jpg

 

Bom essa foi a primeira parte do relato sobre o meu intercâmbio. Amanhã faço a parte dos passeios para Niagara, French Canada (Quebec, Montreal e Ottawa) e NY.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Retornando:

Primeiramente, uma correção: A estação próxima a Casa Loma é a dupont station (linha amarela), uma depois da spadina (que eu disse lá em cima).

 

-Esqueci de falar de um passeio legal, o High Park. É o maior parque de Toronto (é o central park canadense). É lindo e enorme. Ótimo pra correr, andar de bike, fazer piquenique ou simplesmente relaxar. O parque é cheio de pato e esquilo (aliás, os esquilos estão para Toronto assim como cachorro vira-lata está para o Brasil, tem em todo o lugar). Contato com a natureza incrível. Tem restaurante, quadras de tênis, campo de futebol, tem um lago e várias outras coisas. O parque é um encanto. tem um trenzinho que faz um tour por todo o parque, mas não sei se é de graça pq nunca andei nele, sempre ia pra lá e ficava andando a pé, aproveitando todo o parque. Para ir até o High Park é só pegar o metro e descer na estação de mesmo nome (high park - linha verde).

IMG_20140727_163505766_HDR.jpg.155756d3b80ae90b060166f710eac631.jpg

 

- Outra coisa conhecida é o Eaton Center e a Dundas Square. Eaton é o maior shopping de Toronto e tem todas as marcas conhecidas. Na frente dele, tem a Dundas Square que é uma mini Times Square. Cheia de telões, propaganda e gente. Turista comprando, canadenses que passam pra ir pro trabalho, gente protestando pela palestina... enfim, tem de tudo...

IMG_20140713_183732542.jpg.2c7e2a5669bc6b6745d9ae5ce47cfac6.jpg

IMG_20140726_185055871.jpg.3424813dd38d9c12bf9a88a20e19e336.jpg

 

 

Agora, vamos aos detalhes do intercâmbio:

Cheguei na escola e fiz um teste de nivelamento. Primeiro vc chega, forma grupos de trio e conversa com um professor. Ele pergunta coisas básicas, ex: quanto tempo vai ficar, qual vai ser sua profissão, o que gosta de fazer como hobby... coisas básicas, mas que ele já ta vendo o seu nível. Depois vc faz uma prova. Era 60 questões pra fazer em 30 minutos. Só deu tempo de fazer 50 questões, mas mesmo assim fiquei em um nível avançado (advanced 2). Vc pode ficar tranquilo pq os professores tentam te deixar super relaxados (e eles conseguem), pq esse teste prévio, é só pra eles terem uma noção inicial de qual o seu nível, depois vc vai fazer outros testes e dependendo do seu resultado, vc pode pular nível (em 4 semanas de curso, além desse mini nivelamento do primeiro dia, eu fiz duas provas e permaneci no mesmo nível).

A escola é incrível e eu super indico. A ilac já ganhou vários prêmios de melhor escola de línguas do Canadá (ela tem sede em Toronto e Vancouver). É só entrar no site e ver um pouco mais. Peguei um professor excelente que conseguia deixar todos os alunos focados na aula. A interação que a escola oferece entre todos os alunos tbm é muito boa. Faz passeios, eventos e várias coisas. Todos que trabalham lá são ótimos (a equipe é jovem - e mesmo os mais velhos tem alma jovem - e isso ajuda a manter a energia do local). Amei a ILAC ::love::

http://www.ilac.com/en-ca/

Eu tinha aula de 8:30 às 11:30, pausa pro almoço e voltava de 12h às 13:30. A escola oferece um curso um pouco mais intensivo com 38 aulas por semana. Isso fazia com que depois das 13:30, alguns alunos tivessem aula até 15:30. O que eu não acho tão necessário (falei com alguns amigos que tinham essas aulas e eles tbm diziam que não era nada demais, e que eles nem gostavam pq todo mundo prefere curtir a cidade com os amigos - e vc ta praticando o inglês nas ruas -do que ficar trancado numa sala). Diria que apenas 25% dos alunos da ilac optam por ter essas aulas, que eles chamam de power class.

