Ir para conteúdo

lona por cima - como colocar


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal!

 

Então, no fim de ano vou passar uns 10 dias acampando em Ubatuba.

Como nessa época sempre chove, e em Ubatuba já chove naturalmente, comprei uma lona pra colocar por cima da barraca e dar mais segurança, já que a barraca não é muito confiável.

Portanto, gostaria de dicas da melhor maneira de colocar a lona por cima.

 

Gratidão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá pessoal!

 

 

Acho que o Pankers queria mesmo dicas sobre como fixar a lona... Não?

 

Obviamente não existe uma receita padrão, que sirva sempre, pois a forma de fixar a lona irá variar um pouco de acordo com as condições do local onde o acampamento será armado.

 

Partindo do presuposto de que camping na praia geralmente dispõe de sombra de árvores, o melhor a fazer é fixar a lona no mínimo em 6 pontos (4 extremidades ou cantos e pelo menos em 2 pontos intermediários nas laterais - lados, da lona). Obviamente a lona deverá dispor de ilhoses ou presilhas de nylon costuradas para permitir a amarração (ancoragem) com segurança (para a lona não rasgar com o esforço de possíveis ventos).

 

No momento não encontrei pronto um desenho esquemático de como "montar" a lona, mas depois, em casa, procuro com calma e posto aqui.

 

DETALHE: Este "subterfúgio" geralmente é usado para "reforçar" a situação de barracas mais simples, de menor impermeabilidade, ou de forma a criar uma "área" ou "varanda" que permita uma melhor habitalidade, especialmente no verão (onde as barracas ficam insuportavelmente quentes), para uso em campings estruturados. Nem preciso dizer que é totalmente desnecessário no trekking ou montanhismo, em situações de camping selvagem. :mrgreen:

 

Abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pankers!

 

 

Como falei, volto aqui para ilustrar algumas situações de uso de lona sobre a barraca. Imagens valem mais do que mil palavras...

 

tarp_guide01.jpg.3e9b0c1d29f3b9c02fa4204255d1a21a.jpg

 

tarp_guide02.jpg.990c55e0625621c81655b2ebc468a98c.jpg

 

timthumb.jpg.c6baa8117569f049aa80b9879b2d9861.jpg

 

lona-sobre-barraca.jpg.6f4928b87d8b8f2b5e5408aaddd0731f.jpg

 

LateraisLona_Espeques.jpg.a93780a77fa5035dc19e142d1f7ead30.jpg

 

 

Sugiro também ler o artigo Um guia para o seu acampamento, do Mário Nery.

 

Abraço!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pankers!

 

Mais três imagens boas:

 

598d9fc8c3f46_LonaBarraca1.jpg.13be111db27641ef15479c4f3a4f64ec.jpg

 

598d9fc8c9a69_LonaBarraca2.JPG.c5de0607cb03016a9fb053b4da596c0b.JPG

 

598d9fc8d1290_LonaBarraca3.JPG.53b03e220567d3859b3edea5d1bc9be6.JPG

 

Repare no "acabamento" da borda, para evitar que a lona plástica fique balançando ou batendo, evitando barulho e melhorando tremendamente a fixação/firmeza do conjunto, tornando-o bem mais resistente a ventos.

 

Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ótimo tópico, acho que talvez uma dúvida que eu tenho possa ser solucionada aqui:

 

Imagine a seguinte situação:

Você tem uma barraca boa, de 2 pessoas, digamos assim uma TNF Rock 32, e uma lona, como uma daquelas da Nautika 4x5 por exemplo.

 

Aí no meio de uma travessia de 10 dias, digamos assim, uma volta em ilha grande por exemplo, começa a chover. Muito.

 

Na hora de armar acampamento o mais aconselhável seria colocar a lona primeiro para não molhar o habitáculo da barraca já que neste caso o mesmo deve ser erguido antes da parte impermeabilizada, certo? Ou existe um jeito de ir armando a parte de dentro "abrigado" na parte de fora?

 

Perdoem-me a falta de clareza, mas deu para entender, não deu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ótimo tópico, acho que talvez uma dúvida que eu tenho possa ser solucionada aqui:

 

Imagine a seguinte situação:

Você tem uma barraca boa, de 2 pessoas, digamos assim uma TNF Rock 32, e uma lona, como uma daquelas da Nautika 4x5 por exemplo.

 

Aí no meio de uma travessia de 10 dias, digamos assim, uma volta em ilha grande por exemplo, começa a chover. Muito.

 

Na hora de armar acampamento o mais aconselhável seria colocar a lona primeiro para não molhar o habitáculo da barraca já que neste caso o mesmo deve ser erguido antes da parte impermeabilizada, certo? Ou existe um jeito de ir armando a parte de dentro "abrigado" na parte de fora?

 

Perdoem-me a falta de clareza, mas deu para entender, não deu?

 

 

Olá José!

 

 

Na TNF Rock 32, dado o sistema de montagem do quarto nas armações com clips é possível armar o sobreteto de forma independente do quarto interno, mas para isso seria necessário possuir o "footprint" dela, vendido em separado.

 

Dá para fazer um idêntico, com nylon resinado (aliás fica muito mais barato), dotado de ilhoses nos cantos, basta medir com precisão pelo fundo do quarto. Com o sobreteto estendido sobre o footprint você terá abrigo para armar "por dentro" o quarto. Isso no entanto irá requerer alguma prática. Creio que se procurar no Youtube encontre vídeos de situações parecidas, ainda que com outros modelos de barracas. Com prática creio que montaria o abrigo em menos de 3-4 minutos.

 

A lona seria uma boa também, mas a fixação correta da mesma seria a meu ver mais demorada e dependeria muito do local (existência de árvores, pedras ou outro ponto de apoio próximos). Se estiver acampando com mais alguém seria mais fácil alguém segurar a lona, fixando apenas duas pontas para agilizar o processo, pelo menos para concluir a montagem da tenda e, depois, concluir a fixação da lona ou mesmo recolhê-la.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...