Ir para conteúdo

Intercâmbio Nova Zelândia 3 meses + Viagens + Austrália


Posts Recomendados

  • Membros

Resumo

 

Hello friends - KIA ORA

Fiz um intercambio de 3 meses na Nova Zelândia de 01/11/13 a 31/1/14, estudando Inglês em todo o período, intercalando com viagens pelo pais, com direito a réveillon em Sydney - Austrália.

 

Vou separar um pouco em tópico e tentando resumir, pois é muito bla bla (risos)

 

A ESCOLHA DO PAIS

Como nosso período escolhido para realizar o intercambio era de novembro a janeiro, queríamos fugir do frio pq em minha opinião, aproveita-se bem mais o pais com uma temperatura agradável, então ficamos bem divididos entre Austrália e Nova Zelândia, mas depois de tanto pesquisar decidimos pela Nova Zelândia, propriamente Auckland por ser um pais pequeno e o que nos permitiu explorar MUITO o pais em pouco tempo e também pela fama dos Kiwis por ser um povo super amigável. (that’s true)

Para tomar essa importante decisão contamos com a ajuda de uma agencia de intercambio (Information Planet ABC) onde o Claudio teve muita paciência e nos ajudou em tudo que precisamos para fechar com escola, passagem aérea, seguro etc.

Pq Auckland? Acredito que fiz uma ótima escolha, pois Auckland é a maior cidade do país, é como se fosse São Paulo (tem de tudo), em questão de tamanho não chega nem a 1/3 de SP, mas tem cultura, noite com bares, boas escolas, bons restaurantes, próxima a varias ilhas no qual pode ir de ferry boat.

 

TEMPO DE INTERCAMBIO

Devido a varias situações só foi possível ficar 3 meses na Nova Zelândia e daí vem aquela pergunta que todo mundo faz : Três meses é o suficiente para sair falando bem? A resposta é SIM, mas isso depende 90% de VOCÊ, na Nova Zelândia como eu qualquer outro lugar do mundo tem Brasileiros, na escola, nos bares, nas viagens (sim menos que nos EUA e Canadá)... mas não adianta pois existe uma força divina que aproximam os Brasileiros, e aquela historia de não falar Portugues com Brasileiro, simplesmente não existe, pode até rolar nos primeiros momentos, mas depois, esquece, então por isso a minha dica é: FIQUE LONGE, evite fazer de um Brasileiro seu melhor amigo, evite grupos de muitos Brasileiros, opte por fazer amizade com qualquer outra nacionalidade, garanto que vai te acrescentar muito mais na evolução do seu Inglês e na questão cultural. Eu AMO os Brasileiros, conheci Brasileiros nota 1000 por lá, mas se a intenção é melhorar o Inglês, o melhor caminho é dar uma fugida.. (risos)

Então ficar longe dos Brasileiros é o primeiro passo, o segundo é ser curioso e tentar ao máximo se envolver com outras nacionalidades, sair junto, viajar, jantar fora.... se ficar em casa no Facebook, Whats APP garanto que será bem improdutivo, então desligue-se do Brasil e vá curtir o pais, pois o tempo voa. A terceira dica é estudar por conta, a escola te dá uma boa base de gramática, mas você deve estudar forte por conta(by yourself) caso não esteja entendo alguma matéria.

 

PARCEIRO

Meu namorado foi comigo nessa, mas para evitar o contato com o idioma decidimos ficar em casas separadas e estudar em escolas diferentes, o que foi ótimo!! Cada um teve seus perrengues, nosso ciclo de amizade ficou maior, pois eu conhecia os amigos dele e vice e versa. Fizemos todas as viagens juntos e sempre chamávamos alguém não Brasileiro para manter o Inglês.