A escola tbm oferece opção de escolha. Dia de terça e quinta depois da pausa do almoço, eu tinha a chamada elective class. Vc pode focar nas suas dificudades. Tem opção de sala de listening, writting, business, vocabulary e vários outros...

A ilac oferece 17 níveis, do mais básico (de gnt que chega lá zerada, sem saber nada) ao pré-university (gnt que tem nível super avançado e já ta se preparando pra estudar em universdade de lá). Como eu disse, fiquei no avançado 2 (equivalente ao 13º nível dos 17). Aqui no Brasil, eu to no meu último semestre de inglês (avançado 4), me formo em dezembro e achei o meu nível bom lá no Canadá.

Qualquer coisa, entra no site da ilac, que tem todas as opções de curso e programa. ela te oferece um leque de opções.

 

A minha homestay era de filipinos (tem muito filipino em Toronto. Quando eu digo muito, é MUITO MESMO. Não se assuste haha). Tinha o pai, a mãe, 2 filhos pequenos (um menino e uma menina) e a avó (mãe do pai). A avó foi pra Toronto tinha mais de 15 anos e já tinha nacionalidade canadense, assim com o todos os outros membros da família (as crianças já nasceram em Toronto). Todos falavam inglês e eram super prestativos. Não limitaram minha quantidade de banho, nem horário de chegada em casa (Tenho 21 anos e sou maior de idade, mas mesmo nesses casos, as vezes, pode acontecer da família querer limitar saída pra balada). Eu ganhei uma chave da casa e tive liberdade pra chegar e sair a hora que eu quisesse!

As famílias de homestay são geralmente de imigrantes, existe família canadenses recebendo estudantes, mas elas são minorias. E no final isso nem importa pq Toronto é um mix de gnt do mundo todo. Vc ta no onibus ou metro e é mais fácil as vezes ouvir outros idiomas do que o próprio inglês. É igual NY.

A casa que fiquei era perto da Englinton West station (linha amarela). Demorava uns 35 minutos pra chegar na escola na hora do rush. Horário normal, levava uns 25 minutos. A vizinhança era muito tranquila, típico daqueles filmes americanos. Na minha casa tinha mais uma intercambista, uma menina de Taiwan. Ela teve 5 semanas de aula na ilac. Ela era muito tímida, mas gente fina. Fiquei em um quarto só meu.

IMG_20140706_172931257_HDR.jpg.8a36ba24e4516938ff4c5a7382d2853b.jpg

IMG_20140706_103642192.jpg.b3e3749ed2096134125c062a383249d8.jpg

A única coisa que tenho a reclamar do Canadá é a alimentação. Eles comem sanduíche no almoço e comida no jantar. O oposto de nós brasileiros. Isso fez com que eu gastasse bastante dinheiro com comida pq nunca me sentia satisfeita com um simples pão de forma, alface, cream cheese e preseunto. Isso não me alimentava (acostumada com um açaí grosso que é só comer e dormir com a barriga pesada ::love:: ). Então eu comia esse sanduíche escroto no meu horário de almoço (11:30 – 12h) e quando era 13:30 que terminava minha aula, já tava com fome de novo. Isso não era só coisa da minha host Family. 99% dos estudantes levavam esse sanduíche pro almoço. É comum lá almoçar isso e uma fruta. Pra mim não dá!!! ::vapapu::

 

Preço das coisas em Toronto:

- Comprar marcas coisas das marcas: vans, abercrombie, hollister, nike, armani... é mais barato que no Brasil (novidade!!!), mesmo a taxa sendo de 13%, porém, é mais caro que nos EUA. Comprei calça da hollister por 25 dólares com taxas lá no Eaton Center. Comprei um tenis da vans (modelo novo) por 56 dólares com taxas já (Em SP deve ser mais de 200 reais um tenis parecido).

- Comida de verdade é caro. Fast food é barato. Até mais barato que em NY. Mas comida de verdade é bem caro.

