Ir para conteúdo

30 dias entre Morrocos e Espanha - Junho de 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal tudo bem? Como sempre utilizo o Mochileiros.com para colher informações e dicas para minhas viagens, nada mais justo que fazer um relato aqui da minha viagem para compartilhar e ajudar outras pessoas.

Este ano decidimos (eu e minha esposa) fazer uma viagem de 30 dias entre Marrocos e Espanha.

Inicialmente teríamos 16 dias em Marrocos e os demais na Espanha (mas isto mudou e contarei no decorrer do relato).

Vou dividir o relato em 2 partes sendo a 1ª a organização e preparativos e a 2ª o relato da viagem

 

1ª Parte - A ideia

 

Marrocos:

- Marrakesh

- Essaouira

- Agadir

- Taroudant

- Taliouine

- Tinghir

- Merzouga

- Midelt

- Ifrane

- Fez

- Tanger

 

Espanha:

- Tarifa/ Algeciras

- Murcia

- Cartagena

- Valencia

- Barcelona

- Toledo

- Madri

 

2ª Parte - Meios de locomoção

 

Após decidirmos o roteiro começamos a ver as coisas (hotel, aéreo, carro, etc) para a viagem. Isto porque gostamos de pagar tudo antes do último dia (o embarque), assim quando voltamos as únicas lembranças que teremos serão da viagem e não as contas que temos que pagar rsrsrsr.

Iniciamos as pesquisas para o Aéreo e logo nos deparamos com a diferenças de valores para compra do trecho São Paulo - Marrakesh.

Todos os voos teriam escalas em algum lugar (Espanha, Inglaterra, França, Portugal) pois não tem companhia aérea que faz Brasil direto para Marrocos.

Observando isto percebemos que seria mais barato a compra de uma passagem Brasil – Espanha e lá comprarmos uma passagem Espanha – Marrocos do que comprar uma passagem Brasil – Marrocos direto.

E foi isto que fizemos!!! Compramos uma passagem na AIR China que nos levaria de São Paulo para Madri e de lá iriamos de Ibéria para Marrocos.

Via internet fizemos as reservas e a 1º etapa para a viagem foi concluída rsrsrsr

PS: Passagem AIR China dividimos e 5 vezes e passagem Ibéria foi paga avista

Ai veio a parte mais difícil da viagem que foi encontrar informações de Marrocos!

Não é tão fácil encontrar informações de Marrocos na internet, isto porque não iriamos fazer apenas as cidades turísticas como Marrakesh, Fez e Casablanca.

Aqui no Mochileiros encontramos algumas coisas mas bem diferente das encontradas nas outras viagens que fizemos para a Europa, Austrália, Nova Zelândia, etc rsrsrsrs

Minha sorte que a dona da pensão aqui é muito organizada!!!!

Ela ficou vários finais de semana no computador procurando informações e preparou um roteiro nota 10.

Com isto percebemos a dificuldade de locomoção com os transportes e decidimos fazer a parte de Marrocos de carro.

Pesquisamos as empresas que alugavam carros onde poderíamos pegar em Marrakesh e devolver em Tanger (cidade onde tem o ferry para ir para a Espanha).

Pesquisas e mais pesquisas e após muitos emaisl trocados decidimos fechar com a Sixt Rent a Car a mesma empresa que já havíamos contratado na nossa viagem por 8 países da Europa no ano de 2013.

2º etapa concluída fui atrás de um mapa de Marrocos para o GPS, como utilizo o Sygic no meu tablet Samsung (utilizei para a viagem de 2013 onde não é necessário estar conectado à internet para usar o GPS) resolvi comprar o mapa de Marrocos para a viagem.

 

3ª Parte - Hospedagem

 

Agora faltava fechar as hospedagens nas cidades de chegada Madri, Marrakesh (cidade que iriamos chegar na primeira para da viagem Brasil – Espanha e Marrakesh)

Utilizamos o Booking e Tripadvisor para as pesquisas e com isto resolvemos a etapa 3º

 

4ª Parte - Compra de dinheiro

 

Agora viria a parte mais cara da viagem rsrsrs, a compra de Euro para levar!

Inicialmente ficou a dúvida de comprar apenas papel moeda ou também carregar o cartão pré-pago devido ao IOF.

