Ir para conteúdo

Boiling Time - Tempo para ferver água


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

aê gnomada!

 

alguém tem fogareiros azteq innova ou nautika nomad, pra me dar uma respostinha básica que os fabricantes não me dão?

 

alguém já mediu quanto tempo cada um desses fogareiros leva pra ferver um litro de água?

 

pq essa informação é muito importante. os fogareiros possuem taxas de consumo extremamente discrepantes, praticamente o consumo por hora de um é o dobro do outro. mas se a eficiência é o triplo, então o nomad, mesmo consumindo bastante, é mais econômico.

 

alguém aí já prstou atenção quanto tempo levou pra cozinhar ou ferver água nesses fogareiros?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

então michel,

 

esses dados colocados realmente servem para comparações mais "afinadas" no limite.

 

mas a observação empírica aqui já ajuda, pq um fogareiro consome o DOBRO que o outro por hora, segundo seus fabricantes.

 

então, se meia dúzia responder que, em seus usos, sabe-se lá em que condições, um nomad esquentou o rango em 1 minutos, 15 minutos, 13 minutos, etc. e outros responderem mais ou menos a mesma cisa relativo ao zteq innova, já sei que o nomad desperdiça gás. mas se a média das respostas indicar qu eo innova leva o triplo do tempo, já sei que, mesmo consumindo menos por hora, a taxa de aproveitamento é menor...

 

dada essa diferençã de consumo por hora, dá pra ter uma idéia mesmo com base em dados não muito lá planificados, balizados e padronizados...

 

sacanagem os fabricantes não disponibilizarem... se vc entrar lá no site da msr, em qualquer fogareiro que vc olhar os detalhes tem um link para uma tabela de comparação entre os produtos deles, sendo que o primeiro dado é o tempo de fervura, o segundo é quanto vc consegue ferver de água com 8 onças de gás ou 11 de benzina...

 

em resumo, com tanta diferneça de consumo entre o nomad e o innova, já dá pra saber qual efetivamente é mais econômico e mais eficiente.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vc está certo, já dá pra ter uma idéia, mas não é muito preciso. A comparação feita entre os modelos da MSR deve ser válida porque no mínimo eles testaram os fogareiros nas mesmas condições para todos, mas no seu caso vc vai colher dados aleatórios, ou seja, tem gente que vai passar a medição de quando estava no Pico da Bandeira e outra vai passar na Ilha Grande, aí não dá pra comparar, né ? Utilizar média é uma boa idéia, mas vc precisará de uma amostra meio grande pra ser preciso, coisa acima de 30 medições.

 

Eu acho que por isso os fabricantes brasileiros não fornecem essas informações pois daria abertura pra diversos processos.

 

A não ser que o teste fosse feito por uma parte isenta, como o imetro, uma revista, ou até mesmo alguém aqui no mochileiros.com, aí eles poderiam divulgar a informação citando a fonte obviamente.

 

Por que vc não entra em contato com os fabricantes pedindo emprestado os fogareiros, cria uma metodologia (se quiser posso lhe ajudar), faz os testes e depois apresenta os resultados aqui no fórum ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...