Ir para conteúdo

África do Sul de 15/11 a 08/12/2013 - Help!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Em 15/11/2013, embarco para uma viagem rumo à África do Sul pela primeira vez (no país e no continente).

 

Inicialmente, meus planos são os que seguem e o objetivo desse post é, além de convidar quem quiser participar dessa trip cmg a se juntar a mim, pedir algumas dicas:

 

15/11/2013: GRU - JNB - chegada à tarde em Joanesburgo, onde ficarei até o dia seguinte;

16/11/2013: JNB - DUR - chegada em Durban à tarde - o plano inicial é ficar 4 dias inteiros sem contar o dia da chegada;

20/11/2013 fim de tarde OU 21/11/2013 de manhã (voo ainda não comprado): DUR - PLZ - chegada em Port Elizabeth para iniciar a rota de Baz Bus pela Garden Route até Cape Town;

21/11/2013 (ainda que eu chegue em Port Elizabeth no dia 20/11): início do trajeto pela Garden Route - a ideia é ficar de 4 ou 5 dias andando por essa rota, com paradas em pontos de maior interesse;

25/11/2013: prevista chegada na Cidade do Cabo - o plano é ficar 5 dias inteiros por aqui, sem contar os dias em que estarei em trânsito;

01/12/2013 (voo ainda não comprado): CPT - JNB - chegada em Joanesburgo e, se possível, viagem ao Kruger Park;

01 a 04/12/2013: estada no Kruger Park fazendo sáfaris, games etc.;

04/12/2013: retorno a Joanesburgo - ficaria em Joanesburgo por 3 dias inteiros mais 3 dias em que há períodos de trânsito, os quais somados conto como 1 dia - total: 4 dias em Joanesburgo;

08/12/2013: JNB - GRU - voo de retorno ao Brasil parte no fim da tarde. :cry:

 

Esse roteiro é um plano inicial, até porque ainda não comprei os voos internos e estou aberta a sugestões.

 

Alguém tem dicas/sugestões para me dar? Agradeço quaisquer dicas de lugares para se hospedar, melhores rotas, restaurantes, atrações, empresas de turismo para contratar excursões, passeios etc.

 

Quem já foi pra lá, acha que o meu roteiro está bom ou devo mudar algo no itinerário e/ou na quantidade de dias?

 

Tem alguma atração perto de Joanesburgo pra eu conhecer, considerando o início do meu roteiro? (a passagem pra Durban já está emitida)

 

Vale a pena ficar um tempinho em Port Elizabeth?

 

Onde parar na Garden Route, onde ficar?

 

Qual é a melhor forma de ir pro Kruger Park e de se hospedar lá, estando sozinha? Tem algum ônibus/excursão/outro tipo de transporte que leve o pessoal pra lá? Se não houver outra alternativa que não a de alugar carro, vale a CNH brasileira lá? Há algum albergue lá dentro?

 

Qual atividade é a mais legal de fazer no Kruger Park?

 

Em que cidade estão as melhores festas/baladas/praias?

 

Enfim, qualquer dica, opinião, palpite e cia. é muito bem-vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Faz tempo que você postou, então deve ter várias respostas, mas aí vão algumas dicas

 

- Seus prazos e datas estão OK. Eu só aumentaria um dia ou dois em CPT, pois a cidade é fantástica!

- Como o Brasil, as cidades são distantes umas das outras, e os aeroportos estão longe das cidades (principalmente JNB)

- Não fiz a Garden Route, então não sei opinar

- Para o Safari, o esquema mais fácil (mas não em conta) são os Game Lodges (fiquei no nesse aqui http://www.safarinow.com/go/ShiduliPrivateGameLodge e achei ótimo). É um pouco mais caro, mas não tem preocupação alguma)

- JNB é bacana também, mas tenha cuidado por onde anda, como em qq cidade do Brasil. Pra visitar, na sua segunda passagem, não deixe de ir ao Museu do Apartheid. O Lions Park tb é uma boa alternativa, principalmente pra fazer uma graça e entrar na jaula com os leões.

- A melhor cidade é CPT, sem a menor dúvida. Mal comparando JNB é São Paulo, CPT é o Rio! Em um tem cultura e trabalho, no outro tem belas paisagens e diversão. Muitos turistas. A praia lã nem é tão bacana assim.

Em volta de CPT é uma região produtora de vinho. Vale a pena fazer um tour, as paisagens são maravilhosas!

 

Qq coisa me escreva

 

Bjo e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Faz tempo que você postou, então deve ter várias respostas, mas aí vão algumas dicas

 

- Seus prazos e datas estão OK. Eu só aumentaria um dia ou dois em CPT, pois a cidade é fantástica!

