Ir para conteúdo

Roteiro Bolivia-Peru 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estou montando meu roteiro para novembro contando com muita ajuda dos relatos do site, porém gostaria de dicas e opiniões. Segue:

 

1. dia: São Paulo - Santa Cruz (chegar e já pegar o primeiro nightbus para La Paz, a empresa Copacabana MEM foi muito recomendada)

2. dia: La Paz (ruinas de Tiwanaku, será que chegando cedo dá pra deixar a mochila no hostel e já fazer o passeio? Dicas de hostel? Estava pensando no Pirwa)

3. dia: La Paz - Copacabana (pegar o bus das 8h e lancha para as ilhas às 13h30. Algumas sugestão de hostel?)

4. dia: Copacabana - Puno (sugestão de passeio para a manhã? Pegar o bus às 13h para Puno e conhecer Uros, ouvi dizer que é super rápido. Às 22h pegar o nightbus para Cusco. Sugestão de empresa?)

5. dia: Cusco (city tour pela cidade e aproveitar para comprar os passeios. Com qual antecedência é bom comprar os tickets para Machu Picchu? Vi no site que se esgotam muitos dias antes. Melhor comprar pelo site antes da viagem? Dicas de hostel?)

6. dia: Cusco (passeio de meio dia para Maras Moray ou outro? Sugestão?)

7. dia: Cusco - Aguas Calientes (pegar bus, van ou trem para Aguars calientes? Pensei em pernoitar por la para ir bem cedo, no primerio horário, para o Vale Sagrado. Dicas de hostel? O Pirwa foi bem recomendado)

8. dia: Vale Sagrado (conhecer Wayna Picchu e toda a cidadela. Aqui é melhor voltar a noite para Cusco ou ficar mais uma noite em Aguas Calientes? Qual seria a melhor forma de retornar à Cusco?)

9. dia: Cusco (alguma sugestão de passeio?)

10. dia: Cusco ou Arequipa? Vi que tem o nightbus da Cruz del Sur. São 10 horas de viagem que daria pra pegar no 9. dia, saindo por volta das 22h

11. dia: Arequipa (Canyon de Colca. Alguma sugestão de hostel?)

12. dia: Arequipa (city tour. Pegar nightbus para La Paz por volta das 18h. Alguem já fez esse trajeto? Conhece a empresa Omeño?)

13. dia: La Paz (City Tour, com direito a feira de artesanato)

14. dia: La Paz (dia livre. Alguma sugestão? Pegar nightbus, por volta das 17h, para Santa Cruz)

15. dia: Santa Cruz - São Paulo (chegar cedo e ir direto para o aeroporto, pis não sei se vai dar para fazer algo na cidade)

 

E ai, o que acham? Alguma observação? Ressalva? Dicas de agencias?

 

Obrigada pela ajuda!!! ::otemo::

Kelly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá, vou refazer algumas partes do seu roteiro com algumas dicas. Veja o que acha:

 

dia 1 - São Paulo - La Paz (Existe uma companhia chamada Boliviana de Aviacion que faz o trecho SP-La Paz... Vai te economizar tempo! :wink:)

dia 2 - La Paz (Tiwanaku)

dia 3 - La Paz - Copacabana - Isla Del Sol (Fiquei no Hotel Palla Khasa que é o um dos mais "caros" da ilha, paguei R$38 a diária, mas valeu mto a pena, tem uma vista espetacular e um restaurante mto bom.)

dia 4 - Isla del Sol - Copacabana - Puno (Não fui a Puno, mas dizem que o passeio pelas ilhas flutuantes é bem turistão, e como vc já vai ver o Titicaca na Isla del Sol, acho que talvez seria melhor vc ir direto de Copacabana para Cusco, fazendo co que vc ganhei 1 dia a mais)

dia 5 - Puno - Cusco

dia 6 - Cusco (Passeio pela cidade, fechar os passeios e descanso)

dia 7 - Tour pelo Valle Sagrado pegando o trem para Aguas Calientes no final do passeio. Pernoite em AC

dia 8 - Machu Picchu o dia inteiro voltando no final do dia para Cusco

dia 9 - Tour Maras e Moray. Final do dia onibus noturno até Arequipa

dia 10 - Passeio por Arequipa (recomendo o Monastério de Santa Catalina e/ou o Museu Santuários Andinos). Fiquei hospedado no Home Sweet Home, recomendo.

