Ir para conteúdo

Intercâmbio na Nova Zelândia - 3 meses


Posts Recomendados

  • Membros

Vou deixar por aqui meu relato de intercâmbio de três meses na Nova Zelândia. Graças aos mochileiros.com consegui várias informações importantes antes de vivenciar essa experiência. Fica aqui meu relato como forma de agradecimento e também como oportunidade de ajudar futuros mochileiros rumo a Nova Zelândia.

 

Fiz meu intercâmbio com uma agência, a Information Planet. Optei em ir por agencia por ser minha primeira viagem ao exterior. Antes de fechar com a IP fiz orçamento e entrei em contato com outras 4 empresas. Depois de dois meses fechei com IP, simplesmente pelo fato do atendimento ser ótimo, onde se dispuseram a esclarecer todas as dúvidas e ajudar na escolha do melhor programa de intercâmbio. Enfim, minha experiência com a Information Planet foi muito positiva, INCLUSIVE quando aconteceram alguns imprevistos que vou citar abaixo.

 

Escolhida a agência, decidi o destino e com isso pude marcar as datas, comprar a passagem e escolher a escola. A empresa mostrou uma série de escolas conceituadas na NZ, os valores e as vantagens e desvantagens de cada uma. Conferi tudo antes de escolher! Fui cauteloso nas escolhas e estava sempre em busca de um custo-benefício.

 

País: Escolhi Nova Zelândia por ter um clima parecido com o do Brasil nos meses de dezembro a fevereiro.

Visto: até três meses você não precisa de visto especial, apenas passaporte.

Cidade: Escolhi Auckland por ser a maior cidade do país, fica na ilha norte.

Escola: Kaplan. Fiz o curso General English por 10 semanas nessa escola. Recomendo! A escola foi como uma segunda casa no país. A escola é espaçosa, os professores são bons, o ambiente é bom. Lá você encontra informações sobre viagens, moradia, transporte, tudo!

Site da escola: http://www.kaplaninternational.com/por/escolas/nova-zelandia/cursos-ingles-auckland.aspx

Acomodação: optei por ficar em apartamento estudantil pelo primeiro mês. Como havia muitos brasileiros nesse apê resolvi procurar outro para forçar mais o inglês. Nos dois outros meses fiquei em uma apartamento com um japa, um suíço, uma argentina e um neozelandês. Além de ser mais barato, era perto de tudo! Valeu a pena!

 

Você pode encontrar facilmente acomodação pelo site http://www.trademe.co.nz. O site é confiável e pode-se encontrar boas coisas nele. (Obs: é mais seguro encontrar acomodações nesse site após algum tempo na NZ, já que requer mais cautela na hora de fechar contrato. Geralmente se agenda um horário com o locador por SMS para ver o local).

 

Uma dica: se pegar casa de família cuidado! A maioria das Host Families em Auckland ficam longe da escola e longe do centro. Você vai pagar por volta de 240 dólares por semana (com refeição), porém vai gastar MUITO com ônibus, já que o transporte é caro na NZ. Você pode morar em um apê sem refeição por 180 dólares ou até encontrar apartamentos por 100 dólares a semana. Só procurar pelo trademe.co.nz que você acha algo bom!

 

O interessante é ir com pelo menos algumas semanas ou um mês de acomodação pago e depois se você escolhe se continua na mesma acomodação ou parte para busca de algo melhor!

 

Moeda: Dólar neozelandês. Geralmente é mais barato que o dólar americano e o australiano. Tem que ficar de olho nas cotações para conseguir comprar com um bom preço.

Como levar dinheiro: Levei apenas 300 dólares nz em cash e meu cartão de débito CASH PASSPORT MASTER CARD. Esse cartão é pré-pago. Você decide quanto quer recarregar no cartão em dólares neozelandeses, faz um depósito e em até 48h o dinheiro está disponível em seu cartão. Acredito que esse seja melhor que o cartão pré pago do VISA. O visa você recarrega com dólar americano e depois para dólar neozelandês. Dependendo da cotação, você perde mais dinheiro.

