Ir para conteúdo

Facas HK (Heckler & Koch)


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca HK (Heckler & Koch).

http://www.hk-usa.com/[/info]

Saudações!!!

Eu sou novo no por aqui,mas leio já a algum tempo.

Ao ler essa seção resolvi contribuir.

Aqui vai uma pequena resenha da HK 14440 ally:

 

Ela é uma pequena faca de bolso dobrável do tipo "one hand" com 10.5cm quando dobrada e 17.5cm aberta,com lamina de 6cm sendo 2.5serrilhada.

Tendo o corpo(frame)em aço 420J e lamina em AUS8 com dureza entre 58 e 60HRC segundo o fabricante e acabamento oxidado como as armas da HK,ou seja,muito bem feito e sem pontos de falha.

O clipe de cinto possui uma dureza alta porém aceitável,é relativamente difícil de prender e soltar mas não é impossível.Possui ainda um "quebra vidros"no pomo que ao meu ver é inútil mas não quero precisar dele,conta com um olhal pra fiel e é muito leve(não possuo balança).

O dorso possui 3mm de espessura e o fio já vem deliciosamente afiado.Não sou nenhum especialista mas posso garantir que dá conta do recado.

 

20110917120201.JPG

 

 

 

 

20110917120305.JPG

 

O grande furo para a abertura da faca,que muitos vão criticar por deixa-la frágil tem suas vantagens na abertura,principalmente quando se está usando luvas.Esse foi o principal motivo para a compra dessa faca,pois o seu principal uso é o de cortar cordas e fitas de escalada e me tirar de um perrengue se necessário.

 

 

Ainda não tive a chance de testa-la em campo,mas pelas primeiras impressões essa pequena vai me acompanhar durante anos e com certeza não vei me deixar na mão. Apesar de custar cerca de US$60,aparenta apresentar um ótimo custo beneficio(foi a única que consegui abrir com luva de inverno) ::hãã2::

Qualquer duvida estou aqui!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

FMS,

 

Beleza de review! ::cool:::'>

 

Parabéns pelo canivete! ::cool:::'>

 

Mas 60 dólares? ::ahhhh::::bad::

 

Achei muito caro para o custo-benefício! ::grr::

 

Um Spyderco Tenacious combo edge como sua H&K e uma dureza de 61HRC sairia por praticamente a metade do preço!

 

http://www.amazon.com/Spyderco-Tenacious-Handle-Folding-C122GPS/dp/B0017L138E

 

No ebay com certeza menos da metade... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve Cabral!!!

 

Na verdade eu tb achei o preço um pouco salgado,mas contando que comprei em uma loja de nome com o imposto incluso não achei muito caro.Principalmente pq foi o único canivete que consegui abrir com a luva de inverno,o meu outro canivete só consigo abrir tirando a luva ou usando a boca.Mas da ultima vez eu deixei um bife de lábio grudado nele.... ::putz::

Em -15Cº não dá pra vacilar muito... ::Cold::

Somente por esse motivo que achei o custo beneficio bom,rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

FMS,

 

Concordo com você! A ferramenta de melhor custo-benefício é aquela que resolve o seu problema em uma situação ( emergencial ) de necessidade! ::cool:::'>

 

E uma ferida a -15 graus é tudo de que NÃO se precisa, pois a "mordida do frio" torna potencialmente grave qualquer coisa que em outras situações seriam uma bobagenzinha! ::ahhhh::

 

Mas é que no olhômetro calculei uma abertura de 15mm de diâmetro do H&K contra 13mm do Tenacious; e há inúmeros relatos na web de abertura do Tenacious por mãos enluvadas em regiões nevadas e frias dos EUA e Canadá.

 

E na verdade eu sou fã do AUS8, com 60HRC mais ainda! Mas um outro detalhe que me chamou a atenção é que pelo tamanho diminuto da lâmina, se houvesse a opção é claro, eu optaria por uma lâmina toda serrilhada, apesar de não ser fã das mesmas. :roll:

 

É que sempre achei que pequenas lâminas combo reúnem o pior dos dois mundos... mas isso pode ser só o fruto do meu preconceito com lâminas serrilhadas! ::putz:::mrgreen:

 

Mas de qualquer forma gostei muito das linhas deste H&K! ::cool:::'> Só o meu fator "mão de vaca" é que gritou contra. :oops::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vai ter olho bom assim na China ::bruuu:: rs....

15mm no paquímetro....

Realmente,um combo nesse tamanho de lamina é o fim do mundo.Se tivesse a opção de toda lisa ou toda serrilhada seria perfeito.Mas não sei oque os fabricantes estão pensando,está cada vez mais dificil ter uma lâmina integral hoje em dia ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Tenho uma destas e vou adicionar algumas observações no seu review.

Primeiro, essa linha HK é da licenciada da Heckler & Koch para produção pela Benchmade, uma das marcas mais da hora que eu conheço. Esse modelo é feito na China, porém o controle de qualidade dos caras garante peças extremamente bem acabadas.

Não sei o uso específico que você vai dar a ela, mas pra mim ela é uma peça multiuso desenhada para ser bem leve, portátil e pra tirar de enrascadas de todo tipo, no mato ou na cidade, por isso ela vem com o quebra vidro, por que não? Esse modelo tem uma empunhadura um pouco diferente (como nas facas modelo "tactical") e exatamente por isso o grande furo que permite sua fácil abertura com apenas uma e qualquer uma das mãos não é um grande problema no sentido de fragilizá-la, já que tem pontos de apoio sobre a espinha e na guarda, e não apenas no cabo.

Ela é um modelo carinho sim, mas como qualquer Benchmade. Você esqueceu de comentar da esferinha no linerlocker que dá ao mesmo tempo firmeza e suavidade ao manobrar e que se aloja num pequeno rebaixo para manter a lâmina na posição fechada, o que torna a operação de abrir e fechar uma delícia. É uma faquinha diferenciada em vários aspectos, isso justifica o bonus em seu preço. Parabéns pela escolha, ótima peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...