dia 11 - Fazer o passeio de 2 dias/1 noite pelo Canion del Colca (dizem que o tour de 1 dia é mto cansativo e mto corrido, pois o Canion fica bem afastado de Arequipa). Pernoite na cidade de Chivay... Ficamos hospedados no Hotel e Restaurante Los Portales, na verdade o tour já incluia a hospedagem e o transporte então nao tivemos que nos preocupar, mas o hotel era mto bom)

dia 12 - Visita ao Canion del Colca em si e retorno a Arequipa no final do dia.

dia 13 - Arequipa - La Paz

dia 14 - La Paz (City Tour)

dia 15 - La Paz - SP

 

Se vc optar por tirar Puno do roteiro sobra mais 1 dia que pode ser usado em La Paz para fazer o Downhill ou o Chacaltaya ::otemo::

 

Dps da uma lida no relato do meu companheiro de viagem que está na minha assinatura. Lá tem tudo detalhado.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DSS, obrigada pelas dicas!

 

Vou rever os passeios em La Paz e as hospedagens!

 

Eu já tenho as passagens para Santa Cruz... esssa parte não vou conseguir otimizar o tempo.

 

Acha que 3 dias de antecedência são suficientes para organizar os passeios em Cusco? AS entradas em Machu Picchu são se esgotam vários dias antes?

 

Alguma sugestão de agencia em La Paz, Cusco e Arequipa para os passeios?

 

Obrigada! ::otemo::

Kelly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vc já tem a data certa q vai visitar MP? Se sim acho que não vale a pena correr o risco. Mas de qq forma acho que com 3 dias de antecedencia vc consegue.. levando em conta que vc vai em novembro. Se fosse alta temporada (Junho/julho/agosto) eu nao recomendaria.

 

Quanto as agencias, em La Paz fiz o Chacaltaya de taxi, e o downhill com a El Solario (Calle Murillo #776 esq. calle Santa Cruz). Em Arequipa, o Canion eu fiz com a Ecotours (Av. Jerusalén #409). E em Cusco achamos mais vantajoso fechar o pacote (Entradas de MP, hospedagem, passeios, trem, etc) e escolhemos a Chasqui Tours (Portal Confiturias #265).

 

Recomendo todas essas empresas, exceto a Chasqui Tours... Qnd chegamos em Aguas Calientes era para ter uma pessoa do Hostel esperando a gnt na estação, mas nao tinha!! E na volta a msm coisa: Nossos nomes não estavam na van que levaria de volta para Cusco. ::vapapu::

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu mesmo pelas dicas.... gostei do site da Ecotours... acho que vou fechar com eles pra Cusco e Arequipa! :)

 

Aliás, li o a descrição do roteiro que seu amigo postou.. muito bom... como ele conseguiu colocar tantos detalhes?? Um dos melhores! Parabéns!!!

 

Só fiquei preocupada com os cartões... como assim não dá pra usar cartão com chip no Peru??? Tenho que pensar em um plano B!!! ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Valeu mesmo pelas dicas.... gostei do site da Ecotours... acho que vou fechar com eles pra Cusco e Arequipa! :)

 

Aliás, li o a descrição do roteiro que seu amigo postou.. muito bom... como ele conseguiu colocar tantos detalhes?? Um dos melhores! Parabéns!!!

 

Só fiquei preocupada com os cartões... como assim não dá pra usar cartão com chip no Peru??? Tenho que pensar em um plano B!!! ::mmm:

 

hahaha...anotavamos tudo em um caderninho já pensando em postar aqui no mochileiros :wink:

 

Quanto ao cartão no Peru, é isso mesmo: O nosso cartão de chip não funcionava em nenhuma máquina!! Um amigo nosso do Brasil teve que mandar dinheiro pelo Western Union. Então leva dinheiro em espécie pro Peru!!

 

bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Kelly, que dia vc vai? Estou querendo ir nas minhas férias, em novembro, mas não fechei nada ainda.

Tenho um roteiro de uns amigos que além de Bolivia e Machu Pichu, fizeram Atacama tbm. E conseguiram com um gasto bem reduzido.

 

Pessoal,

 

Estou montando meu roteiro para novembro contando com muita ajuda dos relatos do site, porém gostaria de dicas e opiniões. Segue:

 

1. dia: São Paulo - Santa Cruz (chegar e já pegar o primeiro nightbus para La Paz, a empresa Copacabana MEM foi muito recomendada)

2. dia: La Paz (ruinas de Tiwanaku, será que chegando cedo dá pra deixar a mochila no hostel e já fazer o passeio? Dicas de hostel? Estava pensando no Pirwa)

3. dia: La Paz - Copacabana (pegar o bus das 8h e lancha para as ilhas às 13h30. Algumas sugestão de hostel?)

4. dia: Copacabana - Puno (sugestão de passeio para a manhã? Pegar o bus às 13h para Puno e conhecer Uros, ouvi dizer que é super rápido. Às 22h pegar o nightbus para Cusco. Sugestão de empresa?)

