Ir para conteúdo

Tramontina Evolution Yanagiba 12"


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de mais informações sobre a faca Tramontina Evolution Yanagiba 12", principalmente em relação ao "aço damasco" utilizado em sua fabricação. Em sua descrição é dito que a lâmina é feita de "aço damasco", porém gostaria de saber (1) quantas camadas (layers) ou "equivalente" de aço damasco; (2) quais tipos de aços foram utilizados no processo de caldeamento; e (3) qual o grau de dureza HRC na escala Rockwell?

 

Em uma breve pesquisa, li uma antiga discussão sobre as facas "Damaski" e, aparentemente, não parece que a Tramontina têm muitos fãs por aqui. Gostaria, porém, de propor que, se possível, analisássemos a referida faca - Tramontina Evolution Yanagiba 12" - em relação à facas tipo yanagiba de preço similar. Considerando que esta faca custa em média R$ 1.100,00 no Brasil e que a importação de uma faca tipo yanagiba japonesa teria à seu custo acrescido o imposto de importação de 60%, que por sua vez também incide sobre o valor do frete, além da conversão para reais, o valor máximo em dólares das facas importadas pode ser de no máximo US$ 285,00. Assim sendo, que facas, se alguma, que se enquadram no quesito preço, vocês indicariam como melhor sugestão que o modelo da tramontina vendida no mercado nacional?

 

Caso alguém saiba ou possa ajudar de qualquer forma, ficaria muito grato.

 

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entrei em contato com um revendedor da Tramontina e solicitei mais informações sobre a faca Tramontina Evolution Yanagiba 12" e obtive a seguinte resposta que compartilho com todos. Caso alguém entenda sobre metalurgia e/ou ligas de aço e puder comentar sobre os processos adotados pela Tramontina, creio que será do interesse de todos.

 

Resumidamente, o material da faca Evolution é um clad fabricado a partir de chapas finas de 3 tipos de aço inoxidável. O processo clad consiste da união ou caldeamento de várias camadas deste materiais através de um processo em que as mesmas são soldadas em uma extremidade e laminadas a quente com altas pressões. É um processo bastante complexo.

 

A forma com que é feito este "sanduíche" e o tipo de materiais utilizados possibilita a obtenção de algumas propriedades bastante interessantes para a aplicação em facas. Assim, o primeiro ponto importante é uma camada central - que na faca aparece próxima ao fio com alto grau de polimento - que consiste em um aço inoxidável martensítico com níveis muito elevados de elementos de liga, microestrutura muito refinada e baixíssimo grau de impurezas. Este material é chamado de VG-10 e possui composição e comportamento semelhante a um aço-ferramenta, servindo como gume cortante de altíssimo desempenho. A dureza é superior aos 60 HRC e a microestrutura apresenta grande quantidade de precipitados de alta resistência ao desgaste.

O VG-10 corresponde a aproximadamente 1/3 da espessura do material. Os outros 2/3 correspondem a sucessivas camadas de aços inoxidáveis com menor teor de elementos de liga, os quais têm três funções básicas: sendo materiais de dureza mais baixa, mesmo após o tratamento térmico, eles servem como "almofada" para absorver eventuais impactos que pudessem fazer quebrar o material do gume, o qual, por ser muito duro, é mais frágil. Este conceito tem relação com as tecnologias empíricas desenvolvidas nas espadas dos samurais e em diversas tradições e aplicações comumente referenciadas com aço damasco. Outra função é a proteção da lâmina contra corrosão, pois estes materiais externos possuem maior resistência a oxidação do que a camada interna. Por fim, a alternância dos materiais das camadas faz com que, após as operações de acabamento, seja possível a visualização do desenho exótico formado pelos mesmos.

 

Aliado a este conceito de lâmina, a faca foi projetada com duas guarnições forjadas de aço inox AISI 304 as quais são usinadas de forma muito precisa para garantir a perfeita vedação com o cabo de fibra de carbono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...