 

MORADIA

Homestay – É loteria, pode ser ótimo, pode ser mais ou menos e pode ser péssimo, as agencias do Brasil realmente não tem como prever isso, nem ninguém, o máximo que podemos fazer é colocar alguns filtro como: Não aceito família com crianças ou cachorro. Eu tive a sorte de cair em uma homestay OTIMA, uma família sensacional, casa limpa, me aceitaram como membro da família, tanto que tenho contato com eles até hoje. A Parte um pouco negativa era a distancia da casa até o ponto de ônibus que era de mais ou menos 1200mt, o bairro era um pouco afastado do centro também, meu percurso para a escola demorava em média 50 minutos. Apesar de a família ser super gente boa, você não fica 100% a vontade. Outro ponto é que eu dependia de ônibus para voltar do centro para casa, eu tinha que ter o cuidado de não ficar mais de 23:40 nos bares, se não perdia o ultimo ônibus, e daí só sobrava o taxi, o que é caro.

PRÓS: Pratica-se o idioma com nativos, não precisa gastar com café da manhã e jantar .

CONTRAS: Necessário gastar com transporte público para ir para o centro, falta de privacidade.

Apartamento estudantil – Morei os dois últimos meses em diferentes apartamentos. É um ponto que devemos tomar muito cuidado ao decidir, pois existe apartamento de todos os tipos e preços, inclusive alguns que é LOTADO de Brasileiros. Fiquei 1 mês no City Longe (recomendadíssimo) e um mês no Schollar (não tão recomendado assim).

PRÓS: Liberdade, facilidade de voltar do centro a pé a qualquer hora, não tem custo com transporte para ir para escola.

CONTRAS: Gastar/preparar o café e jantar, não praticar o idioma por estar sozinho no apartamento.

 

TRANSPORTE

O transporte público não está entre os melhores do mundo, tem muuito a melhorar, mas já funciona melhor do que aqui no Brasil. Os ônibus são confusos, existem linhas de várias regiões, existem cartões para pagar MENSAL ou tarifa de estudante, mas é confuso, vc fica muito perdido para saber se os ônibus que vão para determinada região é atendida pelo seu cartão ou não, depois de muitas pesquisas e perguntas você se acostuma.

Todos os pontos de ônibus tem time table, o que facilita muito. Não tem ônibus após as 12h. Ônibus tem ar condicionado e não tem catraca.Não tem metro em Auckland, o que tem é trem que ajuda um pouco, mas nada muito moderno.

As passagens de ônibus e trem são pagas por trecho, ou seja, quanto mais longe do centro você for, mais você vai pagar, no meu caso quando morei em homestay, morei em Avondale, um bairro (eles chamam de subúrbio) longe, então eu pagava o “teto” da tarifa, que custava $4,20, ou seja, gastava $8,40 por dia, sim é MUITO caro. Meu namorado morava próximo ao centro então ele pagava apenas um trecho (1 stage), se não me falha a memória era $1,90. O trem também funciona assim, paga-se pro trechos. Fiscalização? Não vi, eles realmente confiam na população. Lindo.

Taxi não peguei nenhuma vez, mas me falaram que é caro...

Se você mora e estuda no centro, dificilmente vai precisar de ônibus, a maioria das coisas você consegue fazer a pé.

Dica: Independente de onde for morar, uma semana antes você já tem o endereço completo, então pegue esse endereço, trace a rota até a escola, veja quais ônibus vai precisar, descubra a empresa que atua, veja se essa empresa é atendida pelo Passe mensal (monthly pass), se for, já compre o passe mensal no primeiro dia (se chegar no inicio do mês).

Mais infs sobre transporte (http://www.maxx.co.nz)

 

******Transfercar

Gente, o Transfercar é sensacional!!

Eu consegui utilizar e funciona muito bem!!

Nesse site voce "aluga" carros de graça!! Isso mesmo, só paga a gasolina e em alguns casos você até ganha uma tanque de gasolina!

Na verdade você fazer o serviço de volta do carro do carro para a locadora de origem!

Na Ilha Sul pegamos um Corola por 6 dias sem pagar nada!