- Cerveja e cigarro custam um rim ::vapapu:: Uma carteira de malboro é 11 dólares. Nas festas uma long neck de Budweiser é 7 dólares. Mas é aquele velho ditado "quem converte, não se diverte". Sai mais em conta comprar o que eles chamam de pitcher (uma jarra grande com cerveja) do que long neck.

 

Clima em Toronto no verão:

-O clima é ótimo. Como disse acima, peguei uns 4 dias de calor extremo. Mas no geral é uma temperatura de 23ºC. Solzão brilhando, mas com vento gelado.

-Durante 1 mês, acredito que tenha feito uns 7 dias de chuva. O resto foi todos os dias ensolarados.

 

Visto Canadense:

Tem duas opções, uma entrada e múltiplas entradas. A papelada vc envia por correio pra embaixada. Esse processo demora em média 6-8 semanas. A minha de demorou 6 semanas pra um visto de múltiplas entradas, válido até 2017. Uma entrada é válido por 6 meses (se não estou enganada) e vc só pode ir uma vez ao Canadá (a não ser que vc vá para os EUA e volte, isso não conta como uma segunda entrada).

- Um conselho: já ter a passagem comprada de ida e volta no momento que for dar entrada no visto (há não ser que vc vá pra fazer college ou universidade e tenha toda a documentação necessária), a possibilidade de negativa de visto é muito baixa se vc mandar junto uma cópia com os dados da passagem aérea.

 

Passagem aérea:

Comprei em janeiro e achei que paguei um preço bom, pois a saída era de Belém (R$ 2079 com taxas). Se vc mora em SP, RIO ou BSB tem uma probabilidade maior de pegar promoções com passagens por R$ 1600 (mais as taxas). Mas se vc não tem o visto e vai ter que dar entrada, eu aconselharia a comprar a passagem até 3 meses antes da viagem. Tempo mais curto que isso, corre o risco de não dar tempo pro seu visto ser aprovado.

Se vc tem o visto americano, sua passagem vai ser mais barata. Voo direto do Brasil pra Toronto sai em média uns 500 reais (ou mais) mais caro que o voo que faz conexão nos EUA. O meu parou em Atlanta. Então, se eu fosse vc, tiraria os dois vistos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, agora vou falar um pouco sobre os passeios que fiz dentro do Canadá (Niagara e Quebec+Montreal+Ottawa). Os dois passeios foram feitos com a escola, que tem parceria com uma empresa de turismo chamada TNT tours http://www.tnttours.ca/

Vou começar por Niagara

 

 

-Niagara:

O passeio custou 48 dólares e durou o dia inteiro. Foi realizado em um sábado. De manhã, lá pelas 8:30, partimos de Toronto rumo a Niagara on the Lake. Niagara on the lake é uma cidadezinha ao lado de Niagara Falls, típica cidade de veraneio de canadenses e americanos com dinheiro - tem muita mansão, uma mais linda que a outra. A distância entre Niagara on the lake e Toronto é cerca de 130 km, a viagem durou de ônibus cerca de 2he30min, pegamos um pouco de engarrafamento na saída de Toronto. A cidade é cheia de vinícolas, fazendo da região a que mais produz vinhos no Canadá. A primeira parada foi justamente em uma dessas vinícolas para fazer degustação. ::otemo:: Confesso que não lembro o nome da vinícola que conhecemos, mas a maioria dos vinhos que experimentei eram muito bons. Inclusive uma amiga francesa (que mora em Bordeaux), depois da degustação, disse que ficou surpresa com a qualidade, que os vinhos canadenses chegam perto dos vinhos de lá da França.

IMG_20140712_115437161.jpg.9b315d40506c86a272eb7eebfd4038e9.jpg

IMG_20140712_121514717.jpg.8ab255f8edfdfcb0f26404a8ae7bbb52.jpg

 

Depois da vínicola, o onibus nos levou para o centro da cidade. Lá tivemos cerca de uma hora e meia pra almoçar e aproveitar o que der da cidade. Eu achei pouquíssimo tempo porque a cidade é MUITO linda e merece muito mais tempo pra ser conhecida (um dos contras de excursão ::bad:: ). Nesse pouco tempo só deu pra andar por umas pouquíssimas ruas e escolher um restaurante.

