Ir para conteúdo

1º Mochilão - Venezuela, Colômbia e Equador - 34 Dias


Posts Recomendados

  • Membros

Então galera, já vinha há algum tempo matutando a ideia de fazer o meu primeiro mochilão aqui pela América do Sul, em alguns países mais fora da rota "convencional" dos viajantes, tanto pelo lado exótico da coisa quanto pelas vantagens financeiras. Juntei uma grana e o projeto vai virar realidade: em maio vou partir pra uma trip de 34 dias pela Venezuela, Colômbia e Equador, sozinho. Queria a opinião de vocês sobre o roteiro que eu montei, peguei muita coisa aqui do fórum, pesquisei demais e vários relatos me ajudaram muito, então seguindo nesse espírito de colaboração, vale qualquer sugestão ou crítica pra ajudar a melhorar meu planejamento. Vamo lá:

 

PERÍODO DA VIAGEM: 30/04/2015 (quinta-feira) a 02/06/2015 (terça-feira)

 

ROTEIRO/CRONOGRAMA

 

Venezuela

 

- Vôo de ida - Recife/PE a Caracas/VEN: 30/04/2015

- Isla Margarita: 01/05/2015 a 04/05/2015

- Los Roques: 05/05/2015 a 07/05/2015

- Retorno a Caracas: 08/05/2015

 

Colômbia

 

- Chegada em Cartagena: 09/05/2015

- Cartagena: 09/05/2015 a 12/05/2015

- Medelín: 13/05/2015 a 16/05/2015

- Bogotá: 17/05/2015 a 20/05/2015

 

Equador

 

- Chegada em Quito: 21/05/2015

- Baños: 22/05/2015 a 24/05/2015

- Montañita: 25/05/2015 a 28/05/2015

- Retorno a Quito: 29/05/2015

- Quito: 29/05/2015 a 01/06/2015

- Vôo de volta - Quito/EC a Recife/PE: 02/06/2015

 

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

 

OBS: Aqui não inclui as passagens de ida - Recife/Caracas - e volta - Quito/Recife -, pois vou pegar as duas com milhas. A título de informação, a passagem de ida é oferecida apenas pela Gol e está custando R$ 2.472,15 ou 65.000 Pontos Smiles. A passagem de volta é oferecida apenas pela Tam e está custando R$ 1.682,72 ou 50.000 Pontos Multiplus.

 

1. De Caracas à Isla Margarita: avião local (cerca de USD 100 / R$ 260,00)

2. De Isla Margarita a Los Roques: avião local terças, quartas e quintas (cerca de BSF 272,50 / R$ 100,00)

3. De Los Roques a Caracas: avião local diário (cerca de BSF 1.000,00 / R$ 364,00)

4. De Caracas a Cartagena: avião internacional (cerca de R$ 1.500,00)

5. De Cartagena a Medelín: ônibus (cerca de USD 50 / R$ 130,00)

6. De Medelín a Bogotá: avião local (cerca de USD 100 / R$ 260,00)

7. De Bogotá a Quito: avião internacional (cerca de USD 230 / R$ 600,00)

8. De Quito a Baños: ônibus (cerca de USD 4 / R$ 10,00)

9. De Baños a Montañita: ônibus com escala (Baños-Guayaquil-Montañita) (cerca de USD 18 / R$ 46,80)

10. De Montañita a Quito: ônibus (cerca de USD 12 / R$ 31,20)

---------------

Valor total estimado de transportes: R$ 3.302,00

 

PLANEJAMENTO DE HOSPEDAGEM

 

1. Pernoite em Caracas: BSF 1.400,00 (cerca de R$ 200,00), no Hotel Catimar Puerto Viejo

2. Isla Margarita: USD 18 por noite, na Posada Picasso, em Polamar – Total: USD 72 / R$ 187,20

3. Los Roques: BFS 100 por noite, na Pousada Dona Magalis – Total: BFS 300 / R$ 112,00

4. Eventual nova pernoite em Caracas: BSF 1.400,00 (cerca de R$ 200,00), no Hotel Catimar Puerto Viejo

5. Cartagena: USD 18 por noite, no Hostel El Viajero – Total: R$ 187,20

6. Medelín: USD 12 por noite, no Hostel Happy Buddha – Total: R$ 124,80

7. Bogotá: USD 8 por noite, no North House Hostel – Total: R$ 83,20

8. Eventual pernoite em Quito: USD 15 (R$ 39,00), no Hostal Loro Verde

9. Baños: USD 10 por noite, no Hostal Erupcion – Total: R$ 78,00

10. Montañita: USD 12 por noite, no Esperanto Hostel – Total: R$ 124,80

11. Quito: USD 15 por noite, no Hostal Loro Verde – Total: R$ 156,00

---------------

Valor total estimado de hospedagem: R$ 1.492,20

 

ESTIMATIVA DE OUTRAS DESPESAS (pequenos transportes, alimentação, diversão, compras): R$ 2.000,00

 

VALOR TOTAL ESTIMADO DA VIAGEM: R$ 6.794,20

 

Algumas observações:

 

1) Em todas as estimativas de valores considerei a cotação do Dólar em R$ 2,60 (ainda não comprei meus dólares, mas acredito que consiga nessa faixa de preço).

