Ir para conteúdo

World Trip 2011 - Austrália (28/12/2010 a 28/01/2011)


jubilut

Posts Recomendados

  • Membros

Depois de um ano de muitas conquistas, alegrias e algumas perdas, nada melhor do que viajar pra bem longe a fim de esvaziar a mente e se preparar para mais um ano de muito trabalho. O destino escolhido para a World Trip 2011 não poderia ser mais longe, Austrália. Dessa vez não irei sozinho. Levarei junto comigo a Rafaela, minha noiva, aquela no qual eu conheci na World Trip 2009 quando passei por Buenos Aires (jubilut.blogspot.com).

Após seis meses de preparação o itinerário ficou assim:

 

31/01 – Sydney

02/01 – Adelaide- Port Fairy

03/01 – Apollo Bay

04/01 – Bells Beach

05/01 – Melbourne

06/01 – Hobart (Tasmânia)

07/01 – Bicheno (Tasmânia)

08/01 – Lauceston (Tasmânia)

09/01 – Queenstown (Tasmânia)

10/01 – Hobart (Tasmânia)

11/01 – Cairns

13/01 – Arlie Beach

16/01 – Harvei Bay

19/01 – Gold Coast

23/01 – Sydney

28/01 – De volta a vida como ela é...

 

Serão 24 hrs de voo partindo de Curitiba até Sydney, se sobrevivermos, esperamos encontrar um país cheio de sol e belezas naturais para que possamos curtir e relaxar. Resolvi deixar registrada a trip aqui no blog que estava meio abandonado. Espero poder dividir este momento mágico com todos vocês. Encerro esse post com as palavras sábias de Amir Klynk que são o lema da minha vida:

 

"... Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".

 

Por Paulo Jubilut

Blog World Trip: http://jubilut.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Paulo,

Estou indo em março para uma viagem de 1 mês na Austrália, vi no seu roteiro de viagem que você viajou muito e ficou poucos dias em cada lugar, valeu a pena ou vc acha que deveria ter curtido melhor alguns lugares em específico? Quais lugares dos que visitou você mais gostou?

Beijos,

Carolina Valoes

Goiânia-GO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Carolina, o que eu faço é 1 país por mes, passando por várias cidades, a maior parte delas vc consegue cobrir em 3 dias, mais que isso vc pode dizer que morou nela, hehehehehe... O que eu não acho legal é ficar pulando por vários países em pouco tempo. Minha trip na Australia está na ultima semana. Semana que vem vou postar todas as dicas aqui, com preços e tudo mais, vai te ajudar bastante. Mas já vou te adiantando, prepara o bolso que a Australia é cara que dói...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

estou indo comeár a minha no dia que vc termina a sua!!

 

o meu roteiro esta mais ou menos assim:

 

28/01-Rio

30/01-Sydney

03/02-Hobart

06/02-Bali

14/02-Gol Coast (incluindo bryon bay)

28/02-Sydney

02/02-Rio de Janeiro

 

Apesar de ja estar indo viajar na sexta feira, ainda tenho muitas duvidas quanto a hobart!! sera q vc pode me dar umas dicas de o q fazer fazer la em apenas 3 dias!!

 

quanto a cairns, ele nao esta no meu roteiro, pois estou com medo do tempo! vc acha q se eu for passar 3 dias por la vou poder aproveitar, ou posso acabar perdendo tempo?

 

vlww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, passei 3 dias mergulhando na barreira de corais em Cairns, pra mim foi o top 1 da minha trip. As chuvas já deram um tempo na Austrália, vai com fé. Quanto a Hobart, não curti, na verdade o que vc tem que fazer é alugar um carro e dar uns tiros pras cidades próximas. O que eu mais curti na Tasmania foi a Wine Glass Bay, que fica a umas 3 horas de carro de Hobart. Cheguei hoje da Austrália, amanhã vou postar todas as dicas. Só mais uma coisa, 3 dias é um absurdo de tempo para Hobart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Chegada em Sydney

 

Fomos do Brasil para Austrália pela TAM. No total foram 23 hrs de viagem com escala em Johanesburgo na África do Sul (R$ 3500,00 ida-volta). A viagem é muito cansativa, você chega destruído em Sydney. Sugiro que no dia seguinte a sua chegada você planeje algo light para que possa dormir bem. Tenho certeza que descansado, você ira aproveitar muito melhor o restante da viagem.

 

Virada de Ano em Sydney

 

Chegamos em Sydney no dia 31 de dezembro. Ficamos hospedados no Formule 1 perto do aeroporto (AU$ 170/quarto privado com banheiro). Mesmo acabados devido a longa viagem, tomamos um banho e fomos direto pra Baía de Sydney assistir a queima de fogos. Sugiro que cheguem cedo, pois a região fica socada de gente. Depois de muita luta, conseguimos um lugar no The Rocks para assistir o espetáculo. Achamos a virada bem meia boca. É tudo tão organizado que perde a graça. Não pode beber, gritar, respirar... Fica todo mundo sentando esperando a queima de fogos (nada demais) e depois a galera se manda (cerca de 1 milhão de pessoas ao mesmo tempo). Sugiro que se quiser virar o ano em Sydney, reserve o hotel já em agosto. Se deixar para depois de outubro fica quase impossível conseguir alguma coisa.