 

(Atualização 01/2015) Quando viajei, não tinha taxa de IOF na compra da moeda para o cartão. Hoje tem a cobrança na compra e o valor no final pode ser considerável. A taxa de 0,38% passou para 6,38%. Recomendo levar em espécie e criar uma conta no país e realizar um depósito. Ou até mesmo usar seu cartão de crédito do Brasil para sacar lá..

 

Esses cartões pré pagos são bem aceitos! Você consegue sacar dinheiro 24h em muitas ruas. É muito seguro! Na Queen Street, principal rua de Auckland você encontra um caixa a cada esquina, ou mais. Cuidado, algumas lojas não aceitam. Na dúvida, questione antes. Cada saque tem um custo que depende de cada cartão.

 

Dica: Muitos amigos foram com o cartão American Express e eles tiveram muitos problemas com esse cartão específico específico . Então, cuidado!

 

 

Continua (transportes) >>>>

DSC02290.JPG.a47f099985bd7132d5d916ca892aa4f2.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 1 mês depois...
  • Membros

Agora um pouco sobre os meios de transporte da cidade:

 

As principais formas de se mover pela cidade de Auckland é por ônibus. Existem várias linhas, sendo possível ir a quase todos os lugares de ônibus pela cidade. Existem três principais linhas (LINK): Vermelha, que anda só pela Queen Street (principal rua do centro), custa 50 "centavos de dólar" (ou de graça de você tem o cartão HOP); a verde, passa por vários bairros e principais ruas, sendo que o custo máximo é de 1,90 dólares e a amarela, que gira em muito mais bairros além dos da linha verde. O custo dessa linha é de no mínimo 1,80 dólares até o máximo de $3,40. Site dessas três linhas: http://www.maxx.co.nz/link

 

Existem outras milhares de linhas que vão a quase todos os lugares da cidade e o preço depende conforme o destino. Em muitas linhas você paga por estágio, ou seja, do ponto A até o B é um valor, do A ao C, outro valor e assim vai até o valor máximo das linhas, no caso da amarela é de $3,40. Em minha opinião, a passagem de ônibus tem um valor alto. Muitos amigos meus ficaram em casa de família, que são longe do centro e da escola e eles acabaram gastando mais de 15 até 20 dólares por dia só indo e voltando da escola ou indo até a área central da cidade.

 

Se você for utilizar muito o sistema de ônibus é recomendável comprar o cartão HOP (vendido na estação Brittomart e algumas lojas de conveniência). Este cartão permite você colocar o valor que desejar e ao entrar no ônibus você faz o Tag on e ao sair faz-se o Tag off, onde será descontado o valor do seu trajeto. Isso facilita muito e você se livra de ficar carregando várias moedas. Aquisição do cartão é de dez dólares.

 

Dependendo da carga horária dos seus estudos você tem direito a um desconto de estudante. Não lembro a porcentagem e quantidades de horas que precisa ter de aula por semana para ter direito a esse desconto, mas o que garanto é que qualquer desconto na Nova Zelândia é bem vindo.

 

O esquema de ônibus é extremamente organizado, tudo funciona. Os ônibus chegam na hora, muitos dos motoristas são prestativos (muitos param o ônibus simplesmente para ajudá-lo a achar a linha certa), são confortáveis e limpos.

 

Existem trens, mas são poucas linhas que levam só aos principais pontos da cidade. O transporte é lento e caro, sendo que muitas vezes vale mais a pena ir de ônibus. Dependendo do local você pode ir de Ferry, sendo mais utilizado para ir no bairro de Devonport e nas ilhas vizinhas. Outra opção é o taxi, porém como em muitos lugares é caro, sendo mais utilizado na volta de festas na madrugada, quando a maioria das linhas de ônibus não operam.

 

Se você for a estudo e independe de onde for ficar, é interessante dar uma olha nos trajetos que terá que fazer antes. Se você for a estudo, relaxe, sua escola lhe dará todas as informações sobre isso, inclusive se tem direito ou não ao desconto. :)

 

Nesse site você digita o destino e ele te dá todas as opções: http://www.maxx.co.nz/home.aspx

 

Continua>>>>>

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quer viajar? Vai fazer uma trip com os amigos ou sozinho?!