5. dia: Cusco (city tour pela cidade e aproveitar para comprar os passeios. Com qual antecedência é bom comprar os tickets para Machu Picchu? Vi no site que se esgotam muitos dias antes. Melhor comprar pelo site antes da viagem? Dicas de hostel?)

6. dia: Cusco (passeio de meio dia para Maras Moray ou outro? Sugestão?)

7. dia: Cusco - Aguas Calientes (pegar bus, van ou trem para Aguars calientes? Pensei em pernoitar por la para ir bem cedo, no primerio horário, para o Vale Sagrado. Dicas de hostel? O Pirwa foi bem recomendado)

8. dia: Vale Sagrado (conhecer Wayna Picchu e toda a cidadela. Aqui é melhor voltar a noite para Cusco ou ficar mais uma noite em Aguas Calientes? Qual seria a melhor forma de retornar à Cusco?)

9. dia: Cusco (alguma sugestão de passeio?)

10. dia: Cusco ou Arequipa? Vi que tem o nightbus da Cruz del Sur. São 10 horas de viagem que daria pra pegar no 9. dia, saindo por volta das 22h

11. dia: Arequipa (Canyon de Colca. Alguma sugestão de hostel?)

12. dia: Arequipa (city tour. Pegar nightbus para La Paz por volta das 18h. Alguem já fez esse trajeto? Conhece a empresa Omeño?)

13. dia: La Paz (City Tour, com direito a feira de artesanato)

14. dia: La Paz (dia livre. Alguma sugestão? Pegar nightbus, por volta das 17h, para Santa Cruz)

15. dia: Santa Cruz - São Paulo (chegar cedo e ir direto para o aeroporto, pis não sei se vai dar para fazer algo na cidade)

 

E ai, o que acham? Alguma observação? Ressalva? Dicas de agencias?

 

Obrigada pela ajuda!!! ::otemo::

Kelly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ele me disse que gastaram uns 5 mil reais.

Lendo as observações dele e pesquisando sobre os lugares, talvez dê para otimizar o roteiro em 15 dias, pq tem coisa que eles fizeram que talvez não compense fazer. E eles gostaram muito de La Paz e resolveram voltar para lá para passear pq tinham tempo.

Segue o que ele me mandou:

 

Bolívia

10/2/2014 - La Paz - Chegamos a noite e fomos encontrar hostel (Loki: 50 bs)

11/2/2014 - La Paz - Tour La Paz / Mercado de Las Brujas / Mercado público / Museu da Coca / Plaza Murillo / Mirante Calle Calle / Compras (As coisas na Bolívia são muito baratas, compensa fazer as compras de lembrancinhas).

12/2/2014 - La Paz - Chacaltaya (30 km de La Paz - De manhã. Vale muito a pena, paisagem bem bonita) / Valle de La Luna (À tarde. Legal, mas nada demais. Vale como complemento do passeio mesmo). (80 bs +-) - Passeio leva o dia todo. O passeio e a viagem para Copacabana foram comprados numa agência no próprio hostel.

13/02/2014 - La Paz / Copacabana - Sair de La Paz bem cedo (3 ~ 4 hrs de ônibus), arrumar um hostel (Mirador: 40bs), passeio Islas Flotantes, subir o Calvário (140 bs) - O passeio para as ilhas flutuantes não tem nada demais. Eu gostei, mas pagamos bem caro por ele. Talvez compense tentar arrumar mais pessoas pra ir junto e dividir o preço. Subir o calvário compensa muito, a vista do topo do calvário pro lago Titicaca é MUITO foda, compensa ir no final da tarde e ver por do sol lá.

14/02/2014 - Copacabana - Sair às 8:00 para a parte norte da Isla del Sol, fazer a trilha até a parte sul, pegar ônibus para Cusco (10 hrs talvez) (110 bs + 35 bs + ??) - Muitas pessoas dormem na ilha do sol, falam que a noite lá é bem bonita. No dia que pensamos em ir estava bem feio o tempo então desanimamos de ficar lá, sem contar a falta de tempo de viagem também. Eu gostei bastante da trilha, levamos umas 3 hrs (10 km andando bem de boas e tirando foto de tudo), tem vistas bem legais. Detalhe: tem uns pedágios durante a caminhada pela ilha, bom levar grana trocada. Compramos um ônibus que teoricamente teria wi-fi e seria direto mas no final não teve wi fi e ficamos mais de hora na rodoviária em Puno. A moça do próprio ônibus nos ajudou a atravessar a fronteira pro Peru, bem tranquilo. Para ir e voltar da ilha do sol, compensa dar uma andada na rua e ir barganhando o preço, o mesmo com a passagem do ônibus rs.

