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Canivetes KERSHAW


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[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre canivetes da marca KERSHAW.

http://www.kershawknives.com/[/info]

Kershaw Zing Tanto

 

Comprei este canivete basicamente por causa do aço de sua lâmina, o Sandvik 14C28N!

 

Este é um aço desenvolvido pela Sandvik para atender a uma solicitação da Kershaw que desejava um aço com as já excelentes características do 13C26, porém um pouco mais resistente à corrosão ( que na minha opinião já é muito boa! ) e que acabou também tendo um pouco mais de retenção de fio com basicamente a mesma estabilidade, já que pode ser um pouco mais endurecido sem ficar mais friável.

 

Thomas Welc da Kershaw afirma que com este aço suas lâminas de canivetes são endurecidas a 60/61RC!

 

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Com 17,5cm de comprimento total e 7,5cm de lâmina, é um canivete que pode-se chamar de compacto. Mas não se iludam, pois este canivete é famoso “baixinho invocado”, já que apresenta uma lâmina do tipo tanto, com um desbaste do tipo hollow grind, com 3mm de espessura na espinha.

 

Apresenta liners de aço integrais, com 1,5mm de espessura e seu sistema de trava é do tipo liner lock. Este sistema que já é confiável fica ainda mais sólido já que o Zing apresenta um pino/batente em aço, integrado aos liners, onde um recesso na porção posterior da lâmina se encaixa, de modo a receber boa parte do esforço exercido sobre a lâmina. Ou seja, o liner lock assim como o pivot, que é um parafuso de generosas proporções, praticamente não lidam com estas forças!

 

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Suas talas de empunhadura são em zytel texturizado para parecer G10, efeito que realmente é alcançado. Sua fixação se dá por 3 parafusos do tipo torx, que trespassam uma tala à outra passando pelos liners e por um espaçador também de zytel.

 

Seu clip é de perfil bem baixo, com um belo design e muita tensão, tornando praticamente impossível o canivete se despreender de forma não intencional. Tem 3 opções de fixação.

 

Seu sistema de abertura é ou por um par de thumb studs extremamente ergonômicos e que contam com reentrâncias como se fossem digitais, tornando-os de uma eficiência impressionante. Conta também com uma aleta para guarda inferior que é também um flip muito eficiente. Por tudo isso é bastante funcional para destros e canhotos!

 

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Sua empunhadura apesar do tamanho reduzido é muito confortável e bastante segura.

 

Mesmo apesar de sua lâmina ter uma configuração mais “tática”, seu corte para tarefas rotineiras de um EDC é perfeito e não é um canivete que aberto em público irá causar qualquer “desconforto” ou apreensão das demais pessoas.

 

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Seu único problema é seu acabamento do tipo bead blast, já que este aço aceita e permite um polimento espelhado; mas ai é uma questão de contenção de custos.

 

Este “nanico” é literalmente pau para toda obra!

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  • 3 meses depois...
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Oi Cabral

 

Eu acabei de ler seu review da faca Kershaw Field(http://pt.scribd.com/doc/60206361/Kershaw-Field-Knife-Modelo-1082OR), que é parecida com esse canivete e usa o mesmo aço, o Sandvik 14C28N, a faca é muito bonita e seu design full tang com a espinha a mostra parece ser uma solução muito boa e simples para o cabo, e faz a faca parecer mais robusta. Mas o que mais me chamou atenção foi a dureza do material ::ahhhh:: e o preço que não passa dos 35 dólares ::cool:::'> Não entendo como uma faca com essa dureza em aço stainless consegue custar tão pouco , menos do que uma fighting knife pequena em aço 1095 ::sos::

 

A propósito , eu gostaria de perguntar e pedir algumas informações sobre qual é a melhor dureza para uma faca de bushcraft, que tem que encarar um trabalho bem pesado quase de um machado as vezes hehe ::lol4::.Sei que isso deve ser meio relativo pois deve haver diferentes aços com a mesmo hrc e diferentes resistências :mrgreen: .Mas por exemplo um kershaw field dessas seria adequada ao bushcraft? ou uma faca com hrc maior que 62?Que faca no mercado teria a maior dureza, e a resistência suficiente para bushcraft? Aços mais duros que isso devem ficar restritos em facas menores e/ou mais robustas(mais grossas e pequenas) , e para atividades menos estressantes para a lámina certo?como por exemplo culinária,esculpir madeira,cortar carnes, tratar animais e peixes ou uma EDC que não vá enfrentar grande abuso né? ::sos::