- Como o Brasil, as cidades são distantes umas das outras, e os aeroportos estão longe das cidades (principalmente JNB)

- Não fiz a Garden Route, então não sei opinar

- Para o Safari, o esquema mais fácil (mas não em conta) são os Game Lodges (fiquei no nesse aqui http://www.safarinow.com/go/ShiduliPrivateGameLodge e achei ótimo). É um pouco mais caro, mas não tem preocupação alguma)

- JNB é bacana também, mas tenha cuidado por onde anda, como em qq cidade do Brasil. Pra visitar, na sua segunda passagem, não deixe de ir ao Museu do Apartheid. O Lions Park tb é uma boa alternativa, principalmente pra fazer uma graça e entrar na jaula com os leões.

- A melhor cidade é CPT, sem a menor dúvida. Mal comparando JNB é São Paulo, CPT é o Rio! Em um tem cultura e trabalho, no outro tem belas paisagens e diversão. Muitos turistas. A praia lã nem é tão bacana assim.

Em volta de CPT é uma região produtora de vinho. Vale a pena fazer um tour, as paisagens são maravilhosas!

 

Qq coisa me escreva

 

Bjo e boa viagem!

 

Oi Rafael, tudo bem?

 

Vc é o primeiro que me dá várias dicas assim. Obrigada! ::otemo::

 

Vou te perguntar mais umas coisinhas por aqui para que as suas respostas também sirvam para outro viajante com as mesmas dúvidas que as minhas.

 

1º) Na minha primeira passagem por Johanesburgo, eu só terei algumas horas antes de ter que retornar ao aeroporto pra pegar o meu voo pra Durban. Como vc disse que a cidade é longe do aeroporto, tem alguma coisa lá em volta (perto do aeroporto ou não tão longe assim) que dá pra eu fazer nessas, vamos dizer, 5 horas livres (calculei um tempo livre já descontando o tempo de deslocamento, a antecedência antes do próximo voo - pra Durban, um tempo pra dormir e pra comer)?

 

2º) Vou dar uma olhada no site do safári, obrigada!

 

3º) Pra aumentar os dias em CPT, vc tiraria esse dia de onde?

 

Obrigada pela sua ajuda mais uma vez!

 

Abs.,

Vanessa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre JNB...

O Aeroporto é longe (segundo o Google, 30min de carro do centro de JNB, se não tiver trânsito algum).

Não sei como andam os ônibus por lá, mas quando fui em 2010 eram sofridos (muitas vans, etc). Eu não me arriscaria, ainda mais com risco de perder o vôo.

 

Sugiro três alternativas e você escolhe a que mais lhe agrada:

1- Do aeroporto sai um trem bala (www.gautrain.co.za) mas que não vai até o centro da cidade. Você pode usá-lo para chegar até Sandton, que é um dos bairros ricos da cidade (tipo Alphaville), que você pode andar mais tranquilamente qq hora. A Mandela Square fica ao lado de um Shopping bem bacana, onde você pode comer, circular nas lojas, começar a sentir o clima de áfrica do sul, principalmente a "África branca", ou seja, os ricos.

2- Outra ideia é pegar um táxi e ir ao Museu do Apartheid. Cinco horas é um bom tempo se você não é das mais aficionadas por museus. Eu adoro, e em quatro horas tinha visto apenas metade, mas como estavam fechando tive que sair na metade.

3- Você também pode pegar um táxi e ir ao Zoo. Mas se vai fazer um Safari, não sei se o zoo é o esquema.

 

Depois de escrever tudo percebi que que você passa uma noite em JNB. Onde vai dormir? que horário chega e que horário sai? só pra melhorar a indicação. Se vai ter mais disponibilidade no fim de tarde e a noite, eu recomendo mesmo Sandton.

 

 

 

De onde tirar para ficar mais em CPT

Bom, não fui a Durban, mas meus amigos que foram disseram na época que é uma cidade de praia, muitos surfistas, com praias que você encontra por aqui. O que vale a pena é o aquário, imperdível mesmo!

No seu roteiro você colocou 4 dias. Taí uma oportunidade de ganhar um dia.

 

JNB é como São Paulo. Muito trabalho, cultura, etc. Mas não acho que tenha tantas coisas bacanas para conhecer. Na sua segunda passagem você está ficando 3 dias inteiros. Aí existe uma outra oportunidade para reduzir um dia.

 

 

 

Por fim, estava olhando seu cronograma. Vi uma outra oportunidade de ganhar tempo: se fechar o Safari mesmo, você pode ir de CPT direto para uma cidade próximo ao Kruger: Hoedspurit ou Nelspuit, dependendo de onde você for ficar.