 

20110204155251.JPG

 

 

Great Ocean Road

 

Resolvemos fazer o caminho da Great Ocean Road de carro. Para isso voamos de Sydney para Adelaide (Virgin Blue AU$ 95) e no aeroporto alugamos um carro na Hertz (AU$ 90/dia). Tocamos direto para Port Fairy onde dormimos no hostel Port Fairy YHA (AU$ 85/quarto privado sem banheiro).

No dia seguinte começamos a fazer o belo percurso. Fomos de Port Fairy até Apollo Bay. Lá, dormimos no pulgueiro Apollo Bay Backpackers (AU$ 25/quarto com 8 camas). No dia seguinte nos mandamos para Melbourne.

 

20110204155551.JPG

 

Na nossa opinião essa estrada é umas das melhores coisas a se fazer na Austrália. É realmente um lugar inacreditável. Existem passeios de um dia saindo de Melbourne que fazem os principais pontos turísticos da estrada, incluindo os Twelve Aposttles. Porém de carro é muito melhor, pois existem várias cidadezinhas no percurso que vale a pena passar algumas horas.

 

20110204155720.JPG

 

Dirigir na mão inglesa não é difícil. Os australianos são muito educados no trânsito e a presença de caminhões nas estradas é rara, o que facilita a condução. É possível alugar o carro com a carteira de motorista usada no Brasil, não é necessário ter a PID. Menores de 25 anos encontram problemas para conseguir alugar um carro na Austrália.

 

Melbourne

 

Em Melbourne passamos 2 dias. Ficamos hospedados no bom Miami Hotel Melbourne (AU$ 59/quarto privado sem banheiro). Melbourne é uma cidade linda. Destaque para o Jardim Botânico e os barzinhos que margeiam o Yarra River. De Melbourne pegamos um avião para Hobart na Tasmânia (Jet Star AU$ 85).

 

20110204155833.JPG

 

Tasmânia

 

Chegamos em Hobart bem tarde, fomos direto pro bom hostel Tassie Backpacker (AU$ 64/quarto privado sem banheiro). No dia seguinte alugamos um carro na Hertz (AU$ 100/diária) e fomos em direção a cidade de Bicheno. Neste trecho passamos pela Wineglass Bay que, na nossa opinião, é o ponto alto da Tasmânia.

 

20110204155943.JPG

 

Depois da cansativa subida para visualizar a linda baia, recomendo que se desça até a praia da Wineglass. A praia é muito linda e nela é possível interagir com os wallibies (pequenos cangurus).

 

20110204160114.JPG

 

Chegando em Bicheno fomos dormir no sujo Bicheno Backpackers (AU$ 25/quarto com 8 camas). De Bicheno fomos para Launceston onde tomamos banho em um lago e depois dormimos no excelente Riverside Hotel (AU$ 95/quarto privado com banheiro e ar-condicionado).

Saímos de Launceston e seguimos em direção a minúscula cidade de Queenstown. No caminho passamos pelo Lake Saint Clair National Park onde é possível ir até o lago da Cradlle Mountain. Lá fizemos uma cansativa trilha ao redor do lago.

Em Queenstown dormimos no bom Silver Hills Motel (AU$ 94/quarto privado com banheiro) e ao amanhecer seguimos para Hobart onde pegamos o avião para Cairns no nordeste da Austrália (Quantas/AU$ 320).

 

Cairns

 

Cairns é a cidade referência para quem quer mergulhar na barreira de corais. Além disso, é um lugar muito alto-astral, onde é possível ver muitos aborígenes (marginalizados). Chegamos lá e dormimos no excelente Globetrotter Internacional (AU$ 60/ quarto privado sem banheiro) onde agendamos nossa ida para a barreira de corais.

 

20110204160223.JPG

 

Passamos duas noites em alto mar mergulhando nas barreiras de corais. Fomos com a empresa Ocean Quest e pagamos cada um AU$ 600. Este preço incluía quarto privado com banheiro na embarcação, alimentação (café da manhã, almoço e janta), 15 mergulhos e o curso Advanced da PADI. Você literalmente só come, mergulha, mergulha e come. Pra mim isso foi o melhor da viagem. Foi uma das poucas coisas no qual eu achei que paguei barato na Austrália.

Voltamos para Cairns e debaixo de uma chuva torrencial pegamos um ônibus bem desconfortável e caro para Arlie Beach (Greyhound AU$ 100).

 

Arlie Beach

 

Resolvemos ficar 2 dias em Arlie Beach para dar uma descansada da estrada. A cidadezinha é um show e dela é possível visitar as ilhas de Whitsundays onde se encontra a paradisíaca White Heaven Beach. Fizemos esse passeio pela Big Fury (AU$ 90). Ficamos hospedados no ótimo Backpackers by the Bay (AU$ 90/quarto privado sem banheiro).

