Ir para conteúdo

Será que o kit ultraleve "bivaque-rede-barraca" funciona?


Posts Recomendados

  • Membros

Estou pesquisando uma barraca 2 pessoas ultraleve para trilhas e travessias, e já até tinha me decidido por uma. Mas como ainda não fechei a compra e continuo lendo e pesquisando, tive uma idéia que talvez possa ser interessante.

 

Já tenho uma rede e uma tela de mosquiteiro para ela. Como cobertura contra a chuva penso nessa tarp:

http://www.integraldesigns.com/product_detail.cfm?id=727

 

E uma tenda mosquiteiro como essa:

http://www.integraldesigns.com/product_detail.cfm?id=902

O espaço é muito interessante para 2 pessoas (2,20 x 1,30) e acredito que seja possível até colocar dentro as 2 mochilas.

 

Então eu posso utilizar a tarp por cima dessa tenda e teria uma barraca!? ::putz::

 

Tem a tarp certinha também para essa tenda mosquiteiro:

http://www.integraldesigns.com/product_detail.cfm?id=901

Isso certamente faria uma barraca propriamente dita, pelo casamento perfeito entre as duas partes, no entanto, já complica na hora de usar com a rede devido ao formato e dimensões, e a idéia é ter as 3 coisas compratilhadas entre si.

 

Falando em peso:

Rede - 340 gr.

Mosquiteiro da rede - 230 gr.

Tarp: 393 gr.

Tenda mosquiteiro - 885 gr.

Sendo assim, para acampar com o kit rede completo o peso seria de 963 gr. e com o kit "bivaque-barraca" o peso é de 1.278 gr.

 

No caso do kit rede tenho certeza de que tudo dá certo, mas no caso do kit "bivaque-barraca", é que eu tenho algumas dúvidas, principalmente sobre acampar em lugares mais frios como Torres del Paine, Patagônia, etc. Acho que isso pode ser resolvido com um bom saco de dormir. ::Cold::

 

Mas vejo vantagens por ser um equipamento modular, podendo compratilhar as peças entre si.

Não tem necessidade de varetas já que pode-se usar bastões de trekking para a montagem e cordas e galhos de árvores quando possível.

Sem problemas de condensação.

Baixo peso.

Custo reduzido; Para acampar com a rede eu preciso da tarp, adquirindo apenas a tenda mosquiteiro eu compartilho a tarp construindo a barraca, tendo assim apenas o custa dessa tenda, que é bem mais barata que comprar uma barraca ultraleve para 2 pessoas.

A tarp pode ser montada de várias maneiras e em várias alturas em conjunto com a tenda mosquiteiro dependendo do local e das condições de tempo.

 

Minha xeperiência não é grande, então gostaria de ouvir opiniões a respeito da funcionalidade desse sistema. Aparentemente vejo mais vantagens do que o contrário, entretanto, uma única desvantagem que eu não tenha percebido pode ser crucial para o fracasso.

Opiniões?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom... Primeiro detesto tarpas...

 

Porque? Sao por incrível que pareça mais lentas de montagem que barracas.

Sao muito inferiores no quesito proteção a chuva.

Sao muitas vezes pesadas, esse kit que falou e mais pesado muita barraca de dois lugares. Mesmo procurando uma não tao leve vai ter mais suPorte e proteção.

Outro ponto e que se usa elas com bastão de caminhada vc não consegue usar eles setor fazer um ataque perto.

 

No seu caso falou Patagônia ai vem. Problema vento... As tarpas sao péssimas nisso.

 

Usei tarpa por 2 anos e desisti...

 

Redes eu acho muito bom e pratico mas... Tem de ir sempre acampar em matas, selvas e locais onde a montagem dela seja Facil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Olá!

 

Mesmo seu post sendo antigo, resolvi colocar aqui o link de um post do Guilherme Cavallari, onde ele fala de acampamento leve. O foco é mais o Bikepacking, mas todo este equipamento pode ser usado para trekking.

 

http://www.kalapalo.com.br/index.php/bikepacking-acampamento-ultraleve/

 

Abs!

 

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se for trazer de fora esqueça esse kit da sea tô summit. Vá direto nas marcas ultralghts renomadas.

 

A sea tô summit está tentando entrar mas seriamente nesse mercado que ainda é dominado por marcas melhores e artesanais pulverizada por todo USA.

 

Infelizmente aqui no Brasil não existe absolutamente nada similar tendo de trazer tudo de fora.

 

A única coisa que é facilmente feita por aqui e com vantagens e trocar o footprint de Tyvek por um Homemade de polietileno expandido aluminizado de 2mm. E mais leve. Tão impermeável como. Mais eficienciente na prevenção de furos e mais eficiente no isolamento térmico, além de ser mais leve um pouco às vezes.

 

Para o clima do Brasil e nosso nível de infestacao de insetos ainda prefiro uma boa barraca double wall. As muito leves de 500-700 gramas são muito caras. Mas já temos boas opções cm preço melhor em cerca de um kilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...