Ir para conteúdo

Facas e Canivetes GERBER


Posts Recomendados

  • Membros

Comprei recentemente um Gerber, modelo Paraframe 3 Blades. Gente, na boa, estou estonteado com a marca, pela qualidade, detalhes, firmeza, etc etc que possam imaginar. O canivete é fantastico pra acampar, caça, etc. Todas as laminas justinhas, com trava em todas, etc etc. Nem sei mais o que falar, simplesmente é fantastico mesmo, a Gerber tem a reputação que tem mundialmente não é atoa, basta pegar algo deles em mãos e vão entender. Ele tem 8cm de lamina, feitas em aço 420HC. Este modelo tem trava Liner Lock pras laminas de faca e Gut Hook, e Lock Back pra lamina de serra. Fica ai a foto de mais um multi-função pros meus amigos:

 

gerberparaframe.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Parabéns pelo lindo e ao que parece muito robusto e seguro canivete! ::otemo::

 

A Gerber sempre teve tradição, mas foi muito criticada ( basicamente por americanos ) quando foi encampada pela Fiskars e passou a produzir o grosso de suas peças na China.

 

A única coisa que sempre achei "chato" na Gerber era a mania de não informar o aço usado em suas peças, mas parece que isso foi superado.

 

Quanto à qualidade só posso falar pelas 2 facas que tenho e gosto muito: a Big Rock Camp e a Metolius.

 

Vou dar mais atenção à sua linha de canivetes...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom Cabraljr, posta ai umas fotos de suas peças pra gente, e da seu parecer sobre elas. Eu estou muito contente com meu Gerber, e breve pensarei em uma faca deles. Gostaria muito de ter uma antiga deles, a BMF, mas não é fabricada a muito tempo, e quando encontramos usada, que é rarissimo, pedem preços assombrosos. Mas, ainda terei uma. Valeu pelo topico! Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

hehehehe, eu também já tive uma febre para comprar a BMF ( logo após o lançamento do filme Predator ). Felizmente não consegui...

 

Para você como colecionador, tenho certeza que ela seria uma grande aquisição para o acervo, mas depois de ver várias opiniões e alguns vídeos do desempenho dela, perdi completamente o interesse. Apesar de um dos vídeos onde ela recebe duras críticas, o proprietário é enfático em dizer que não a vende de forma alguma!

 

Quanto às minhas 2 Gerber, já foram postadas no tópico "Facas, qual comprar" com as fotos e o devido review de bancada.

 

A Big Rock é um dos meus xodós e a Metolius é uma skinner de desempenho simplesmente fenomenal! Ela só não entrou no teste de cortar capim porque estava com um amigo na roça; ele gostou tão pouco dela que comprou 4! Uma para ele, 2 para os irmãos e uma para o funcionário, colaborador antigo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabraljr, a Big Rock eu ja conhecia e a Metolius ainda não. Vi na net ela, me parece bem interessante, um tamanho bem portatil e uma lamina de formato bem interessante, parece bem resistente. Vo dar uma olhada melhor nela, quem sabe encomendo uma, pois achei interessantes suas observações. Sobre a BMF, o duro é que, quando vc encontra alguem vendendo, o valor é absurdo, tipo, coisa pra quem pode mesmo...rsssssss.. Eu tenho uma replica dela, brasileira, da Saico, modelo Ranger que é realmente uma copia dela, mas em aço carbono. Segundo a fabrica, é em aço 1080, disco de arado. Vo te falar viu, sempre levo ela pro sitio do meu pai pra fazer trabalhos mais pesados com ela, e vc precisa ver ela cortando bambu gigante, com astes da grossura de uma coxa humana... guenta bem um trabalhinho pesado... pelo preço, acho que valeu a pena ter comprado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Acabei de checar a Saico Ranger; realmente, irmã "gêmina" da BMF. Poderia me passar a espessura da lâmina em seu ponto mais espesso? Sabe se ela desmonta como a Gerber Steadfast?

 

Se desmontar, vou pensar seriamente em comprar uma e me aventurar a retratar termicamente a lâmina para lhe dar uma dureza na casa dos 58/59 RC, se ela for realmente em aço 1080 ( ou 1070/1075 ), já que o anuncio da dureza que vi é de 49 a 54 RC.

 

Sempre gostei do design, mas o desempenho aliado ao "precinho" me desanimaram.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Leandro,

 

Acabei de checar a Saico Ranger; realmente, irmã "gêmina" da BMF. Poderia me passar a espessura da lâmina em seu ponto mais espesso? Sabe se ela desmonta como a Gerber Steadfast?

 

Se desmontar, vou pensar seriamente em comprar uma e me aventurar a retratar termicamente a lâmina para lhe dar uma dureza na casa dos 58/59 RC, se ela for realmente em aço 1080 ( ou 1070/1075 ), já que o anuncio da dureza que vi é de 49 a 54 RC.

 

Sempre gostei do design, mas o desempenho aliado ao "precinho" me desanimaram.

 

Abraço

 

Cabraljr, a Ranger da Saico realmente é gemea da BMF, comprei por isso, porque gosto do design e o preço é bem atraente. O desempenho dessa faca é muito bom. Como falei, alem de cortar bambus muito grossos, tb gosto de brincar de furar moedas com ela, e não hove danos ate hj. Sobre ela desmontar, sim, ela desmonta inteirinha com muita facilidade, igualzinha a Steadfast. Basta girar o pomo dela, que é rosqueado, e pronto, saem todas as partes, pomo, guarda trazeira, cabo e a guarda. A lamina da saico tem 5,5mm de espessura, é bem robusta, e eu gosto muito da bainha dela, no estilo militar, inclusive tem aquele engate pra sinto tatico.

Ela vem com a laminha preta. Ja pensei varias veses em polir a minha, ou simplesmente mandar jatear com esferas de vidro, pra deixar mais parecida com a BMF mesmo. Se vc adiquirir uma e fizer esse trabalho nela, por favor poste fotos de como ficou e suas conclusões sobre ela.

Grande abraço.

 

Saico Ranger:

saico.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Gerber BMF:

088fd.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Neste feriado li o "No Easy Day:The Firsthand Account of the Mission That Killed Osama Bin Laden", parece escrito com olho no mochileiros.com de tanto merchandising em roupas, botas, equipamentos em geral.

 

Na parte que toca às facas e canivetes tem o momento em que, após o sujeito se graduar no top team, tem autorização-quase-ordem do chefe para pegar mais quatro gerber tools no almoxarifado para ter uma em cada mochila específica para um tipo de ação, para não correr o risco de esquecer de inclui-la na hora de partir.

 

Nem com as armas teve um destaque desse nível para marcas e modelos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...