Ir para conteúdo

Nova Zelândia:1 mês com a Kiwi Experience


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera mochileira!

 

Estou aqui para falar um pouco da trip por mim realizada pelas 2 ilhas da Nova Zelândia no periodo de 18/02/2015 a 14/03/2015.

 

Fui com a Kiwi Experience (KE), uma espécie de excursão guiada, mas também flexível, pois te largam numa cidade e você pode ficar mais tempo além do que prevê o passe, só agendar com o guia. Fui com eles porque o passe estava em promoção por 549 dólares neozalendeses, e se o fizesse de onibus de linha calculei que daria o dobro. No final foi bom, pois como fui sozinho e com intenção de melhorar o inglês, fiz boas amizades e falei e escutei (principalmente) muito o idioma estrangeiro. Ficamos em hosteis que custavam em torno de $30, a empresa garante até 4 dias em cada hostel.

 

Vou comentar abaixo um pouco de cada cidade, pois muitas são do interior e acabam sendo destinos exclusivos da Kiwi Experience, portanto desconhecidos, porém mais baratos e interessantes. No final vou deixar algumas dicas gerais para quem for para lá.

 

Auckland

 

Desembarcando no aeroporto, o aeroporto é pequeno mas te atendem bem e apresar de muita gente desembarcando, o serviço é eficiente (igual ao Brasil, SQN!), o fiscal da alfândega até brincou comigo por ser brasileiro (as velhas piadinhas de sempre, mas servem para se sentir a vontade).eles possuem um serviço de translado da AirBus Express, você compra um bilhete de ida e volta por $32 e só ida por $18, o ônibus te pega no aeroporto e te deixa em vários pontos na Queen Street (principal rua de lá, eixo para quase todos deslocamentos). Fiquei no Hostel Attic Backpackers, hsotel bom, mas confuso para entrar. No segundo dia fui pro Hostel da YHA, achei bem melhor e peguei Wi-fi free.

 

Fiquei 3 dias aqui, fui no Albert Park, um parque mais central e menor (gostei), outro dia no Auckland Domain (parque bem maior e mais distante, onde tem o museu das armas, mas não entrei porque eram $25, só passiei pelos jardins. Dá pra ir a pé do centro até esse ultimo, mas leva uns 30 minutos. Tem o museu de arte perto do Albert Park, é interesssante e free, mas nada de mais.Gostei muito da cidade e arrisco dizer que foi a cidade onde me senti mais acolhido.

 

Hot Water Beach

 

No 1º dia da Trip com a Kiwi Experience, fomos para essa cidade, onde tem uma praia que é perto do vulcão e portanto pode-se fazer buracos na areia e relaxar na água quente. Tome cuidado para não se queimar, e fica a dica para levar um balde para pegar agua fria do mar. O passeio é free e interessante. Depois fiz kaiak até Catedral Coves, $75, o local é bonito e passamos por golfinhos um bom tempo, mas pode-se ir até la a pé por trilha, de graça.

 

Waitmo

 

Fiz o Black Labirinth pela empresa Black Water Rafting, é um chubbing (rafting com boias individuais tipo camara de caminhão, você atravessa as cavernas com o grupo pela agua e enxerga os Glowworms (vermes que brilham): sensacional! Uma das melhores atividades da Nova Zelandia! $105 dolares para quem é da KE.

 

Rotorua

 

Na ida para Rotorua paramos no Hobitton Movie Set, o set de gravações da cidades dos Hobbits do Filme Senhor dos Aneis e O Hobbit, sensacional! Para quem gosta dos filmes/livros, é um sonho!

Rotorua é uma cidade fedorenta por causa da atividade sísmica e consequente enxofre no ar, mas gostei da cidade. Passeamos em alguns parques da cidade para ver os pontos de borbulha (agua ou ar saindo quente de baixo da terra).

Aqui tem a possibilidade de ir ao Tamaki Maori Village, uma reacriação das aldeias maioris. Não fui pela grana, mas pessoal gostou.

 

Taupo

 

Na ida para Taupo paramos para fazer o Zorbing, que é a descida em umas bolhas de plastico com você dentro. É bem local, e custa somente $40 para KE. Também paramos nas Huka Falls, umas quedas de águas bem azuis, é muito bonito, vale a pena, pois é free!

Taupo é uma cidade legal a beira do lago Taupo, fizemos o Tongariro Alphine Crossing, um trekking pelo Tongariro National Park, onde subimos o monte Ngauruhoe. Uma caminhada de 8h, 17km mas que foram reduzidas a 6, com paradas, porque eu e meu amigo francês achamos que não valia a pena ir até o topo da cratera, então descemos a trilha mais simples. Mas acredite, mesmo assim não foi nada moleza e as vistas são incriveis. Valeu a pena!A trilha acredito que seja de graça, ou baixo custo, porque pagamos o transfer (acredito que por $65) e não sei se tava incluso.

