Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Iniciei uma vontade que tinha há algum tempo, de fazer uma faca. Na verdade, como consegui duas barras de aço, de larguras diferentes, comecei logo dois projetos simultâneos. Serão as duas por desbaste*, contudo, qualquer hora (possível) quero muito forjar* alguma. Tentarei ser explicativo, entre imagem e texto - para não tornar o tópico cansativo - à medida que posto o desenvolvimento delas. Quem tiver dúvidas pergunte sem cerimônia, o que eu puder responder farei com prazer, e o que eu não souber, será ótimo pesquisar e melhorar o conhecimento sobre o assunto. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

 

Quem sabe, aparecem outros daqui do fórum que se aventuram na criação de suas próprias lâminas, ::otemo::::otemo::::otemo:: e outros que resolvam iniciar nesta descoberta juntos. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

*Para quem não está familiarizado com os processos, por desbaste, a faca é feita removendo o aço já em barra, cortando e lixando os excessos. No processo da forja, se modela o aço numa temperatura elevada, martelando-o, até se alcançar o formato desejado. Claro que não existe nenhum preconceito em se misturar os dois processos, o importante é o resultado pretendido para a lâmina. O que pode variar bastante.

 

Estas mesmas postagens estão duplicadas no tópico 'Facas... Qual comprar?' aqui do fórum, pois lá, temos uma conversa mais ampla (sobre aços, perfis de facas, materiais para cabos, usos, compras, etc.), onde todos estão convidados a participar se quiserem. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink::wink::wink:

 

Grande abraço!

( E )

 

 

...

 

 

Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. :wink::wink:

 

A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo.

 

20120123200635.jpg

 

O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! ::ahhhh::::ahhhh::::lol3:: Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. ::otemo:::wink:

 

Vista inferior:

20120123192542.jpg

Vista lateral (ou quase :P ):

20120123192705.jpg

 

Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível.

 

Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste.

 

Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda :wink: ):

20120123194327.jpg

Desenhos coladas no aço já cortado:

20120123194353.jpg

Com alguns desenhos e bonecos:

20120123194456.jpg

As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo:

20120123194529.jpg

 

As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso.

 

Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! ::lol4::::lol4::

20120123194630.jpg

 

Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma.

 

20120123195325.jpg

20120123195617.jpg

 

É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. :lol::lol::lol: Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! ::lol4::

 

Abraço!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trupe! ::cool:::'> :?:

 

Mais algumas fotos. Terminei de cortar e limar o perfil da primeira faca. Passei a lima e a lixa 60 em um dos lados apenas para compará-los (ver o que está acontecendo) e para tirar a cola da fita adesiva de onde não tinha o papel. ::vapapu:::wink: No outro lado, já lixarei formando o vazado da faca (desbaste de alívio), sem chegar a formar o fio primário ainda; usarei a cor escura na lâmina (do recozimento) para me guiar e manter um desbaste bem desenhado. Já do lado 'limpo', desenharei com um marcador mesmo. Ah!, o cavado com a lima redonda na lâmina será um pouco mais acentuado que isto. :wink::):wink:

 

Grosseiramente lixada:

20120124143919.jpg

 

Do jeito que saiu do carvão:

20120124144223.jpg

 

20120124144414.jpg

 

Tem muito o que lixar ainda deixando sem nenhuma marca do recozimento e aranhão da lima, lixa grossa, etc. Porém, para deixá-la lisinha, espelhando, não antes da têmpera e do revenimento feitos. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sempre tive vontade de fazer minhas própias facas, deixar a imaginação molda-las dar todo acabamento, enfim... saber que fiz uma coisa que vou usar e vai me beneficiar muito....

 

Enfim como vc fez pra cozinhar o aço, que tipo de forno você usou, ou foi na churrasqueira de fundo de quintal mesmo??? hehehehehehehe

 

To vendo que seu tarmpo ta valendo a pena e ta parecendo que alem de maravilhosa, vai ficar uma otima faca...... Vê se manda mais umas dicas e a cada avanço deixa mais post pra nós ai!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trupe!

 

Algumas fotos do perfil feito da segunda faca. Agora começarei os vazados das duas, preciso antes alguma coisa para usar de guia para a lima; improvisarei algo. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

 

20120126175959.jpg

 

20120126174212.jpg

 

20120126174254.jpg

 

20120126175506.jpg

 

Queria lembrar quem for se aventurar nesta brincadeira, para tomar os devidos cuidados. Achei que fosse ser frescura quando comprei as luvas e os óculos, porém acabaram sendo imprescindíveis, principalmente da maneira improvisada que estou resolvendo tudo. É bem provável que eu não esteja utilizando todos os equipamentos necessários para a minha segurança, contudo achei que uma proteção para os olhos e para as mãos seriam o básico (um avental também ajudaria muito, só que este eu não comprei :roll: ).

