Ir para conteúdo

Mochilão Europa (15 dias) - Natal/Ano Novo


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tudo em ordem?

 

Estou indo fazer uma viagem de 15 dias ("úteis") para Europa pela primeira vez, e vou num grupo com mais 5 pessoas (total 6). Vamos chegar e sair pela Bélgica (Bruxelas), nos vôos internacionais.

 

Abaixo, segue um roteiro inicial que traçamos. Gostaria de poder contar com a ajuda do pessoal mais veterano para saber se é possível realizá-lo do modo como imaginamos. Adianto que como é nosso primeiro mochilão, estamos na pegada de aproveitar ao máximo e deixar pra descansar de acordo no Brasil...

 

** São Paulo (Brasil)

14/12/2014 18:10 Voo São Paulo para Bruxelas, empresa KLM/TAP, aeroporto GRU

** Bruxelas (Bélgica)

15/12/2014 10:35 Chegada em Bruxelas, aeroporto BRU

15/12/2014 -- Dia livre

15/12/2014 -- Pernoite no hostel YXZ em Bruxelas

16/12/2014 06:20 Embarque trem Bruxelas para Amsterdã, empresa Thalys TREM ALTA VELOCIDADE

** Amsterdã (Holanda) 16/12/2014 08:30 Chegada em Amsterdã

16/12/2014 -- Dia livre

16/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ em Amsterdã

17/12/2014 -- Dia livre em Amsterdã

17/12/2014 22:00 Embarque ônibus Amterdã para Paris, empresa Eurolines ÔNIBUS NOTURNO

** Paris (França)

18/12/2014 06:00 Chegada em Paris

18/12/2014 -- Dia livre

18/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

19/12/2014 -- Dia livre

19/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

20/12/2014 -- Dia livre

20/12/2014 Embarque trem Paris para Florença, empresa Trenitalia TREM NOTURNO

** Florença (Itália)

21/12/2014 Chegada em Florença

21/12/2014 -- Dia livre

21/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

22/12/2014 -- Dia livre

22/12/2014 -- Pernoite no hostel ZXYZ

23/12/2014 -- Dia livre (Veneza, bate-e-volta)

23/12/2014 Embarque trem Florença para Roma empresa Trenitalia TREM NOTURNO

** Roma (Itália)

24/12/2014 Chegada em Roma

24/12/2014 -- Dia livre

24/12/2014 Benção de Natal do Papa no Vaticano

24/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

25/12/2014 -- Dia livre

25/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

26/12/2014 -- Dia livre

26/12/2014 Embarque trem Roma para Munique, empresa Italia Rail TREM NOTURNO

** Munique (Alemanha)

27/12/2014 Chegada em Munique

27/12/2014 -- Dia livre

27/12/2014 -- Pernoite na casa de amigos (ou hostel XYZ)

28/12/2014 -- Dia livre

28/12/2014 -- Pernoite na casa de amigos (ou hostel XYZ)

29/12/2014 -- Dia livre

29/12/2014 Embarque trem Munique para Berlim, empresa ICE TREM NOTURNO

** Berlim (Alemanha)

30/12/2014 Chegada em Berlim

30/12/2014 -- Dia livre

30/12/2014 -- Pernoite no hostel XYZ

31/12/2014 -- Dia livre

31/12/2014 23:00 Reveillon em Berlim

01/01/2015 Embarque trem Munique para Bruxelas, empresa ICE TREM ALTA VELOCIDADE

** Bruxelas (Bélgica)

01/01/2015 Chegada em Bruxelas

01/01/2015 -- Dia livre

01/01/2015 18:10 Embarque Voo Bruxelas para São Paulo, aeroporto BRU

** São Paulo (Brasil)

02/01/2015 07:45 Chegada em São Paulo, aeroporto GRU

 

Desde já agradeço pela ajuda e pela atenção de vocês, muito obrigado.