IMG_20140712_124913353.jpg.c998688d0cbc70c6577193b5662dd4f8.jpg

598dbb317bdbf_foto1.jpg.b296eef178842cb5d982bf2ecf7e0588.jpg

IMG_20140712_133036577.jpg.a9768f21f6e3d3470f00a9600a08f0f9.jpg

A cidade vale a visita. Se voltar ao Canadá (coisa que pretendo em breve pq me apaixonei por Toronto e pelo país ::love:: ), definitivamente separaria um fds pra passar em Niagara on the lake.

 

Lá por 14:30 saímos de Niagara on The lake e fomos pra Niagara Falls. Uma cidade é do lado da outra e pra chegar nas cataratas saindo do centro de Niagara on the lake demorou uns 30 minutos apenas.

Chegando em Niagara Falls fomos direto para as cataratas. O valor do passeio (48 dólares canadenses) não incluí o passeio de barco (que é obrigatória pra quem vai a Niagara Falls). O passeio de barco custou 18CAD e eles já dão aquelas capas protetoras pra não se molhar (mas vc acaba se molhando, não tem jeito). As cataratas são bem bonitas (apesar de perder em tamanho para as cataratas de Foz do Iguaçu) e o passeio de barco é incrível, dura uns 20 minutos.

O passeio de barco sai tanto do lado canadense, quanto do lado americano (se vc estiver nos EUA e queira conhecer as cataratas). Tem até um ponto legal para os americanos, ir até aquelas escadinhas que ficam bem ao lado de uma das quedas d'águas. Mas a vista geral do lado canadense é bem melhor.

IMG_20140712_150215831.jpg.46687aa69e72e46ca28cb0e7840f1f7c.jpg

IMG_20140712_160036861.jpg.97eab34b7083792d36d5daeb447fc6e2.jpg

IMG_20140712_154215118.jpg.99f1a1990cda0d72a6ff1dcf168f20a6.jpg

IMG_20140712_154517217.jpg.8b628da5f727181e679577bf709ea27e.jpg

 

Depois das cataratas fomos a uma loja de chocolate e então pegamos o ônibus e fomos até um outlet chamado Canada One. Cada pessoa ganhou um folheto com desconto. Coisas realmente baratas. Foi lá que comprei um tenis da nike por 26 dólares. Loja da adidas tinha o melhor preço que vi de roupas pra malhar (melhor até do que a famosa loja de desconto de NYC, a century 21. Melhor preço de roupas da adidas que vi durante toda a minha viagem). O outlet não é muito grande, mas tinha lojas da nike, adidas, reebok, guess, tommy hilfiger, levis...Se tiver nas redondezas, vale uma passada.

OBS1: lembrando que do lado americano tbm tem outlet e lá o preço das taxas são menores. Por isso, muita gnt prefere atravessar a fronteira pra comprar. Não fui pq tava de excursão e não tive essa liberdade.

 

Depois do outlet saímos rumo a Toronto. Já era mais 19:30 da noite (mas tava claro, por causa do verão). Cheguei em Toronto por volta de 22h.

 

Resumindo: Passeio muito legal e quase que obrigatório pra quem está em Toronto. Queria ter tido mais tempo em Niagara on the Lake. A cidade vale a visita. ::love::

Qualquer dúvida é só perguntar, se eu souber, tentarei ajudar!!! ::sos::

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora chegou a vez de falar sobre a parte francesa do Canadá.

 

Fiz o passeio pela escola - ILAC. O valor foi de 247CAD (lembrando que a escola tem parceria com a TNT tours) por 3,5 dias. Saimos de Toronto numa sexta-feira de noite (umas 22h) e fomos rumo à Quebec city (a cidade mais longe de Toronto). Foram cerca de 10h dentro do ônibus. Quando o busão parou para tomarmos café, já estávamos bem próximo a Quebec.