 

River Valley

 

É uma cidadezinha que fica entre vales. Ficamos num hostel bem pequeno, no meio do nada, ao lado de um rio, River Valley Lodge. Sem internet nem televisao, mas cerveja boa, quadras de vólei e atrações gratuitas (e outras pagas) ao ar livre. Bom pra relaxar.

 

Wellington

 

Atual capital, cidade grande e legal (todas são!!). Visitei o museu Te Papa, e vale a pena, enorme custo-beneficio! De graça, tem 4 andares, bem grande, tem historia natural, artes, historia maori, entre outras. Tem até um corpo de um polvo gigante! Não vi mais nada de interessante lá além dos pubs à noite.

 

Kaiteriteri

 

Atravessamos o estreito entre as duas ilhas por Ferry (acredito que $55), local muito bonito, os Malborough Sounds. Fomos para Kaiteriteri, uma cidadezinha de praia. Local bonito, mas nada de mais. È próxima ao Abel Tasman Park, um dos parques mais bonitos da NZ. Não visitei, porque o Kaiaque que programei não rolou, e fiquei na mão, mas pode-se ir até lá de Aqua taxi.

 

Westport

 

Outra cidade de praia, nada de mais. Não vale a pena se não for com a KE (fizemos uma noite fogueira na praia que valeu a estadia)

 

Lake Mahinapua

 

Cidade bem pequeno, perto de um lago de águas escuros, agua morna, e do litoral, com um mar de aguas bem revoltas. Também não vale a pena sem a KE (fizemos uma festa a fantasia que valeu).

 

Franz Josef

 

Cidade do glacial de mesmo nome, bem interessante. Você pode subir em cima do glacial de helicóptero e fazer um tour no gelo. É caro, em torno de $300. Também pode chegar perto do glacial por trilhas. Eu optei pelo segunda opção, mas fiz uma trilha que não está na maioria dos mapas, a Roberto Point Track, recomendado por uma senhora que acredito ser guia. Mas acreditem, não é uma trilha facil. Ingrime, longa (10 km), úmida e portanto, perigosa (3 pessoas morreram lá em 2010 e 2011 segunda a placa lá), tem que ter bom preparo e equipamento. Eu mesmo cai e me machuquei. O glacial não é tao bonito quantos alguns que encontrei na Argentina, portanto há de se ponderar se vale a pena pagar caro para subir no gelo. Pode-se fazer um passeio de caiaque no lago local também.

 

Wanaka

 

Cidade bem massa, uma das minhas preferidas. Litorânea, pequena mas um pouco movimentada. Tem o Puzzling World, um parque de atrações ilusionistas, inclusive o primeiro labirinto de madeira do mundo. Bem interessante e acho que custou $40.

Saindo de Wanaka visitamos o Lake Matheson pela manhã, oportunidade muito interessante de ver o reflexo do Mount Cook no lago, momento perfeito para boas fotografias.

 

Queenstown

 

Cidade amada por todos os turistas, muitos deles elegendo-a a preferida, capital nacional dos esportes radicais, mas do meu ponto de vista é parecida com Wanaka, acrescida dos Bungys. Cidade pequena, apesar de ser uma das maiores da ilha sul, litoranea e bem aconchegante. Uma das que eu fiquei mais tempo. Das opções de bungy Jumps, escolhi o Kawarau Bridge, o primeiro bungy comercial do mundo (segundo os neozelandeses), casa do AJ Hackett. Fiz essa opção porque era minha primeira vez (esse era o menor, 43m), e queria tocar na água durante o salto (é em cima de um rio de aguas azuis e gelidas). Tem a opção do Nevis Bungy (143m) e do Ledge (uns 80m), mas todos são secos. Mas pra mim o pequeno foi mais do que suficiente, tomei um cagaço mas não consegui tocar a água porque era muito leve e o rio estava forte naquele dia. Mas valeu muito a pena!

Fiz o Milford Explorer também, um passeio de barco nos Milford sounds, um vale com montanhas e cachoeiras muito bonitos. Achei bonito, mas não é tãão maravilhoso. No caminho tiramos fotos do lago Wakatipu que produz um reflexo perfeito das montanhas.

Subi também na montanha onde fica a Skydive Gondola, que permite uma vista da cidade maravilhosa. Fiquei com inveja do pessoal que fazia Mountain Bike na descida, acho que valeria bastante a pena.

 

Lake Tekapo

 

Paramos uma noite no hostel em frente ao Lago Pukaki, uma imensidão azul por causa do reflexo do céu no dia, ocasionado pela água totalmente transparente. Não resisti e fui mergulhar naquela belezura, mas durei só uns minutos, pois a água é gelida! Além disso, é local reconhecido pelo céu estrelado, o que não pude comprovar por causa das nuvens. Vale muito a pena!

 

Christchurch

 

3º maior cidade do pais, fiquei somente uma noite mas gostei. Cidade foi abalada por um terremoto em 2011, você pode ver isso por causa das obras presentes em toda a cidade. Tem o Hagley Park, 3º maior parque do mundo, visitei e achei bem interessante para o meu cooper realizado. Vale a pena também! Fui caminhando do hostel até o aeroporto (como de praxe no ultimo dia das minhas trips), deu umas 2h, tranquilo, é bem plano e sinalizado.