 

Abraços,

 

Arthur

Link para o comentário
  • Membros

Além do fato de acordar extremamente cedo, acho que está bem corrido o roteiro, alguns detalhes a ponderar

 

 

 

15/12/2014 10:35 Chegada em Bruxelas, aeroporto BRU

16/12/2014 06:20 Embarque trem Bruxelas para Amsterdã

Terá que acordar antes das 6:00

 

17/12/2014 22:00 Embarque ônibus Amterdã para Paris

No dia seguinte estará saindo, tendo apenas 2 dias

 

18/12/2014 06:00 Chegada em Paris

Uma viagem direto não dura 5horas, então vocês passarão algumas horas parado na estação, praticamente não irão dormir, sem contar o fato de terem acordado as 5:00

Apenas 3 dias não completos, é bem corrido

 

20/12/2014 Embarque trem Paris para Florença

É muito longe pra fazer isso de trem, vai baldeação e preços bem caros. Vá de avião.

 

21/12/2014 Chegada em Florença

2 dias em Florença está bom

 

23/12/2014 -- Dia livre (Veneza, bate-e-volta)

Não recomendaria fazer bate-volta por Florença, são umas 3h até chegar lá

 

23/12/2014 Embarque trem Florença para Roma

Florença fica umas 2h de trem de Roma, se você sair de noite, vai chegar de noite

 

24/12/2014 Chegada em Roma

2 dias em Roma, mal vai dar tempo de ver o Papa e já estará mudando de cidade

 

26/12/2014 Embarque trem Roma para Munique

Roma - Munique de trem são pelo menos 9h.

 

27/12/2014 Chegada em Munique

2 dias e já estará viajando de novo.

 

29/12/2014 Embarque trem Munique para Berlim

30/12/2014 Chegada em Berlim

Apenas 2 dias, ainda mais na virada do ano, não vai conseguir ver quase nada.

 

01/01/2015 Embarque trem Munique para Bruxelas *acho que vc quis dizer Berlin-Bruxelas

dia primeiro é feriado internacional, precisa conferir itnerário de viagem

Berlin-Bruxelas são pelo menos 7 horas de viagem

 

01/01/2015 Chegada em Bruxelas

01/01/2015 18:10 Embarque Voo Bruxelas para São Paulo, aeroporto BRU

 

 

Bom, você estará fazendo quase todas as viagens noturnas, isso em 3 dias irá acabar com toda sua energia. Viagem noturna não é confortável, só vale em casos excepcionais. Assim, sendo sincero, o que você lembrará dessa viagem será, posteriormente, dias mal dormidos, trens, baldeações.

 

Eu recomendaria refazer o roteiro para não ficar com impressão que a Europa é um lugar chato.

Link para o comentário
  • Membros

Amigo... concordo plenamente com o q já foi dito pela galera aí... mto apertado, deslocamentos longos e alguns quase impossíveis... sem contar q estará no inverno... tudo muda, os dias são curtos, o cansaço pega mais rápido.

Eu já fui e estarei nesse ano tb.. chego tb por bruxelas, 17/12. Sinceramente até me assustei qdo passou da segunda metade, mas nada que q não possa ser adaptado. Eu concentraria o roteiro entre Amsterdam, bruxelas, paris e munique. No máximo...

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado pelas respostas e conselhos, Adriano, Davi e Leandro!

 

Realmente, esperava críticas semelhantes às que vocês fizeram. Sabe como é né, primeira viagem, estamos muito empolgados e ansiosos, talvez seja o principal motivo de superestimarmos nossas capacidades. Tentamos fazer algumas considerações e cortar a Itália (sul da Europa) e adequar os deslocamentos para descansar em hostels, para conseguir aproveitar melhor o dia seguinte: O sentido ficou Bruxelas-Amsterdã-Berlim-Praga-Munique-Paris-Bruxelas

 

Poderia reavaliar, por gentileza? Agradeço antecipadamente!