Vale a pena ficar de olho!

www.transfercar.co.nz

 

 

ESCOLA

Estudei na World Wide School, excelente escola, boa estrutura, bons professores, bom mix de nacionalidade. A escola sempre organiza atividades na semana para integrar os alunos. Como já citei a escola ajuda, mas quem realmente vai decidir o ritmo de aprendizado é você e mais ninguém.

Meu namorado estudou na Languages International, uma das melhores escolas de Auckland, muito bem estruturada, professores bem preparados.

 

SOTAQUE KIWI

Sim, eu me preocupava com isso, mas é tudo questão de adaptação. Nas primeiras semanas você não entende algumas palavras, mas dia pós dia vamos nos adaptando naturalmente e eu não voltei ao Brasil com o sotaque kiwi.

OBS: O sotaque Australiano segue a mesma linha Britânica, mas é diferente do Neozelandês.

 

SEGURANÇA

O país está entre um dos mais seguros do mundo, realmente me sentia com aquela sensação de liberdade (isso não tem preço), mas é sempre bom ficar atento, não vacilar!

 

VIAGEM

Viajar pela Nova Zelândia é demais, o país tem uma estrutura para viajantes incrível. O país não tem radar, não tem pedágio (exceto 1 na ilha norte, que você pode desviar por outra estrada). Todas as atrações têm placas, sinalização, TODAS as praias tem banheiro público e na maioria tem chuveiro. É fácil viajar pela NZ.

VIAJAR DE CARRO: Alugar um carro é fácil, em nenhuma das vezes eles nos pediu a PID (Carteira Internacional), ou seja só a habilitação nacional basta. Digirir na mão esquerda é estranho, tem que prestar atenção. Viajar de carro é a forma mais fácil e barata, pois você divide o valor do aluguel do carro e da gasolina entre 5 pessoas. Escolhe um hostel no booking.com e pé na estrada. Para navegar utilizava o GPS do Google mesmo (funciona off depois de gravado o mapa), as você consegue viajar com mapa de papel também, pois é tudo bem sinalizado, fácil de entender.

VIAJAR COM AGENCIA: Fiz uma viagem com agencia e também não em arrependo, pois o motorista da agencia nos levou a lugares magníficos, talvez se estivesse de carro não veria tudo. Mas sai um pouco mais caro....

 

COMIDA

A comida segue os costumes Ingleses, mas não tem nada típico e fiel como funciona aqui do Brasil com o nosso sagrado arroz e feijão. Na homestay eles são práticos para cozinhar, geralmente um arroz sem gosto, frango ou lingüiça, adoram cenoura e batata. Até lanche de macarrão eu comi, isso varia bastante de casa para casa, mas garanto que feijão só de lata e o arroz é papa e sem gosto.

Na rua tem uma variedade grande, todos os famosos fast foods do Brasil e mais alguns que são mais gostosos (Carls Jr, Burguer Fuel) fora os fasts foods é possível comer comida árabe, japonesa, coreana, tailandesa, viaetnamista, indonésia, italiana, indiana e o tradicional fish and chips. Sim tem restaurante Brasiliero, o PF custa em média 11 dolares, dá para matar um pouco a saudades (risos), o restaurante fica na Queens Street em Auckland, aliás esse foi o único restaurante Brasileiro que vi por lá, tirando o churrascaria Wild Fire, que custa na faixa de 50 dolares o rodízio.

Qual a opção mais barata para comer fora? Fast food, com 5 dólares você compra no BK um compro bom lanche, batata, regri e sorvete, não é grande, mas é uma refeição. Resumindo, para comer se gasta na média de 9 dólares por refeição (se cozinhar em casa gasta-se menos).

