Ir para conteúdo

Álcool em cubo, gel, pasta e líquido


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros,

 

de todas as classes. Viajo na "maiorissíma" parte das vezes de busão, por isso preciso de equipamento leve. Comprei um espiriteira, em uma mercearia de Aiuruoca, por R$5,00. Toda em legítimo latão. Papa fina, galera. Nunca a estreei....há pouco vi em um supermercado uma acendedor de churrasqueiras em cubos (sem fazer propaganda e já fazendo é da Fiat Lux). Lendo a embalagem vemos que é alcool gel, só que em formato de cubo.

 

ALGUÉM JÀ USOU ESSE TRECO ?????

 

saudações

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OLá Marcia,

 

o álcool em gel vendido em latas ainda hoje é utilizado por força militares e funciona muito bem. Porém já usei algumas vezes e tive a impressão que o "poder calorífico" é menor que o do álcool líquido ou de outros combustíveis, inclusive gasosos.

Não me recordo quantos graus GL (Gay Lussac - acho que é isso) era aquele em gel, mas que era fraquinho, isso era...

O álcool em gel vendido atualmente em supermercados é mais gel do que álcool... hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pela ajuda, Márcio.

 

Porém estou me referindo a um produto específico. Segundo a embalagem esses cubos da Fiat Lux servem para acender churrasqueiras, portanto acredito que seja um negócio mais forte. POr isso gostaria de saber ser alguém já usou.

Pelo que percebo terei que meter a mão na massa e fazer a experiência.

 

Vibrações positivas,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom Marcia, ja que vc arrumou uma espiriteira legal, recomendo o seguinte, levar alcool liguido msm, e um pedacinho de estopa.

Ae vc poe a estoma la e sapeca alcool em cima ate encher o reservatorio[nao encha muiiiiitooooo....e tome cuidado para nao pingar nas beradas], agora muito cuidado em?!

Certifique-se que sua espiriteira esta fixa no chao, que quando por a panela em cima ela nao vai "titubiar", nao vai mecher etc....pois esta nao pode di maneira alguma virar!!!![meu deus!!]

A estopa vai segurar mais o alcool, e este vai keimar mais devargar.

Se pocivel fassa uma proteçao com pedras ou tijolo msm ao redor da espiriteira! Pois o vento e o maior inimigo de uma espiriteira a alcool.

 

Pocha to ficano profissional com espiriteira....ehhehehe

Seco um arrozim soltinho nela em menos de meia hora[sem vento!]

 

Abraçao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ai cara, eu só uso alcool liquido. Levo em uma garrafinha de 600ml de coca. O grande lance é q ao inves de levar o alcool doméstico, eu compro o alcool combustivel. Sua combustão gera mais calor q a do alcool domestico. Além do mais ele é bem mais barato!

 

 

Abraços:

Rameno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

O problema do álcool é que ele ferve, consequentemente ele evapora, fazendo a queima ser mais rápida. O que pode fazer é usa o álcool espirito, ou seja, acresentar uns 20 à 30% de água, (E70), o que fará seu ponto de ebulição saia de +- 70 para uns 85-90ºC e não vai deixar ferver "muito". Mas lembre-se que o alcool não terá o mesmo poder calorífero. Eu prefiro pessoalmente usar o álcool de posto com 20% de água e acrescentar um pouco que gelatina incolor... deixando o álcool mais denso , não tanto quanto o gel, fica com cara de gelatina derretida... e o álcool queima bem.... Abraços....

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

eu prefiro etanol, o álcool de supermercado, a 92gl. não é tóxico ao contato com a pele, ao contrário do metanol.

 

então, além de combustível, ele passa a ter outras funções: dar uma limpada nas mãos na hora de cozinhar e tb eventualmente como antisséptico em caso de ferimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...