Ir para conteúdo

Facas GUEPARDO


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca GUEPARDO.

http://www.guepardo.net/[/info]

André, concordo com você, mas depois que você casar e tiver filhos vai ver... as nossas tralhas terão prioridade 0. ::lol4::

 

Mas vamos lá.... já que eu criei a fama de pão duro, vou atesta-la.

 

Fiz um review (teste) da faca Guepardo fish 8"

 

Aço: Inox 440 (fica bem afiada)

Tamanho total: 20cm (8")

Tamanho da Lamina: 10cm (4") - Tamanho da maioria das facas do tipo bushcraft.

Espessura: 3 mm

Incerção da lâmina no cabo: tipo fultang (completa)

Preço: R$32,00 - em Belo Horizonte - Acessível a todos entusiastas da natureza.

 

Teste de corte com a técnica de "batoning" (que consiste em bater na lâmina com um bastão para que a faca efetue o corte). Nesse teste por ser uma faca barata bati sem pena e com força.

 

20101211142333.jpg

 

Galho verde de Eucalipto com 4 cm de diâmetro.

 

20101211142500.jpg

 

Detalhe do corte.

 

20101211142651.jpg

 

Corte perfeito.

 

20101211142806.jpg

 

Fim de teste com galho.

 

20101211142932.jpg

 

Teste com uma lenha seca de 7cm de espessura.

 

20101211143130.jpg

 

Cortou com sucesso, tive que bater com força.

 

20101211143320.jpg

 

Detalhe da lâmina.

 

20101211143429.jpg

 

Tamanho da faca.

 

20101211143601.jpg

 

não satisfeito, encravei toda lâmina da faca num toco de lenha, com aproximadamente 10 cm.

 

A faca passou no teste sem perder o fio e sem apresentar folga no cabo. Realmente fiquei impressionado com o seu desempenho. Como sabem, sou critico dos produtos chineses, mas essa faca me surpreendeu mesmo! Espero não queimar a língua, se alguém tiver uma experiência negativa, escreva.

 

Passou no teste. ::otemo::

 

inte...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bacana o review.

 

Gostaria de informações sobre a faca Police, também da Guepardo.

 

O que consegui levantar sobre ela foi através de email que enviei à Guepardo e eles me garantiram que ela é integral e tem + ou - 4mm de dorso, mas foi só o que consegui descobrir.

 

Alguém já testou?

 

--

Daniel (BH)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oneguy,

 

O serrilhado serve apenas apoiar o polegar para dar mais firmesa no corte, tecnicamente o nome dessas ranhuras são jimping.

 

Ferreiro,

não posso te ajudar com a Police. Não lembro quem, mas ouvi dizer que a police era half tang, ou seja o metal da lâmina vai só até o meio da faca. Isso não desmerece a faca, as facas suecas, Mora são respeitadíssimas e são half tang. Pelo preço, compre logo uma e poste um review!!!! ::otemo::

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Review da faca Guepardo Police

 

Ao retirar a faca da caixa, ela já impressiona pela estética agradável. O fio de fábrica é muito ruim, sendo inclusive desigual um lado do outro. No meu caso isso não importa, já que minhas facas têm o fio refeito com um desbaste de alívio de 15 graus de cada lado e um fio primário de 20 ou 25 graus de cada lado dependendo da faca e seu uso pretendido.

 

Peso da faca é de 179g e a bainha pesa outros 41g.

 

A lâmina tem exatos 11,4cm de comprimento e o cabo em sua porção mais longa, 11,4cm incluindo a guarda. Comprimento total 22,8cm.

 

Quase sem esforço foi possível perceber que a guarda, que é em aço, é meio solta, sendo possível movimentá-la com movimento de torção de um lado para outro e para cima e para baixo. Isso é no mínimo irritante.

 

A empunhadura é de um tipo de borracha semelhante ao Kraton, mas não é perfeitamente adaptada ao espigão ( tang ) da faca, tanto assim que é possível firmando-se a lâmina, conseguir que a empunhadura que é monobloco apresente um certo movimento como se fosse girar. Faz muita falta a ausência de um passante para lanyard/fiel.

 

Radiografei a empunhadura, e realmente há um pequeno gap entre a borracha e o espigão, o que permite este certo movimento.

 

A faca é full tang, com sua porção final terminando em uma rosca à qual se prende o pomo de aço, que serve para quebrar castanhas, cabeças de peixe e até côco; e talvez pregar pequenos pregos. Em média o espigão tem cerca de 1cm de largura, afilando um pouco na rosca; logo após a guarda ele é largo com 1,5cm e um orifício de 3,5 de diâmetro, que deve servir para um parafuso ou pino de fixação de outro tipo de tala de empunhadura.