 

POR ONDE ANDEI ::bruuu::

 

Ilha Norte

01/11/13 a 31/1/14 - Residência fixa em Auckland

2/11 – Waiheke Island (Que ilha linda, vale a pena)

8 a 10 de Novembro – Rotorua/Taupo/Waitomo Caves

16/11- Matakana/Anchor Bay (Wangarei)

30/11 - Matamata (Set do Senhor dos Aneis Hobbiton Farm)/Raglan/Bridge Veil Falls

7/8 de Dezembro - Paihia/Cape Renga (Encontro do oceano pacifico com o oceano da tasmânia)/Onipononi Beach (Tasman Sea)

14/12 – Piha Beach / KareKare Beach

21/22 de Dezembro - Cathedral Cove/Hot Water Beach (Península de Coromandel)

 

Com residência em Auckland vale a pena visitar : Mt Edan, Devenport, Domain Park, Top Sky Tower, Mission Bay Beach, Takapuna Beach, One Three Hill, Marina de Auckland, Cassino, todos esses lugares é possível ir a pé ou ônibus partindo do centro da cidade.

 

Melhor lugar da Ilha Norte na minha opniao? Sem dúvida Rotorua e Cathedral Cove, mas ainda prefiro Rotorua pois é único, é incrível.

 

Ilha Sul (férias da escola, período de festas de fim de ano)

 

18/12/13 – 25/12/13 - Chrischurch/Greymouth/Franz Josef/Fox Glacier/Wanaka/Queenstown/Milford Sounds/Frankton

Todos os lugares que citei acima são sensacionais, mas sei que tem outros lugares na Ilha Sul sensacional, mas so tinha 7 dias então tive que escolher, mas uma coisa eu recomendo, não perca tempo em Chrischurch, a cidade ainda está destruída e não tem NADA para fazer por lá..

Fiz a Caminhada no Fox Glacier, vale muito a pena.

Melhor lugar da Ilha Sul: Queenstown, cidade linda, aconchegante, milhares de coisas para fazer em questão de esportes (todos bem caros).

 

26/12/13 – 03/01/14 - Austrália – Sydney – Detalhes no link do relato abaixo.

[ new-year-s-eve-sydney-2013-2014-australia-6-dias-t94429.html ]

 

Amei a Nova Zelândia de paixão, um pais pequeno com muita paisagem linda, de tirar o folego mesmo, com muita natureza para se apreciar !! Adoro conversar, dar dicas sobre a viagem, estou super aberta a perguntas e conte comigo caso precise de ajuda!!

No próximo post vou postar algumas foto.

 

Um abraço a todos!!

 

::putz:::mrgreen:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Camila,

 

Primeiro vamos agradecer seu post!!! As palavras/fotos estão geniais, PARABENS ! ! ! ::otemo::

 

Estou escrendo, pois você mencionou que 'adora' dar dicas... rs

 

Eu e minha noiva estamos partiando em breve (Maio) para NZD - Auckland, e vamos ficar por 1 ano. Entao pensa em um casal com varias duvidas ::dãã2::ãã2::'>

 

Voce comentou que ficou no city lodge? Quanto por mes?

É este --> http://www.citylodge.co.nz/

 

Alugar um apto é muito burocratico? Quanto em downtown?

 

Residencia estudantil, o quarto é individual?

 

Vlw ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Camila, amei seu relato e já estava quase decidida pela Austrália, mas você conseguiu me deixar bastante interessada pela NZD.

O que você achou do custo de vida de lá?

Sei que ficou apenas 3 meses, então creio que não chegou a se interessar muito pelo assunto trabalho, mas queria saber se vc escutou algum comentário sobre dificuldades/facilidades de se conseguir um emprego enquanto estamos no intercâmbio.

 

E o clima????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá RBSOUZA_01 (não sei o seu nome rs)

 

Obrigada!! =)

 

Que invejinha de vocês!! rsrsrs

 

Então, como falei o city lodge é sem dúvidas um dos melhores e mais limpos apto estudantil de Auckland. Fiquei somente 1 mês, nesse eu fiquei com o meu namorado, o ap é pequeno, tem uma cama de casal, um mini guarda-roupas, um frigobar e um banheiro, no terreo tem uma cozinha comunitária muito bem organizada e limpa, é muito tranquilo cozinhar lá.