 

Abaixo segue o roteiro mais detalhado, nos moldes do primeiro só que um pouco mais resumido:

 

14/12/2014 - Embarque São Paulo para Bruxelas

15/12/2014 - Chega em Bruxelas, tarde livre e pernoite em hostel

16/12/2014 - Dia livre em Bruxelas, Embarque para Amsterdã de trem (a confirmar) à noite

16/12/2014 - Chegada à noite em Amsterdã, pernoite em hostel

17/12/2014 - Dia livre em Amsterdã

18/12/2014 - Dia livre em Amsterdã, Embarque para Berlim de avião (EasyJet, direto - 1h20min) à noite

18/12/2014 - Chegada à noite em Berlim, pernoite em hostel

19/12/2014 - Dia livre em Berlim, pernoite em hostel

20/12/2014 - Dia livre em Berlim, pernoite em hostel

21/12/2014 - Dia livre em Berlim, embarque para Praga de trem (a confirmar) à noite

21/12/2014 - Chegada à noite em Praga, pernoite em hostel

22/12/2014 - Dia livre em Praga, pernoite e hostel

23/12/2014 - Dia livre em Praga, embarque para Munique de trem (a confirmar), à noite

23/12/2014 - Chegada à noite em Munique, pernoite em hostel pernoite em casa de amigos

24/12/2014 - Dia livre em Munique ceia de natal à noite, pernoite em casa de amigos

25/12/2014 - Dia livre em Munique, pernoite em casa de amigos

26/12/2014 - Dia livre em Munique, embarque para Paris de avião(AirFrance, direto 1h40min) à noite

26/12/2014 - Chegada à noite em Paris, pernoite em hostel

27/12/2014 - Dia livre em Paris, pernoite em hostel

28/12/2014 - Dia livre em Paris, pernoite em hostel

29/12/2014 - Dia livre em Paris, pernoite em hostel

30/12/2014 - Dia livre em Paris, embarque para Bruxelas de trem (a confirmar) à noite

30/12/2014 - Chegada à noite em Bruxelas, pernoite em hostel

31/12/2014 - Dia livre em Bruxelas, Réveillon, pernoite em hostel

01/12/2014 - Dia livre em Bruxelas, embarque para São Paulo de avião, à tarde

02/12/2014 - Chegada de manhã em São Paulo

 

No total ficaria:

- Bruxelas = 2 dias

- Amsterdã = 2 dias

- Berlim = 3 dias

- Praga = 2 dias

- Munique = 3 dias

- Paris = 4 dias

 

Obrigado mais uma vez,

 

Arthur

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Bom, agora está melhorando.

 

Uma questão, não tem como chegar em Munique e ir pra casa de seus amigos? Porque hostel por 1 noite no natal não existe, eles pedem pelo menos 2 dias, e o valor nessa época é um pouco mais caro.

 

Eu acho um pouco apertado ainda, porque você estará no inverno e natal/virada do ano, os dias são curtos, nem tudo vai estar aberto nas vésperas e o tempo vai estar ruim. No verão é tranquilo fazer esse roteiro, mas no inverno acho um pouco complicado.

Link para o comentário
  • Membros

Sobre dormir na casa de amigos em Munique, eu coloquei errado nesse último roteiro... Na pressa (e no CTRL+C, CTRL+V) acabei deixando que vamos ficar em hostel quando chegássemos em Munique, mas não é isso que estamos planejando, já iríamos direto para casa deles e dormiríamos por lá.

 

Estava planejando ficar um dia a mais cidade (4 no total), porém, procurando avião para Paris, a única passagem vantajosa era saindo na sexta (entre 2/3 e 3/4 mais barata que no final de semana à noite).

 

Ainda podemos estudar a possibilidade de tirar Praga do roteiro, porém seria legal se desse certo, visto que "substituiria" a cortada Itália (por questões logísiticas), embora o país fosse unanimidade entre todos os viajantes do grupo

Link para o comentário
  • Membros

Acho que está perfeito amigo... digo perfeito pq vc afirmou que o estilo de viagem de vcs seria aproveitar o máximo e nunca descansar... se realmente for isso, seu roteiro é possível.

Pensaria em alterar alguns trajetos e forma de locomoção.. por exemplo, ao invés de easyjet entre amsterdam e berlin.. ir de trem, pela madruga, aproveitando pra descansar no trem e economizar as diárias do hostel...

