Ir para conteúdo

IPAD e Android podem ser uteis em uma TRILHA? GPS.. Apps Alguém indica algum? Alguém tem informações


Posts Recomendados

  • Membros

Galera.. sou mochileiro a um bom tempo... e graças a deus em minhas caminhadas nunca meu perdi.

Mas.... segurança NUNCA é d+ e sempre procuro fazer minhas trilhas mais longas de maneira mais planejada possível.

Eu já fiz uso de GPS offline do meu Android; mas... apenas para me localizar; ver em q ponto eu estava no mapa e saber se estava no rumo correto.

 

No entando o uso do GPS ficou restrito a isso.

Pensando no potencial das novas tecnologias; assistindo Discovery e vendo os caras fazendo uso pesado te novas tecnologias fiquei um tanto quanto frustrado pela uso que eu consegui fazer no meu Android ::grr:: .

 

Agora; comprei um Ipad; com um hardware mais parrudo; durabilidade de bateria infinitamente maior vejo um potencial grande para documentar minhas trilhas, ou utilizar os seus recursos de gps; no entanto ñ consigo informações de apps e coisas do gênero para utilizar essas novas tecnologias em nossas trilhas.

 

Eu gostaria de pelo menos criar rotas, registrar o caminho das trilhas; etc.... ::sos::

 

Portanto.. alguém ae faz uso de tecnologias para suas trilhas? Se faz... oq utilizam?!

Conhecem bons aplicativos para isso?!

Ajuda ae galera... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Ronnie!

 

 

Seus questionamentos possuem fundamento, só que criou este tópico no lugar errado (Fórum Trilhas e Travessias Região Sudeste!)... Temos uma área específica para assuntos como este (Equipamentos de Camping e Aventura) onde existem fóruns próprios para GPS e Smatphones/Tablets. Sugeri aos editores que movam este teu tópico para lá. :wink:

 

Para não deixar a questão em branco, faço algum uso do meu smartphone com Android para alguns deslocamentos e o melhor aplicativo que encontrei até hoje para gerenciar a função GPS no smartphone foi o OruxMaps, disponível gratuitamente no Google Play. Para iPad não posso te dizer se existe algum similar (o OruxMaps está disponível apenas para Android), mas acredito que encontre algo se pesquisar.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Ronnie!

 

 

Respondendo à sua dúvida, o OruxMaps trabalha off line também. Inclusive é possível usar nele mapas personalizados, desde que calibrados (georreferenciados). Outra coisa que gosto nele é a possibilidade de "ler" vários formatos de tracklogs, como KML e GPX, por exemplo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Caro vogetta,

Voce conseguiu instalar mapas no seu android nesse programa ou em qualquer outro.

Vou fazer cusco machu pichu de moto e tem mapa de la, porem so consigo achar on line. Aqueles off lines to quebrando a cabeça aqui mas nao consigo instalar.

Queria era botar logo um mapa tipo garmin gtx e ter ele sempre mesmo off line

abraço e grato

yuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Eu uso mas não como guia principal. Tenho um iphone e pesquisei vários apps. Uso o Easy Trails e é muito bom. A versão gratuita é excelente, a paga custa U$4 mas acho que vale a pena. Acho que a diferença entre a versão paga e a lite é que na lite não da pra usar uma rota para navegar por uma trilha. Mas você pode visualiza-la e ver onde está normalmente.

 

Com o app você:

 

-baixar trilhas ja existentes, waypoints, fotos com geotag e colocar no app

-exportar trilhas gravadas, waypoints e fotos com geotag

-gravar novas trilhas

-analizar trilhas que você fez e visualizar graficos de altitude x tempo, altitude x distancia, velocidade x distancia, velocidade x tempo, distancia x tempo.

-bussola muito precisa com waypoints

-carregar previamente os mapas para n precisar usar dados depois, tanto mapa de ruas quanto imagem de satelite.

 

Entre outras coisas mais. Olha o site dos caras veja a versao lite se te agrada.

 

http://www.easytrailsgps.com/

 

Quanto ao uso no ipad eu não sei, todos possuem bussola mas somente os ipads com 3g/4g possuem gps.

 

SAPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

O aplicativo runtastic ou minhas trilhas permite salvar e exportar trilhas, mas não sei se importam. Caso vc tenha uma trilha salva em kml basta copiar o arquivo no SD do androide e com algum aplicativo de explorer mandar abrir o arquivo com o google earth e pronto, vc tem sua trilha ao seu alcance. Caso tenha algum mapa pré carregado no google earth pode usa-lo offline. Espero ter ajudado. Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Colaboradores

A pouco tempo venho usando o OruxMaps. Ele tem me saído muito bem, leu perfeitamente o tracklog GPX que baixei (via SmartPhone mesmo), e segui tranquilo.

 

Porém, teve lugar de mata fechada em que ele perdeu o sinal. Então...

Vai de cada lugar que se usa.

 

Obs.: aí.da tô aprendendo a mexer nele, e se alguém tiver dicas a dar... agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Também comecei a usar o OruxMaps no meu androide, algo que percebi é o tempo de atualização do GPS, quanto menor for o intervalo entre as atualizações, maior será o gasto de bateria. Fiz uma trilha na Barra de Guaratiba (RJ) e salvei o tracklog com ele, depois abri no Google Earth no computador para avaliar e ficou bem certinho o mapa gerado, inclusive com uma pasta com vários gráfico bacanas sobre a trilha como distancia versus altitude.

Estou tendo alguns problemas com ele ao abrir mais de um tracklog ao mesmo tempo e não conseguir retirar um enquanto visualizo o outro....

Também recomendaria aumentar a memória de cache do programa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá galera...!!

 

Vem compartilhar uma experiência, não muito boa, usando App.

 

Mencionei, acima, que tive boas experiências, até então, com o Oruxmaps. Passei a usar também o GPX Views, e até que me atendem bem quando a trilhar é em local mais aberto. Mas quando uso em mata fechada (vara mato), eles tem me deixado na mão. Cheguei até a me perder.

 

Abaixo segue o relato de quando é onde me perdi:

 

viewtopic.php?p=1081843#p1081843

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Boas, galera.

 

Eu também pensei em "substituir" o gps pelo smartphone e procurei vários apps. Não consegui aplicar direito mais por inexperiência com eles do que oportunidade. Uso uma chamado GPS Essentials (http://www.gpsessentials.com) e fiz um track no núcleo pedra grande da cantareira. Foi interessante mas como eu disse, me falta experiência com gps. Lendo sobre o Oruxmaps baixei ele também e vou comparar, depois posto as impressões. Neste meio tempo, alguém tem alguma trilha pra fazer, que seja de boa pra testar o desempenho dos apps? Bora?

 

Abraços,

Felippe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...