Como iriamos passar um período longo e com muitos deslocamentos não queria ficar com um volume grande de dinheiro na mão, então achamos melhor comprar uma quantidade em papel moeda e outra carregar o cartão pré-pago que mesmo pagando IOF acho melhor que o cartão de credito.

Com isto começamos a comprar os valores em lotes de 500 para ter na média uma cotação melhor do que a compra de uma única vez!

Como o câmbio tem uma flutuação e comprando em quantidades menores poderíamos ter uma média melhor.

A ideia foi comprar 3000 Euros para a viagem toda (Marrocos e Espanha) e com a compra dividida tivemos uma média de R$3,28 por Euro comprado.

Pronto a 4º e última etapa estava finalizada, agora era esperar o dia da viagem e desfrutar das nossas férias.......

 

Vou dividir o relato por cidades assim fica mais fácil e o post não fica muito longo... Assim no decorrer do tempo vou acrescentando novas informações para a quem tiver afim de ler rsrrsr

 

Vamos ao relato

 

Dia 01/06/2014

 

DSCN2041.JPG.4479fe4564b9b7c31265cc8e67a77bd6.JPG

 

Saímos de São Paulo rumo a Madri Espanha, nosso voo saiu do terminal 3 de Guarulhos este terminal é o novo terminal feito para a Copa do Mundo de futebol e para minha surpresa não é que o terminal ficou muito bom!!

 

DSCN2042.JPG.c69764d4f2f54f50105b9e3876f15edc.JPG

 

Apenas uma coisa que fiquei surpreso, no local onde você espera o voo tem fileiras duplas de bancos, até ai tudo bem mas os cabeçudos colocaram apenas um ponto de tomada no chão por pares de fileiras de banco.

O que quero dizer com isto rsrsrs as fileiras de bancos são ligadas nesta tomada no chão porem se liga uma das fileiras de cadeiras do par a outra fica desligada por não ter como colocar na tomada kkkkkkkkk os caras fizeram um terminal novinho e não pensaram nisto kkkkkk vão ter que colocar um benjamim kkkkkk

Mas vamos no que interessa que é a viagem...

 

Nosso voo saiu as 18:30 horário de Brasília rumo a Madri, lá chegamos no dia 02/06/2014 e nosso voo para Marrakesh só sairia no dia 03/06/2014.

Com isto nos hospedamos em um Hostel bem próximo ao aeroporto (Hostel Emilio: Calle Canal de Suez 24, Casco Historico de Barajas).

 

Chegamos no Hostel dormimos 2 horinhas isto porque no voo eu não dormi sequer 1 minuto!!! Para vocês terem uma ideia consegui assistir 5 filmes kkkkk.

Acordamos pegamos o metro (compramos uma passagem de 10 unidades onde no mesmo bilhete poderíamos usar eu e minha esposa o que valia mais a pena, a única coisa é que para voltar ao aeroporto tivemos que comprar um passe extra) e fomos em direção à Praça do Sol.

Lá chegamos e começamos a andar e procurar pontos turísticos para conhecer... Logo no primeiro dia já conhecemos Praça do Sol, Praça Maior, Mercado de San Miguel, Praça de Espanha, Palácio Real.

Esta época do ano começa e escurecer as 22 horas então tivemos um bom tempo para andar um pouco por Madri antes de irmos para Marrakesh.

Retornamos para o Hostel para dormir pois no outro dia Marrocos nos esperava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acordamos cedo pegamos nossa bagagem e fomos para o aeroporto, lá trocamos um pouco de Euro (me arrependi muito pois o preço depois descobri que não valia a pena) em Dihan moeda marroquina.

O voo é de aproximadamente 1:20hrs e Marrocos é 1 hora a menos do que a Espanha.

 

DSCN2082.JPG.fe5c457a7cf9bfcb871ea82934b2f07f.JPG

 

As informações que tínhamos de um ónibus para o centro da cidade eram muito confusas e após alguns minutos procurando o tal ponto de ónibus resolvemos ir de taxi.

Negociamos o preço com um cara e ele chamou um taxi para a gente, até ai tudo bem mas ao iniciar a viagem o motorista veio com uma tabelinha falando do valor que era superior ao combinado, imediatamente discordamos com o motorista e informamos que o acordado era 70 Dh e não os 90 Dh que ele queria nos cobrar, ficou um clima meio estranho mas o motorista aceitou o valor.