 

Então voltei a Auckland via avião. Comprei com a Jet Star, paguei uns R$400 (reais!), mas paguei caro porque comprei uma semana antes, na minha sondagem anterior tinha até por R$70. Mas atenção a taxa de bagagem! Paguei $75 (isso mesmo, 75 dolares neozelandeses!) rque minha bagagem tinha 15 kg, mas só porque abandonei minha bolsa de comida no aeroporto, pagaria mais $50 a cada 5kg extras. O bizu é pagar a taxa na hora da ompra da passagem online, dai são $15! Descobri isso somente durante o voo, desabafando com o comissário. Sacanagem!

 

Já em Auckland, comprei um ferry para Waiheke Island por $6 ida e volta (barbada!) e passei o dia lá. Visitei a Palm Beach e a Oneroa Beach, deu umas 5h de caminhada ao todo, mas foi bom. Praias pouco habitadas e agua morna.

 

Bom vão aqui 10 dicas para quem pretende ir pra lá ter a viagem um pouco facilitada!

 

1 – Compre uma sacola térmica preferencialmente no supermercado Countdotwn ($4, da marca do supermercado) e cozinhe nos hosteis, que normalmente tem cozinhas e geladeiras coletivas. A comida, como tudo lá, é muito cara.

 

2 – Leve 2 toalhas! Você tem que pagar 8 dolares para lavar e secar as roupas nos hosteis, eles não tem lavanderia de graça nem local para secar as roupas. Vale a pena aguardar juntar bastante roupa para lavar tudo de uma vez só, e toalha molhada fede o quarto e você também!

 

3 – Compre um chip de celular de lá e um pacote de dados de celular. Não existe wi-fi de graça nos hosteis lá. Eles cobram $4 por cartão de wi-fi diario ou $12 semanal. O semanal é furada porque só funciona nos hosteis de mesma franquia. Então esqueça o Facebook toda hora, baixe o aplicativo localizador de Wi-fi free no celular e vá para as ruas a procura de melhor Wi-fi free!

 

4- Leve chinelo! Você vai caminhar muito e aquele prazer imenso de ter os pés livres a noite é imensuravel!

 

5- Não precisa levar um monte de roupa de inverno no verão! Mesmo nos locais mais ao Sul, não é tão frio, e quando for para altitudes vai estar se exercitando, então no maximo um casaco para frio.

 

6 – Compre um adaptador de tomada logo no aeroporto. Os plugs asiaticos são diferentes dos nossos, então não tem choro, vai ter que gastar $20.

 

7- Compre atrações no http://www.bookme.co.nz, é um site de promoções, você acha atraçoes por até $1!

 

8- Sim, é inglês que eles falam! Não se assuste com o inglês rápido e enrolado deles, no inicio é normal. Na verdade no final também. Eles usam muitas girias também. E ai de você de criticar eles!

 

9- Se você era como eu que sonhava em conhecer Dubai, mas sabe que não tem grana nem vontade de ficar lá muito tempo, vale a pena pegar o voo da Emirates. Fiquei lá uma noite, esperando a conexão, com a hospedagem, visto e transfer por conta da empesa e deu para conhecer um pouco da cidade. Só não esquece que são umas 30h de vôo!

 

10- Se o seu vôo vai fazer conexão ou até mesmo escala pela Australia, leve seu cartão internacional de vacinação e visto de trânsito. Isso mesmo, mesmo se for só conexão. Aquele maniacos fazem você descer do vôo e fazer todo procedimento de segurança, inclusive são muito chatos com a fiscalização da bagagem. Ninguem avisou do cartão de vacinação antes do embarque e fiquei preocupaço, sorte que foi à toa!

 

 

Valeu ai! Vale frisar que apesar dos pesares viajar sozinho pela primeira vez para um lugar tão distante foi uma experiência fantástica. Em alguns momentos bate aquela carência, tem aqueles medos de sempre, mas o saldo pessoal é muito grande!

 

Como fiz o relato meio corrido talvez tenha esquecido algumas coisas, qualquer duvida não hesitem em me contatar no Facebook ou mesmo comentar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Irado cara, NZ realmente é um local fantástico. Passei algum tempo naquele local e pretendo voltar em breve, tem muita coisa pra conhecer e pra fazer la.

Uma dica que te dou, na próxima vez compre uma toalha de secagem rápida, elas ocupam menos espaço na mochila e secam bem mais rápido, além de serem mais absorventes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pow... adoro esse pais.. tanto que estou voltando...

 

Fui a primeira vez em dezembro/2014 e fiquei 40 dias... agora estou indo pra ficar mais 3 meses..

 

O pais é incrivel, a infraestrutura, educação, organização, tudo rsrs.. sem falar, claaaaro, das paisagens que são lindas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...