Ir para conteúdo

Mochilão Europa 2014 - Segundo Semestre


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, venho criando e recriando meu primeiro roteiro de mochilão pela europa.

Minha preocupação é a duração em cada uma dessas cidades, se é o suficiente.

Meu transporte será de trem (pacote), distancias maiores vou direcionar para trens noturnos.

Cidades (entre parênteses) são visitas “bate-volta”. Fora dos parênteses, são locais de dormida.

Em alguns lugares, como Amsterdã, Veneza, Berlim, pretendo ser bem pontual.

Sei que Berlim e Liubliana se encaixam melhor num roteiro Leste Europeu, não resta dúvida. Mas são dois lugares que não quero arriscar ter passado tão perto e nunca mais voltar, por qualquer motivo futuro.

Os mais experientes, o que acham?

É sustentável, com um roteiro de visitas bem definido, albergues já reservados, rotas de trem já traçadas?

Pretendo utilizar as viagens de trem pra ir revisando a rota de passeio das próximas cidades, a localização - Estação de Trem/Albergue/Pontos Turisticos - pra já chegar e não perder tempo. E comprarei com antecedência tickets de museus, passeios, shows noturnos.

O objetivo não é bater fotos, mas capturar todas as impressões pessoais possíveis, seja pela beleza natural, seja pelo que aquele lugar representa na história.

 

(m,t,n = manha,tarde,noite)

7n : 11n – ZURIQUE/GENEBRA (BERNA/CHAMONIX/INTERLAKEN) – 4 dias

12m : 14m – BERLIM – 2 dias

14t : 15t – AMSTERDA – 1 dia

15t : 17t – BRUXELAS (BRUGES/SPA) – 2 dias

17t : 22n – PARIS (GIVERNY/BAYEUX/MONT SAINT MICHEL) – 5,5 dias

23m: 24m – NICE (CANES/SAINT TROPEZ) - 1 dia

24m: 25n – MONACO/MONTECARLO – 2 dias

26m: 28t – FLORENÇA (PISA/LUCCA) – 2,5 dias

28t : 31m – ROMA (VATICANO) – 2,5 dias

31t : 1n – VENEZA (VERONA) – 1,5 dia

2t : 4t – LIUBLIANA (BLED/DIVACA) – 2 dias

4n : 5t – ZURIQUE – 0,5 dia

5n – BRASIL

Link para o comentário
  • Membros

Eu acho que tem muita cidade para poucos dias.

 

Ir para Chamonix num bate-volta é complicado, são 4 horas de viagem a partir de Berna (e + 4h de volta).

2 dias em Berlim, contando ainda com o deslocamento é muito pouco.

1 dia em Amsterdã também é muito pouco.

Em Bruxelas dá pra fazer um bate-volta só para Brugges em 2 dias.

Paris em si merece 5,5 dias. No máximo escolher 1 cidade para visitar.

de Paris para Nice é longe pacas, muitas horas de viagem, bem cansativo, mas dá pra visitar Nice em 1 dia e Mônaco em outro dia.

Mônaco para Florença é longe também, em 2 dias só dá pra visitar Florença

Roma recomendo pelo menos 3 dias

Veneza dá pra se ver em 1 dia, Verona acho que dá pra fazer um bate-volta rápido, mas meio apertado.

Liubljana não é tão perto assim, são 9h de Veneza.

 

Existe o tempo de chegada que você não está contando, Chegar na estação, achar hostel, check-in demora bastante. Quando você chega numa cidade, você precisa descobrir onde se pega o onibus/tram/metro para ir ao seu hostel, tem o tempo de viagem, o tempo para achar a rua certa, o check-in (que as vezes tem 5 pessoas na sua frente), entrar no hostel, deixar suas malas e sair. Isso leva mais tempo que imagina (pelo menos 1h).

 

Recomendaria focar numa região menor da Europa, ficar na região norte, sul, etc. Escolha um lugar que você sempre quis visitar, a partir daí faça uma viagem nos contornos dela.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Até concordo em parte com Ljubljana, mas você tá passando bem longe de Berlim. Eu não incluiria nesse roteiro. Se você descobrir outras coisas legais perto de onde estará passando, não fechará esse roteiro nunca, ou vai fechar com 2 horas em cada lugar.