Chegando na cidade o motorista parou em uma rua e falou que não poderia nos levar mais que aquilo pois não chegava de carro onde era nosso Hostel (depois descobrimos que era a maior mentira da face da terra rsrsr ele não levou de sacanagem).

Descemos pegamos nossas coisas e começou a saga para achar a tal rua onde era o Hostel.

Um cara na rua veio nos ajudar e pegou o papel com o endereço e começou a andar e nos chamar! Pensei comigo mesmo o povo gentil com os turistas estes Marroquinos!!! Rsrsrs

O cara começou a entrar em umas ruas estreitas e estranha e nós atrás, em um determinado momento eu e minha esposa começamos a ficar com um certo receio e tentamos nos esconder do cara para depois procurar o endereço sozinhos mas não deu certo.

Percebemos que o cara estava perdido como a gente pois toda hora ele perguntava para alguém na rua alguma coisa rsrsrs após uns 15 min caminhando achamos nosso Hostel e para nossa surpresa ficava praticamente na mesma rua onde o taxi havia nos deixado kkkk apenas uns 200 metros para a diagonal kkkkk.

O cara entrou com a gente no Hostel e pediu uma gorjeta, dei uma moeda de 2 Euros e o cara achou pouco e falou que poderíamos dar mais, só que 2 euros são nada mais nada menos que 20 Dh então não achei que era pouco ainda mais depois da volta que ele nos fez dar rsrsrs

Ficou um clima pesado ele falando em Árabe com o cara da recepção e pedindo mais e nós não entendendo nada e pensando nossa o cara sabe onde estamos e agora!!!!

Fui ríspido com ele ai ele começou a tentar convencer minha esposa a dar mais dinheiro rsrsr até parece rsrsrs até um momento que fiquei um pouco nervoso e falei ou é isto ou é nada o que você quer?

O cara pegou os 2 euros nos saudou em Árabe e foi embora... Neste momento não estávamos nem um pouco confortáveis pois estávamos receosos por saber que ele sabia onde estávamos e poderia fazer algo contra nós (coisa de Brasileiro que sabe o que pode acontecer com a gente em nosso país).

O cara da recepção nos mostrou nosso quarto e depois de lavar o rosto e deixar nossas coisas resolvemos sair um pouco para relaxar.

Afinal não foi a melhor maneira de chegar em um lugar.

O que nos relaxou foi lembrar que estávamos em um país mulçumano e saber que as leis são muito pesadas com relação a estas coisas e com isto não haveria problemas com a nossa segurança. (Cada dia mais percebemos isto sobre a segurança).

Nosso Riad ou Hostel (Riad Janat Salam End: 53, Avenue Houmane Fetouaki Arset Lamaach Medina) ficava muito bem localizado, ficava muito próximo a praça principal a Medina ficava praticamente atrás foi muito bom.

 

DSCN2087.JPG.01083c40ad7ee60fd2f8aae5e6899ce7.JPG

 

Entramos na Medina e logo nos surpreendemos com as ruas estreitas e movimentadas, parece coisa de loco porque tem moto passando, pessoas, burricos e tudo mais.

Para o primeiro dia as coisas pareciam uma loucura... rsrssr

Logo começamos a relaxa e entender as coisas o que foi muito bom pois ainda tínhamos mais 2 dias antes de pegar o carro e começar a viagem por Marrocos.

Andamos muito pela Medina neste primeiro dia e vimos de tudo.

Antes de irmos para Marrocos lemos e ouvimos muitas pessoas falando que lá é muito sujo mas não vimos isto, pelo contrário, todo o momento você vê pessoas varrendo na frente de suas lojas, jogando um pouco de água para diminuir a poeira. A impressão de sujeira e a grande quantidade de poeira que tem pois o lugar é muito seco, não é um lugar que você encontra resto de comida jogado no chão entre outras coisas.

Uma coisa que é complicado é comer em qualquer local, isto porque o manuseio dos alimentos não é feito com grandes cuidados, outra coisa que tivemos que nos atentar foi com a água para beber.

Levamos um frasco de Hidrosteril para pingar na agua e também compramos o LifeStraw que é um “canudo” filtro.

