Ir para conteúdo

Construindo um Suporte para Espiriteira


Posts Recomendados

  • Membros

Entediado com as férias e com a chuva lá fora, resolvi solucionar um problema que tinha ao usar minha espiriteira feita em casa (projeto da mesma disponível em http://www.piaventura.com.br/link/G), a falta de um tapa-vento/suporte.

Após algumas pesquisas na rede encontrei uma muito interessante da Vargo, por míseros U$ 68,00 (http://www.piaventura.com.br/link/H). Com motivos ($$$) suficientes, resolvi fazer o meu.

Aproveitando uns restos de alumínio usado em telhados para isolar chaminés, paredes, etc. que custa R$ 4,00 o metro da chapa de 40cm de largura, que pode ser encontrado em qualquer loja de materias de construção e, o melhor, que pode ser cortado com tesoura, sem necessidade de nenhum equipamento especial para trabalhar com a chapa fiz minha própria versão do equipamento, vejam como ficou.

 

IMG_0841_800x600.JPG

 

IMG_0842_800x600.JPG

 

IMG_0843_800x600.JPG

 

IMG_0847_800x600.JPG

 

IMG_0848_800x600.JPG

 

IMG_0850_800x600.JPG

 

O mesmo funcionou muito bem, ainda não testei no vento, mas creio que dá para deixar um lado dele sem furos de entrada de ar usando-o como parede para o vento.

 

Se alguém quiser o projeto (.pdf) e as dicas de construção, mande um e-mail (ederson@piaventura.com.br) que eu envio.

 

Abraços

 

Ederson

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

erwagner,

 

muito legal a idéia!

 

uma dica pra quem usa fogareirinhos a gás ou outro tipo: chapa de alumínio de matriz de off-set, de JORNAL, dá o melhor paravento que já testei...

eu tinha um aqui ha mais de dez anos, bem usado, mas num achei antes de fazer a petrô-terê semana passada!... :cry:

 

tome um pouco de cuidado com o efeito do recozimento, isto é, o amolecimento exagerado que o alumínio dá quando é muito aquecido...

um para vento mais largo (que fica mais longe do fogo) e cilíndrico tende a ser estruturalmente mais resistente. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá Ederson!

 

Ressuscitando o tópico, registro que achei muito bacana o projeto. Simples, funcional e leve. ::otemo::

 

Para quem curte cozinhar com espiriteira é uma ótima idéia e de baixíssimo custo! Pelo formato hexagonal utilizado, creio que se poderiam deixar até 3 lados sem furos para proteger do vento, creio que isso não impediria a combustão.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Olhando uns videos no youtube achei essa espiriteira, além de acender rádido, ela tem um suporte próprio. nao ensina como fazer, mas da pra tirar uma ideia.

 

Olá!

 

 

Vi, mas achei bem perigosa. O "suporte" seguraria uma pequena caneca, nada mais que isso, e considerando uma base plana para seu uso/apoio...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bem lembrado Getúlio!!!

 

Tem que tomar muito cuidado na hora de montar a "cozinha". Quando testamos nossas espiriteiras, normalmente estamos em casa, numa mesa plana e tudo mais.

Dai chega na viagem, aquele declive sinistro, cheio de pedras e o principal agravante: a fome! Neguinho faz tudo correndo e pra virar uma espiriteira cheia de alcool, não é difícil não...........

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
[...] Neguinho faz tudo correndo e pra virar uma espiriteira cheia de alcool, não é difícil não...........

 

Salve Danilo!

 

 

Rsrs! Sem dúvida! A fome nessas horas é uma inimiga mortal... E não é só ela. Em montanha, principalmente, há o vento, outro fator problemático. Mesmo com anteparos quebra-vento, há grande risco de virar. O que já vi de gente incendiando barracas com espiriteiras é incrível, e não é só com as "artesanais". Não as recomendo por conta disso. Inclusive já fiz esta menção à analistas ambientais de parques nacionais/estaduais por conta dos riscos de incêndios que representam e em alguns parques estrangeiros esses artefatos são proibidos. Não é um aparato para pessoas destreinadas/desacostumadas com seu uso, "estabanados" então, fiquem beeemm longe disso.

 

A sugestão, para quem pensa em usá-las a despeito dos riscos, é minimizá-los: redobrar a atenção durante o uso, procurar um local protegido do vento e afastado de suas bagagens/barraca para acendê-la e, sobretudo, fixá-la bem à superfície, e, sobretudo, usar um suporte bem firme para apoiar a panela para evitar que o peso desta possa virá-la. Na minha opinião, a "boca de fogo" da espiriteira deve ser dissociada (separada) do suporte da panela. Assim, se a panela virar com o teu rango, você pode até passar fome, mas reduz bastante o risco de incendiar tuas coisas ou causar um dano ecológico na área.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...