 

Eu arranjei esse hobbie a alguns meses e por enquanto essas facas importadas ficam fora de cogitação no meu orçamento heheh ::tchann:: , mas espero adquirir minhas novas belezinhas em breve( uma Amazon E um canivete Black Hawking ambas da guepardo) ::hahaha::::otemo:: e esse forúm é muito bom para entender melhor sobre elas (as facas), e é muito bom saber que existem compaheiros como o cabral e o veio du mato e outros com tanta sabedoria e experiência sobre o assunto ::otemo:: Meu próximo passo é aprender a amolar, estou dando uma olhada aqui no forúm e o aparato de vocês está bem avançado! Por enquanto vou praticar nesses pedras comuns e comprar algumas lixas, couro e umas facas bem baratinhas que tenham debaste de alívio ou não(quem sabe no futuro eu não tenha uma mora) para praticar e não danificar uma das minhas na hora de amolar heheh ::ahhhh::::putz::

 

Até!

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Beleza Eduardo! ::cool:::'> :D

 

Como dizia o esquartejador: vamos por partes! :P

 

A questão do porque a KFK1082 custar menos que muitas facas em aço 1095 é relativamente simples: produzida a partir de blanks ( corte em chapa do blank pré-formatado ); maquinário já com setup para produção e acabamento deste tipo de lâmina ( Packrat ); aço relativamente barato; muito pouco agressivo em relação ao maquinário e equipamentos; aço relativamente desconhecido do grande público americano e que pela designação "Sandvik 14C28N" tende a achar que é mais uma "porcaria chinesa"; etc. ::putz::

 

Com relação à facas para bushcraft, vai depender muito do aço escolhido; aços com menor tamanho de grão como aços carbono simples ( 1095, O1 ) tendem a poder ser utilizados em durezas maiores ( 59/61 ) mantendo boa dose de resiliência que se traduz em capacidade de aguentar cargas laterais e torções sem se quebrarem ( comparados a outros aços ). Isso aliado a maior resistência ao desgaste e facilidade de reafiação os tornam dos melhores para esta opção. Mas não podemos nos esquecer dos aços liga relativamente simples que também tem grãos muito pequenos como o 52100, com maior retenção de fio e um pouco menos resiliência em mesma dureza que os já citados. ::cool:::'>

 

Pois bem, com a moderna metalurgia os aços stainless antes relegados a um plano de fundo adquiriram qualidades excepcionais, e alguns deles tem grãos muito pequenos iguais por exemplo ao 52100 e ainda uma enorme quantidade de carbonetos primários sem chegar a formar carbonetos secundários ( enfraquecem a matriz e por consequência a lâmina em si ) que tem as mesmas excelentes qualidades do 52100 só que maior retenção de fio graças à sua alta estabilidade de fio; por exemplo o Sandvik 13C26!

 

Outros aços stainless tem caracteristicas bem parecidas com o 13C26, como 12C27, o novo 14C28N, o 440A, o 420HC.

 

Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Que hoje em dia quando você pensa em uma faca para bushcraft que vai ter no máximo 4,5 polegadas/11,5cm de lâmina e em média de 3 a 4,5 mm de espessura na espinha, você não precisa ficar restrito às opções de aços carbono ou liga simples para ter uma faca confiável, robusta e com boa retenção de fio. Sua escolha hoje pode recair sobre uma stainless ( mesmo que ao ouvir ou ler isto vários cuteleiros artesanais tenham um ataque! ). :o

 

Infelizmente a KFK1082 é muito pequena e tem uma ponta muito delicada para bushcraft... mas como segunda lâmina pode ser uma das muitas opções de excelentes lâminas com a vantagem de ser stainless e barata!