 

Se ligue no que o Davi disse, não complique sua viagem. É normal ficar ansioso e querer ver tudo, mas é preciso entender que isso não é possível até mesmo numa viagem de volta ao mundo. A gente sempre tem que escolher.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vc precisa lembrar que pegando trens noturnos, vc vai dormir muito mal, se conseguir dormir. Vc menciona que quer ir em shows noturnos, haja pique, depois de ter perambulado o dia inteiro.

 

Eu acho que as férias precisam ser prazerosas também, não uma obrigação de ter de ver o máximo de lugares possível.

 

Por último, te digo que passando um dia em cidades que vc não conhece, em línguas que vc desconhece, não é tão trivial para um mochileiro de primeira viagem. Vc vai se perder, demorar para achar coisas, algo normal no processo. Em cidades grandes que tem metro é mais tranquilo se achar, em cidades de porte médio que muitas vezes exigem vc tomar Onibus/bonde e não é tão fácil para descobrir qual onibus que tem que tomar, por exemplo. Mesmo em cidades com metro/trem bem conectado, muitas vezes vc demora para entender, na europa tem várias que passam vários trens na mesma linha e depois bifurcam.

 

Isso tudo que falei não foi para te assustar, mas para te mostrar que a viagem pode ser muito estressante se for feita com correria, melhor fazer com um pouco mais calma para aguentar o tranco.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Prezados, uma curiosidade que surgiu: é interessante levar uma bicicleta para passear nas cidades que visitarei? posso me deslocar sem tanto esforço, evitando transporte em língua que não domino, diminuo custo de deslocamento.

Queria saber como é a dinamica de andar de bike pelas cidades europeias. Embarco num trem em Zurique, por exemplo, levando minha bike. Desço na estação de trem de Paris, monto a bike e vou ao hostel pedalando. Podemos estacionar a bike em qualquer lugar para um lanche ou fotos ou mesmo um passeio de barco ou corre-se o risco de multa? Grande abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Levar que você diz é alugar lá e carregar para outras cidades, certo?

 

Sim, a dinâmica pode ser essa aí que você falou, é bem normal. Desconheço multa para bicicleta estacionada, nunca ouvi falar, mas não posso te garantir que não existe a possibilidade. Certo é que em muitas cidades há bicicletário.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu não entendo muito pq vc quer carregar uma bicicleta para cima e para baixo, é meio trambolho não?

 

Ainda mais carregando bagagem na Bike.

 

Quanto à multa por estacionamento proibido não sei se tem. Mas me falaram que existe multa, por exemplo, na holanda se andar sem lanterna traseira de noite.

Link para o comentário
  • Membros

(psemple) Na verdade a bike é pra que eu possa ter mais liberdade e velocidade de locomoção, aproveitando melhor as ruas da cidade, me cansando menos, ganhando tempo em não precisar procurar linhas de ônibus e metrôs dentro da cidade. Na verdade só teria que carregá-la, como um peso (ela pesa em média de 11 a 13kg), na entrada da estação e no trem, pois ela vai em uma "bag" especifica para bikes, com alça para carregar no ombro. Descendo na próxima estação, em 3 minutos monta-se, e já sai pedalando pela cidade em direção ao hostel/hotel... Até melhor para carregar o mochilão (sem o esforço de caminhar com o peso nas costas até o hostel).

Em viagens bate-volta, deixaria a bike no hostel. E não levaria bagagem na bike, só a de ataque. A mochila fica no hostel, só a carregaria quando fosse para próxima cidade.

(AdrianoLB) O desmonte e a montagem são simples, não é problema. Também pesquisei no time-table do Eurail, e identifiquei trens com transporte de bike (identificados por um ícone de bicicleta) em todos os percursos que planejo fazer.

Quando fosse a um museu, por exemplo, deixaria a bike estacionada, com a corrente. E no final do dia iria para o hotel ou hostel pedalando. Na manhã seguinte, faria o próximo roteiro dentro da cidade do mesmo jeito. Quanto ao aluguel de bike é bem interessante, mas teria que devolver até certo horário, o que seria uma preocupação a mais e poderia interferir no roteiro do dia.

(MarcosPereira) Pegaria uma com amigos de Zurique (meu ponto de chegada na europa e de partida para o Brasil). Seria muito útil, por exemplo, para percorrer a região do Loire, a de Champagne, Cinque Terre, Roma-Vaticano, Toscana (já modifiquei bastante o roteiro, seguindo dicas dos amigos deste fórum, logo posto aqui).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...