 

A lâmina é hollow grind, com este pegando cerca de 3/5 da largura da mesma. A espinha tem cerca de 3,5mm de espessura em praticamente toda sua extensão, com exceção dos 2cm finais na ponta, devido ao hollow gring. O 1cm final da lâmina na ponta é bem fino e frágil.

 

O aço é o 440B, mas o mais correto é designá-lo pelo seu nome chinês, já que é fabricada lá, que é o 8Cr17Mo, cuja composição é 0,75-0,95 de C; 16 a 18 de Cr; 0,75 Mo; 1 de Si; 1 de Mn; 0,3 de S e 0,4 de P.

 

Não achei os dados de dureza HRC, mas a maioria absoluta dos fabricantes de facas em 440B/8Cr17Mo trabalham na faixa de 56-58HRC. Se for este o caso a lâmina se apresentará um pouco mais resistente à corrosão que o clássico 440C, um pouco mais resistente à torção e fratura e com menor retenção de fio que o 440C na mesma dureza.

 

Sua afiação é muito fácil e o fio fica muito bom. Espero no fim de semana poder testá-lo contra uma Mora(aço 1095), uma Imbel(aço 5160) e uma Tramontina(aço 420)...

 

Uma outra coisa é com relação ao equilíbrio da faca, que apresenta seu centro de gravidade ligeiramente deslocado para o cabo e não para a lâmina; não chega a ser um problema mas seria preferível que fosse o contrário.

 

O revestimento negro da lâmina é relativamente resistente. Resistindo à insistentes passadas do formãozinho do canivete SAK Champion na espinha.

 

A bainha é em tecido , na verdade não me agradou nada. Sua presilha de tira com botão de pressão não cumpre a função de deixar a faca firmemente presa, permitindo que ela se desloque para cima expondo o fio, o que pode ocasionar acidentes.

 

Considerando-se o custo/benefício, vale à pena! Paguei exatos R$42,00.

 

Para emprego em bushcraft, camping e trekking, desde que usada estritamente como faca, ou seja, não usar como alavanca, pé de cabra ou chave de fenda, terá um desempenho mais que aceitável. Sobre esta ótica, irá se sair bem em 90% das situações corriqueiras de uso de uma faca nestas atividades.

 

Conclusão: uma faca de boa estética, ergonômica, que ninguém vai ficar com pena de dar o uso que se fizer necessário e talhada para bushcraft, camping e trekking; não é uma Fallkniven F1, mas também não será poupada de absolutamente nada quando em campo ( o que provavelmente aconteceria com a Fallkniven ), e se for extraviada ou se sofrer um dano catastrófico, não será lamentado!

 

Me agradou e por isso vou comprar outra para poder fazer algumas modificações em uma delas!

 

598d9edf04e26_ResizeofPolice1.JPG.40119c709718185e4b5a7304d132cf55.JPG

 

598d9edf0b0ea_ResizeofPolice2.JPG.1cbd167e83dd25d30883c63532319915.JPG

 

 

O RX mostrando o tang:

 

598d9edf12830_ResizeofPoliceRX1.jpg.085dfb26d383906cfeb74df670582da7.jpg

 

 

E finalmente, para os amigos terem uma noção exata do tamanho, eu pretendi fazer uma comparação com 2 canivetes, o SAK Spartan e O Cold Steel Spartan; infelizmente o SAK está na roça com meu pai, então usei o SAK Soldier, que é o mesmo tamanho:

 

598d9edf19021_ResizeofPolicecomparao1.JPG.59c54592eff2c6987e1581a520c899c8.JPG

 

598d9edfe964c_ResizeofPolicecomparao2.JPG.979a0873dca404e5259ec207c4b83be0.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, assim não dá,

 

Quando eu já havia deixado de pensar nesta lamina você aparece com este review esclarecedor... acho que em breve esta será uma aquisição pra minha coleção (que eu acho que não vai parar de crescer. Aliás, nas minhas buscas pela net, encontrei a mãe desta faca, uma tal de SHORT RECON (http://www.commerciol.com/Faca-Short-Recon). O desenho é o mesmo, só muda a cor.

Mas antes de adquirir esta faca, vou me arriscar com uma "faca do Rambo" da Western, mais uma desta marca pra minha coleção. Como meus atos não incluem usar a faca como machado, vai servir. Logo posto aqui meu comentário. E não se assuste se amanhã ou depois seu Review não estiver aqui, pois o moderador vai colocá-lo no das facas GUEPARDO, como fez com o meu da Western e o seu da MORA.

Agor, o senhor e o VdM pra fazer review, tão humilhando a gente, hein ::lol4::

 

Abraço aos cutelariólatras, estou a 9 dias sem comprar nada relacionado a cutelária, mas vou cair na tentação logo, logo.... ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...