 

20110204160340.JPG

 

De Arlie Beach pegamos um avião para Brisbane (Jet Star AU$ 110) onde ficamos por 2 dias hospedados no ótimo Minto Hostel (AU$ 75/quarto privado sem banheiro).

 

Brisbane

 

Brisbane é uma bela cidade. De lá é possível pegar um trem até a cidade de Beerwah onde está o Australian Zoo (AU$ 58/entrada). Pra quem curte animais, este zoológico é fantástico. Nele é possível interagir com vários animais, além de o lugar ser lindo. Este zoológico é daquele apresentador do Animal Planet que morreu ferroado por uma arraia (Steve Irwin). Foi um dos lugares mais bacanas que visitamos na Austrália.

 

20110204160457.JPG

 

No dia seguinte fomos ao Lone Pine Koala Sanctuary (AU$ 30/entrada). Pra quem quer ver as Koalas não tem lugar melhor. Por AU$ 16 é possível tirar uma foto com uma Koala no colo. Claro que fizemos sem pensar.

 

20110204160614.JPG

 

Chegamos em Brisbane dias depois da grande enchente que devastou a cidade. O lugar estava um verdadeiro canteiro de obras, mas acabamos dando sorte, pois todos os transportes estavam de graça, o que nos possibilitou economizar uma boa grana nos dias que passamos lá.

De Brisbane, pegamos um avião para a Gold Coast (Jet Star AU$ 50). Lá, ficamos na Surfers Paradise em um medonho hostel chamado Surf and Sun Beachside (AU$ 70/quarto privado sem banheiro e com baratas).

 

Gold Coast

 

Na Gold Coast fomos ao parque Dream World (AU$ 70/entrada). O parque é muito bacana. Nos divertimos muito neste dia.

No dia seguinte, resolvemos alugar um carro na Hertz (AU$ 56) e fazer um passeio de um dia em Byron Bay. A cidade é bem pequena e super aconchegante. Passamos o dia na praia e no final da tarde voltamos para Surfers.

 

20110204160734.JPG

 

Não curtimos a Gold Coast, achamos muito pega turista bobo que viaja pela CVC. A praia é bem meia boca. Pra quem gosta de balada é o lugar ideal. Mas não sou do tipo que viajo atrás de baladas, pois posso dizer com propriedade que as melhores estão no Brasil. Sei que a Gold Coast é famosa entre os brasileiros, mas pra quem está com o tempo apertado, não perderá nada tirando este lugar do itinerário.

 

Sydney

 

Fechamos nossa viagem na bela cidade de Sydney. Ficamos 5 dias hospedados no barulhento The Original Backpackers Hostel (AU$ 95/quarto privado com banheiro) e foi pouco. De Sydney é possível ir às vinícolas da Hunter Valley onde é possível conhecer os maravilhosos vinhos australianos. Fizemos o passeio com um guia chamado Jason (http://www.winetourswithjason.com.au) que foi um show (AU$ 115). Além dele manjar muito de vinho, nos levou nas melhores vinícolas onde tivemos um tratamento especial por estarmos com ele. Tomamos muito vinho, além de comermos muito queijo e azeitonas. Um dia que ficou marcado.

 

20110204160851.JPG

 

No último dia resolvemos ir a um barzinho muito bacana (Ópera Bar) que fica do lado da Ópera House. Com aquela bela vista da baia tomamos duas garrafas de vinho branco e saímos tortos de lá. No dia seguinte, daquele jeito, pegamos o avião de volta para o Brasil.

 

20110204160959.JPG

 

O que achamos da Austrália

 

Amamos o país. Limpo e organizado. Com um povo feliz e relaxado que sabe tratar muito bem o turista. A cultura australiana nos fez enxergar que trabalhamos demais e vivemos de menos. Outro ponto positivo é que a maior parte dos passeios é possível fazer sem guias e aquelas excursões com vans típicas de países subdesenvolvidos. Isso barateia a viagem. Também não é necessário dar gorjetas e ninguém tenta te enrolar com dinheiro assim que percebe que você é turista.

Os pontos negativos são poucos. Primeiramente achamos o país muito caro pra quem ganha em R$. Outro problema foi com relação ao transporte. Não existem muitas opções de empresas, principalmente as de ônibus e trem. Desta forma temos poucas escolhas de horários para nos deslocarmos pelo país. O melhor jeito e se locomover pela Austrália é de avião. Para trajetos mais curtos, a locação de um carro é uma ótima opção.

A comida também não é lá essas coisas. Além de ser cara. Pra sobreviver e também economizar comemos muito sushi (muito barato por lá) e o nosso famoso Mc Donalds. De qualquer forma recomendamos de olhos fechados a Austrália como destino turístico.

 

By Paulo Jubilut

jubilut@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...