Ir para conteúdo

Liveaboard na Grande Barreira - Austrália


cnishi

Posts Recomendados

  • Membros

Olás mochileiros mergulhadores de plantão!

 

Acabo de voltar de um sonho: liveaboard de 4 dias na grande barreira de corais!!!! E divido aqui as experiências e informações.

 

Fomos, meu marido e eu, de SP à Sydney via Joanesburgo com a South African (melhor custo que conseguimos). Viagem longa... 8h até Joanesburgo e depois mais 10h até Sydney. De Sydney fomos à Melbourne para fazermos a Great Ocean Road e de lá pegamos um vôo para Cairns. Em Cairns dormimos no hotelzinho Bohemia Resort (conseguimos com pontos do cartão de crédito, então não pagamos nada). O hotel é bonzinho, mas meio longe do centro. Para quem quiser conhecer Cairns melhor escolher algum mais próximo do centro.

 

No dia seguinte, 7:45h em ponto (Australianos são super pontuais) chegou a van para nos pegar e levar ao aeroporto local. Aerporto? Sim, aeroporto e explico o porquê: o liveaboard que escolhemos chama-se Spirit of Freedom. O passeio dele dura 7 dias (Coral Sea and Cod Hole), saindo de Cairns toda segunda e retornando a Cairns toda segunda. Você pode escolher fazer o liveboard de 3 dias (Cod Hole) e quando ele pára em Lizard Island após 3 dias vc volta de avião ou ainda se juntar ao barco no 4º dia (e para isso vc vai de avião até Lizard Island). No nosso caso, achamos que 7 dias seria muito tempo, ainda mais considerando as habilidades do meu marido de enjoar com qualquer marolinha. Então optamos pelo passeio de 4 dias ou seja, nos juntamos ao barco na quinta.

O vôo para Lizard Island é um vôo de baixa altitude, se você der sorte consegue ver a grande barreira. No dia que fomos não estava grande coisa, mas mesmo assim pegamos algumas paisagens bonitas.

20111009214417.JPG

 

Chegamos ao barco!!! A tripulação é super gente boa, dão as boas-vindas, se apresentam e mostram o barco, que tem sala de TV/DVD, bar, sala de jantar, área no deck e quartos com banheiros privativos, ar condicionado e água quente. Simplesmente todo o conforto que vc pode precisar. O barco é muito mais indicado para mergulhadores, quem só faz snorkel eles deixam embarcar mas não recomendam. Pode ter só o curso básico de mergulho, não exigem curso avançado, mas recomendam. No nosso caso fizemos a parte teórica no Brasil e a prática lá. O pessoal explica também a rotina do barco:

 

- Acordar 6:30h todo dia! 6:40h o primeiro café-da-manhã é servido, vários tipos de cereais, iogurte e frutas. 7h já estamos na água para o primeiro mergulho. Na volta o segundo café-da-manhã, beeem reforçado, pães, torradas, ovos, linguiça, panquecas, feijão, hash browns, etc. Lá pelas 10h segundo mergulho. Na volta, almoço. 14h terceiro mergulho do dia. Lanche. Quarto mergulho. Jantar. E em alguns dias mergulho noturno!

 

Fizemos 2 mergulhos próximos a Lizard Island (Pixie Gardens) e após o jantar seguimos em mar aberto para Osprey Reef. O barco balançou muito nessa noite, a gente parecia 2 batatas rolando na cama. No dia seguinte muito sol e mergulhos em paredões imensos em North Horn, além do shark feed! Primeiro eles colocam todos os mergulhadores em um paredão, aí descem cabeças de atum em uma gaiola. Quando abrem a gaiola...

20111009214537.jpg

 

Fizemos mergulhos fantásticos, 15 no total. Pessoal muito profissional e preocupado com a segurança. As refeições são ótimas, rola até churrasco com carne de canguru e os jantares são acompanhados de vinhos.

 

É caro? Sim, é caro, mas é daquelas coisas que você tem que fazer uma vez na vida. Custou cerca de USD 2,5 - 3 mil/ pesssoa (com tudo, inclusive aluguel completo de equipamento). Sei que na Tailândia e Bali você faz liveaboards mais em conta, mas mergulhar na grande barreira é único. Além do mais, como nunca tínhamos feito liveaboard, o profissionalismo e os cuidados com segurança pesaram na nossa escolha. Eles dão a liberdade de vc guiar seu próprio mergulho com seu dupla, mas vc se preferir pode seguir os dive masters (sempre 2 ou 3 na água em cada mergulho). Tem outras 2 empresas que fazem esta viagem Taka e Mike Balls, esquemas muito parecidos, mas recomendo fortemente o pessoal do Spirit.

 

Keep on diving! Cheers, mates!

 

 

20111009213735.jpg

20111009213842.jpg

20111009213947.jpg

20111009214151.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Encontrei este post quando já estávamos prestes a embarcar para a viagem à NZ e AUS, com liveaboard no Spirit of Freedom, o que me deixou extremamente feliz em saber que seria uma grande experiência. E foi. Tal como relatado aqui. Havíamos feito nosso curso de mergulho em Ilhabela/SP apenas 3 meses antes e, com apenas 4 mergulhos, fizemos o 4 day Coral Sea e aproveitamos para fazer o curso avançado ali, na Grande Barreira de Corais. Foi maravilhoso! Fizemos os 15 mergulhos, incluindo o mergulho noturno e o shark feeding... tenso.... mas a equipe é muito profissional, o que nos deixou tranquilos. Recomendo o Spirit of Freedom! Não sei como serão os próximos liveaboard, mas certamente essa experiência nos deixará mais espertos. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...