 

além disso, como a viagem está bem apertada, sair do centro de amsterdam e ir pro aeroporto (check-in, despacha mala, espera, sobe no avião, desce do avião, pega mala e ai vai........) demora muito e ainda que o voo seja rápido (1:30h), fazer isso durante a noite e etc, vcs iram chegar em berlin mto cansados e muito tarde.. com o trem, apesar de demorar mais, vcs pegam o trem no centro e param em berlin.. e durante o trajeto aproveita pra descansar, economizando ainda o hostel, e chegam no outro dia cedo e bem dispostos.. e outra, é possível reservar vagões com capacidade pra 2, 3 e 6 pessoas se não me engano.

 

Outra dica... se não houver necessidade de estar em praga após berlin... altere o roteiro, berlin-praga, para berlin-munique... o trem irá sair mais barato.. vc pode fazer:

 

Bruxelas-Amsterdam (trem), Amsterdam-Berlin(trem noturno), Berlin-Munique (trem), Munique-Praga (trem), Praga-Paris (lowcost), Paris-Bruxelas(trem).

 

E pra finalizar... kkkk.. caso retorne com tempo para bruxelas, no fim da viagem, tente fazer um bate e volta rapido em bruges.. já dá pra conhecer um pouco...

flw aí e boa sorte...

Link para o comentário
  • Membros

Leandro, obrigado pelas novas dicas.

 

Com relação ao trem noturno de Amsterdã para Berlim, saberia me dizer se não é o caso de ser necessário trocas de trem/baldeação? Porque se fico com receio de não descansar o mínimo possível ou acabar perdendo o próximo trem da conexão. Além disso, consegui cotar passagem de avião relativamente bacanas (+-R$150) para o dia/horário.

 

Sobre Praga, acredito que seria bacana, mesmo tendo de desembolsar um pouco mais nas passagens de trem pra cobrir a cidade no roteiro. Entretanto, pesquisando um pouco sobre o natal na Alemanha, encontrei algumas dicas sobre Dresden e a cidade estaria exatamente no caminho entre Berlim e Munique, bem no no período que antecede o Natal (21 e 22 de dezembro). Vou me aprofundar melhor sobre a cidade e período para ver se vale a pena trocar Praga pro Dresden, além de conversar com o resto do pessoal que vai junto comigo na viagem. Você (ou quem mais puder ajudar) tem algum conhecimento sobre Dresden (e se não for abusar, durante o Natal)?

 

Abraços,

 

Arthur

Link para o comentário
  • Membros

Se vc comprar o trem adequado, com vagão reservado com leito, vc irá direto para berlin... ainda que seja um pouco antigo, dê uma lida nesse link, pode te ajudar no raciocínio aí... http://www.ducsamsterdam.net/diario-de-berlin-viagem-e-chegada

 

E quanto a praga, não disse pra vc desistir de lá... mas somente alterar o roteiro.. ao invés de sair de berlin e ir pra praga, fazer berlin-munique (rota de trens no mesmo país são geralmente mais baratas).

 

Já o natal, brow... não se apegue tanto.. .natal na europa é totalmente diferente do natal do brasileiro, principalmente para backpackers buscando vida noturna e diversão.

Sinceramente não trocaria praga (estou indo no fim do ano), por dresden somente pelo natal... Se fosse uma ida em roma, para assistir a missa do Galo, poderia justificar... mas.... Enfim, escolhas pessoais.

 

Aliás, quanto a viagem pra europa, na minha opinião, a unica coisa boa no natal são os preços de voo do dia 24 para o dia 25, e as feiras de natal, que por sinal, ocorrem em várias cidades e se não me engano em berlin tem, em munique tem e em praga também tem. Nunca fui em dresden e não cheguei a estudar sobre, faça uma pesquisa aí e tire suas conclusões. qq coisa tamo ai.. flw

Link para o comentário
  • Membros

Trem noturno geralmente faz baldeação, mas você fica dentro do vagão e fica parado por umas horas. Então 'é sempre importante manter-se no seu vagão quando estiver parando pois ele se divide e cada pedaço vai para um canto.

 

Viagem noturna não é confortável, é meio difícil dormir, mas fazendo apenas uma vez, acho que é válido.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...