Ir para conteúdo

mochilando pelo mundo - volta ao mundo em 1 ano - saída 15/fev/11


Posts Recomendados

  • Membros

Salvem, mochileiros!

 

Tirar vários meses só pra viajar já era um sonho antigo. Já tem tempo que eu penso sobre isso. Parar com tudo e botar o pé na estrada! Mas, há um ano eu ainda não podia imaginar que estaria aqui começando a escrever um relato sobre essa trip. Vai ser uma jornada de 365 dias que começará daqui menos de uma semana. Agora falta muito pouco e a expectativa já tá nas nuvens! ::hahaha::

 

Faz 10 meses que de uma hora pra outra eu e minha mulher decidimos: vamos dar uma volta ao mundo!!! De lá pra cá, muita pesquisa e um bom tanto de planejamento. Ajudaram demais as dicas que encontrei por aqui e a disposição da galera pra dar uma força. Valeu!!! ::otemo:: Pra tentar ser útil também para outros mochileiros, vou dar uma ideia dos assuntos que tivemos que cuidar.

 

PRIMEIRAS DECISÕES

 

A primeira coisa que fizemos foi começar a pesquisar se seria possível. Quanto vai custar? Quanto tempo vamos ficar? Dá pra largar tudo? Bem, as respostas foram todas positivas. Estimamos (e confirmamos com quem já foi) que uma viagem dessas vá custar o preço de um carro zero. Se é um carro popular bem pé-de-boi ou um sedan de luxo, vai depender do nível de conforto que você espera. O nosso “carro” é bem basicão. Então, só vamos dormir em albergues ou nos hospedar em algumas casas pelo caminho. Vamos passar mais tempo em países onde dá pra viajar bem barato e vamos deixar todas as frescuras pra trás. E definimos que se daríamos ao trabalho de largar tudo, que fosse por um ano. Uma vez com o pé na estrada, estender os dias em alguns países não impacta tanto assim nos custos. Mais do que isso não dá porque decidimos comprar uma passagem RTW, que tem esse limite de tempo.

 

E emprego?! Sendo bem direto, largamos. Não pedimos licença, nem fizemos nenhum acordo. É claro que não chutamos o balde simplesmente. Fizemos tudo da melhor maneira e avisamos com uma boa antecedência. Mas, saímos e pronto. Já nos falaram que somos loucos por sair assim sem garantias pra volta. Bom, eu não tinha garantias nenhuma quando entrei pra faculdade e de lá pra cá já trabalhei em 4 lugares diferentes. Não acho realmente que não consiga encontrar um quinto trabalho na volta. As dificuldades que isso pode trazer são muito pequenas perto da experiência que nos espera! O risco maior é deixar o tempo passar e não correr atrás daquilo que vai te dar orgulho pela vida inteira! ::otemo::

 

E aí fechamos a data da partida. 15 de fevereiro, daqui 5 dias. Foi bem importante resolver isso. Se a gente não batesse o martelo, tinha uma boa chance da gente ir enrolando, enrolando e deixar o tempo passar. Decidimos isso no final de junho e então começaram os 7 meses de preparação. Mais pesquisa e curtição no começo e um bocado de correria na reta final. Agora está praticamente tudo certo e estamos aproveitando os últimos dias de Brasil.

 

Depois eu coloco mais algumas informações sobre o planejamento, roteiro etc.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

É hoje!!! Daqui a pco saíremos de casa com destino a Lisboa!

 

Valeu, Samantha! Vi q vc tem vários lugares já conhecidos tb! Acompanhe mesmo e dê dicas, se puder!

pmichelazzo, tb achamos q a decisão foi mto acertada! Vamos q vamos!!

E, João, foi mal a demora. Os últimos dias foram de uma correria sem fim, mas segue:

 

ROTEIRO

 

Nas próximas três semanas, vamos passar por Lisboa, Guimarães (perto do Porto), Barcelona e Grenoble, no sul da França.

Depois, são outras três semanas no Marrocos.

Daí em diante, dependerá em parte da situação no Oriente Médio. Mas, até o final de junho, queremos passar por:

Egito

Jordânia

Turquia

Grécia

Itália

E uma rápida passada por Londres.

 

Em julho, vamos pro sul da África (de julho a meados de agosto):

África do Sul

Namíbia

Botswana

Zimbábue / Zâmbia (Victoria Falls)

 

Depois, Ásia

China

Mongólia

Nepal

Índia (a partir do final de setembro)

Tailândia

Myanmar

Laos

Camboja

Vietnã

Indonésia (quem sabe o reveillon em bali?)