No segundo dia pegamos o ônibus turístico para conhecermos a cidade e depois voltar nos locais onde queríamos conhecer melhor.

Foi muito bom pois este ônibus vai passando pelos pontos turísticos e você pode sair e voltar para o ônibus quantas vezes você quiser.

Com isto visitamos o palácio Bahia, Jardim Majorelle, palácio Badia, Museu de Marrakesh, Mederssa e mais um pouco das ruelas da Medina

 

DSCN2094.JPG.195becc944867d84a6383b9097a42aa7.JPG

DSCN2257.JPG.b684ba55d76ea3b095a6911ff5c479f8.JPG

DSCN2197.JPG.4e526bd26a8edc81c82b79cdb0fe1a79.JPG

 

Os 3 dias que ficamos em Marrakesh foi o suficiente e dá para conhecer muitas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Antes de continuar o Post espero que as pessoas que estão lendo estejam gostando pois vi que muitos estão lendo mas não houve nenhum comentário.

Gostariam de mais detalhes nos posts ou o que estou colocando está bom? Posso também mandar mais detalhes para quem quiser por MP. Fiquem a vontade para perguntar ou comentar os posts.

Vamos continuar a viagem:

 

De Marrakesh fomos com destino a Essaouira que fica no litoral.

O transito de Marrakesh é uma coisa de loco e com isto achei que as estradas também seriam, mas para a minha surpresa a estrada era bem tranquila e com isto fiquei um pouco confiante demais e após 30 min de estrada fui surpreendido por um guarda e adivinhem!!!! Fui presenteado com uma multa de excesso de velocidade. ::grr::::grr::::grr::

Fui pego no radar a 70 km/h em um ponto que era 60 km/h... lá se foram 300 Dh que tiveram que ser pagos na hora... Fiquei muito fulo da vida, mas aprendi e depois disto fiquei muito mais muito esperto com os limites de velocidade.

A estrada é maravilhosa, com vistas lindíssimas, contrastes que não estamos acostumados porque de um lado é desértica a vista e de outro o oceano com vegetação rasteira e pelo menos um pouco de verde.

 

DSCN2347.JPG.dc3b041b0b0ef26387998448886983bf.JPG

 

Chegando em Essaouira o GPS nos levou para a Medina onde encontrava os endereços dos Riads (Hostel) que procurávamos.

Como sabíamos que não pode entrar de carro dentro da Medina estacionamos o carro o mais próximo possível da entrada (lá também tem guardadores de carros e não tem como fugir deles) e entramos andando sem malas para procurar um local para ficar.

A dica aqui fica em procurar diversos locais, pois os preços variam muito. Ficamos no Riad Etoile d’Essaouira Maison que servia um delicioso café da manha.

Essaouira é uma cidade pequena e com isto a Medina é muito menor que a de Marrakesh porem foi a cidade de Marrocos que mais gostamos.

A cidade tem um porto bem movimentado onde se pode ver os pescadores negociando o resultado de um dia de pesca.

 

DSCN2359.JPG.844ddfa9c45f583b6cff75eea9804ca3.JPG

 

A cidade tem vários restaurantes aconchegantes e com preços atrativos.

Os muros da Medina proporciona um local ideal para ver o por do sol que é maravilhoso, o muro com seus canhões alinhados lado a lado em direção ao horizonte.

 

DSCN2378.JPG.8f317fd681ab08b46547cd44c873e3b2.JPG

DSCN2356.JPG.499619e542e7d75664053a13658b2e93.JPG

DSCN2446.JPG.8874d98cdda823cd42afb16ebbe319f1.JPG

 

Diferente de Marrakesh em Essaouira você consegue circular pelas ruas da Medina sem ficarem te enchendo o saco para comprar algo ou pedindo dinheiro e por isto que as cidades pequenas foram as cidades que mais gostamos na viagem.

2 dias e 1 noite de verão (anoitecendo as 22 hrs) é bem tranquilo para conhecer a cidade possibilitando tomar banho de mar e desfrutar a bela cidade.