 

Veja da seguinte forma: mesmo uma faca em D2 com cerca de 4mm de espessura e com o devido tratamento térmico e dureza ao redor de 60 HRC deve "sobreviver" relativamente bem ao bushcraft, desde que se utilize as técnicas de forma correta e não se cometa abusos. O problema aqui é se ela perder o fio... refazer o fio em um D2 com 60HRC não é a "trabalheira" ou o bicho de sete cabeças que muitos falam, mas não dá para ser feito usando uma pedra de rio por exemplo, pelo menos não em uma janela de tempo e num empenho de esforço razoáveis! ::mmm:

 

Isso que sem contar o fato de ter que se levar a geometria em conta... por exemplo esta mesma faca em D2 com uma geometria scandi como as Moras, seria um "desastre" pedindo para acontecer em termos de fio, já que o D2 não tem estabilidade para suportar um fio tão agudo quanto o fio simples de 10 graus de cada lado ou mesmo 15 graus de uma faca nórdica. Já se fizer um fio primário de 20 graus de cada lado neste scandi ( que aí passaria a ser o fio secundário ou de alivio ), a coisa muda de figura, pois ai o D2 passa a aguentar o tranco. Talvez não tão bem quanto os aços já citados, mas muito, muito melhor que um scandi puro!

 

Com relação às facas importadas estarem "fora do seu orçamento", reveja este conceito! Acho que muitas facas excelentes vão sair até mais baratas que as que você citou se você comprá-las via e-bay, como o VdM insistentemente me recomendou e eu só tardiamente por pura cisma resolvi colocar em prática! Viva o "santo ebay"! :P8)

 

Com relação a afiação, esqueça os mitos da web... tal aço só com diamante, etc. Uma boa pedra dupla-face de carborundum irá desbastar até o ZDP-189 ou o CPM-S90V. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas nem de longe é a "impossibilidade" que os gringos fazem parecer! ::vapapu::::grr:: O que vai ocorrer com o tempo é que você perceberá que apesar de o lado fino desta pedra já lhe proporcionar um fio muito bom, este fio ficará muito melhor se você suavizá-lo em uma pedra 1200. Se for além e terminá-lo em uma Spyderco 2000 ( equivalente mais ou menos a uma waterstone japonesa 4000 ) ai o "bicho já pega". Se for realmente tarado e obsessivo e for até uma pedra 10000 ou 15000 ( isso chega a ser pornográfico! ::ahhhh:: ) você estará quase a ponto de "dividir o átomo"!!! :mrgreen:::otemo::::lol4::

 

Eu como sou um cabra muito equilibrado 8) só vou até a 2000 e depois um strop em couro com óxido de cromo... tirar lascas em um fio de cabelo já é afiado o suficiente para mim! Nada de exageros... :roll::wink:

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Não gostei do seu comentário sobre do D2 ::grr::::carai::

 

Te desafio a quebrar o meu pé de cabra (ka-bar fin) e 20 º para uma 1ª faca de trabalho dá para o gasto. Uma faca de 12 cm com 5mm de espessura e ponta tipo tanto é muito resistente mesmo e como já disse anteriormente , ela perde o fio de navalha, mas não fica cega (seus carburetos monstros são da pesada mesmo!). Lógico que a escolha pelo d2 deve ser pela retenção de fio não pela resiliência.

 

olha o gráfico de retenção de fio

 

20110813223246.jpg

 

http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php/769447-Edge-Retentions-of-Spycerco-S30V-vs.-VG10-vs.-Buck-S30V-vs.-Benchmade-D2

 

inté...

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Campanha: vamos botar o Véio du Mato no sol! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Encarecidamente peço aos demais companheiros que adiram à campanha, pois nosso querido "veínho" está precisando tomar um solzinho... ::xiu::::lol3::

 

A visão do nosso "veínho" também já está indo para as cucúias. ::xiu::

 

Oh Véio ranzinza! ::bruuu:: Não leu o que escrevi não? ::carai:: Tá lá, preto no branco:"até uma faca de só 4mm em D2 aguenta o tranco do bushcraft; o D2 só não aguenta um fio scandi puro a 10 ou 15 graus de cada lado"!

 

:!::!::!: O fio é que não aguenta! :!::!::!:

 

::toma::::toma::::toma:::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Feliz dia dos pais, avós, bisavós, trisavós, tataravós, etc "procê" meu Véio! ::Ksimno::

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