 

Agora comento um pouco sobre os meios de viajar pela NZ. As principais formas de viajar pelo país são (sem agência): ônibus, aluguel de carros, trens e avião.

 

Existem algumas empresas de ônibus que giram pelo país inteiro e possuem diversos trajetos, onde você poderá pagar por determinado trajeto ou por todos eles, podendo pegar o ônibus o dia que quiser (conforme os horários das empresas). Essa é uma ótima opção para quem está viajando sozinho ou com mais uma/duas pessoas. A empresa mais conhecida é a KIWI EXPERIENCE (site: http://www.kiwiexperience.com/ ) Não utilizei esse tipo de transporte, então tenho informações limitadas sobre isso. No site dessa empresa você consegue valores e todas informações sobre a logística.

 

Aluguel de carros. Fácil, seguro e barato. Você não precisa de carteira de habilitação internacional ou uma carteira de motorista da NZ. Você só precisa da sua carteira de motorista do Brasil e com ela você consegue alugar carros em qualquer agência. Essa é uma ótima opção para viajar com um grupo de amigos, tornando-se muito barato. Para encontrar empresas de aluguel de carros basta digitas no google maps "rental car" e vão aparecer todas elas ao seu redor. O preço varia conforme o carro, tempo que vai ficar com ele, seguro, gps... Você pode fazer toda reserva pela internet, mas recomendo que faça no site direto da empresa e não de terceiros. Também recomendo ao fazer o aluguel do carro a pagar o SEGURO. É extremamente aconselhável, já que se dirige em mão inglesa na Nova Zelândia. Caso alguém se aventure a dirigir por lá, fique atendo nas curvas e rótulas, e lembre-se sempre de dirigir na esquerda :)))

 

O combustível não é caro, acredito que com 80 dólares você encha o tanque de quase todos os tipos de carro. Existe a opção de alugar o carro em uma cidade e devolvê-lo em outra. Não se paga nada a mais por isso. UMA DICA muito boa é a TRANSFECAR, onde você pode alugar um carro de forma gratuita ou pagar muito pouco (UM DÓLAR, muitas vezes). Isso porque os carros precisam ser relocados ao local de origem. Segue o site: https://www.transfercar.co.nz/

 

Trens. Existe uma linha de trem que corre um pedaço da Ilha Norte e outra parte da Ilha sul. Não utilizei desse meio e sei pouco, segue o site para maiores informações: http://www.railnewzealand.com/

 

E por fim o último, viajar de avião. Viajar de avião pela NZ só vale a pena caso o destino seja a Ilha Sul. Se não está a fim de pagar um dinheirão para ir de ônibus, além de ficar horas na estrada ou ir de carro, pegue um voo. Confesso que ir de carro é uma jornada, mas será prazerosa, já que a NZ é exuberante e extraordinária, porem você vai gastar um bom tempo na estrada e terá que pegar uma balsa que atravessa para Ilha Sul, o que não é muito barato também.

 

Passagens para Queenstown (principal destino na Ilha Sul) custa por volta de 200 doláres. Site para comprar passagens com os melhores preços (comprei nesse, então é confiável): http://grabaseat.co.nz/ Vale a pena ficar ligado, muitas vezes o preço muda exorbitantemente de um horário para o outro :)

 

Outra dica é se ir para Austrália. Não fui, mas a passagem da NZ para lá é barata. Vale a pena!

 

Viajar pela Iha Norte sozinho: vá de ônibus.

Viajar pela Ilha Norte com amigos: alugue um carro.