 

Na foto também tem um modelo de grampo bem leve que prende muito bem. :wink::wink:::otemo::

 

20120126174528.jpg

 

Ah! Peguei emprestado uma morsa pequena que me ajudou muito no final deste segundo perfil. Vou comprar uma destas menores para mim. Teria me ajudado muito mesmo na primeira e até a metade da segunda faca que fiz sem nada, eu pisava para segurá-las quando precisava de algum apoio. ::putz:::D:D:D

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sempre tive vontade de fazer minhas própias facas, deixar a imaginação molda-las dar todo acabamento, enfim... saber que fiz uma coisa que vou usar e vai me beneficiar muito....

 

Enfim como vc fez pra cozinhar o aço, que tipo de forno você usou, ou foi na churrasqueira de fundo de quintal mesmo??? hehehehehehehe

 

To vendo que seu tarmpo ta valendo a pena e ta parecendo que alem de maravilhosa, vai ficar uma otima faca...... Vê se manda mais umas dicas e a cada avanço deixa mais post pra nós ai!!!

Opa, João! Valeu pelo incentivo e pelo elogio. ::otemo::::otemo:: Tomará mesmo que ela fique com uma boa qualidade, mas sendo a primeira(as), já será uma grande experiência se eu conseguir fazer direito todo o processo.

 

A forja que usei foi à carvão, bem de fundo de quintal mesmo! ::lol3::::lol3::::lol3:: Tão improvisada que eu nem tive coragem de postar as fotos (até por questão de segurança de quem resolver fazer igual). A próxima será melhor, postarei todas as imagens e trocaremos idéias.

 

O recozimento dependerá do aço que usará, no meu caso, estou com duas molas de feixe (uma de fusca outra de kombi) que provavelmente seja 5160. É um aço fácil de trabalhar por aceitar bastantes 'erros'. Se for começar, sugiro partir pelo mesmo caminho, depois, com mais experiência e já com a oficina adequada, parte para aços mais complicados de se alcançar bons resultados.

 

O importante é você ter nesta churrasqueira (forja) algum soprador, alguma maneira de injetar oxigênio por debaixo do carvão; seja manual ou por algum aparelho elétrico. Quando o aço chegar ao ponto crítico da temperatura - quando tocá-lo com um imã e ele não estiver mais 'pegando' - precisará resfriá-lo bem lentamente. Quanto mais, melhor! No caso deste aço, deixe-o no meio da brasa, desligue a ventoinha (ou pare de soprar ::lol3:: ), coloque bastante carvão por cima e não mexa até o dia seguinte. Funcionou bem comigo, acho que não terá problemas, não é complicado. Só se lembre de mexer muitas vezes no aço - vira, tira, põe - enquanto ele esquenta (até chegar na temperatura desejada), para distribuir bem o calor.

 

Será um pouco mais complexo na hora de temperar a faca, mas eu prefiro detalhar esta futura etapa no momento certo, para não te confundir. Se chegar lá antes de mim, me avisa que eu não pouparei palavras nem exemplos para te ajudar.

 

Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida. :wink:

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Comprei uma faca de um aço vagabundo ano passado, naum segura corte de jeito neinhum, pelo valor só podia ser mesmo. Nem cabo ela tinha, era daquelas com um pedaço de cordinha enrolado.

 

Para me aprofundar mais ao assunto, descidi pesquisar e estudar um pouco mais sobre a CUTELARIA.

 

Descobri que se cuzinhar o aço e depois aqueçe-lo ao extremo, (a parte do fio) com um maçarico ele pode se tornar mais resistente...

 

ÊÊÊÊÊ, VIVENDO E APRENDENDO!!!!! QUEM SABE DAQUI ALGUNS DIAS EU JÁ NÃO ESTOU FAZENDO MINHAS PRÓPRIAS FACAS!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Comprei uma faca de um aço vagabundo ano passado, naum segura corte de jeito neinhum, pelo valor só podia ser mesmo. Nem cabo ela tinha, era daquelas com um pedaço de cordinha enrolado.

 

Para me aprofundar mais ao assunto, descidi pesquisar e estudar um pouco mais sobre a CUTELARIA.

 

Descobri que se cuzinhar o aço e depois aqueçe-lo ao extremo, (a parte do fio) com um maçarico ele pode se tornar mais resistente...

 

ÊÊÊÊÊ, VIVENDO E APRENDENDO!!!!! QUEM SABE DAQUI ALGUNS DIAS EU JÁ NÃO ESTOU FAZENDO MINHAS PRÓPRIAS FACAS!!!!