 

2) As despesas com transporte provavelmente serão menores, já que a real pesquisa de preços vou fazer na hora, nos aeroportos e rodoviárias, além de avaliar se alguns trechos valem mais a pena ir de avião ou ônibus... Coloquei os preços mais altos pra nivelar por cima, é melhor sobrar grana do que faltar.

 

3) Também vou tentar evitar algumas despesas de hospedagem me cadastrando no CouchSurfing.

 

Acho que é basicamente isso galera. Fiquem à vontade pra comentar, criticar, opinar, dar dicas... Qualquer ajuda é válida! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Achei o roteiro um pouco corrido, na Venezuela por exemplo vc só explorará as ilhas, mas há outros lugares fantásticos, como Canaima (Salto Angel).

 

Seu roteiro é viável sim, não há muito objeção quanto a isso. Mas será cansativo, muito ônibus, muito deslocamento. Eu focaria em menos lugares, mas aí é escolha sua.

 

Por fim, nunca fui para estes países, mas fiz um mochilão por Argentina, Chile, Bolívia e Peru e comprovei que comprar as passagens na hora é muito mais vantajoso e barato. Muito fácil mesmo, ir com as coisas reservadas é roubada (para a América do Sul, deixando claro aqui). Já para os hostels eu sempre acho melhor ter a reserva feita, sair atrás disso quando se chega na cidade é arriscado e cansativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Victor,

tbm achei bem corrido seu roteiro, com mtos trechos longos pra deslocar.

No primeiro mochilão que fiz (Peru, Bolívia e "Chile"), foi bem corrido e me arrependi um pouco. Teve lugar que fiquei dois dias e nossa, que dor no coração ter que ir embora sem ver mta coisa legal.

A gnt vai vendo pela internet os lugares pra conhecer em cada cidade e pensa ah com tantos dias consigo ver essas coisas... mas qdo a gnt chega lá, a gnt sempre descobre mais uma pá de outras coisas sensacionais pra ver.

 

Com menos deslocamento vc ainda reduz o gasto, já que transporte é o que tá saindo mais caro no seu planejamento.

 

Outra coisa é isso de valor, eu passei 30 dias só na Colômbia no ano passado e gastei por volta de 6.500,00... fazendo só um trecho interno de avião, os outros de bus e não gastei com coisas tipo compras demais, baladas caras, e tals... foi uma viagem com gastos médios...

Então acho q essa estimativa de 2.000,00 pra Outras despesas tá meio pouco.

 

Qualquer coisa, se tiver mais dúvidas, tamos aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Achei corrido DEMAAAAIS na Colômbia. Tá pulando um monte de lugar incrível. =/

 

Eu gastei uma média de 1200 dólares num mês na Colômbia, mas isso foi viajando devagar... assim os gastos com descolamento foram bem diluídos. E sem nenhum aéreo. Pra um roteiro corrido de grandes distâncias acho que sairia mais caro.

 

Não rola cortar o Equador? (sim, é lindo, eu sei...) Mas não vejo sentido em ir pra Montañita com as praias paradisíacas do Caribe (só se vc me argumentar surf eu entendo).

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi gente!

 

A minha ideia é fazer apenas Colombia e Equador! Até tinha curiosidade de conhecer a Venezuela... porém como meu ex namorado é Venezuelano, saíram de lá faz 5 anos meio que fugindo do país, por ser perigoso e tudo mais.. Fiquei com medo agora!!

 

Enfim a ideia agora e faze apenas Colombia e Equador até para não ficar corrido. A data que penso é entre 01/05 e 24/05. To começando a ver agora, então quanto mais ajuda melhor, e se tiver mais interessados é só avisar!!

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Rosana e Camila, valeu demais pelos toques! Tava um pouco afastado do fórum por falta de tempo e voltei agora ao tópico pra, coincidentemente, discutir a possibilidade de reduzir meu roteiro hahaha... Em primeiro lugar porque outras pessoas me deram a mesma opinião que vocês, em relação a estar muito corrido. Em segundo lugar (e o que mais pesou pra mim), a Tam parou de oferecer a compra da passagem de volta Quito-Recife com os pontos Multiplus, somente em dinheiro agora, a R$ 2.500,00! Tava dando uma olhada e, se a minha viagem acabar em Bogotá, consigo pegar a passagem Bogotá-Recife por módicos 12.000 pontos Multiplus, economia absurda.

 

A pergunta agora é: se eu reduzir o roteiro somente para Venezuela e Colômbia, será que vale a pena incluir mais alguma(s) cidade(s), ou simplesmente aumentar o tempo de permanência nos locais que eu já havia escolhido? Nesse caso ficaria cerca de 06 dias em cada um. Que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, Estarei na Venezuela em junho e gostaria de conhecer isla margarita e los roques, porém tinha a informação de que era complicado o vôo entre as ilhas.

 

Colega, onde consigo essa informação?

 

De Isla Margarita a Los Roques: avião local terças, quartas e quintas (cerca de BSF 272,50 / R$ 100,00)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...