 

Viajar pela Ilha Sul sozinho: se tiver tempo e puder ir parando pela ilha norte, vá de ônibus. Se não tiver tempo e muito dinheiro para gastar, vá de ônibus e ande de ônibus na Ilha Sul. Nesse caso é aconselhável fechar com uma agência de turismo. Recomendo uma agência de uma brasileira: http://www.nzega.com/

 

Viajar Ilha Sul com amigos: se não quiserem passar muito tempo na estrada, vá de avião e aluguem um carro antecipadamente para usarem na Ilha Sul. Se tiverem MUITO TEMPO e MUITO DINHEIRO, vale a pena ir de carro alugado e conhecer toda a estrada entre Ilha Norte e Sul. :)

 

Qualquer coisa, me enviei um email: henrique.teza@yahoo.com.br

 

Continua (Gastos/comida)>>>>>>

DSC02335.JPG.79044553b2faa64f04b2a1196540fb5f.JPG

IMG_0409..jpg.8de57197386783a94aa0872ed857e634.jpg

IMG_0428.JPG.2060d0c9fa2681be94c51ac3521de9d3.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

show de bola o relato! Eu também pretendo ir em julho/2014, estou me preparando financeiramente rs

E é essa a minha dúvida, você poderia falar um pouco sobre o custo de vida?

Comida, Gastos do dia a dia, acomodações (quando nao está na cada de familia), atividades extras, bares, etc...

 

 

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dae galera! Vou falar um pouco sobre os gastos então.

 

Mercado (comida, higiene,...) Comer bem na Nova Zelândia pode sair caro. Os mercados são pequenos e não tem tantos produtos como no Brasil, mas de certa forma têm tudo o que precisa para uma alimentação. Digamos que os preços são iguais ao do Brasil, porem lá é em dólar. Se aqui uma Coca é 4 reais, lá são 4 dólares. Isso não se aplicada a todos os produtos, mas é uma forma de retratar os preços de lá.

 

Uma alimento que tem pouco lá é CARNE: poucas variedades e cortes, CARA (MUITO) e ruim. Um bife bom pode sair caro, mais que 15 dólares. A galera geralmente comprava carne moída e caprichava no tempero para conseguir comer. A carne mais em conta é a de ovelha. Pra quem gosta.... mas não é tão mais barata. =)Ah, o queijo não é dos melhores também.

 

No mais, arroz, massa, temperos, refrigerantes e sucos, ... tudo se encontra nos mercados, mas de variedade mais limitada.

 

É bom fazer compras a noite, onde muitos produtos tem seu preço reduzido devido o prazo de validade estar próximo. Principalmente pães e carnes. Tem muitas promoções do tipo COMPRE 4 e PAGUE 3 .... Melhor mercado e mais barato é o Countdown.

 

Bebidas alcoólicas: você compra cervejas e vinhos no mercados, porem todos os destilados são vendidos somente em lojas chamadas LIQUORS e só maiores de 18 anos podem comprar. É sério. Só com passaporte para conseguir comprar. Todas são caras quando comparadas aos preços aqui no Brasil (dobro do preço).

 

Bebidas nos bares são caras também, mas nas quartas o preço é mais barato por ser o dia dos estudantes. Na maioria dos bares a entrada é free e as bebidas mais em conta. Uma dica de bar é o PROVEDOR, lá a cerva é 4 dólares nas sextas-feiras e o OUTLAWS onde a entre é free e mulher bebe até três drinks free.

 

Medicamentos: não sei o valor, mas apenas com receita médica. Então leve os seus e tenha um bom seguro internacional. :)

 

Casa de família geralmente os valores são de 240 dólares por semana com direito a alimentação.

Apartamento estudantis na média de 180 dólares por semana (nada incluso).

Uma dica é o Empire. link: http://www.empire21.co.nz/ Muitos ficam nesse e gostam.

Você encontra apartamentos mais baratos pelo site trademe.co.nz

 

Se você quiser passar alguns dias em albergue, hostels, backpacker: existem vários em Auckland e em toda NZ. O valores são por volta de 20 dólares a diária. Indico um: YHA Ele está presente em todas as principais cidades da NZ e a qualidade das acomodações são boas. Reservas e preços pelo: http://www.yha.co.nz/

 

Continu (atividades/promoções)>>>

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...