Ir para conteúdo

Combustível adequado para espiriteiras


Posts Recomendados

  • Membros

Saudações Mochileiros,

 

Estou iniciando na atividade do camping e já me surgiu uma dúvida: qual o combustível mais adequado para abastecer nossas espiriteiras? Sei que o álcool reina absoluto, mas que tipo específico de álcool? Independente do poder caloífico de cada um dos existentes, o que me preocupa é a composição química deles - e o mal que algumas substâncias podem nos trazer através do vapor de sua combustão. Bem, enquanto aguardo respostas, vou conzinhando no gás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para sua segurança use somente Etanol (álcool comum) em espiriteiras. Nunca use gasolina, benzina e outros combustíveis em fogareiros desse tipo devido ao risco de explosão.

Em relação ao poder calorífico dos "etanóis" vendidos por ai eu te aconselharia o de posto, pois este contém uma menor porcentagem de água na mistura.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela resposta Vbonias!

 

Os elementos nocivos contidos na gasolina (ex. chumbo) e na Benzina são conhecidos, e além de tudo, como você bem colocou, haverá o risco de explosão. Quanto a sugestão do Álcool de posto - eleito pela maioria - não me resta dúvida quanto ao seu poder calorífico, mas ainda paira o receio do que eu possa estar respirando (durante sua queima), e misturando (sem ver) na minha comida!!! Parece paranóia, mas já imaginou um miojo com partículas de chumbo? kkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, até onde eu saiba o alcool de posto é apenas Etanol com uma fração de água ( estou certo ? ). Já cozinhei com "etanol de posto" e nunca tive problemas com gosto na comida. Pode usar tranquilo, só tome cuidado para não tombar a espiriteira e espalhar o alccol em chamas ! hahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros
esquece o chumbo... não tem o MENOR perigo! há décadas o uso dele foi proibido na gasolina de autos. ele é completamente incompatível com a sonda lambda dos motores com injeção eletronica.

 

pode usar o álcool de posto sem medo.

 

ou se vc quiser, use o álcool de mercado, 92,8GL.

 

Inclusive, começaram a misturar álcool na gasosa de posto justamente pra deixar de aditivá-la om chumbo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Até agora só cheguei a usar 3 vezes uma espiriteira que fiz com latinha de cerveja, usei Etanol e não tive problemas quanto ao gosto ou ate mesmo o cheiro.

Utilizei também um pedaço de algodão embebido no etanol pra manter a chama, com isso consegui fazer macarrão, arroz, esquentar o feijão entre outros por 3 dias para 5 pessoas. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...