Ir para conteúdo

Relato de Viagem - RTW


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal,

vim aqui deixar meu relato da minha volta ao mundo sozinho por 50 dias.

 

Resumão

 

Vistos:

 

Os vistos que precisei tirar (Japão, China, EUA, Egito, Jordania e Índia) são todos tranquilos de tirar, não tive nenhum contra-tempo, basta levar a documentação exigida ao pé da letra que não terá problema. Apenas algumas filas e tudo será resolvido. Custos dos vistos: Japão +-260 reais, India 145 reais, Jordania 140 reais, Egito 80 reais, EUA 330 reais. Importante: considere (pelo menos) 1 semana para tirar cada visto! Alguns demoram mais e outros menos, mas cheguei a passar um pouco de sufoco, pois levei quase 2 meses pra tirar 6 vistos. E outra, a maioria dos vistos tem validade de 3 meses a partir da data de expedição, então é necessário organizar direitinho as datas pra não chegar lá no país com o visto vencido!

 

Passagem:

 

Comprei passagem RTW pela OneWorld, para quem tem dúvidas, funciona muito bem, atendimento é muito bom (é feito sempre pela empresa que emite a primeira passagem)..

 

Rota: SP > Miami > Cancun > Tokyo > Beijing > Hong Kong > Bangkok > Delhi > Amman > Cairo > Madrid > Roma > SP

Saiu por R$ 8.400,00

 

Para viajar pelos interiores dos países, fui resolvendo tudo localmente, não planejei nada de antemão. Chegava nos lugares e descobria como fazia pra ir. Sai muito mais barato do que querer procurar pela internet pacotes turísticos fechados.

 

Hospedagem:

 

Só hostel!!! Pra quem (ainda) tem receio com hostels, fiquei em alguns hostels espetaculares! Basicamente reservava pelo hostelworld.com (as informações mais preciosas estão nos reviews, vai por lá que não tem erro!). Alguns (ótimos) hostels na Tailândia e China sairam por menos de 15 reais a diária! Alguns países eu deixava pra resolver na hora, ou geralmente só reservava a primeira noite, pois depois que você chega no país, que você vê como são as coisas, daí eu acabava mudando de hostel, ia pra outro bairro, viajava pro interior.. sem dramas, apenas viajando.

 

Custos gerais:

 

Com exceção da Europa e Japão, é possível considerar algo em torno de 100 reais por dia numa viagem dessas. Incluindo hospedagem, comida, transporte e visita aos lugares turísticos. Obviamente estamos falando de mochileiros, ou seja, está fora desse orçamento hotéis, restaurantes caros, taxis e lembrancinhas. Na minha viagem fui com 100 dólares por dia e sobrou bastante! Na Tailândia é possível passar um dia com 50 reais tranquilamente!!

 

Observações gerais:

 

Segurança: O mundo é um lugar muito mais seguro do que a gente imagina!! Minha opinião? Nós brasileiros moramos num dos lugares mais perigosos do mundo!! As coisas são muito, mas muito diferente lá fora. Em plena Tahir Square (praça da revolução no Cairo), conversando com um dos rebeldes, eu falei que havia sido sequestrado por aqui (sequestro relampago e tal), o cara simplesmente não acreditava, achava que sequestro assim era coisa somente de filme... Eu tenho 6 amigos que já foram sequestrados da mesma forma. Enfim, fiquei com fama de mentiroso por lá. Infelizmente. Mas não tive nenhum imprevisto em relação a isso, não senti nenhum perigo em nenhum dos lugares.

 

Imprevistos: Acontecem, não tem como. Quando você está sozinho, muita gente pensa assim: acho que se acontecesse comigo eu iria ligar pra minha mãe e chorar. Não é bem assim. Quando se está sozinho você tem o espírito aventureiro em você, ou seja, se você entrar em desespero, só vai atrapalhar, pois acredite, só você mesmo vai conseguir te tirar de determinada situação. Toda vez que a situação azedava, tocava uma música do missão impossível na minha cabeça. E no final tudo deu certo.

 

Viajar sozinho: Coragem? Medo? Que nada... é muito legal, você faz novos amigos todo santo dia!! O fato de viajar sozinho faz com que você queira sair conversando com as pessoas. Toda hora eu me pegava conversando com algum nativo, algum outro mochileiro, trocando ideias, conhecendo histórias... enfim, é realmente incrível. Quando voce viaja acompanhado, acaba não conversando muito com os nativos... acaba por não absorver muito bem a cultura do lugar. Viajando sozinho você se sente um nativo! Se sente como um cidadão local.

 

Tempo de viagem: Muita gente disse que 50 dias é muito pouco tempo. Não necessariamente. No meu caso foi praticamente suficiente, obviamente que se tivesse mais dias seria melhor, mas se fosse pensar isso, eu nunca iria sair de casa pra fazer essa viagem. Eu sou funcionário, foi muito foda conseguir esses 50 dias. Obviamente que é uma viagem muito corrida, dormia 6 horas por dia no máximo, vários ônibus e trens overnight, andava o dia inteiro (em 1 dia cheguei a andar 22 km). Pra suportar a correria, fiz preparação física (meio pesada) desde uns 3 meses antes de viajar, tem que realmente estar em dia.. aliás.. voando. Senão chega lá pelo vigésimo dia de viagem e bate aquela canseira.. no way.