 

E, finalmente, Austrália e Nova Zelândia já no ano que vem.

 

E isso aí, as próximas notícias já serão da viagem! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Atualizando o relato da viagem...

 

Estamos na segunda semana e chegamos hj em Barcelona. Vou falar um pco desses últimos dias q passamos em Portugal. Aliás, saímos com uma excelente impressão do país. Eu já tinha ido lá há 2 anos, mas pra passar só uns 3 dias em Lisboa. Dessa vez, voltei com mais tempo e não me arrependi!

 

Lisboa é fantástica. Bem organizada, com bom transporte público (pelo menos, pro nosso padrão brasileiro é mto bom e fácil de usar!), com as construções antigas mto bem preservadas e com várias atrações novas surgindo. Mto gostoso andar meio sem rumo pelo centro histórico, deixando os casarões, igrejas e largos surpreenderem. Mas, tem q subir até o Castelo de São Jorge. Tanto pq o castelo é fantástico, como pq a vista de lá é espetacular. No final do dia, dá pra ver o sol se pondo no rio Tejo, com a ponte 25 de Abril e os telhados vermelhos brilhando. Tb é obrigatório ir até Belém. Tem as atrações tradicionais, o Mosteiro dos Jerônimos q é imperdível, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. E tem coisas novas, como a Casa de Cultura Belém e o novo Museu do Coche, ainda em construção. E é claro, é lá q se come o famoso Pastel de Belém. O original, é só lá! ::otemo::

 

Outra atração relativamente nova é o Parque das Nações. Um bairro moderno, construído pra Expo 98. Parece outro lugar. As construções antigas e bem conservadas dão lugar a prédios modernos, torres quase futuristas e um monte de atrações (oceanário, museus, parque de águas etc.) Mto bonito, mto organizado. Já nos arredores de Lisboa, fomos apenas pra Sintra. Cheia de montanhas e vales, é um lugar sensacional! Um monte de palácios e castelos, um mais espetacular q o outro. Principalmente o Palácio da Pena. Nosso erro foi já chegar de tarde. Tem mta coisa pra fazer e valeria um dia inteiro, sem dúvida! ::putz::

 

Nós ficamos na casa de um amigo português q não estava lá. Salvamos uma grana com albergues. Parte dela foi pra tomar umas ginginhas, uma bebida tradicional dos tugas, e tb pra tomar umas cervejas no Bairro Alto. Tem q ir no Bairro Alto de noite, de preferência num fds. Os caras não fazem nada demais, ficam tomandos suas cervejas e ginginhas no meio da rua, mas uma multidão invade aquele bairro pra fazer isso. Apesar das confusões normais da bebedeira da galera, td é mto seguro o tempo todo. Aliás, se pode andar mto tranquilo em qq uma das cidades de Portugal q nós passamos.

 

Saímos de Lisboa de trem (ou comboio, como eles falam) até Guimarães, no norte, perto do Porto. Guimarães é pequena e mto bonita. Dá pra conhecer em 1/2 dia mas, se puder, fique mais! Parece q vc voltou no tempo enquanto almoça em algum largo entre o q um dia foram as muralhas q cercavam a cidade. E é mais bonita q Braga, cidade "rival" próxima, mas q ficou um pco descaracterizada com a construção de prédios novos no meio do centro histórico. Só q Braga tem a igreja de Bom Jesus, q é sensacional!! Com uma escadaria cheia de estátuas e fontes e um visual nota 10. Então, tem q ir, nem q seja pra ver a igreja, subir (ou descer) sua escadaria e voltar.

 

No último dia, fomos pra Porto. Começamos cedo pq um só dia pra Porto é pco. Mas, deu certo. Andamos pra burro, mas vimos mtos lugares q valiam à pena. O ar é mais decadente e boêmio e as construção não estão tão bem preservadas como em Lisboa. A maior beleza fica por conta da caminhada pelas margens do Rio Douro, com a cidade empoleirada nas encostas, com suas incontáveis igrejas e casarões e as colossais pontes de ferro ligando os dois lados. Atravesse uma dessas pontes, de preferência a Luis I e vá experimentar o vinho do Porto direto da fonte. A degustação é grátis! ::hahaha::

 

Nesses dias em Guimarães, nós ficamos na casa de uma amiga brasileira q tá fazendo um doutorado por lá. Com isso, toda noite era mto vinho e risada até tarde. Como hj acordamos cedo pra pegar o trem pro Porto e depois um vôo pra Barcelona, estamos pregados, mas felizes. Está começando a segunda etapa: Espanha! Vamos ficar por aqui 5 ou 6 dias. Dou mais notícias depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...