 

Com isto no dia seguinte acordamos sem pressa, tomamos nosso café da manha passeamos mais um pouco pelas ruas e pegamos estrada sentido Agadir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como já falado as estradas são lindas e não foi diferente para Agadir porem nossos planos mudaram, pois descobrimos que a alguns anos atrás Agadir sofreu um grande terremoto destruindo bastante a cidade e na sua reconstrução os prédios foram modernizados então acabou diminuindo muito nosso interesse pela cidade.

Ficamos algumas horas na praia e continuamos nossa viagem, a cidade de Agadir hoje tem diversos hotéis 5 estrelas então virou o paraíso dos Europeus.

 

DSCN2519.JPG.6e62827c6318ad8336caf9f852ffa794.JPG

 

Estrada novamente rumo a Taroudant que é uma cidade bem pequena com uma Medina pequena mas bem interessante. Passamos apenas uma trade e uma noite na cidade e ficamos no Dar Fatima Maison, o lugar era bem gostoso e o senhor que nos atendeu só falava francês o que foi um pouco difícil mas ele era tão simpático e fez de tudo para o problema com o idioma fosse resolvido. Foi possível até negociar o preço da hospedagem rsrsrsrs.

Acordamos e demos uma volta pela cidade, mas muitas coisas estavam fechadas então decidimos continuar nossa viagem agora com destino a Ouarzazate.

Em Ouarzazate existem diversos estúdios de cinema ao ar livre, muito legal de se conhecer também tem a cidade antiga com seus muros e construções magnificas.

Mais uma cidade pequena que ficamos apenas um dia.

 

DSCN2603.JPG.2bda0b6cc9cf1034e9c0400956a97b9c.JPG

DSCN2618.JPG.f7348b1e7337f1ca3329b820fe127615.JPG

 

 

Saímos de Ouarzazate com destino a Tinghir para conhecer o Gorges du Todra que é um vale onde passa um rio no meio, o lugar é inacreditável. Com a mudança da altura do sol a cor do lugar vai mudando e deixando a paisagem com várias tonalidades diferentes.

Hospedagem não é problema neste local, isto porque existem pousadas e hotelzinhos um atrás do outro.

 

DSCN2682.JPG.be587bd5655ddc3b83c7c5e240463aeb.JPG

DSCN2710.JPG.7dd1a70aef4ccc7e397eb7954a292e5f.JPG

 

A paisagem muda muito neste local devido a água, ela trás o verde das hortas e plantações num local que é desértico, nem dá para acreditar, o povo construiu diversos aquedutos para transporta a água de um local a outro possibilitando o plantio de hortas.

Na estrada novamente agora com destino a Merzouga ponto mais esperado da viagem pelo menos para mim, isto porque Merzouga fica no meio do deserto nas dunas do Saara onde iriamos passar uma noite no acampamento Beduíno.

A viagem foi tranquila até 40 Km antes de chegar isto porque pela primeira vez na vida pegamos uma tempestade de areia!!!! Isto mesmo uma tempestade que não dava para enxergar a ponta do carro, estilo as serrações que estamos acostumados a pegar nas estradas do Brasil.

Para ajudar o GPS ficou doidão e não mostrava mais nada... foi alguns minutos de muita tensão já que não conseguíamos encontrar o hotel que procurávamos (Alberge Du Sud).

Depois de muita insistência achamos o hotel e na empolgação e CABEÇÃO aqui entrou pelo lugar errado e atolou o carro rsrsrsr minha sorte que havia umas pessoas que me ajudaram a desatolar o carro.

Quando entramos no hotel estávamos com cara de assustado e sem saber se teríamos um quarto para dormi já que não havíamos feito reserva.

Mas após muito sufoco a sorte estava do nosso lado e conseguimos um quarto.

Como a tempestade de areia ainda estava forte, decidimos deixar para ir para o acampamento no outro dia, mesmo ouvindo que no final da tarde a tempestade poderia parar (o que aconteceu).

Ficamos no hotel e marcamos para o outro dia ir para o acampamento... Passamos o dia na piscina (isto mesmo piscina no meio do deserto) e mais uma vez a sorte estava do nosso lado, isto porque devido a grande procura para o acampamento básico tivemos um up para o acampamento de luxo sem nenhum custo adicional.

O acampamento de luxo e coisa de loco e o melhor só estavam eu, minha esposa e mais dois casais, um casal de argentinos e um casal de canadenses.