 

Eu não aluguei direto com o City lodge, quem fez a intermediação foi a escola aonde estudava, sei que para todos os aps você precisa dar um "bond", como se fosse o nosso cheque calção, esse valor varia de uns 100 a 200 dolares.

 

A média de ap varia bastante também, varia de 130 a 300 dolares, mas o barato pode sair caro, tem alguns Aps que são porcos, cozinha sem limpeza, abarrotado de Brasileiros.

 

Eu fiquei 1 mês no Schollar e não recomendo, acheio meio sujo, a recepção quase nunca está lá...

 

O Luau é um que vc tem que correr, é LOTADO de Brasileiros rsrs...

 

Boa sorte p/ vocês, precisando de algo mais, só falar!!

 

=)

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ana!!

 

Muito obrigada!

 

O custo de vida é um pouco maior do que SP, mas com essa inflação dos últimos anos aqui, lá não é nada muito exorbitante não, o transporte eu achei bastante caro (depende do bairro, vc pode pagar até $4,20 por viagem). Refeição varia bastante, combo do Mcdonalts em média $8, algo um pouco melhor uns $11, frutas são mais caras do que aqui, o restante dá para sobreviver, lembrando que o dolar NZD é bem menor do que o Americano.

 

Sobre emprego eu ouvi falar que depende muito de 2 fatores: SORTE e o seu nível de INGLES, quanto melhor o nível do ingles, mais fácil vai conseguir algo, mas não é tão fácil conseguir não, tem que correr atrás e contar com a sorte.

 

O clima é perfeito rsrsrs, no verão uma média de 26º, no inverno não neva (em AKL não neva, em Queenstown neva e muito), de Novembro a Janeiro eu devo ter usado blusa de frio umas 4 vezes, p clima é bem agradável, vc pode comprar o clima de AKL com o clima de Curitiba, porém NZD por ser uma ilha, venta bastante... mas nada desagradavel.. =)

 

Boa sorteee Ana.

 

Bjks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Muito bom o relato! Quero fazer algo parecido daqui a pouco!!

 

Estou buscando a experiência de passar um (pequeno) tempo fora do Brasil e pensei em ficar 3 meses estudando e mais 1 mês turistando por algum país que a língua oficial seja o inglês. Depois de muita pesquisa, mudei meus planos (antes planejava Inglaterra) e estou sonhando com a Nova Zelândia. Ainda estou em dúvidas em relação à cidade, mas, como gosto de cidades menores (sem o agito das grandes cidades) e curto bastante a natureza, acredito que a ilha sul seja o lugar ideal pra mim. Sempre me imaginei passando um tempo em uma cidade tranquila, em uma casinha com quintal e belas paisagens ao redor da cidade.

 

A primeira cidade que vi e gostei bastante do clima, das casas e da natureza ao redor foi Christchurch, porém, li relatos sobre os terremotos lá e já acho que não é uma ideia tão boa assim conviver com os tremores, além de muita destruição. A opção seguinte foi Queenstown, mas fico receoso de ser uma cidade muito turística e, como você falou, lotada de brasileiros, o que dificultaria a imersão no inglês e na cultura local. A cidade que me parece a melhor opção para o meu perfil até agora é Nelson, que parece ser uma cidade tranquila, com casas bacanas e muita natureza ao redor, com muitas praias e parques nacionais incríveis, além de estar na ilha sul, mais perto dos principais pontos de interesse que tenho na Nova Zelândia.

 

O que você acha? tem alguma dica de qual cidade ficar com base no meu "perfil"?

 

Conheceu ou ouviu falar algo sobre Nelson enquanto esteve na Nova Zelândia? Pelo que li e vi sobre lá parece ser bem legal, mas queria mais informações de um brasileiro mochileiro, o que ainda não achei (fase inicial de pesquisa sobre a cidade).

 

E Queenstown, acha uma boa? a cidade é bonita (ruas e casas)? Tem muita natureza de fácil acesso por perto? Acha que ela se enquadra no perfil que eu busco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...