 

A África do Sul é muito bonita, e está na minha lista de "repeteco", principalmente por causa de CPT.

 

 

Espero ter ajudado. Fique a vontade para perguntar mais.

 

E vá aprendendo a música:

Fui na copa de 2010. Nas ruas tocava mais que a música da Shakira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada mesmo, Rafael!

 

A dica de Hoedspruit eu nem imaginava. Vou ver quanto sai um voo de CPT pra lá. Valeu! Agora, pra ir pro Kruger tanto deJNB como de Hoedspurit é que eu ainda não faço ideia. Você alugou carro pra fazer o trajeto dee parao Kruger?

 

Quanto à JNB, eu chego por volta das 15 h. do dia 15/11 (devo estar com a minha mala pronta pra sair do aeroporto umas 16 h.) e pego voo pra Durban no dia 16/11 por volta das 14 h. Por ser voo interno, teria que estar no aeroporto 1 h. antes, ou seja, às 13 h. Ou seja, terei de 20 a 21 horas entre um voo aí - umas 10 horas pra descansar (por causa do voo longo internacional) - umas 3 horas pros deslocamentos - umas 3 horas pra me arrumar, fazer check-in, comer, arrumar minhas coisas, tomar banho etc. chutando alto = de 4 a5 horas pra ver algo. Será que rola o Museu do Apartheid? Pelo Google Maps, a distância do aeroporto até lá é 33 km. Um táxi sozinha será que sai meio caro? Ou o trem deve resolver? Ou vi falar do bairro Soweto, mas lá só com excursão, né?

 

Abs.,

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para o Safari fechei tudo no pacote com o lodge que fiquei. Um motorista foi buscar (van) e levar (taxi), mas obviamente entubaram no preço. No lodge conheci uns brasileiros que contrataram um motorista para levá-los de JNB até lá, mas você, sozinha, não me arriscaria.

 

Sobre o Museu, vc já definiu onde vai dormir? poderia no dia 15 ficar em um hotel já mais perto do museu, e ir pra lá logo cedo. Assim sai do museu as 12h, e como é um sábado, deve chegar ao aeroporto as 13h sem muitos problemas. Se achar que foi pouco tempo, na sua segunda passagem vc vai pra lá.

Segundo esse site, do museu até o aeroporto sai 420 rans (+/- R$ 100). http://www.numbeo.com/taxi-fare/city_result.jsp?country=South+Africa&city=Johannesburg

O trem não chega até lá.

 

Só não sei se achará hotel por lá...

 

Soweto é um bairro/distrito de JNB, que fica perto do Museu do Apartheid (que tb é perto do estádio da final da copa). Em Sowete também tem um museu lá (não fui) sobre o Mandela (se não me engano era a casa dele), mas pra "passear no bairro" o esquema é excursão, tipo os gringos que vão conhecer as favelas no Rio. Dá até pra entrar na casa das pessoas.

 

Olhando o preço do táxi, achei isso aqui. http://www.cabsforwomen.co.za/ Pode se util

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Obrigada, rafael, pelas dicas.

 

Sobre o safari, andei lendo uns relatos de um pessoal que usou o carro para explorar o parque durante o dia e só contratou os safaris noturnos. O que achou dessa ideia? Tava vendo o mapa e vi que voo direto de Cape Town até perto do Kruger só mesmo até Nelspruit, que fica perto da entrada sul do parque. Pensei em pegar um voo de manhã de CPT até lá, alugar o carro no aeroporto e ir fazendo o safari diurno até algum camp, onde posso passar a noite e fazer um safari noturno e assim vou fazendo até a hora de ir embora do parque, através do portão que leva até Hoedspruit ou um outro aeroporto mais ao norte, pois ambos tem voos diretos até JNB. Assim não preciso dirigir de e para JNB e economizo tempo. Só espero que não saia caro essa "brincadeira" de voar em vez de ir por terra. Até pq, pelo que li, a estrada de JNB até o Kruger não tem nada de muito mais que valha a pena ser visto, né?

 

Quanto a JNB, achei muito trabalho toda essa volta pra ver o Museu, acho melhor vê-lo então na minha segunda passagem por lá. Mas pra não deixar de aproveitar esse tempo, será que dá pra fazer outra coisa que não envolva táxi, tipo ir até a Mandela Square ou outra atração de fácil acesso? O que vc acha?

 

Ah, resolvi tirar um dia de Durban, pq vi que tem muitas paradas na Garden Route.

 

Abs.,

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...