Ir para conteúdo

Fogareiros AZTEQ


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos relacionados aos fogareiros da marca AZTEQ.

http://www.azteq.com.br/[/info]

gostaria de comprar o fogareiro azetq (R$95,00)sem o refil (achei por 95 alguem sabe outro site mais em conta),,,,,,gostaria de saber se este fogareiro para camping em geral esta aprovovado(se entope ,,,para de funcionar do nada,,,se tem vasamentos etc....),,,,,alguem sabe se quando colocado no refil posso retira-lo ou tenho que esperar acabar todo o gÁS,,,

alguem sabe como funciona o adpitador da nautica spyder para esse fogareiro,,,pois ja li e não entendi como funciona.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá!

 

Respondendo as dúvidas do MJC, que originaram o tópico:

 

Pelo que sei o modelo Urano está fora de linha na Azteq. Há uma cópia dele sendo comercializada com a marca Guepardo (outro fabricante/distribuidor), mas pelo que sei com maior consumo de gás.

 

O modelo Spark é mais leve que o Urano mas consome mais gás, conforme informações do próprio site da marca (57 g/h - Urano x 112 g/h - Spark). Ambos usam, como padrão, o mesmo tipo de cartucho de gás: modelo de rosca Tekgas, da Nautika. Este tipo de cartucho, com rosca, permite que o cartucho seja desatarraxado sem vazamentos após o uso do fogareiro, podendo ambos (fogareiro e cartucho serem transportados em separado, ao contrário de algumas outras gerações de fogareiros a gás mais antigos que usavam o sistema de cartuchos da antiga Yanes (hoje encontrados sob a marca Nautika, modelo Supergas), que eram acoplados ao fogareiro por perfuração. Uma vez com o cartucho acoplado não era possível sua retirada sem perder o gás restante.

 

Adicionalmente, o Azteq Urano possui como vantagem o acendimento automático, piezoelétrico, não encontrado no Spark. Possuo um desses há alguns anos e tem me servido muito bem, até hoje nunca tive problemas com ele. Mesmo com uso próximo ao mar (maresia) nem corrosão ele sofreu, o que prova que o material é bom.

 

O tal adaptador citado (Nautika Spider) nada mais é do que um adaptador de rosca que permite ao fogareiro com rosca original tipo Tekgas usar os cartuchos de gás com rosca tipo Campgas, dando maior flexibilidade ao fogareiro. O acoplamento do cartucho Campgas é lateral, ao invés de inferior, até porque o formato do seu invólucro não permitiria o uso dele em pé, como no Tekgas, dado o pequeno diâmetro de sua base, o que tornaria o fogareiro instável para cozinhar sobre ele. Na prática tem sido muito mais fácil encontrar os cartuchos Tekgas do que os Campgas, sendo que a grande vantagem destes últimos é que são mais baratos (na média 50% do preço dos Tekgas).

 

Abaixo fotos dos dois tipos de cartuchos mencionados:

 

Tekgas.jpg.693deea0773c2b038e9784933c467587.jpg

 

Campgas.jpg.17c2e1cfd5172af793b9726798240f9b.jpg

 

Espero ter ajudado. Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Atualizando o tópico: siilar ao modelo Urano da Azteq (hoje fora de linha) há também o modelo Júpiter da Nautika, praticamente idêntico ao Urano e ao Guepardo já citado. Recentemente, junto com alguns amigos, fiz testes com o Spark, o Guepardo e o Júpiter e minhas previsões se confirmaram: o consumo de gás é praticamente igual, apesar das diferenças divulgadas nas embalagens dos fabricantes. Ou seja, os fabricantes não estão divulgando informações técnicas confiáveis a respeito do consumo de gás. No nosso teste, a média de consumo foi de cerca de 70 g por hora, o que dá cerca de 3h de autonomia para 1 cartucho tekgas.

 

Foto do Júpiter:

Jupiter.jpg.636f8f8a4110e5ca0b6d2af0300a7f42.jpg

 

Abraço,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá!

 

Vou pegar umas carone neste tópico :)

Estou vendo um fogareiro deste tipo e ficou a dúvida: Qual comprar?

Um Azteq (se encontrar), um Guepardo ou um Nautika?

Qual a opinião de vocês?

 

Realmente o Azteq Urano está fora de catálogo e só vai achá-lo em alguma loja que ainda o possua em estoque. Até pouco tempo eu achava o Urano o melhor entre os 3 modelos que você citou. Hoje, depois de ter comprado um Júpiter (Nautika) e constatar que sua construção e acabamento estão bem melhores do que já foram (e melhor do que os Guepardo que tenho visto nas lojas e nas mãos de companheiros de trilha) indico este modelo sem medo de ser feliz :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Boa Tarde!! estou indo viajar e tenho um fogareiro azteq spark e estou em uma cidade que só tem para vender o cartuchoo yanes.

a minha duvida é será que vai funcionar sem problema nenhum?

desde já agradeço.

 

Olá Guto!

 

O cartucho Yanes que você fala é aquele liso, sem válvula, para ser perfurado? Este NÂO serve, se for deste tipo não irá funcionar com o Spark. Tem que ser cartucho do tipo rosca, Tekgás. Procure em alguma cidade por onde você irá passar, pois ele não é muito difícil de ser encontrado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá... o meu fogareiro Azteq Spark é excelente, testado e aprovado!

 

Prós: Resistente, bem acabado, regulagem de chama é boa, fogo bem forte, muito compacto (vem com bolsa para guardá-lo no espaço debaixo do cartucho Tekgás, ficando só uma pequena elevação em relação ao cartucho), seu peso é de 86g (sem bolsa de transporte).

Ruim (não contra): O tamanho máximo de panela a utilizar é de 14cm, diferente do que alguns sites divulgam - 20cm. AVISO: Este é um mini-fogareiro, não é feito para cozinhar para 5 pessoas ao mesmo tempo... acredito atender bem no máximo 2 que comam razoavelmente.

Contras: Como na maioria das vezes o mais leve é mais caro, tem o preço semelhante ao Nautika Júpiter, por volta de 95,00. Porém se tiver paciência pode comprá-lo em promoção, como fiz... paquei somente 61,00 com frete!!! Não tem também o click de acendimento, temos que contar com um isqueiro...

 

Vale muito a pena a compra!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...