Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pois bem, essa idéia me veio a cabeça um dia, tentando bolar algo que fosse leve, versátil e de fácil armazenagem.

Inicialmente estava em busca da construção total da estrutura, tentando encontrar materiais que fossem resistentes ao calor e bem leves.

Um dia, fuçando uma loja de 1,99, encontrei a estrutura já pronta. Trata-se de uma esteira pequena, utilizada nesses Jogos americanos, para colocar por baixo dos pratos nas mesas.

 

20100924181252.jpg

A vantagem dessa esteira, é que a madeira desta é bem fajuta, sendo bem leve. Além disso, ela é enrolável, tornando-se um tubinho, fácil de guardar e carregar.

 

A idéia é medir a altura necessária para que encoste até o meio da panela, partindo do chão. Cortar a esteira verticalmente, deixando pelo menos 3 costuras para deixar tudo bem estruturado. Quanto mais costuras, mais firme será. Caso a altura seja pequena, faça você mesmo novas costuras, com uma linha e agulha fina, trançando pela madeira, para que passe pelos dois lados (cima e baixo).

 

Para colar o papel aluminio, optei por cola Pritt, pois, a cola branca ficaria dura, não permitindo o enrolamento da esteira. Para que fique uma boa colagem, terá que usar bastante cola Pritt, passando-a em todas as tiras de madeira e nas costuras, para que não forme bolhas e o aluminio rasque em pontos que ficarão em contato com o fogo.

Evite também deixar o aluminio muito esticado, pois, com o enrolamento da esteira, ele poderá rasgar e todo o trabalho será perdido, tendo que refazer a colagem do aluminio, ou remendar o ponto rasgado, o que deixará o para vento mais grosso e duro.

 

O papel aluminio possui dois lados, cada um com uma finalidade específica. Um lado opaco, que, para alimentos, serve para cozer mais demoradamente, e o lado brilhante, que serve para gratinar os alimentos.

Eu optei por deixar o lado opaco para dentro, para que a madeira esquente, porém, não torre.

Utilizei o papel aluminio de tamanho padrão, mais facilmente encontrado, porém, existem rolos com maior espessura, o que poderá facilitar na aplicação do aluminio à madeira. Apenas uma folha servirá, sem precisar ter colagem de emenda de duas folhas, como foi o caso deste que fiz. O que também não trouxe problemas até o momento, pois, ficou bem colado.

 

Nas bordas, deixei sobrar entre 3 e 4 cm de aluminio e retirei os excessos que deixariam uma camada muito grossa nos cantos. Essa borda é o suficiente para que cubra as quinas e não deixe que a madeira entre em contato com o fogo.

 

O bom deste para vento, é que ele é auto portante, não precisando de nada para prendê-lo ao chão. Além dele ficar de pé sozinho, a panela também ajudará para estrutura. Caso o vento esteja muito forte, uma pequena pedra travando o lado de fora será suficiente.

 

Peso: Ele deve pesar por volta de 100g.

 

20100924183813.JPG

 

20100924183859.JPG

 

20100924183919.JPG

 

20100924183939.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, montei o meu aqui.

 

Aparentemente, este jogo americano que eu comprei (R$2,50) é diferente, ele tem uma espécie de trama de fios por trás das ripinhas de madeira...

20101002171029.JPG

 

Medi a altura no fogareiro, e decidi não cortá-lo. Ainda estou usando um fogareiro-item-de-museu (um coleman-yanes de cartuchos descartáveis de 190gr, pois ainda tenho vários cartuchos para usar) e a altura ficou até quase a boca da panelinha que eu costumo usar.

 

20101002171123.JPG

 

20101002171155.JPG

 

 

Coloquei a cola pritt genérica (R$2,50) em toda a trama, e inclusive nas bordas azuis... colei o alumínio (R$1,90), grudando a parte fosca.. Depois mesmo de colar já dei uma enrolada, para que o aluminio fique mais espaçado e não rasgue.

 

Agora é esperar secar e testar.

 

Ah, não coloquei alumínio na parte de trás... será que precisa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...