 

Mala: Fundamental aqui, nunca saia pra um mochilão com mais de 12 kg de mochila. Nunca, jamais, never. A minha estava com 12kg e achei que foi muito pesada, mesmo com preparo físico, cansa. Veja bem, peguei um metrô em Pequim, às 18:00 de uma sexta-feira, com uma mochila de 60 litros e 12 kg... é de fuder! A estratégia usada com roupas era de ir comprando e doando durante a viagem, só lavava em lavanderia quando tava fácil e acessível. Roupas mundo a fora é muito barato!!! Então além de resolver problemas com roupas e peso, doar é legal.

 

Idioma: Eu nunca entrei numa classe de curso de inglês. Falo um inglês bem ruim (que fui aprendendo por conta própria) e mesmo assim saí pra dar uma volta ao mundo sozinho. Obviamente estudei uns 2 meses antes de ir, devo ter assistido a uns 80 vídeo aulas no youtube, pratiquei sozinho, traduzia algumas coisas pra ir treinando, falava em voz alta sozinho, assistia filme sem legenda.. enfim deu tudo muito certo, voltei falando um inglês bem menos ruim, fluente em mímicas e desenhos em papel e com várias histórias engraçadas :P

 

Por fim, fiz um vídeo com um resumão da viagem:

 

 

Realizei um sonho de vida nessa viagem. Eu não tenho dúvidas que foi a melhor coisa que fiz... e o melhor investimento!

 

Enfim, espero que sintam-se motivados.

 

A gente não pode somente existir, temos que viver.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, quanto você gastou no total. To planejando uma trip desse estilo p/ 2014 e pretendo juntar de 20 a 25 mil reais p/ passar aproximadamente 45 dias, será que dá? Como foi se virar no inglês no Egito, Tailândia e China?

 

Parabéns pela coragem e pelas fotos, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, parabéns!!! Para quem viajou 50 dias o relato da a impressão de ser curto, mas lendo todo e vendo o vídeo (que por sinal ficou excelente), o resumo ficou muito completo.

É muito inspirador ver relatos como o seu. Sempre curto muito relatos aqui no site e a cada um que leio percebo que temos muitos medos bobos que acaba nos impedindo de realizar alguns sonhos e esses relatos acabam nos mostrando que o bicho não eh tao feio assim mundo a fora.

 

Imagino que vc ainda sonha em conhecer outros lugares e espero que realize todos.

 

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fico muito feliz em incentivar vocês.. valeu mesmo!!

 

Mais feedback sobre alguns questionamentos de voces:

 

Custo total da viagem:

Gastei no total 19 mil reais. Incluindo tudo, passagem, vistos, etc..

 

Camera fotográfica:

Recomendo fortemente uma GoPro pra uma viagem dessa, as imagens e vídeos ficam fantásticos. Mas usei ela só pra fotos específicas... caso contrário as fotos todas ficariam com o efeito da lente olho de peixe né.. A camera que usei mesmo, de dia a dia, foi uma Panasonic Lumix ZS-20. Antes de viajar fiz um estudo de qual camera levar e a melhor foi essa. É uma camera excelente, fiz algumas fotos que recebi até elogios de fotógrafo hahahah. Motivos da escolha: Lente muito boa (Leica), Zoom ótico 20x, pequena/portátil, filma em full hd, bateria boa, estabilizador ótico, etc. A camera custou 240 usd em Miami. Pra fazer o vídeo, usei o iMovie (pra mac).. bem fácil de usar.

 

Como foi se virar no inglês no Egito, Tailândia e China?

Tailândia e Egito: fácil, são lugares muito turísticos, quase todo mundo entende o básico de inglês.. Não estou exagerando é fácil demais.

China: médio/hard, em pontos turísticos, hoteis, feiras famosas é bem tranquilo o inglês.. Mas pegar um taxi não é tão simples, eles não entendem bem.. daí vai na mímica e rabiscando papel. Pegar ônibus na rua então, esse era drama. Mas foi muito engraçado... eu me divertia demais!! Peguei um busão pra ir pro zoológico ver o urso panda, tive que sair mostrando a foto do panda pelo celular para os passageiros me indicarem onde eu tinha que descer.. fácill!! Lembrando, eu nunca fiz um curso de inglês! Se isso for o seu medo, pode ficar tranquilo. As pessoas desses lugares também falam só o básico e tudo errado!! Obviamente você não vai conseguir conversar sobre geopolítica contemporânea, mas sobre comer,ir e vir.. tranquilasso!!

 

Sobre o tempo de viagem

Muita, mas muita gente acha que é pouco tempo. Não é!!! Se você tiver 40, 45 dias.. vá!! Não vai deixar de ir pensando que "é muito pouco tempo... vou esperar a próxima". NÃO VAI TER A PRÓXIMA!!! O tempo vai passando e a gente vai tendo mais compromissos... não deixe de aproveitar qualquer brecha que tiver!!

 

 

Quem quiser trocar uma ideia e ver as fotos.. tou lá no facebook:

http://www.facebook.com/emersonmoretto

 

 

valeu pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...