Opa, João! Legal decidir se envolver assim, quem sabe, logo menos, já terá algumas de suas próprias produções. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Sobre a faca que comprou, nem posso dizer mais do que você o quanto ela é ruim ou boa, se está te dando dor de cabeça, alguma coisa está errada mesmo. Algumas facas boas usam este tipo de corda trançada no cabo, isto não define a qualidade de uma faca. Achei melhor te dizer para não descartar possíveis aquisições do futuro. :wink:

 

Se esquenta o aço algumas vezes por diferentes motivos para se fazer uma faca. Forjando, recozendo, temperando, normalizando, revenindo. Cada uma destas etapas complementa a outra, pois cada uma tem a sua finalidade no tratamento do aço. As temperaturas e meios variam para cada aço e pode-se alcançar diferentes resultados de qualidade com o mesmo tipo.

 

A têmpera serve para se elevar a dureza do aço e ela pode feita de duas maneiras, integral ou seletiva. Integral é quando se tempera a peça inteira uniformemente (a mesma dureza em toda sua extensão); na seletiva, as diferenças de TT (tratamento térmico) nas regiões da lâmina, proporcionam flexibilidade e dureza: o fio mais duro do que o restante da faca, elevando seu poder de corte, mantendo a resistência do conjunto. O maçarico serve para controlar a alta temperatura apenas na região do fio. Existem diversas outras maneiras de se fazer a têmpera seletiva. Para falar honestamente, isto tudo também não define a qualidade da lâmina, João, um mesmo aço bom para a cutelaria, na mão de dois profissionais resultam em facas diferentes. Cada etapa do processo tem uma finalidade e as variações de cada destas decisões, tem como intenção (consciente ou não, do cuteleiro) atribuir uma certa característica para a lâmina.

 

Você está certo em pesquisar e tentar diferenciar os tratamentos que foram dados ao que está comprando; e será bastante útil quando começar a fazer as suas facas. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Espero que o texto tenha ficado claro, tentei resumi-lo bem por agora. Contudo, se precisar, é só perguntar que entraremos com mais detalhes nos processos.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve, trupe!

 

Comecei o debaste do fio secundário da primeira faca, mas como estou só na lima vai um pouco de tempo. Não avancei muito pelo que me dediquei à ela hoje.

 

Por curiosidade, encaixei a segunda lâmina no cabo de papelão do boneco para ver se ficaria firme. Sei lá, encanei se eu estava no caminho certo. Bom, mesmo com o peso da lâmina sendo maior que o do papelão, ficou bem equilibrada, bem firme e certinha na mão. ::mmm:::mmm:::otemo:: Gostei, me deu até mais ânimo para ver logo pronta. :wink::wink::wink:

 

Duas fotos dela:

 

20120127225245.jpg

 

20120127225454.jpg

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trupe!

 

Aí vão algumas fotos de hoje. Lixei até a 220 já que irei temperá-las juntas ainda, a última mão de lixa (para limpar a ferrugem e tirar aquele horrível arranhado da lima de um dos lados ::vapapu::::vapapu:: ) ficará para quando a outra lâmina estiver pronta. Como não tenho experiência, não sei se esta faca ficou fina demais para a têmpera. A outra deixarei um pouco mais espessa e lixarei até o ponto certo depois de revenir. Entendendo as medidas, nas próximas terei como me guiar para aproveitar melhor o aço ainda recozido.

 

Valeu ter começado com duas em paralelo, eu ficaria com esta questão na cabeça até começar uma outra faca; e se a primeira tivesse dado certo (fina ou grossa para a têmpera), não sei se teria coragem de fazer de outra maneira com a chance de errar (acho que teria, mas ficaria ::vapapu::::putz::::grr:: se desse errado ::lol3:: ). Desta maneira, uma dando certo e a outra dando errado, observarei uma medida. As duas dando certo, poderei escolher qual caminho seguir dependo do caso; as duas errado: :shock::shock::shock:::vapapu::::grr::::vapapu::::toma::::quilpish::::carai::::essa::::prestessao:::lol::wink:

 

20120130221635.jpg

 

20120130221806.jpg

 

20120130222132.jpg

 

20120130222536.jpg

 

20120130222701.jpg

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fazia tempo que eu não passava aqui pelo fórum, e me deparo com um tópico sobre construção de facas! Muito bom!

Tuas facas estão ficando uma beleza, se possível posta fotos delas prontas pra matar a curiosidade. Eu também andei fazendo umas facas, também por desbaste, foram feitas com aço AISI D2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...