Ir para conteúdo

Facas COLD STEEL


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca COLD STEEL.

http://www.coldsteel.com/[/info]

 

Primeiras impressões do facão Cold Steel Kukri Machete: obviamente que quando falamos em facão o que salta aos olhos é seu desenho inusitado, já que estamos acostumados com os tradicionais facões “retos”.

 

598d9ef7227e1_ColdSteelKukri02.JPG.b89171cc530276299773d86a40be3fd3.JPG

 

Seu maior peso é bem distribuído, com seu centro de gravidade a exatos 9cm da lâmina a partir da empunhadura. Isto faz com que naturalmente ele penda à frente e tenda a aumentar a energia do golpe exatamente no meio de sua generosa “barriga”, seu ponto mais largo e normalmente onde se intenciona que o contato com o que vá ser cortado se dê.

 

O seu desenho recurvo, lembrando uma espada Kolpi tende a conduzir o que quer que esteja sendo cortado até sua “barriga”, onde se intenciona que os cortes sejam efetuados.

 

Sua empunhadura é muito anatômica e confortável, mas acredito que sua texturização que proporciona um excelente grip, deva judiar das mãos não protegidas por uma luva em trabalhos mais intensos.

 

Sua construção é full tang, o que é mandatório em um facão. Há um passador para lanyard.

 

A lâmina é revestida por uma pintura negra, que na verdade parece ter sido executada por uma criança no jardim de infância! :evil:::bad::::bad:: O absurdo maior é que esta pintura cobre até o fio! ::grr::::bad::::bad::::bad::

 

Não é que ela prejudique o fio, pois ele é inexistente! ::ahhhh:: Isso mesmo, o facão vem cego como um peixe de caverna! ::bad::::bad::::bad:: Há o desbaste secundário ( recoberto pela pintura ), mas o fio propriamente dito ou primário, é zero! ::bad::::bad::::bad::

 

Em uma lixadeira de cinta foi trabalho de praticamente um minuto para se resolver isto e depois mais uns 2 minutos nas hastes cerâmicas para fazer o fio primário de 25 graus. Fácil, mas já devia ter vindo de fábrica pronto para uso!

 

598d9ef729427_ColdSteelKukri03.JPG.1ffb0b1e5c8a9140cdfda2e5b2611b3a.JPG

 

A bainha não é “tragédia” que muitos clamam. É em cordura e revestida internamente de PVC e com uma proteção também em PVC em sua ponta. Na verdade cumpre bem sua função que é guardar e proteger a lâmina.

 

Por enquanto só cortou papel A4 para testar o fio ( está rapando cabelo! ). Seu teste será a poda da mangueira e da goiabeira, comparado com o meu antigo Paz&Pazzini.

 

Ah, e como podem ver nas fotos, foi muito fácil remover a etiqueta da Cold Steel que muitos juram ser impossível de remover. :mrgreen:

 

598d9ef71b96e_ColdSteelKukri01.JPG.0f8e51d2f603b6fdd78649c543865bd2.JPG

 

Peso: 500g

 

Bainha: 120g

 

Empunhadura:13cm

 

Lâmina:33cm

 

Espessura:2,8mm

 

Lâmina menor largura:3cm

 

Lâmina maior largura:7,2cm

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Valeu Cabraljr.

 

Essa foi minha primeira faca de qualidade! Pesquisei bastante antes e acabei comprando ela em uma viagem a Argentina em 2010. Algumas especificaçoes direto do site da Cold Steel:

 

Steel: AUS 8A Stainless Steel

Blade: 6"

Handle: 4 3/4"

Overall: 10 3/4"

Thick: 3/16"

Weight: 8.2oz.

Sheath: Secure-Ex

 

Depois eu posto umas fotos dela junto com a Guepardo Fish, que eu acabei comprando apos me deparar com o review que tem aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cimarron,

 

Belo cão!!! ::otemo::

 

Olha, apesar de alguns dizerem que o AUS8 tem certa propensão a apresentar umas manchas acho que não é necessário, a menos que você viva em um ambiente extremamente agressivo como a orla marinha, local com neve ou um charco e regiões de altitude com muita umidade. O 440C da Fish também deverá passar ileso.

 

Se de repente perceber a necessidade de proteção opte pela vaselina que não deixará gosto se precisar cortar algum alimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...