15/02/2014 - Cusco - Free walking tour - (Compensa. É bem sussa, mas já te dá uma noção da cidade. Não fizemos em La Paz mas quem fez curtiu também)/ Comprar pacote Machu Picchu (Ver o quanto antes. Tem os lances de subir os dois picos que tem lá: Machu Picchu montanha ou Wainapicchu. Esse último tem q tentar comprar bem antecipado)

16/02/2014 - Cusco / Águas Calientes - Vale sagrado / Ollantaytambo / Trem para Águas Calientes - Compramos um pacotão no hostel: passeio pelo Vale Sagrado e Ollantaytanbo + passagens de ida e volta do trem + transporte de ida e volta pro vale + entrada em Machu Picchu + guia + hostel em Águas Calientes

Peru

17/02/2014 - Machu Picchu - Visita o dia inteiro: Ruínas e Wanapichu - Para sair de Águas Calientes e ir até Machu Picchu dá pra ir de ônibus (10 dólares) ou a pé. Fomos a pé, é uma subida um pouco tensa, 1hr e 10 min de escada rs, mas para mim valeu muito a pena. Infelizmente devido a essa subida fiquei muito quebrado e não aguentei subir o Machu Picchu montanha, talvez compense subir de ônibus para garantir a próxima subida dependendo do seu físico rs, meu amigo aguentou os dois.

18/02/2014 - Cusco - Volta pela cidade / ônibus para Arequipa ( +- 11 hrs) - Foi um dia a toa só para descansar do Machu Picchu e da balada q pegamos na noite anterior rs. Não lembro o preço do ônibus mas foi o mais confortável de todos, bem massa o serviço, empresa Nepsa

19/02/2014 - Arequipa - Aproveitar o dia / Rafting (comprado no próprio hostel: 80 ps) - Curti bastante, vistas bem legais tb.

20/02/2014 - Arequipa - Colca Cannyon - Existe a versão de 1, 2 ou 3 dias desse passeio; devido ao tempo fizemos o de um dia mas não acho que compense muito. O lugar é massa, um cannyon enorme com umas paisagens foda, mas levamos 3 ~4 hrs para chegar, andamos de van la parando nos pontos principais das fotos, almoçamos e voltamos. Quebrou muito a viagem na van e ficamos muito pouco la.

21/02/2014 - Arequipa - Volta na cidade / ônibus para Tacna

Chile

22/02/2014 - Arica - Atravessar a fronteira / Curtir um pouco a praia / Ônibus para San Pedro de Atacama - Pegamos um ônibus para Tacna, algumas boas horas de viagem; atravessamos de carro a fronteira pro chile, tivemos q passar por raio-x e tal, mas foi sussa; e chegamos em Arica. Já compramos na hora o ônibus para San Pedro pq em quase todas as agencias estava esgotado

23/02/2014 - San Pedro de Atacama - Andar pela cidade / Passeio Laguna Cejar - Passeio muito bom. Visitamos umas lagoas com sal (tem tanto sal que não se afunda, legal de nadar e a paisagem é foda). Depois, um outro lugar que dava para nadar e por último fomos ver o por do sol num salar pequeno (essa parte foi muito foda, paisagem MUITO foda)

24/02/2014 - San Pedro de Atacama - Valle de La Luna / Valle de La Muerte - Vale muito a pena também. Passeio em 3 partes, paisagens MUITO fodas.

(3 dias andando num 4x4 pelo deserto):

25/02/2014 – Uyuni - Fronteira para Bolívia / Lagunas - todas muito fodas, refletem a paisagem, muito bonito. Paramos num hostel BEM simples, nem água pra banho tinha e faz MUITO frio à noite.

Bolívia

26/02/2014 – Uyuni – Lagunas - árvores de pedras. Passeios legais também. Paramos numa vilinha bem simples, ficamos num hostel de sal (legal, vale conhecer os hostels de sal), bem simples tb.

27/02/2014 – Uyuni – Salar (Sem dúvida vale conhecer! MUITO foda! Machu Picchu e o Salar foram sem dúvida os dois pontos altos da viagem. As refeições já estão todas inclusas no preço do pacote, as hospedagens também; tivemos que pagar a parte só a entrada de uma parte do passeio mas tínhamos sido avisados.)

28/02/2014 - La Paz

01/03/2014 – La Paz

02/03/2014 – La Paz

03/03/2014 – São Paulo

 

Por ora eu aborte a missão de ir, mas continuarei acompanhando os posts ;) Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...