Assim que chegamos a Quebec City fomos ao hotel para deixar nossas malas numa sala (o check in só era depois do meio dia) e partimos pro city tour. Confesso que nesse ponto não gostei. Estavamos quebrados da viagem e nem tivemos tempo pra tomar um banho e trocar de roupa, só teve tempo pra escovar o dente e já sair logo.

Durante o city tour (era sábado e tava bem cedo) a cidade tava vazia. Não tinha ninguém, parecia uma cidade morta. Fomos ao Parliament Building (Hotel du Parlament em francês), andamos por algumas ruas na old quebec, passamos pela muralha, fomos ao terrace dufferin, a catedral de Notre Dame de lá (que é apenas uma igreja bonitinha, mas vale o passeio já que é de graça).

Enfim, andamos pela cidade e só posso dizer que foi cansativo, mas valeu MUITO a pena. Quebec é simplesmente LINDA!!! Virou a minha cidade preferida entre as 3. ::love::::love::::love:: Simplesmente perfeita.

quebec.jpg.b3005fcfdc61de822e9a3f0d11ad8e48.jpg

IMG_20140719_092021040_HDR.jpg.d9580d756c4c7562f4cb1eb5d20aa89e.jpg

SAM_0970.JPG.6a6e349102c152c16f4ab9966289297e.JPG

SAM_0971.JPG.baee30649780acd95828703d13b97163.JPG

SAM_0967.JPG.b81a880f19239e2c5bd62282b0064e08.JPG

 

Apesar do idioma ser o francês, todos tbm falam inglês, então é muito tranquilo. Dificuldade só mesmo pra entender o que diz no letreiro dos sanduíches da McDonald’s, mas falando com o atendente com calma, tudo se resolve. (Nesse momento nos perdemos do grupo, assim como várias outras pessoas e montamos o nosso grupo hahha)

Comemos em um restaurante lá pelo place royale - lugar cheio de lojinha de souvenir e restaurante. A arquitetura é encantadora!.

Depois do almoço (isso já era quase 15h), com direito a poutine e cerveja gelada (tava muito calor) deu para perceber que a cidade já tava cheia de turistas, as mesas dos restaurantes cheias, movimentação, todo aquele clima de férias – totalmente diferente de quando começamos o city tour de manhã).

SAM_0974.JPG.856871c5a0e2623940a1519b9034483a.JPG

 

Amei Quebec. Simplesmente entrou no meu top5 de cidades que já estive (ok, nunca fui para a Europa. Mas já viajei muito pelo Brasil e já estive em NY, Miami e Orlando. Posso dizer que Quebec está a frente das cidades americanas em que estive). Depois de andar mais um pouco pela cidade, paramos em uma loja (tipo a LCBO de Toronto ) para comprar vodka, pq de noite iriamos pra balada e precisávamos de um aquecimento. ::tchann::

Depois disso pegamos um ônibus (a guia, já prevendo que muita gnt se perde no city tour, informou o local pra pegar p ônibus e qual o número para chegar ao hotel - ela disse tbm para estarmos 16h lá pra realizar o check in) para ir pro hotel, uma dificuldade em Quebec é que no ônibus não há sistema de áudio que avisa qual a próxima parada (coisa que tem em Toronto e facilita muito a vida dos turistas que usam metro e ônibus). Depois do check in. Tomei banho e dei uma deitada. Tava morta (andar por quebec é cansativo, cheio de ladeira e com algumas escadarias).

Quando foi de noite, lá pelas 20h fomos pra uma rua (sorry, não lembro o nome) que é cheia de restaurante e balada. Primeiramente jantamos. Depois, fomos pra uma boate. A rua é incrível e a atmosfera do lugar tbm. Quebec é a cidade do Canadá (pelo menos na costa leste) que a galera vai para fazer despedida de solteira, ou seja, muita gente louca na rua pedindo/vendendo (ou dando haha) beijo em estranho . As despedidas não se resumem somente aos homens. Tem tbm noiva com várias madrinhas andando loucas (leia bêbadas) pela rua. Em menos de 300 metros que andamos (do restaurante que jantamos para a balada) vi uns 4 grupos de amigos com algum noivo ou noiva fazendo a sua despedida. Uma diversão só.

