Ir para conteúdo

Canivetes CRKT


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre canivetes da marca CRKT - Columbia River Knife and Tool.

http://www.crkt.com/[/info]

CRKT ( Columbia river knives and tools ) Desert Cruiser

CT 22,5cm

CL 10,5cm

E 4mm

P 177g

A AUS8

C zytel

T linerlock + safetylock

598d9ea67f86b_SRKTDesertCruiser01.jpg.3c1fe38276bb4f338ec64baffa628689.jpg

598d9ea686447_SRKTDesertCruiser02.jpg.036b0ef3e92f68e01037ca989fbb1bdc.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

cabral,

 

estou de olho num canivete CRKT, de modelo muito parecido com esse seu:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160674754141&category=48818&_trksid=p5197.c0.m619

 

ou

 

http://www.ebay.com/itm/CRKT-Jim-Hammond-Desert-Tan-Zytel-Cruiser-Knife-Columbia-River-CR7914DI-LAWKS-/160674365227?_trksid=p5197.m185

 

basicamente a diferença é a lâmina serrilhada no início... eu o usaria em "every day carry" mesmo.

 

vale a pena? é um bom canivete?

 

pelo preço, eu encontraria algo melhor? gosto de canivetes grande e robustos mesmo...

 

abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Gouvea,

 

Tem andado sumido moço! :D

 

Olha, gosto muito da construção do Desert Cruiser, é bem robusto, porém no EDC acho pode ser um pouco desconfortável, não pelo peso mas pelo volume, já que ele é um pouco mais largo do que a média.

 

Isto se explica pelo fato de ter sido desenhado basicamente para as tropas no Iraque ( overseas ) e para ser carregado no MOLLE ou nos largos bolsos do uniforme de campanha.

 

A CRKT não é conhecida por ter o melhor tratamento térmico. O meu que é em aço AUS8, é cerca de 1 ponto HRC menos duro que meus Cold Steel também em AUS8.

 

Com este aço 8Cr14MoV acho que você ficaria muito, mas muito mais bem servido se pagasse o dobro ( cerca de 44 dólares ) por um Spyderco Resilience ou os mesmos 23 dólares ou um pouco mais por um Byrd Cara Cara 2 FFG.

 

Se a CRKT mantiver a mesma faixa de dureza de 57HRC para o aço 8Cr14MoV como é o meu AUS8, estes canivetes da Spyderco e Byrd tem dureza de 61HRC. Até alguém não afeito à cutelaria perceberia a diferença na retenção de fio com esta diferença de dureza.

 

Então, só recapitulando, não acho que o CRKT seja um canivete ruim, só acho que ele não seria um bom EDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pois é cabral, alguns dias no mato (testando a minha MORA - em breve no outro tópico), outros trabalhando dobrado... dá nisso, hehehe...

 

falei em EDC mais porque eu relamente pretendo deixá-lo no bolso, e sim, sei que ele é grande pacas - isso não é um problema, é um motivo... gosto de canivetões. nunca fiz um pica-fumo que tivesse menos de 3" de lâmina...

 

vou ver o que vou fazer, o resilence é um dos que estão nos meus planos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gouvea,

 

Como você conhece e entende de aço bem acima da média de nós, acho que no quesito "canivetão" os Cold Steel Spartan, Rajah2 e Spada são imbatíveis, porém seus preços são salgados quando comparados a outros canivetes com aços semelhantes. :(

 

Mas felizmente há uma solução chinesa, que custa entre 13 e 20 dólares e que eu só não comprei agora porque já tenho o Spartan; é o Enlan/Bee EL-01 http://www.ebay.com/itm/NEW-BEE-ENLAN-EL-01A-FOLDING-KNIFE-Blade-9-4cm-EL01-A-/320714071171?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4aac0c5c83

 

Como você pode perceber, a geometria geral é muito semelhante ao CRKT Desert Cruiser que tanto o agradou. E os relatos nos fóruns americanos e britânicos é de que sua dureza real é até superior aos SanRenMu, situando-se na casa dos 59/60HRC. Tem os mesmos 4mm de espessura de lâmina e até o flipper dele é praticamente igual ao do CRKT. Como vantagem adicional ele conta com liners de aço mais espessos que os do CRKT e talas de G10 ao invés de FRN. ::cool:::'> Em resumo, é um tanque!!! ::otemo::

 

Muito provavelmente irei colocá-lo junto com outros Enlan, Navy, Ganzo e SanRenMu na lista de compras a partir de março do ano que vem... :roll::mrgreen:

 

Outra recomendação que lhe faço é ficar de olho no vendedor de blanks e peças acabadas em D-2 e Damascus que já indiquei aqui. De vez em quando entra um canivete em D-2 de 3pol que é um espetáculo ( comprei um para meu pai de 2,5pol ). Muito robusto e após ter o fio refeito ( o original é mais cego que o Mr. Magoo ) fica um "monstro"! Os blanks de D-2 e as facas acabadas também são 10 e costuma pintar umas pechinchas nos leilões. ::cool:::'> :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

óia, se eu fosse um nepalês gurka off-duty eu teria um rajah2 mesmo - é um kukri dobrável, hehehe...

rajahII_mega_folder9.JPG

 

gostei do canivete indicado... gostei mesmo - mas o desert cruiser é mais bonito ::tchann::::mmm:

 

o negócio é esperar o "rush" passar e fazer uma compra mais racional/funcional (coisa de mineiro pão duro, hahaha!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehehe

 

O Gouvea está apaixonado pelo CRKT ::love::::love::::love:: !!!

 

Vou ser bem sincero com meu amigo: eu acho realmente que você vai ficar mais bem servido com o Enlan do que com o CRKT, MAS, paixão é paixão... ::xiu:::mrgreen:

 

E eu achando que eu é que tinha uma quedinha por canivetes grandes... mas estou vendo que o meu "problema" é pequeno, já que o Spartan é grande, mas comparado ao Rajah2 é modesto!!! ::ahhhh::

 

E lembre-se: nós mineiros não somos pão-duros, somos conservadores ( de dindim ::lol4:: )!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...