Ir para conteúdo

Construindo um Isolante Térmico


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Moçada, esse deve ser meu primeiro tópico. No máximo fiz alguns posts procurando companhia para Machu Picchu em Agosto/Setembro.

 

Aqui eu vou mostrar o meu isolante térmico que fiz nesse final de semana.

 

Lendo o tópico de equipamentos, peguei algumas dicas e também peguei essa idéia, a do isolante térmico com caixa TetraPak + Polietileno

 

Até ler o tópico, eu não fazia idéia do que era o Polietileno. Polietileno é o material que é utilizado para fazer aqueles macarrões de piscila, hidroginártica, boias e etc...

Em curitiba foi bem fácil de achar, qualquer casa de material para sapateiro você os encontra em rolos de diversas espessuras que são vendidos em metro.

 

No meu caso comprei 2 metros de um rolo de aproximadamente 140 cms de largura e 4mm de espessura. Juntei 10 caixas tetrapak, do estilo suco del vale.

 

Alguns materiais

Lista de materiais:

10 caixas tetrapak - Gratis

Tesoura

Estilhete

Colade Contato (cola de sapateiro) - 5,00 reais

Rolo de Silver Tape - 13,00 reais

Caneta marca CD

 

1- Lavei as caixas.

 

2- Desmontei as caixas (apenas descolei as partes superiores e inferiores.

2rhyd4w.jpg

 

qmxquf.jpg

 

fqqf8.jpg

 

3- Arranquei o topo e o fundo com um estilhete.

14o9fsi.jpg

 

2lmp5vq.jpg

 

4- Abri com a tesoura

1zfmsjp.jpg

 

5- Dei mais uma lavada, e uma aparada na geometria.

 

6- Cortei o polietileno em uma tira de 2 metros por 70 cm. Tracei uma linha no meio dele, acompanhando a longitude (vertical) do polietileno. Apartir daí, usei essa linha para referência e ir colando as caixas.

 

7- Espalhe uniformemente a cola de sapateiro na perte de fora da caixa e cole conforme a linha de referência.

 

8- Faça isso com o restante das caixas.

 

9- Utilize algum peso para manter nos lugares ou então use fita adesiva para fazer pressão e todos os cantos da caixa de leite colarem no polietileno.

 

10- Corte os excessos.

 

11- Aplique silvertape nas juntas das caixas e nas laterais.

 

Pronto, seu isolante está pronto. Ainda não testei. Mas acho que ficou legal e muito leve. Tenho um de EVA que é beeeem mais pesado.

 

FOTOS

 

kdwz5z.jpg

Alguns materiais

 

2i0ta84.jpg

Pronto para uso

 

2yn5bip.jpg

Perfil

 

312bgwp.jpg

Parte de trás

 

xgjqpx.jpg

Parte de trás também

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá jungleb!

Comprei um pedaço de poliéster mas com 8 mm de espessura. Achei bem confortável e extremamente leve (bom o suficiente pra ser usado até sem o Tetra Pak) mas meio volumoso depois de dobrado. Você saberia me dizer se o de 4mm é confortável e eficiente assim?

Outra coisa, acho que ficaria mais leve (mas um pouco mais caro) utilizar um cobertor de emergência no lugar do TetraPak.

 

 

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Salve moçada,

 

Dá para fazer um isolante bem bacana e fácil com manta de polietileno já aluminizada, encontrada facilmente em lojas de materiais para construção. São aquelas mantas usadas para isolamento de telhados. Pelo que sei existem em 3 espessuras diferentes e se pode escolher entre a manta sem o alumínio, com alumínio em uma ou em duas faces. São bem leves e possuem ainda opções de largura no rolo, podendo ainda ser facilmente cortadas e enroladas ou dobradas. Custam bem barato, cerca de R$ 6,00 a 10,00 o metro, dependendo da marca e características e geralmente se consegue comprá-las em frações.. Não achei imagens desse material mas garanto que é facilmente encontrado nas casas do ramo.

 

Fica a dica!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Ola, eu precisava urgente de um isolante termico, na profissão de vigilante temos intervalo e de madrugada o bom é cochilar mesmo maaaas só a coberta no chão molhou toda minhas costas aqui no sul é inverno já... colçhão de ar nem pensar nada que demore pra arrumar em caso de emergência e etc... como não tinha as caixas de leite em número suficiente e muito menos o resto dos materias (providenciarei) fiz da seguinte forma.

Papel aluminio, sacos de lixo e fitas isolante... varios tipos. Como sou meio artesã não vi difilculdade na execusão.fiz varias camadas. Ja vou testar... deu de enrolar bem e não ficou pesado.

20170319_194758.jpg.05cd6ed43b85310a50a8eea69c3be7f5.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...