IMG_20140719_201232943_HDR.jpg.c16eb62790872607a0663e4e2078e1e5.jpg

 

A balada terminou cedo (umas 2h) e logo continuamos a farra no hotel. Mas no outro dia tínhamos que acordar bem cedo para irmos pra Montréal depois do café da manhã. A viagem é relativamente rápida. Umas 3h-3:30 de duração. Chegamos em Montreal e já fomos direto pro city tour.

Montreal é a sede do cirque du soleil, a guia informou que naquele dia (domingo) ia ter espetáculo as 15h e quem quisesse, poderia ir. Confesso que fiquei tentada, mas passar a tarde lá significaria perder meu dia em Montreal e, como eu já tinha assistido um dos espetáculos em Orlando, decidi continuar com o grupo fazendo o city tour.

Fomos ao estádio olímpico de Montreal. Depois andamos pela old montreal, que tbm tem seu charme, e então fomos a Notre Dame (tem que fazer uma “doação” de 5CAD para entrar). A Catedral é MUIIITO linda. Toda feita em madeira. A sensação de profundidade e grandeza do altar são incríveis. A catedral é impressionante. Informação inútil: Celine Dion casou lá.

IMG_20140720_125400951.jpg.679ba2590ae9af7e86f414e958fceb63.jpg

 

Saindo de lá, fomos almoçar (já era umas 14h) e depois andar mais um pouco pelas ruas. Tivemos umas horinhas livres na cidade e a guia disse que podíamos fazer o que quiséssemos. Fui com alguns amigos para o Museu de Belas Artes (Musee des Beaux-Arts) pq tava rolando uma exposição do Faberge (o cara foi o joalheiro da família real russa, os Romanov. Ele que fez aqueles ovos todos cheios de pedras preciosas e ouro, que hj são vendidos por mais ou menos 15 milhões de dólares nos leilões), eu tava de olho nessa exposição desde quando eu tava no Brasil. Entrar no museu era de graça para pessoas com menos de 28 anos. Mas a exposição (que ficava numa área separada) custava 12CAD. Só deu tempo de ver a exposição. Fiquei umas 2h olhando todo aquele luxo e depois já saímos pra ir pra montanha que tem na cidade, de lá de cima dá pra ver toda Montreal. A vista e o passeio valem a pena. Mas, vale ressaltar, são bem cansativos. Quase não cheguei lá em cima ahahha.

IMG_20140720_164129906.jpg.f7cc86d3ce6906a268de336aab07283f.jpg

 

Depois, descemos e fomos para o hotel tomar banho e se arrumar pq de noite tinha mais balada. Eu acabei não indo dessa vez pra festa pq tava muito cansada e tava sentindo um pouco de cólica :/ Fiquei descansando. Fui num Tim Hortons que tinha próximo do hotel e comprei umas besteiras para jantar, voltei e dormi.

No outro dia de manhã (já era segunda) tomamos o café e fomos para Ottawa. A viagem durou umas 3h. Chegamos lá era umas 11h. Fizemos um mini (bote mini nisso) city tour de uns 30 minutos e a guia informou a gnt que podería pegar um ticket de graça para fazer o tour pelo parlamento. O próximo tour disponível era de 14h. Então, essas duas horinhas nós usamos pra ir no museu de guerra. É um museu bem bacana. Eu, mesmo mulher, curto essa parte de história e tinha bastante coisa das duas guerras mundiais (assuntos que adoro), tinha inclusive um carro que o Hitler usou para desfilar e acenar pro povo.

Saindo do museu fomos para o parlamento. Passamos por detectores de metal e revista e então podemos começar. O parlamento é bem grande bonito. Vale o tour pela beleza e pela história que aprendemos sobre o Canadá. Lembrando que o tour é de graça.