A noite era de lua cheia e a luz da lua iluminava as duas em volta do acampamento.

Foi uma experiência que é difícil de descrever, no dia seguinte acordamos a 5:30 da manha para ver o sol nascer... também foi uma experiência indescritível.

Voltamos para o hotel onde pudemos tomar um banho e voltar para a estrada.

 

DSCN2731.JPG.3daa18422f59c5476818ef1acd9fbf0f.JPG

DSCN2788.JPG.2372d2243d7e2f34ca6c596d834ff41e.JPG

DSCN2888.JPG.57372131602fda9b478c15942df3c752.JPG

DSCN2907.JPG.1b1641579d856f19a74b7856c2547166.JPG

DSCN2903.JPG.3f29e3fb150b627aeba47ad030b3bea7.JPG

DSCN2910.JPG.0742f1d19d3a3ad27edf3dded0fc2532.JPG

DSCN2957.JPG.bb485ecbef782db216d8a3ef87bb041f.JPG

 

Agora com destino a Midelt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom, estou gostando.

Se possível coloque algumas dicas de comidas, ou experiências, também de coisas básicas como abastecimento do carro, estabelecimentos, etc.

 

Na espera da continuação.

 

Fala Willy valeu, iria fazer isto no final de cada pais colocando um resumo mas pode deixar que vou começar a acrescentar isto nos próximos posts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala galera que está lendo o post, como solicitado pelo nosso amigo Willy Bus vou começar a por mais detalhes de comidas e outras coisas mas antes de iniciar os posts da Espanha vou fazer um post resumos com detalhes de comida, abastecimentos e outros detalhes isto porque são muitas coisinha e no meio do post isto vai se perder...

 

VOLTANDO A HISTORINHA ::lol4::::lol4::

 

Saímos de Merzouga com destino a Midelt, mas pelo caminho mais uma vez passamos por varias cidadezinhas pequenas que muitas vezes só tinha a rua (estrada) principal e 2 dúzias de casas e mais nada.

Uma coisa que vimos na estrada e demoramos a acreditar eram os pés de cabras isto mesmo ::lol4::::lol4::::lol4:: já havia recebido por e-mail foto de uma arvore cheia de cabras em cima parecendo um pé de cabra...

 

598db87545e22_PDECABRAPEGONAINTERNET.jpg.fd4b3df55628644e4410880d8331374e.jpg

 

ache que era montagem e na primeira vez que vi na estrada continuei não acreditando pois como havia um marroquino em baixo pegando dinheiro dos turistas que batia fotos achei que as cabrinhas ou tinham sido colocadas lá ou estavam empalhadas ::lol4::::lol4:: .

 

DSCN2497.JPG.3c344e2142e6da17f8589077a18cb024.JPG

 

Só que no decorrer do caminho comecei a ver outros “pés de cabras” mas agora sem ninguém por perto... não é que as cabras aprenderam a subir nas arvores para se alimentas!!! Como no chão é pura areia a única coisa verde são as copas das arvores e as cabras que não são bestas subiam para se alimentar.

Chegando em Midelt tivemos uma grande decepção em descobrir que as coisas que queríamos ver não era na cidade e sim nos seus arredores (30, 40 ate 70 km de distancia) com isto decidimos apenas dormir na cidade e continuar caminho no outro dia. Ficamos no Villa Midelt que era um Riad muito gostoso com um café da manha sensacional.

Deixamos nossas coisas e fomos procurar um local para comer... Como era umas 17 hrs só achamos um restaurante aberto e para lá mesmo para comer.

No restaurante só tinha um espetinho de frango chamado brochettes, como a fome era grande resolvemos comer o que tinha ::lol4::::lol4:: .

 

DSCN3007.JPG.901231adc12d3344ec479bff81596dc2.JPG

 

Não nos decepcionamos porque estava uma delicia, além dos espetinhos vinha legumes e um repolho refogado, mas de entrada veio a boa e deliciosa salada marroquina que nada mais é que tomate, pepino, cebola tudo picadinho.

Voltamos para o riad e aproveitamos para descansar já que acordaríamos cedo para continuar viagem.

