Ir para conteúdo

Como sair de El Cocuy para San Gil?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, gente, no próximo dia 12 farei minha primeira viagem à Colômbia. Serão 11 dias e tentarei não gastar mais do que 100 reais por dia. Até agora, o roteiro previa Bogotá (1 ou 2 dias), San Gil (2 dias) e Cartagena (3 ou 4 dias) e PNN Tayrona. Acontece que descobrimos outra possibilidade: PNN El Cocuy e pensamos em deixar Tayrona para uma próxima viagem (já que não daria tempo para a Ciudad Perdida) e acrescentar El Cocuy entre Bogotá e San Gil (já que saindo de Bogotá, segundo nossas pesquisas, levaríamos bem menos tempo até El Cocuy do que saindo de San Gil). Só há um problema: ninguém menciona como sair de Cocuy para San Gil. Como o tempo é curto, preciso saber se há transporte coletivo ou taxi ou outro meio ágil para sair de El Cocuy para San Gil para saber se poderemos mesmo passar em El Cocuy. E sobre este último, alguém já fez a rota de 1 dia? Vale a pena fazer esse desvio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Carol,

 

Eu estou pensando em fazer Colômbia e pesquisei um pouco sobre El Cocuy e me pareceu ser um PN muito legal da Colômbia. Pelas fotos que vi, achei impressionante como quase ninguém fala desse local aqui.

 

No entanto, o que mais me encantou desse PN durante minhas buscas foi o Trekking de Volta ao Parque que parece estar fechado há mais de 1 ano infelizmente...

 

Além disso, parece ser um PN de difícil acesso e com atrativos que valem a pena mais que 1 dia. Eu no seu lugar não iria para lá com tão pouco tempo... Mas de toda forma, fico no aguardo de alguém mais responder algo sobre El Cocuy aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, José Luiz, achamos um site oficial de parques nacionais da Colômbia, olha aí o endereço: www.parquesnacionales.gov.co Nesse site estão listados todos os PNN da Colômbia, vale a pena conferir porque há parques que não constam em guias. El Cocuy, segundo o site, está aberto, há uma breve descrição de cada trilha e dos procedimentos de aclimatação e identificação para entrar no parque, além de fotos. Também achamos 1 dia pouco mas há opções de trilhas, nós pensamos em Laguna Grande, a mais procurada por iniciantes, pode ser feita entre 7 e 8 horas. A dificuldade é descobrir se há transporte ágil para San Gil, de onde seguiremos (se possível) para Cartagena. Riscar El Cocuy do roteiro seria doloroso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Carol,

 

Então, o trekking de volta ao parque se encontra fechado como pode ser visto nesse link:

 

Según resolución 288 del 11 de Septiembre de 2013, El sendero conocido como “La vuelta a la Sierra” se encuentra cerrado a la actividad ecoturística.

 

El sendero conocido como “VUELTA A LA SIERRA” esta cerrado por determinación de la comunidad indígena UWA.

 

No entanto, o PN El Cocuy continua aberto e possui algumas trilhas disponíveis sim. Como você quer ficar apenas 1 dia, está ótimo.

 

Agora, lembro que pelo que pesquisei, o acesso ao El Cocuy não é tão simples. Você tem que chegar a uma das cidades base que são El Cocuy ou Güicán e depois ainda tem que pegar um transporte para o PN El Cocuy (muitos pegam um transporte conhecido como "el lechero" que nada mais é do que um caminhão que busca/leva leite na região... outra forma seria ir com um carro particular). De toda forma, isso foi o que encontrei em pesquisas já que nunca fui pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, José Luiz, as informações que conseguimos sobre transporte não são muito animadoras mas descobrimos que partindo de Bogotá (em vez de San Gil) para El Cocuy ou Guincán, ganhamos pelo menos cinco horas. De San Gil, são pelo menos 15 horas de viagem, dependendo do tempo. Os guias que consultamos falam desses caminhões de leite, neles a viagem é bem lenta porque vão parando pelo caminho.

 

Sobre esse percurso, encontramos um relato no lonelyplanet nada encorajador, a viajante fala de estradas ruins, sacolejo, etc... mas isso não diminuiu em nada nossa vontade de conhecer o Parque. Só precisamos resolver esse detalhe (como chegar a San Gil de lá).

 

Você mencionou carro particular - será que tem carro pra alugar nessas cidades base?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não sei viu... acho que o mais possível seja contratar um taxista ou alguém que você pague para te levar de carro e combine um horário depois para pegar vocês.

 

Boa sorte e depois conte pra gente como você fez porque o fórum precisa de mais informações sobre El Cocuy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Galera , boa noite. Estou fazendo um roteiro pra viajar em abril que seria: Brasilia, Boa vista, onibus Venezuela,Santa Elena, Ciudad Bolivar, Caracas Los Roques, Merida, Maracaibo, Colombia, Cartagena, Santa Marta, Bogota, Calli, Equador, Quito, Peru, Rio Branco Acre, aviao Brasilia.

O que acham?

Dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...