SAM_1027.JPG.d383d9788edf45ee6c3ee7ab5c4eecee.JPG

 

Não deu pra terminarmos o tour pq a guia tinha marcado no ônibus 15h :/ ( ::grr:: aquele momento que o ódio por excursão começa a aumentar novamente pq Ottawa é uma cidade muito bonita tbm e merece mais tempo).

Saimos de Ottawal umas 15:30 e paramos num local para fazer um passeio de barco que era opcional. O passeio era cerca de 1h e vc ia até uma ilha em formato de coração onde um cara construiu um castelo pra mulher que depois morreu (detalhe: vc não entra no castelo, só vê ele do barco). Não lembro o valor, mas decidi não fazer (assim como várias outras pessoas do grupo). Ficamos lá no píer (que tinha um bar) bebendo, jogando conversa fora e aproveitando a vista.

ottawa.jpg.89e93383a50a3f796dfa7f89460504fe.jpg

 

Terminado o passeio, fomos para o ônibus e partimos rumo a Toronto. Chegamos de noite. Lá pelas 21h.

 

Resumo: o passeio de excursão é válido se vc tiver indo a Toronto para morar por 1 mês, já que vc não terá muito tempo pra aproveitar todos os passeios tendo só uns 4 fins de semanas. Se vc for passar mais tempo em Toronto, surgiro fazer cada cidade em um fds diferente para poder aproveitar e conhecer melhor cada uma. Se vc tiver pensando em passar férias no Canadá e só ir pra Toronto e Montreal (as mais famosas), eu sugiro que vc mude seus planos e inclua Quebec City e Ottawa.

Todas as cidades são bonitas, com uma pegada diferente de Toronto, apesar de Montreal ser cidade grande. Confesso que pela fama, Montreal deixou um pouco a desejar. Na verdade, acredito que Quebec tenha me encantado tanto, que acabei me frustrando um pouco com Montreal.

As fotos das ruas de Quebec foram tiradas da minha câmera, que é simples e não tem muitos recursos. Por isso acho que as fotos não condizem com a beleza da cidade, pois as cores nas fotos são um pouco fracas, aparência de cores sem graça.

 

Resumo do Canadá: País incrível. Moraria lá fácil, fácil. Queria ter mais tempo para conhecer outros lugares, como a cidade de Tobermory (procure fotos do lugar!!!) e ir no Wonderland (parque de diversões), e aprimorar meu inglês. Um mês não vai te deixar expert, mas contribui e muito pra melhorar seu idioma. Fora a puta experiência, que é indescritível. O Canadá me deixou memórias lindas. É o tipo de país que desperta aquela vontade de querer voltar e de nunca mais sair de lá. Hj sinto saudade da minha rotina em Toronto, dos meus amigos, da minha aula na ilac. Já que meu visto é válido até 2017, quem sabe um dia eu volte e faça outro intercâmbio. Se não voltar pra estudar, vale a pena voltar só pra turistar e conhecer melhor os lugares.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo relato Roberta, estou planejando um intercâmbio e muito do que você escreveu me foi útil ! ::otemo::

 

Me diz uma coisa. Aonde você acha que da pra economizar mais dentro de tudo que você gastou ? Acha que daria muita diferença no custo fazendo os passeios por conta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, eu não sou muito consumista, mas comprei algumas coisas durante a viagem. Comprei 2 tênis (um da vans – 56CAD - e outro da Nike – 26CAD), uma calça na hollister (32CAD), um casaquinho (não levei nada pra me proteger do vento gelado de Toronto) na abercombrie (deve ter sido uns 50CAD). Algumas blusinhas na h&m (blusas super baratas, de menos de 20CAD). Enfim, comprei coisas necessárias. Não fui pra comprar eletrônicos e nem pra voltar de lá com uma mala a mais. A coisa que gastei mais dinheiro foi na ChinaTown comprando lembranças para os meus amigos e familiares. Fui na ChinaTown 3 vezes durante o mês que passei em Toronto, e tentando calcular o valor aproximado, gastei uns 100CAD em souvenir.