Tomamos um dos melhores cafés da manhã até então e pé na estrada sentido Azrou – Ifrane

 

DSCN3010.JPG.32cc747b1bf188112330e1b915a51ab4.JPG

 

Aqui havia um parque nacional cheio de macacos... ::dãã2::ãã2::'> verdade os turistas ficam dando comida para eles e ai já viu né, além de ficar cheio eles perderam o medo e acabam até roubando as coisas dos turistas...

 

DSCN3018.JPG.5af821976df490627d02b75f1912ac68.JPG

 

Ifrane é conhecida como a pequena Suiça do Marrocos pelas suas casinhas com a arquitetura parecida com as da Suíça...

 

DSCN3024.JPG.b3e7b57d9aea078e69259450e907212c.JPG

 

Como novamente não encontramos o que procurávamos seguimos direto para Fez

No caminho paramos em Dayataoua que era um lindo lago que recebe milhares de pássaros aquáticos para a reprodução.

 

DSCN3037.JPG.f918d2fad304e03316e722cec2943565.JPG

 

Um pouco mais de estrada e chegamos em Fez mas ai eu continuo a contar depois ::lol4::::lol4::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depois de algum tempo de estrada chegamos em Fez, como não tínhamos reserva e ouvimos dizer que no final de semana haveria um festival super conhecido ficamos um pouco apreensivos.

Estacionamos o carro do lado de fora da Medina e comecei a negociar o preço com o cara do estacionamento. Como ele não falava inglês e eu não falo nem árabe nem francês a negociação foi toda feita no vidro sujo do carro ::lol4::::lol4::::lol4:: ele eu colocava um numero e ele apagava e colocava outro, e assim foi ate chegarmos ao valor de 70 Dh por 3 dias ::otemo::::otemo:: .

De lá fomos em busca de um hotel para ficar, para nossa surpresa não foi difícil encontrar mesmo com o festival. Apenas um lugar que entramos não havia mais lugar... O que tivemos cuidado em escolher era o quarto com ar condicionado. Tivemos uma experiência de escolher uma das vezes um quarto sem ar e eu falo para vocês é quase impossível de dormir devido ao calor. Os dias estavam fazendo aproximadamente 38 a 39C e não estava fácil...

Quarto locado deixamos nossas coisas e saímos para bater perna já que estávamos craques em localização dentro das Medinas das cidades que passamos.

Foi ai que veio mais uma surpresa, Fez a Medina é gigantesca e ainda para ajudar chegamos em uma sexta e estava tudo fechado. Como era um dia religioso para eles a Medina estava vazia e sem vida (em termos ::lol4::::lol4:: ).

 

DSCN3052.JPG.3f221a06a0f4951757d118e5f5e5b37e.JPG

 

Mesmo assim resolvemos passear um pouco, o que foi uma besteira, andamos , andamos e nos perdemos por diversas vezes r ::lol4:: mesmo usando uma bussola! (2 casais de Portugueses que conhecemos nos deu a dica de usar uma bussola pequena para nos orientar pelas ruas da Medina).

Voltamos para o Riad e resolvemos sair da Medina e conhecer outros pontos pois no outro dia iriamos atrás de um guia.

Conhecemos um parque muito bonito e depois comemos alguma coisa e fomos dormir.

 

DSCN3098.JPG.6740404bd71428237b3f6f17a73293ec.JPG

 

No outro dia encontramos com nosso guia e ai sim vimos que para conhecer as boas coisas dentro da Medina seria impossível sozinhos.

Ele nos levou em uma fábrica de cerâmica, o famoso curtume e outros pontos que sozinhos não chegaríamos de maneira alguma.

O valor do guia (meio período) não é caro e nos cobrou 250 Dh.

 

DSCN3105.JPG.9d99115c31175eedda1254c4a72f8a6a.JPG

DSCN3110.JPG.b1f21bc620ac5a9b5abe91ace0b67289.JPG

DSCN3121.JPG.bc2cde08e801fd7dc03326157dd76363.JPG

DSCN3126.JPG.587f8cddf8281696f85a82fd4a4298fc.JPG

DSCN3163.JPG.9f5ccb8df9a52c5baf075d567cf702a8.JPG

 

Visitamos diversas oficinas artesãs com coisas lindíssimas valeu muito a pena.

De Fez pegamos estrada novamente com destino a Tanger local onde pegaríamos o Ferry com destino a Espanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...