 

Confesso que não economizei dinheiro com bebida e cigarro ::tchann:: . Queria ter passado 1 mês sem fumar, mas o clima de lá é foda e o vício te chama. Só em carteira de cigarro gastei uns 50CAD (cheguei a comprar uma carteira de Malboro por 11CAD) ::putz:: . Eu vivia saindo com uns amigos pra um bar chamado VIP (lá perto do Eaton Center), ambiente legal e vivíamos jogando bilhar lá. Cada saída dessa eu gastava pelo menos uns 30 CAD (10CAD da coleta da mesa, mais umas garrafas de long neck ou algum lachinho na rua). Fora que íamos nesse lugar umas 2 vezes por semana. Ai já viu... Quando vc vê, já gastou quase todo o dinheiro que levou.

Tem tbm o taxi do aeroporto. É possível utilizar transporte público pra chegar até lá, é bem mais barato. O aeroporto fica longe. No Google maps, a distancia entre a minha casa e o aeroporto era de 21km. O taxi quando eu cheguei em Toronto deu 50CAD e na volta ao aeroporto deu 55CAD.

O livro da escola custou 85CAD, só que na Ilac vc pode revender seu livro no final, se ele não tiver riscado e com boas condições de uso. Vendi de volta por 40CAD. Isso significa que o livro que usei por 1 mês saiu no final por 45 CAD.

 

O foda disso é que de poquinho em pouquinho, quando vc percebe já gastou quase tudo. Sendo que vc tem gastos que são obrigatórios. Como o 133,75 do TTC. Depois ainda gastei mais uns 25CAD comprando Token pq o metropass só valia até dia 31/julh e eu passei dia 01 de agosto tendo aula (era uma sexta e foi o dia que fui pra NY de noite) e dia 07 de agosto em Toronto (dia que voltei de NY). Fora a comida. Como disse, sentia muita fome pq o almoço de lá é um sanduíche muito fraco. Vc não consegue se sentir satisfeito, ai tem que comprar lanche na rua pra comer. Eu ainda gastava todo dia 1,50CAD comprando o chocolate quente do Tim Hortons pra tomar no intervalo do almoço, pra tentar engolir e complementar aquele sanduíche.

Se vc for pegar todos esses valores que citei agora (somado os 247 e 49 dos passeios para Niagara e French Canada – Sendo que vc não gasta só isso, pq vai precisar pagar almoço e jantar e passeios dentro dessas cidades, ex do que gastei: passeio de barco nas cataratas, museu em Montreal, museu em Ottawa), quando vê já tá em MAIS DE 1000 DÓLARES. ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: Fora a alimentação, que como disse, gastei um dinheiro considerável, aproximadamente uns 200CAD em 1 mês.

 

Sai de Belém com 515 no cartão. Mas quando voltei da viagem pra parte francesa, tava com uns 50 dólares só em dinheiro. Ai pedi pra minha mãe mandar mais 250CAD pra eu sobreviver.

OBS1: As taxas em Toronto são de 13% e na parte francesa são de 15%.

 

 

Bom, dá pra economizar na comida. Vc pode passar em um supermercado e comprar pão e queijo, ai vc prepara um sanduíche e leva na mochila pra comer quando der fome. Pode comprar biscoito tbm. Eu geralmente comia em uns lanches pertos da Ilac. Tinha um carrinho que vendia poutine, hot dog e sanduíches e uma pizzaria que vendia duas fatias (grandes) por 5CAD ou uma fatia + 1 refrigerante em lata pelo mesmo preço.

Vc pode parar de beber, ai não precisa gastar 7 CAD numa long neck ou coletando com os amigos numa pitcher.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Comida é uma despesa que pesa, em qualquer lugar mesmo hem.. ta loco ::hein: mas fazer o que né ?!

E sobre o cigarro e a bebida eu te entendo, pode crer, a gente é bobo mesmo ::tchann:: hahahahah mas se for ficar em casa dormindo também é fo%$ né.. tem mais que sair e conhecer pessoas diferentes ! uhul

 

Faltou algum lugar pra você visitar, ou algo que você não fez e recomendaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...